Marina, o “caixa 2 da OAS” e o castigo da hipocrisia.

A revelação do empresário Léo Pinheiro, da OAS, de que a campanha de Marina Silva recebeu dinheiro “por fora” da empreiteira na campanha de 2010 não tem, para mim, nada de surpreendente.

Aliás, não deveria ter para ninguém da vida política e da imprensa que a acompanha, porque todos sabemos que as campanhas eleitorais, em nosso país, tornaram-se máquinas milionárias abastecidas por empresas.

Se é em caixa um ou em caixa dois, a diferença não é moral, é contábil, apenas.

Porque o dinheiro é dinheiro do mesmo jeito e está aí, no fato de os candidatos e candidatas precisarem de fortunas das empresas para disputar eleições com alguma chance, o grande processo de corrupção oficial em nossa democracia.

Muitas vezes, aliás, o desejo de que seja “por fora” é do próprio empresário, que não quer ver seu nome ligado àquele candidato, com determinados valores, uma vez que já “vendeu” o seu apoio financeiro a outro, em troca de promessas, a outro, talvez por menos.

Ou, como é mais comum, porque também este dinheiro o empresário ganhou “por fora” e saindo pela mesma forma, “não existe” em sua contabilidade.

O que é imperdoável em Marina, isto sim, é a hipocrisia e – aí sim – a sonegação da verdade aos seus eleitores. Fingir-se de “santinha da floresta” enquanto seu perfumista da Natura ia colher dinheiro das “demoníacas” empreiteiras”.

Agora, a máquina de moer políticos da denúncias de doações pega ela também. E pegará a todos que se deseje pegar, salvo por uma ou outra exceção.

Porque, tanto quanto como ocorreu com Marina, estão todos sendo cínicos e hipócritas diante do financiamento privado das campanhas, que promoveram, conservaram e quando, como agora, finalmente foi proibido, já ensaiam fórmulas de restabelecer.

Não é, Ministro Luís Roberto Barroso?

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • UM CORDEL EM HOMENAGEM À BLÁBLÁBLÁrina [Silva]

    ... Mas,
    'A Fadinha da Floresta Natural'
    não era
    100% vestal?

    Ah, 'A Fadinha do Pau Oco'
    falta também explicar
    por que não topou viajar
    naquele jatinho sem dono
    e o apoio a 'Aécim'
    na hora de votar!

    ... Que horror!

    • UM CORDEL EM HOMENAGEM À BLÁBLÁBLÁrina [Silva?!]

  • Agora e espero que continue para o bem do pais, que pessoas juridicas nao pode doar ( comprar ) candidatos.O candidato vai ter que ir pra rua falar com o eleitos vai ser bem mas dificil o eleitor votar em picareta.

  • Essa mulher,a vida inteira foi de trair aqueles que a ajudaram. Não me surpreendeu o nome dela envolvido.

  • No caso de Marina, a delação de Leo Pinheiro tem todo o peso da verdade...indiscutível, além do mais se a informação vem do "golpista" O Globo!!!!

    Quando se trata de petistas porém,são todas calúnias e inverdades, feitas com o único propósito de atenuar a pena do delator e denegrir, manchar o único partido do país envolto na aura da pureza, honestidade e decencia!!!

    E aproveitando:

    Quando vão começar as "grandes" manifestaçoes"Fora Temer" pelo Brasil???

  • A guinada à direita que o PSB deu após a morte de Eduardo Campos contribuiu muito com este cenário político reacionário atual, não cabe nem o termo conservador para estes políticos. Qual seria o seu posicionamento no segundo turno? Embora estivesse na oposição para alavancar legitimamente sua candidatura presidencial, parecia guardar ainda princípios democráticos e progressistas na veia. Com a fatalidade do "acidente" marina ocupa seu lugar. O beijo de marina em Aécio é emblemático e revela sua hipocrisia. Por falar nisso apareceu o dono do jatinho? As causas do acidente estão sacramentadas?Há, isto não vem ao caso.

    • mz,
      O fatídico jatinho pertencia ao candidato morto (vice Osmarina) no acidente e estava sendo pago pelo mecenas Youssef.
      A prova?
      Como seu caixa de campanha (Marcio França, vice governador de São paulo) disse, o documento do jatinho estava no porta luvas da aeronave e perdeu-se com o acidente.

    • A guinada à direta do PSB se deu depois da morte do lider maior. Não o Eduardo Campos, mas o Miguel Arraes. O Eduardo Campos, sem 1/3 da estatura do seu avô, rompeu de vez com o governo petista após a demissão do diretor da Petrobras e seu parceiro nos negócio da Refinaria Abreu e Lima/PE, Paulo Roberto Costa, exonerado por Dilma Roussef em 2012.
      E nessas campanhas presidenciais da Marina, especialmenta a última em 2014, deve ter muita coisa estranha que desconhecemos.

  • Fernando: à parte o avião, que a Fadinha da Mata e sua trupe nunca souberam explicar de quem era, seja o “acidente” em si, agora esta. E você tem razão ---a questão é simplesmente contábil. Recebeu ou não recebeu o dindim? Quantos milhões “doou” a empresa? Foi só essa e este ou tem mais? O depósito foi no Itau? Quero ver explicar-se. Há de dizer que foram os duendes da sua campanha que operaram o milagre da multiplicação da grana. Agora, o que eu nunca entendi foi por quê do seu ódio mortal ao Lula. Eta historinha mal contada...

  • #emprimeirolugarforatemer
    Osmarina terá o seu dia de glória afinal:
    Será em 2042 com a eleição dela para prizidenti, vice Cristovan Buarque......ui!
    porque,todos sabem
    2038 é do ÇERRA45 vice fegacê.....viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

  • Marina não tem competência para ser síndico de um condomínio de 10 apartamentos, porque tem uma mente confusa e pela falta de discernimento, suas propostas são extremamente confusas. Sua atuação como ministra do meio ambiente foi um desastre e teve que ser demitida. Como é muito pretensiosa e rancorosa sua meta pessoal é destruir seus adversários pela pseudo moralidade, propria de quem acredita ser uma virtuosa. Marina é uma farsa, e uma farsa ridícula e mal agradecida que só é aprovada por pessoas reacionárias que a apoiam porque é contra Dilma e Lula.

  • Resumindo, como é generalizado, caixa2 deixa de ser crime. Então, parem de criminalizar o PT. O que precisa e fazer o TSE funcionar de verdade, reconhecer a sua pequenez em não fiscalizar as campanhas já acontecidas e doravante forçar mudança na legislação eleitoral para que os fatos não se repitam. Os culpados não são os partidos e sim a legislação podre que temos. O PT não pode e não deve pagar o pato sozinho. Legislação decente já. É o que precisamos.

Related Post