Marco Aurélio Mello: dissidente ou porta-voz do STF? Por Jari da Rocha

Desde o episódio de Congonhas, há um mês exatamente, o ministro Marco Aurélio Mello se tornou uma pedra no sapato golpista. O puxão de orelhas no juiz Sérgio Moro, por causa da condução coercitiva sem justificativa, o posicionou como um escudo contra os disparates jurídicos ocorridos.

Marco Aurélio Mello expôs a crueza do estado de exceção imposto pela Mani Pulite tupiniquim.

Ainda obscuro, o referido episódio ainda renderá muitas possíveis versões para explicar a trapalhada da PF na tentativa espúria de levar Lula para Curitiba. Uma delas é justamente a presença do ministro do supremo no aeroporto naquela manhã. Foi isso um acaso?

Sua crítica não deixou dúvidas quanto ao método utilizado, “atropelando regras” e, muito menos, sobre a desculpa, pra lá de esfarrapada, do juiz Moro. Que o motivo seria a proteção do próprio ex-presidente.

Marco Aurélio Mello disse que não queria ter tido esse tipo de “proteção”.

Em novo momento de exposição e demarcação, Mello expõe as razões que caracterizam o impeachment como golpe disfarçado. Adverte que impeachment sem crime de responsabilidade transparece golpe.

E vai além, se refere ao impasse que ocorre no país e que está paralisando a economia, quem sofre com isso, é o trabalhador. Ao fim, roga por temperança.

Na noite de segunda-feira, foi entrevistado no Programa Roda Viva. A equipe escalada tinha trabalho encomendado. Fazer Mello vomitar alguma expressão qualquer que pudesse se tornar a manchete salvadora para legitimar o ilegítimo.

Durante os quatro blocos do programa, fica evidente a alcateia alucinada em busca de uma contradição. Evidencia também (basta ver quais os órgãos de imprensa ali representados) o ódio propalado em forma de notícia pelos deformadores de opinião.

O que se ouviu ali se ouve nas ruas. As mentiras repetidas a esmo e sem constrangimento.

Augusto Nunes, cínico mor, estava atento para passar a bola imediatamente para um ou para outro a fim de desestruturar o ministro. (ingenuidade, desfaçatez ou falta de limites?)

Mello precisou responder mais de uma vez sobre o foro privilegiado de Lula, mas não deixou barato.

Para ele, a ida de Lula ao governo seria a tábua de salvação do governo, não de Lula. E ponderou que seu desprendimento para a tarefa era tal que podia, inclusive, deixar sua própria família desprotegida e, portanto, nas garras de Moro.

Nesse momento (aqui o ponto exato do vídeo) ouve-se o uivo do jornalista José Neumane.

Ainda haveria duas cartadas para tentar desestabilizar o ministro e, de quebra, desqualificá-lo:

Se ele não se sentia constrangido pelo fato de sua filha ter assumido um cargo como desembargadora do TRF-2.

E se ele não temia ser visto como alguém que defende um governo corrupto ou como alguém tenha se convertido ao petismo.

Marco Aurélio Mello, com absoluta maestria, rebateu todas as ilações e desmascarou as distorções. A importância estava na disputa da versão apregoada pela imprensa contra a análise técnico-jurídica de um ministro do supremo.

Mello se destaca como o fiel da balança e representa o mediador confiável que há tempos tem faltado. A grande imprensa se afoga nas próprias mentiras, pois, como disse Mello, “fora da lei não há salvação”.

O golpe caiu do telhado e Lula irá para o governo. E eles sabem disso.

Marco Aurélio Mello trouxe confiança e esperança ao Judiciário e ao Brasil. “A quadra, a meu ver, é alvissareira, porque não se esconde mais essas mazelas”.

Ele pode ter sido o fator da virada (do estado de exceção ao estado de direito). Uma voz dissonante ou, possivelmente, um porta-voz do STF.

Por que ele? Por não ter sido – além de Gilmar Mendes e Celso de Mello, que obviamente têm outro lado – escolhido por Lula ou por Dilma.

Os tribunais também sabem falar por linhas tortas.

 

 

Jari da Rocha, colaboração para o Tijolaço:

View Comments (16)

  • Bom dia, como comentei com um amigo irmão de uma General da região de Juiz de Fora, o jacaré subiu no telhado, mas temo que ficar de olho!! A verdade o Mello tá sendo o único que tá com a constituição debaixo do braço e que sabe se tomar o poder pela força como a cassa grande quer o caldo entorna e para todos.

  • Ah Brito! Desfazendo do Roda Viva?! Kkkk pq vc e os auto-intitulados "progressistas" ( de novo me veio uma ânsia de vômito) não copiam a idéia e não promovem na TV Brasil um programa de entrevistas? Tipo vc, o Boulos, a Alucynara, o Jean Willys?! Imaginem vcs estrevistando o lulla?! Ia faltar guardanapo pra tanta lambeçao?!! Ia ser lindo!

