Marina é a comoção; Lula é a emoção

Daqui a algumas horas, teremos o primeiro ensaio do que passa a ser, a partir de agora, a campanha eleitoral.

Até este momento, falou a mídia, o que seria natural se tivéssemos jornalismo equilibrado no Brasil.

Como não temos, o discurso único que praticam representa uma violação, muito grave, no processo de formação de consciência da população.

Porque partidos e políticos, execrados ou louvados ao bel prazer das conveniências políticas dos grupos empresariais que controlam nossa imprensa,  valorizam-se ou desvalorizam-se aos olhos do eleitor de acordo com isso, muito mais do que pelo que dizem, pelo que fizeram ou a qual conjunto de ideias se filiam.

Com o início do horário eleitoral, porém, este monopólio se quebra, embora não termine a hegemonia terrível que exerce no processo de comunicação política brasileiro, reduzido a sua voz única e monocórdia.

Desta vez, porém, este processo tem características muito especiais.

Inicia-se sob um momento de comoção real: a morte trágica de um candidato e a sua substituição por outra pessoa, Marina Silva, ela própria antes candidata e com expressivo resultado eleitoral.

Sobre esta realidade, a mídia exerceu seu poder e a amplificou ao paroxismo, transformando o candidato morto em mártir e a sua vice numa espécie de herdeira de sua santidade.

Ao mesmo tempo, ofereceu-se à tosca elite brasileira, cuja mesquinhez supera em muito a sua parca inteligência, uma alternativa que lhes reacende o sonho de derrotar Dilma, Lula e um projeto que, ao trancos e barrancos,  vai tornando o Brasil mais desenvolvido e justo.

No Facebook, um amigo se expressa de maneira direta e clara sobre isso, quando se comentava o fato de Marina ter atingido, rapidamente, a condição de favorita entre os mais ricos e os mais escolarizados, justamente aqueles que deveriam, em tese, ter melhores condições de resistir, pela razão, ao bombardeio midiático.

“Em 1989, o problema era não deixar Lula ganhar. Collor foi o cavalo vencedor do páreo em que correram Mario Covas, Brizola e Ulysses Guimarães. Em 2014, o problema não é eleger Marina. É evitar a reeleição de Dilma. E para isso vale, está valendo. qualquer aposta”.

Entre estes, a motivação do voto é esta, não outra.

A batalha pelo voto se concentrará no lado oposto, no povão, onde, apesar de Dilma ter vantagem, ainda é mais baixo o índice de definição dos votos.

Entre os que ganham dois salários mínimos ou menos  (quase 50% da população) a proporção de eleitores que se declaram indecisos é o triplo da que se registra entre os mais ricos.

Como este grupo é a maioria, ali cada ponto percentual vale dez vezes mais do que entre os de maior renda.

É ali que fez efeito a comoção, que deu a Marina Silva, entre eles, as intenções de voto que Eduardo Campos não tinha.

E é ali, como em nenhum outro segmento da população  que fará efeito, a partir de hoje, o ressurgimento de uma figura referencial: Lula.

A figura paternal do governante popular – tão repugnante aos ideólogos petistas que não queriam ver em Lula a continuidade de uma história de lutas sociais que atravessou o século 20 e floresceu no século 21 – é o que pode fazer contraponto à onda da mídia.

Ele, e não discursos tecnocráticos e nem mesmo a exibição pura e simples de realizações de governo, é quem será capaz de chamar as pessoas ao mundo da razão e de seus próprios interesses.

Afinal, o povão é capaz – muito mais do que as elites, que se entopem de riqueza e não são gratas por isso ao Brasil – de saber se é ou não mais fácil ter um emprego, se os salários melhoraram, se a casa própria é mais acessível, se tornou-se mais fácil estudar, se suas vidas mudaram para melhor nos últimos 12 anos.

Marina é a comoção produzida. Lula deve ser a emoção que brota.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Ouvi hoje a Band FM, e fiquei enojado com a campanha dos apresentadores contra o horário eleitoral obrigatório. Asqueroso.

  • Gostei da largada. DILMA CORAÇÃO VALENTE é bonito e emociona. Na minha opinião tem que partir com força para mostrar o Brasil de agora (12 anos)...lembra wisky bom...e o Brasil sucateado e de PIRES na mão aos USA. Mostrando, clareia as idéias dos indecisos, e dá mais força e emociona os decididos de sempre. Com Lula como cabo eleitoral, adios PIG!

