Marina, o Mata-Pau

Poucas pessoas deixam tão evidentes, em tão pouco tempo, sua natureza desagregadora.

Em pouco mais de um mês desde que foi alçada, na prática, líder do PSB – porque sua candidata presidencial -, Marina Silva já se prepara para esmagar todos os setores do partido que não estejam completamente submetidos a seu comando total.

É algo que vai além de julgar se melhores ou piores as posições dos grupos se se alinham em torno de Roberto Amaral – o futuro morto – e de Beto Albuquerque, um homem que fez carreira política com o apoio dos petistas Olívio Dutra,Tarso Genro e Lula.

Trata-se de ver que Marina, incapaz de controlar o PV e de formar seu próprio partido, a Rede, firmou um pacto com o grupo familiar pernambucano e seu vice para assumir o controle total do PSB, esmagando qualquer diversidade que tenha a pretensão de sobreviver no partido.

A família Campos, com todo o respeito que se possa ter pela dor de sua perda, não se vexa em tratar o PSB como uma herdade, sobre a qual teria  o direito natural de manter o controle e fruir das vantagens políticas.

Roberto Amaral não é um louco e jogou a cartada da eleição partidária antes das eleições porque o frio da lâmina em seu pescoço era cada vez mais cortante.

E, quando Beto Albuquerque, candidato a vice e porta-voz de Marina e da família Campos nos “assuntos internos” do PSB anuncia de público que “apoiará uma candidatura de oposição” se  Amaral não desistir da votação marcada, está deixando claro que já recebeu a ordem do “cortem-lhe a cabeça” da nova  regente do PSB e do núcleo herdeiro.

Não é provável que Amaral consiga fazer a eleição interna ou, se a fizer, tenha de aceitar um acordo onde terá posição decorativa.

Vai ter o destino que Monteiro Lobeto, em seu antológico “O Mata-Pau” deu à pobre árvore que deu suporte “ao fiapo de planta”:

“Aquele fiapinho de planta, ali no gancho daquele cedro – continuou o cicerone, apontando com dedo e beiço uma parasita mesquinha grudada na forquilha de um galho, com dois filamentos escorridos para o solo. – Começa assinzinho, meia dúzia de folhas piquiras; bota p’ra baixo esse fio de barbante na tenção de pegar a terra. E vai indo, sempre naquilo, nem p’ra mais nem p’ra menos, até que o fio alcança o chão. E vai então o fio vira raiz e pega a beber a sustância da terra. A parasita cria fôlego e cresce que nem embaúva. O barbantinho engrossa todo dia, passa a cordel, passa a corda, passa a pau de caibro e acaba virando tronco de árvore e matando a mãe, como este guampudo aqui – concluiu, dando com o cabo do relho no meu mata-pau.”

Neste caso, o “fiapo de planta”, já vindo de outros troncos, foi turbinado pela fatalidade.

Fernando Brito:

View Comments (87)

  • Também se poderia chamar de Ervas Daninhas. Começam pequenas na horta, mas se não tratar cedo tomam conta e as verduras sadias se acabam.

      • É isso Cristiano, obrigado pelo link. Este é o modo coxinhas Tucanalha de desgovernar uma administração pública, notem que ele até no falar e nos tregeitos se assemelha ao Aébrio Neves a ao Álvoro Podle Dias. Crianças sem transpore, sem alimento, e polícia preferencialmente semi-analfabeto (pra bater antes e perguntar depois), num Estado como o Paraná que JÁ FOI referência no Brasil em vários índices, é para o povo se revoltar mesmo. Mas todo povo é como uma criança, tem que crescer para aprender, em política não é diferente. Mas que é revoltante é!

      • É mais perigoso mesmo. Lula demonstro caso concreto em que o cara ter diploma de nível superior é pior para o Brasil. O caso da Petrobras é eloquente. Se tivesse contratado, ao invés de engenheiros, só analfabetos para fazer a refinaria em Pernambuco, jamais que o orçamento teria estourado em vários bilhões.