  • A cada dia que passa se evidencia com maior clareza a sordidez desse golpe que tentam impetrar contra a Dilma e a democracia. Estamos a dois de um governo que não consegue governar com o pais parado. Há falta de emprego economia paralisada , e muitas demissões provocado pelo devaneio insano de que o PT não pode governar o Brasil. O custo dessa lava jato golpista é imenso. A loucura chegou a tal ponto que a oposição começou a se fragmentar entre eles, tais como animais famintos cada um quer a sua parte e para tal a cada dia se arruma um novo artifício para burlar a lei e a constituição. A medida que se investiga desesperadamente para encontrar algo que incrimine Dilma e Lula o que encontram são mais falcatruas e podridão dessa classe que dominou o Brasil e que se chafundaram no lodo da corrupção e da ganancia.

  • Dissidente ou porta-voz do STF ? Nenhum nem outro, é o Ministro do bom senso, do lisura e da respeitabilidade, trouxe o STF acovardado, para o estado de lucidez, do Brasil do estado de exceção ao estado de direito.

  • A " IMPRENSA " é " FORA DA LEI ",por gozar do INSTITUTO DA IMPUNIBILIDADE. O ato de " EDITAR ",privilégio que o PUBLICITÁRIO TEM E O " JORNALISMO " também,oportuniza para qualquer CANALHETE, sempre obediente ao que lhe manda seu GURU,o Patrão,com o qual compartilha suas crenças totais,já que cérebros em puxa sacos,ficam nos dedos, e acresça-se aos privilégios da " EDIÇÃO ",que é sinônimo de mentira,regra geral,o " DIREITO " que esta " CANALHA " TEM,DE ESCONDER fontes das suas mentiras ! Quero crer,e creio nisso,que na história do JORNALISMO PRIVADO ,particularmente, TODAS AS FONTES SÃO MENTIROSAS.Por fim,gostaria que HOMENS SÉRIOS E DE VERGONHA NA CARA,e que por circunstâncias desempenham essa PROFISSÃO ,trouxessem à DISCUSSÃO, esta questão.

  • [Rodrigo] Janot é o líder do ‘Alto Comando’ do golpe, segundo o impávido e destemido jornalista Luis Nassif

    ***

    … Procurador parcial (sic) da República ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ ‘O Sonso geral da nação [em frangalhos]’…

    ***

    … [Rodrigo] Janot é quem, verdadeiramente, mexe o tabuleiro do xadrez golpista, segundo o impávido e destemido jornalista Luis Nassif

  • ATENÇÃO E MUITO CUIDADO BRASIL DO BEM

    … De modo adredemente calibrado, o tal procurador ‘Rodrigo Brindeiro Fernando Barbosa Moro Gurgel’ encaminhou ao STF a denúncia contra o [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas’, do TRAIDOR-mor [Mimimichel] TEMERoso et caterva “justamente na véspera do recesso de final de ano dos “supremos(as)” da [suposta] Corte Suprema…

    [Portanto] Após quase quatro [longevos] meses, o GÂNGSTER mafiosíssimo continua “solto, todo solto” – e achacando – desavergonhada e impunemente – “Deus e o diabo na terra dos(as) ‘coxinhas’ de Pindorama”!…

  • GREENWALD: SAÍDA DE DILMA FORTALECERIA A CORRUPÇÃO

    Vencedor do Prêmio Pulitzer de Jornalismo em 2014 e do Prêmio Esso de 2013, Glenn Greenwald diz que ‘o fato mais bizarro sobre a crise política é que, de Michel Temer a Eduardo Cunha, passando pelos tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin, os adversários mais influentes de Dilma Rousseff estão envolvidos em chocantes escândalos de corrupção bem mais sérios do que os que são dirigidas a mandatária’; em artigo assinado com o jornalista David Miranda, ele critica ainda ‘o tratamento abertamente político de Sérgio Moro com relação ao ex-presidente Lula e a cobertura midiática embaraçosamente sensacionalista feita pelo “Jornal Nacional” e por outros programas da Rede Globo’

    6 DE ABRIL DE 2016 ÀS 05:56

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/poder/224123/Greenwald-sa%C3%ADda-de-Dilma-fortaleceria-a-corrup%C3%A7%C3%A3o.htm

  • Cunha e um cidadao nocivo a sociedade ,deveria ser contido. e ai o que que tinha no celular particular dele hein? nao vazou porra nenhuma cade as porra dos grampos ? nao vazou tmb, ele r util pra vcs. ja sabemos

Related Post