Deu agora à tarde em O Globo:
O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), negou nesta quinta-feira direito de resposta a Marina Silva (PSB) em propaganda apresentada pela campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a proposta de autonomia do Banco Central.
- Na propaganda, o locutor diz: “Marina tem dito que, se eleita, vai fazer a autonomia do Banco Central. Parece algo distante da vida da gente, né?! Parece, mas não é. Isso significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre a sua vida e de sua família. Os juros que você paga, seu emprego, preços e até seu salário”.
No pedido, a coligação de Marina justifica que a propaganda contra a candidata busca “criar artificialmente estado de pânico nos eleitores”.
Na decisão, o ministro considera que as declarações não são ofensivas à candidata do PSB, “mas apenas crítica política”. “Creio, então, ser mais prudente, em prol da liberdade de expressão e do princípio do contraditório, não deferir a liminar por ora, sem prejuízo de reflexão mais verticalizada por ocasião da vinda à baila da defesa”, diz o ministro no despacho.
Quer dizer: a D. Marina que explique em que é ofensivo dizer que ela quer entregar o controle do Banco Central ao mercado financeiro.
Quem sabe pega o comentário de ontem da Míriam Leitão sobre como, com um banco central assim, quem o dirige não é o governo eleito, mas a sociedade.
A alta sociedade….
View Comments (28)
Datafolha 8 e 9 de setembro
Pimentel vence Pimenta
em todos os segmentos
Natureza do município
Capital: 43% x 25% (diferença aumentou)
Interior: 29% x 22% (diferença diminuiu)
Obs.: Tanto na capital quanto no interior o percentual
de eleitores indecisos diminuiu. No interior o percentual
de indecisos (31%) é bem maior que na capital (14%).
Escolaridade
Fundamental: 30% x 22% (diferença diminuiu)
Médio: 38% x 24% (diferença aumentou)
Superior: 34% x 24% (diferença aumentou)
Obs.: em todos os níveis de escolaridade o percentual de
eleitores indecisos diminuiu. O percentual de eleitores
com ensino fundamental indecisos (33%) é bem maior
que o de eleitores com ensino médio (20%) e superior (23%).
Sexo
Masculino: 36% x 27% (diferença diminuiu)
Feminino: 31% x 20% (diferença aumentou)
Obs.: O percentual de eleitoras indecisas (34%)
é bem maior que a de eleitores indecisos (18%).
Idade
16 a 24: 35% x 20% (diferença aumentou)
25 a 34: 31% x 25% (diferença diminuiu)
35 a 44: 36% x 22% (diferença se manteve)
45 a 59: 36% x 23% (diferença aumentou)
+ de 60: 32% x 26% (diferença aumentou)
Obs.: a faixa etária com maior percentual de eleitores
indecisos é a que tem mais de 60 anos (32%).
Renda familiar
até 2 SM: 26% x 21%
de 2 a 5 SM: 39% x 26%
de 5 a 10 SM: 41% x 26%
+ de 10 SM: 46% x 31%
Obs.: o percentual de eleitores indecisos que ganham
até 2 SM (34%) é o que mais diminuiu, mas continua
bem maior que nas outras faixas de renda (20%, 14% e 11%).
É mas dizer que a Marina vai tirar 1,3 tri da educação vai dar uns minutos de resposta para a Marina.
Me pergunto, no segundo turno, com o mesmo tempo de Dilma, vai ser melhor ou pior para Marina? Se ela conseguir falar algo inteligente, já era PT!
"Se ela, Marina, conseguir falar algo inteligente". Vc tá querendo dilmais. O problema é que ela incorporou o FHC: esqueçam tudo o que falei ou escrevi antes.
Desde qdo a blabla fala algo interessante ? O melhor p ela é o minguado tempo que ela tem no 1 turno mesmo, o resto o pig se encarrega de falar por ela, no 2 turno ela teria mais tempo pra mostrar o que é: um nada sem nenhum conteudo !
A verdade é que o grande teórico quando se depara com o dia a dia termina encontrando dificuldades para realizar qualquer tarefa, por mais simples, ou mais complexa, como governar um País de tamanha diversidade cultural, tradicional, de comportamento, com uma formação antropológica das mais variadas, assim sendo a candidata Marina ganha no atacado e perde no varejo.
As superficialidades são tratadas com muita lapidação. Quando se chega no conteúdo, aí a coisa pega, fica faltando algo que não complementa, que não encaixa. Aí fica as mais diferentes posições que acabam confundindo as pessoas.