  • As pesquisas eleitorais,feitas sob encomendas da DIREITA,não tem outro objetivo do que induzir os " DÚBIOS " às dubiedades que lhes são características.E quem são os DÚBIOS?São todos aqueles,que ao longo da vida passaram olhando somente para seus umbigos!Mas votam e as pesquisas viciadas,utilizam essas características,para faze-los votar de acordo com seus interesses.Quanto aos eleitores ADESIVOS,invariavelmente votam com os ricos,pois se comprazem em puxar-sacos dos ricos e portanto não mudam o voto,desde que começaram a votar,até a ultima eleição que participarem.Então o foco para desmitificar o que pretendem os Pesquisadores,consiste não em grandes e incompreensíveis analises sociológicas,senão aclarar para os DÚBIOS,as vantagens que conquistaram nos últimos doze anos e mostrar através do contraditório,o que o Pseudo-jornalismo representa.A internet pode e deve desempenhar essa tarefa!Contraditar sempre,mesmo quando afirmarem que dia é hoje.Desmenti-los sempre,mesmo que por acaso,estejam com a razão.Acatar os que discordam de nós,é um dever de civilidade,mas respeitar,somente aqueles que concordam conosco.O contrário,é cinismo!E vamos parar de sentir medo!Essas pesquisas são FALSAS!

  • Eu, cada vez, entendo menos o povo brasileiro. Por isso, vou lembrar aos eleitores que vão votar movidos pelo preconceito e ódio contra o PT, pelo radicalismo religioso, por achar que vai punir os corruptos e acabar com a corrupção ou pela emoção da morte de Eduardo Campos. Este filme ja passou na Argentina, com Peron e sua esposa Evita Peron. E até hoje o povo argentino sofre as consequência. Quem está querendo votar apenas por um impulso é bom pensar, refletir, medir os prós e os contra, para depois não ficar martelando em sua cabeça: "Eu era tão feliz e não sabia."

  • O PIG não vai aliviar...ele sabe que a sua cabeça de Dragão está à prêmio nesta eleição, porque o povo vai exigir, com Dilma reeleita. Primeira matéria do JH (globo) é exatamente o "caos" da saúde no Brasil. Quer dizer roubam em hospitais, Santas Casas, cirurgias e cesarianas só pra médico faturar em cima do SUS...e o culpado é a Dilma...nunca prefeitos, provedores, máfias brancas e até deputados e governadores. A Propaganda do PT tem que desmistificar e clarear as responsabilidades, para o público, caso contrário, fica difícil as pessoas entenderem. A campanha da Dilma tem que ter bem claro que está enfrentando uma da MAIORES MÁQUINAS MEDIÁTICAS DO MUNDO. NÃO É MOLE NÃO!!!

  • Discordo do seu amigo: em 1989, o problema era não deixar BRIZOLA ganhar.

    • Apoiado. As Diretas Já só não foram aprovadas em 1984, para que Brizola não ganhasse as eleições. Isto mesmo me foi dito por um deputado do PDS, hoje do PSDB mineiro.

  • Agora começou de verdade a guerra, pois antes somente eles estavam com as baterias disparando contra nossa cidadela, agora é nossa vez de revidar, ir pra cima, mostrar ao desmemoriado povo brasileiro como era este País doze anos atrás, com filas enormes para disputar um cargo de gari.
    O Páís quebrado no FMI, arrocho e desemprego, inflação fora da meta ( FhC jamis cumpriu uma meta )um futuro sombrio nos aguardava, como o México um mero satélite dos interesses das potências do ocidente.
    Vencida a batalha de outubro é hora de avançar na mudança, cortar os pés quadrados do PiG e democratizar o acesso a informação.
    Senão eles disseminarão como ninguém o ódio e a intolerância.
    Quanto a saúde o brasileiro comum deve ser instruído que ela depende em boa parte dos prefeitos e governadores que elegemos.

  • O primeiro programa da Dilma é simplesmente f-a-n-t-á-s-t-i-c-o! Emocionante! A população já começa, finalmente, a ser INFORMADA, ou melhor, APRESENTADA, a tudo aquilo que o PIG omitiu de realizações nestes últimos quatros anos do Governo do PT. Muita gente boa vai se surpreender, outros vão se indignar, outros vão identificar, outros tantos vão se emocionar e as lágrimas desceram pela face. Dilma tem o que apresentar! E os outros? Atenção respeitável público! Preparem-se! O show já começou! Veja em https://www.youtube.com/watch?v=a7nd4-B62tA

  • Assisti ao programa eleitoral, hoje.
    Ótimo.
    Não tem competição com DILMA/LULA.
    Aliás, o PT e Coligação tem 11:30 minutos.
    A Dilma vai para estratosfera. Vamos ver a próxima pesquisa.

Related Post