Da Folha, a opinião de Marco Aurélio Mello, Ministro do Supremo. sobre o mandado de condução coercitiva de Sérgio Moro contra Lula.
Duas observações.
A primeira: percebam o que o atropelo de Moro está fazendo com setores nada alinhados ideologicamente com a esquerda.
A segunda: muito bom, resta saber até quando um juiz de província vai atropelar, no grito da mídia, os poderes da República?
Leia o texto:
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.
“Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado”, afirma ele.
O ministro diz que “precisamos colocar os pingos nos ‘is’. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes.”
A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.
Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.
“Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força”, segue o magistrado. “Isso implica em retrocesso, e não em avanço.”
O fato de se tratar de um ex-presidente agravaria a situação, segundo ele.
Para Mello, o juiz Moro “estabelece o critério dele, de plantão”, o que seria um risco. “Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros.”
O ministro afirma ainda: “Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão?”
Ele segue: “O chicote muda de mão. Não se avança atropelando regras básicas”.
View Comments (24)
Quando o Marco Aurélio começa e falar, todos os demais param para ouvi-lo, de tão boas são suas explanações.
Quero ver se os demais terão essa coragem de ir contra a opinião publicada da mídia. Opinião publicada que dá o apoio aos exageros do juiz Moro.
Lula ao vivo no ´site do PT.
Parabéns, Mello, ao menos um (entre 11 ministros do Supremo) não se acovardou! São esses que fazem jus ao salário que recebem do povo brasileiro! Está na hora de enquadrar esse juiz golpista e seu aparato fascista!
O STF está chantageado pelas famílias donas dos meios de comunicação no Brasil.
Esses ministros não tem coragem de enfrentar a ditadura da mídia. Quem condena no Brasil não juiz não é o STF é a mídia. Ela sim é dona do Brasil e do poder judiciário. É uma máfia que.vem da ditadura. A Globo mandou prender e matar e prendem e matam. Não tem um juiz de coragem nesse país pra entender o tamanho da sua responsabilidade na história. Estão mãos preocupados com a fama que aidia fará deles. E dane - se se esse STF é omisso diante de tanta barbárie. Assim como nos golpes de estado no Brasil que ocorreram na história e sempre contra governos trabalhistas a hipocrisia do discurso da corrupção é sempre usado na mídia e no judiciário. O Brasil com o STF e judiciário que tem sempre será uma republiqueta de bananas.
Amanhã começa a execução dos escolhidos por Mouro, o paredão já foi formado. Se queimou jogado de bosta, juiz partidário capacho da Globo, deveria ter vergonha e honrar os anos de direitos cursado.
Nas barbas do STF. Uma vergonha para as instituições jurídicas deste país.
Não dá para entender. Já vi juízes de primeira instancia por muito menos serem afastados do cargo pelo CNJ. A explicação é que eles estão com muito medo do poder supremo que detem a GLOBO. O poder de destruir reputações.
Como PN do DCM disse a Globo sodomiza a décadas o Brasil. E não temos direito nem reclamar da dor.
Será que é isso? Ou será que nos corredores dos tribunais não se ecoam as palmas ao juizeco?
moro é um fascista. Não por acaso se veste de negro, tem predileção por camicie nere, camisa negra em italiano.Como se vestia a milicia paramilitar de Mussolini. Ele no fundo tem a alma do fascismo de Mussolini. Não é juiz. E sempre teve um pesinho na historia da Itália. Que na ânsia de acabar com a mafia cometeu o crime de colocar no poder um mafioso: Berlusconi. A operação mão limpas na ânsia de limpar a Itália da mafia abriu as portas do poder para um mafioso de alta periculosidade: Berlusconi. No final a operação mãos limpas que moro se pauta foi um enorme equivoco pois destruiu carreiras politicas que não era 100% limpa( atire a primeira pedra quem for) abriu as portas e colocou no poder um mafioso que envergonhou a Itália, um mafioso 100% sujo.
Atenção!!!!!! O PT do Rio de Janeiro, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão organizando um ato contra o impeachment da presidente Dilma a ser realizado na porta da Rede Globo no próximo domingo; nesta sexta-feira 4, dia em que a Operação Lava Jato cumpriu um mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, a Globo foi alvo de protestos, que acabou sendo transmitido ao vivo pela própria emissora; nas redes sociais, o termo “Fora Rede Globo” virou pauta mundial.
Que horas será a manifestação contra a globo?
Acho que será de manhã, temos que ficar de olho nos sites da CUT e do PT.
O juiz doutor Moro é um escrivão de luxo da casa grande e está em conluio com a mídia terrorista e golpista. A PF virou cão de guarda dos ricos. Esse juiz é apenas um subalterno da direita reacionária, entreguista e retrograda que sempre atuou para prejudicar o País. Seu grande projeto é tornar o Brasil um colonia dos interesses externos. Todo esse esforço para destruir nosso país é comandado diariamente, 24 horas por dia, pela Globo. É essa mídia que sistematicamente fomenta a crise, eleva exponencialmente qualquer fato negativo e esconde quaisquer realizações positivas que possam ser orgulho dos brasileiros. Chegou a hora da verdade.
Delenda globo!
Ou o Brasil acaba com a globo ou a globo acaba com o Brasil.
Marionete;quem é de quem?Moro da Globo, ou o contrário?Aecim do cunha, ou vice-versa? Falso delima:é conluio mesmo, orquestração, parceria. Terceiro turno de 14 e prévia de 18.