Eu acho a crítica injusta sim com a candidata. Pois a relação entre o mercado financeiro e o PT sempre foi muito bem obrigado. Ou quem se esquece da "Carta ao Povo Brasileiro" e a nomeação de Henrique Meirelles (ex Bank Boston) para presidência do BC? Que por sinal foi um dos presidentes mais longevos para aquele órgão e que atualmente flerta com a oposição. Henrique Meirelles chamava o sistema de metas (sugerido pelo FMI e vigente até hoje) de "método consagrado" e era forte em aumentar os juros para controlar inflação e adorava câmbio apreciado. E o Lula que ficou sabendo antes de todos sobre a fusão Itaú Unibanco e Santander Real pois era sempre bem recebido na Febraban e afins? Seja com governo Dilma, Marina, Aécio nada vai mudar. Se os bancos quiserem, eles colocam a SELIC em 40% a.a., com ou sem autonomia do BC. O governo (de qualquer partido)sabe que é refém deles. Esse debate (que não é nada novo) é ridículo.
Mas a crítica quanto à independência do Banco Central não tem absolutamente nada a ver com a relação entre o "mercado" e os partidos. A independência do Banco Central só é benéfica aos donos da bufunfa, ou seja, os bancos, especuladores do "mercado" e quetais. O controle do Banco Central deve ser do presidente (eleito pela maioria da população) sem sombra de dúvidas, para que possa efetivar as propostas de governo. Imagine, deixar o controle da moeda nas mãos dos banqueiros! A propósito, o Henrique Meirelles fez um excelente trabalho em sua gestão, com a taxa Selic ao final de seu mandato em 10,75%. Não tem essa de "colocar a Selic em 40%" a não ser que o BC seja independente, aí pode esperar que vem chumbo quente para o setor produtivo e o ferro nos trabalhadores, para variar.
Concordo plenamente Ricardo. E lembro um fato histórico. O Rui Barbosa, que nada sabia de economia, não sabia nem o que era lastro, deixou a emissão de moeda para vários bancos privados. A especulação foi tanta que ocorreu o encilhamento.
na verdade ,o debate é ridículo sim!
O Banco Central é uma instituição governamental de afirmação da soberania de um país!
Portanto ,êle cria a interdependência do sistema bancário .
a independência é deixar o país sem soberania .na mão do mercado financeiro que ,na verdade ,é apenas uma bolsa de apostas chamada de Bolsa de Valores.
Daniele, se informe melhor sobre a autonomia dos bancos centrais da Europa. Esta foi justamente uma das causas mais graves da crise que se arrasta desde 2008. Hoje, alguns países estou procurando corrigir isto, correndo atrás do prejuízo depois do corte de salários, desemprego etc. Vivi durante 2011 e parte de 2012 em Portugal e sei bem o que ocorreu por lá, na Espanha, Grécia, Irlanda do Norte e outros países europeus. Em Lisboa, diversas casas que vendiam produtos brasileiros para nossos conterrâneos, foram fechadas por falta sobretudo de fregueses que estavam voltando para o Brasil por causa da nossa situação econômica, muitíssimo melhor do que a dos países europeus. Não se trata de teoria, ou análise de algum petista não. São fatos e, conforme diziam os antigos latinos. "contra facta non sunt argumenta", ou, conforme gosta de dizer Mino Carta, eis a verdade factual. Depois de um esforço ingente, li o programa da Marina, um TCC cheio de colagens tipo copiar/colar. É grave o que propõe tanto para o pré-sal, ou melhor, o que não propõe, pois apenas uma vez, en passant, fala do pré-sal, sem nenhum destaque, como sobretudo para o Banco Central. Vc acha ético de uma pessoa que pousa de guardiã da nova política, ter como conselheira uma herdeira de um banco privado, o que mais tem lucrado nos últimos anos?
A impoluta Marina não gostou da propaganda da Dilma rebatendo a sus proposta de autonomia do BC proposta pela dona do Itaú, Neca Setubal? Quer dizer que todo mundo tgem que ouvir calado as besteiras que essa mulher fala e ficar quieto? E espero que nas próximas propagandas Dilma bata ainda mais.
Vou dizer uma coisa: dado o desespero da direita que fez com que Aécio saísse em defesa de Marina contra os "ataques" do PT, dá pra imaginar que não vai ter segundo turno.
http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/marina-silva-da-sua-opiniao-sobre-o-pre-sal
Em 2010 Marina dizia que o dinheiro do pre-sal devia ser usado em desenvolvimento de novas fontes de energia.
http://www.youtube.com/watch?v=RFfFhj-ps0A
Resposta a Marina:
Calúnia
Lupicínio Rodrigues
Você me acusa
Mas não prova o que diz
Você me acusa
De um mal que eu não fiz
A Marina sem o dinheiro do Itau não se elege sindica do predio de luxo em que mora, aliás, paulista chique quer ver o Brasil capenga mas seu prédio nem pensar.
Pelo visto a subMarina incorporou bem o ociólogo FHC, no seu popular esqueçam o que escreví, agora é esqueçam o que falei. Essa subMarina dá marcha ré com uma tranquilidade nunca vista.