O Código Penal brasileiro, no artigo 208, diz que é crime “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso”.
É crime de ação pública incondicionada, isto é, independe de queixa. Basta que o Ministério Público tome ciência e acione o responsável, para reponder com uma pena de detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa.
Bem, o Ministério Público não pode alegar que deixa de ter conhecimento, pois há um ano o jornal Extra, do Rio, publicou a existência do vídeo onde Marco Feliciano “diz que católicos adoram Satanás e têm corpo ‘entregue à prostituição’
Jamais vi comportamento assim entre meus amigos e conhecidos evangélicos. Igualmente jamais os vi entre os amigos católicos.
Não há liberdade religiosa onde a crença de alguém se transforma em agressão e ofensa à crença alheia.
A monstruosidade do Estado Islâmico não está na fé muçulmana.
Está no fanatismo intolerante que pode tomar qualquer forma religiosa ou não-religiosa.
Isso é crime no nosso país, ainda bem ou graças a Deus, conforme quem queira saudá-lo.
Mas cadê o Ministério Público para agir?
Marco Feliciano, como bom covarde que é, mandou tirar o vídeo da internet.
Há cópias, como a que reproduzo abaixo.
Não discuto a fé religiosa de ninguém e a de todos é respeitável, seja qual for.
Desrespeitá-la grosseiramente, de forma achincalhante, é crime e vale para qualquer um.
Inclusive para o deputado Marco Feliciano.
Como vale para o deputado Jair Bolsonaro fazer a apologia da tortura de seres humanos.
Ou como não é para fazerem voz a uma estupidez medieval de que os negros são são “amaldiçoados”, vilipendiando a Bíblia.
Mas, até agora, não valeu para o Dr. Rodrigo Janot.
View Comments (47)
Meu Deus... Como nós evangélicos estamos tão mal representados perante o país... Essa criatura seria um grande poeta, calado.
Ótimo comentário!
Perigo Amarelo O pato da FIESP não é um coitadinho nem uma pobre vítima indefesa. Pelo contrário, está armado e é perigoso:
https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/361924723931411/
Como diz o ditado quem cala consente. Esse nosso judiciário é uma calamidade, se fosse uma ofensa a um dos Marinhos o Pastor estaria preso. O que me horroriza é porque a comunidade negra ou parda participa desses cultos.
FB, cadê o vídeo?
Também não aparece aqui...
Parafraseando Marcelo Rubens Paixa, temos uma PGR e um STF de MERDA!!!!!!!!!!!
O STFede irá prender o [eterno] presidente Lula em segunda instância!
O STFede odeia o honesto povo trabalhador brasileiro!
O STFede não é o guardião da Constituição!
Se assim o fosse, "gato,rato e cachorro não a teriam rasgado - e sem a menor cerimônia"!
O STFede em nome da IMUNDA Casa Grande nativa &$ da plutocracia genocida!
... À título de vulgar exemplo, especificamente, o STFede impede a posse na Casa Civil de um ex-presidente que, durante dois mandatos, governou de forma alvissareira o país, e respeitou de forma absoluta todos os preceitos democráticos e republicanos, aprimorando-os muitos destes..
Em paralelo, este mesmo STFede nega à nação em frangalhos o parecer crucial definindo se houve ou não cometimento de crime de responsabilidade por parte da presidente Dilma Rousseff.
E o colegiado irresponsável e covarde e cúmplice do STFede assim procede enquanto agente potencializador do fascista 'golpe midiático-jurídico que se arrasta na lama desde o antanho do julgamento de exceção do Mentirão'!
"Os(as) supremos(as)" não tiveram sequer um mísero voto e estão esfregando as mãos de regozijo somente em pensar que colaboraram decisivamente para verem o [eterno]presidente ser preso em segunda instância, e da prisão perpétua sair para o sepúlcro!
'Nois' iremos permitir?
Daremos o atestado cabal de que somos, realmente, *cucarachas?
A conferir a nossa lídima, pedagógica e histórica reação!
*cucarachas significa a condição pela qual os estadunidenses nos veem: baratas!
Brito o janota quer o lula e a dilminha o felizciano pra ele é pinto.
... (IN)Feliciano não deveria ser tema a ser abordado nesta conspícua Casa Cibernética!
Respeitosa e honestamente, eu creio que ainda há tempo para o jornalista Fernando Brito deletar este 'post'!...
A CULPA NAO E DO PT E NEM DA DILMA.
A CULPA E 99,9% DA GRANDE MIDIA GOLPISTA
Tudo isso são efeitos colaterais do esforço golpista. Mesmo que o golpe não vingasse, metade do país estaria para sempre deformado pelos resíduos químicos que ele deixou.
Ofender o outro pela religião que professa, pelo partido que simpatiza, pela cor de sua pele ou raça, pode, não é Ministério Público e Poder judiciário???
O que não pode é carregar faixas nos jogos de futebol, chamando a GLOBO de GOLPISTA e o CAPEZ de ladrão de merenda, não é mesmo?
Os deputados e deputadas que votaram sim, dia 17 de abril, falavam grosso com a presidenta Dilma e fino com o Cunha e semelhantes. Castigo será se o golpe passar ter que submeter às vontades dos que os abominam.
O Congresso Nacional está infestado destes débeis mentais da pior espécie que usam suas empresas denominadas falsamente de igrejas para lavar o cérebro dos seus fiéis e induzi-los a fazerem as suas vontades para conseguir poder e dinheiro. Estão subtraindo da Democracia, parcela significativa de alienados mentais que dizem Aleluia a tudo que eles querem e fazem.
Estas criaturas abdicam, inclusive, dos seus direitos mais sagrados que é o de lutar pelos seus próprios direitos. São eleitores de um lado só. O lado dos canalhas. O lado, hoje, dos golpistas. Constituem, sem sombra de dúvidas, a maior ameaça a DEMOCRACIA em nosso país.Fora satânicos do mal.