  • Como alguns analistas políticos previam, a Bláblá vai rachar o PSB, tornando-o menor, e levar um pedaço (o mais conservador) para sua Rede.

  • A Renata Campos a viúva do Eduardo, é uma víbora e só pensa no poder.

    • Lendo essa sua frase e oservando o comportamento da família Campos, em especial a viúva de Eduardo, concluo que a traição a Lula por parte de Eduardo foi gerada por orientação dessa triste senhora.

  • Mas o psb deixou se enganar por que quis. Todos conheciam que ela é uma parasita sugadora e desagregadora, foram na onda pois queriam tirar vantagens com as ganancias reunidas de campos e marina. Se ferraram.

  • A bela Joyce Hasselmann da Veja merecia um processo! Na sua coluna-video de ontem, ela tinha o Guzzo como convidado e distorceu CRIMINOSAMENTE uma fala (cortada/editada) da Dilma.

    Já no comecinho do video (escandalosamente editado por Hasselmann) Dilma diz: “Nosso País precisa também de ter um COMPROMISSO com aqueles que desviam dinheiro público…” e o video é cortado!

    Logo em seguida, Joyce, CRIMINOSAMENTE põe na boca de Dilma palavras que não dissera:
    Joyce: “Guzzo, ‘precisamos, então, dar PRIORIDADE àqueles que desviam dinheiro público’. Esse ATO FALHO (!!!) é mais um dos tantos cometidos pela candidata do PT”

    Tudo ocorre logo no primeiro minuto do video dela! Ver pra crer!!

    http://veja.abril.com.br/multimidia/video/quanto-mais-dilma-sobe-nas-pesquisas-mais-bobagens-ela-fala-diz-guzzo

  • Essa situação era previsível e esperada. Repito o que já disse em outro comentário: o PSB morreu duas vezes, uma na queda do avião e outra no momento em que embarcou na canoa de Marina. Em caso de vitória desta, será escanteado. pois não tem força e estrutura suficientes para confrontar os interesses acercados de Marina Silva. Roberto Amaral deve se arrepender profundamente de ter aceitado, lá atrás, o arroubo personalista e precipitado de Campos de concorrer, já em 14, à presidência. Assiste agora, inerte, o partido pelo qual zelou ser usado como plataforma para a direita tentar voltar ao poder central. Lamentável!

    • Ver petista morrendo de peninha do que Marina poderá fazer com a turma do PSB se vier ganhar. Digamos que ela ganhe e coloque todos esses para correr. Para onde esses só poderão, ir fora o PT?

  • "Turbinado pela "fatalidade" não seria bem o caso, diria Tancredo. Esse também acordou tarde.

    Mas na falta de outra palavra mais elucidativa, serve.

    Monteiro Lobato era "grande" e o seu “O Mata-Pau” sobre o “ fiapo de planta” é mesmo profético para ilustrar o caso.

    Parabéns pelo post !

  • O que vcs queriam? Eduardo Campos estava envolvido ate o pescoço com desvios da Petrobrás, a saída dele era pra se livrar da PF da Dilma. Por isso gosto do PT, o único partido com ideologia firme. O mata-pau é árvore comum aqui em SP. Os proprietários rurais vivem me perguntando se podem cortar pq vai matar a árvore hospedeira. O que eu sempre respondo é que não se pode cortar o mata-pau pq é um fenômeno ecológico que temos que respeitar. No entanto no caso de Marina o interessante é que as hospedeiras querem ser parasitadas devido sua sede de poder.

  • E com o pig, é capaz do Amaral ficar com a responsabilidade sobre o jato fantasma.

  • Sinceramente respeito o direito de cada um na escolha do seu político, porém votar em Marina seria entrar em um jatinho fantasma, ela vive em um mundo sonhador e por isso cada hora fala uma coisa.

Related Post