Terça-feira, bem antes que as pesquisas Ibope e Datafolha registrassem – até os analistas conservadores concordam – a desaceleração e até o que, talvez, seja o início do declínio da “onda Marina”, este blog registrou que começava a surgir um “voto contra as trevas”.
E surgia como fruto da “overdose” de fundamentalismo religioso e neoliberalismo econômico assumidos pela neocandidata do PSB.
Não se descarte que isso possa crescer ao ponto de se tornar um estigma sobre Marina Silva.
Porque Marina, personagens de Maquiavel, está “na dependência exclusiva da vontade e boa fortuna de quem lhes propiciou o Estado, isto é, de duas coisas extremamente volúveis e instáveis.”
Assim foi na eleição de 2010, quando se lhe atribuiu – e ela cumpriu – o papel de evitar a vitória de Lula, com Dilma, no primeiro turno, num momento de grande prosperidade econômica e imenso prestígio pessoal do então Presidente.
Nas eleições de 2014, tal papel foi atribuído a Eduardo Campos, outro disposto a assumir, por ambição, o papel de dissidente do bloco lulista.
Eduardo não representava a Aécio – como em 2010 Marina não representava a Serra – um perigo real.
A reviravolta do acaso e a megaexposição midiática da “sobrevivente da tragédia”, porém, catapultou Marina com uma força incontrolável.
Agora, em lugar de levar o candidato da direita convencional ao segundo turno, a “terceira via” eliminou-o.
Marina matou eleitoralmente Aécio Neves, hoje reduzido ao papel de desorientado coadjuvante, que tem de desmentir todos os dias sua renúncia.
Em princípio, cumpria-se apenas o diagnóstico de Maquiavel: “notando os grandes que não podem resistir ao povo, iniciam a criar a reputação de um de seus elementos e o tornam príncipe, para poder à sua sombra, satisfazer os seus apetites.”
Mas Marina não é a mesma coisa como elemento diversionista e como perspectiva real de poder.
Parte da elite brasileira, ainda que a reconheça como um instrumento para derrotar Lula e Dilma, começa a refluir de seu entusiasmo inicial com alguém que pode realizar este seu sonho de 12 anos.
Mesmo exibindo o Banco Itaú e uma vitrine de economistas neoliberais como “garantia” de suas “boas intenções” em relação ao “mercado” ela é um personagem fraco e inconfiável.
Fraco, porque, como escreve o clássico florentino, “nada é mais instável do que a fama de poder de um príncipe quando não está apoiada na própria força”.
Inconfiável, porque a fome de poder de um ambicioso jamais lhe sacia e se lhe trai em cada gesto.
Marina, que sequer conseguiu organizar a sua Rede, reorganizará a direita neste país?
Ou, como outros personagens da história e ela própria, em sua trajetória, cuidará de seu próprio fanatismo por si mesma?
A tese do “qualquer um” lançada por Fernando Henrique Cardoso não esperava que “qualquer um” fosse ela.
View Comments (79)
Calma lá camarada!
Ou voçe achou que a Dilma - a mitónoma - já tinha perdido a eleição?
Respeita a Presidenta, meu irmão!
Mulher honesta e trabalhadora!
me respeite, não sei o que é mitonoma..
Pois eu não sei o que é "voçe".
Mas talvez eu saiba o que é "mitômana". Afff....
Sr. Alfredo de Pádua, não seria mitômana que é o mesmo que mitomaníaca? As duas palavras se referem à pessoa que sofre de mitomania ou tendência patológica para a mentira, para a fantasia desenfreada.
Bom, se foi isso que VSª quis dizer, quem mais apresenta características mitomaníacas é a Srª Marina Silva.
Afinal, o que é mitónoma? Neologismo criado por VSª ou alguma gíria nova?
E a propósito, há em seu texto, dois probleminhas com a grafia da palavra você.
Vamos abrir um processo pro desaqcato contra este cara.
A vitória da presidenta será o recomeço da retomada do crescimento e da prosperidade do País. Marina Silva é um erro sério que em alguns dias será demostrado em frente e verso, o cansaço dos que apoiam a sua aventura.
Nelson/Fernando/miguel...É como dizia uma placa que pude ver aqui na internet: "Amanha vai ser outro DIlmA"
Uma outra coisa: DILMA/LULA E O PT tem de focar nas propagandas, nas entrevistas, nos comicios e nos debates os seguintes pontos: 1) mostrar ( na base do BE-A-BÁ) o que é o banco central. Para que serve. O que ele representa para um pais. 2) sempre no BE-A-BÁ.. O que significara sua independencia , pregada pela Marina, e enfatizar quem sao as pessoas que estarao no seu controle( citar os banqueiros e que tipo de manipulacao irao fazer). 3) Falar dos varios recuos da fadinha em relacao ao seu plano de governo. Bater na tecla do erro de impressao, justo eles que representam a tal nova politica e cobrar( por que nao) a questao do aviao (primeiro iam pagar no final... Depois, mostraram um papel de pao com um contrato fantasma.. Agora doação...)4) Dilma tem de arranjar uma ironia dentro dela nas respostas e ser menos carrancuda nos debates...( ela é muito inteligente, cade seu carisma criatura???) 5) bater forte a questao do pre-sal e mostrar com numeros( de simples entendimento) o que representa esse descaso de Marina com ele...e muitos outros pontos que marina insiste. Muitos amigos nao querem o PT mas tambem nao querem votar em marina por acha-la fraca demais para presidir o Brasil.. Vao acabar votando em branco. A verdade é que a midia já vem nesse processo de alienacao faz tempo... Hoje os jovens nao veem tv. Nao querem nem saber disso. O negocio deles é facebook, whatsapp e outros... O PT deu liberdade à PF e MPF nas investigavoes e, nos ultimos anos o que ficou em evidencia foi a farsa midiatica do mensalao do PT. Ai o povo acredita que a maior corrupcao está la no PT. Por isso odeiam tanto e querem mudança(?) sem saber pra onde esta ventando. So para terem uma ideia da alienacao ate de pessoas que eu achava que eram esclarecidas, o que fiz: Conversando com um deles fiz uma mistureba: Falei que o Arminio Franga seria ministro da fazenda de Marina... Ele nem desmentiu...!!! apenas concordou que nao gostaria, pois foi pessimo no governo do Collor.. Credo, pode?.. O problema é que o povo ficou com isto na mente: corrupcaoXmendalaoxPT. E nao enxergam um palmo na frente do nariz...
Alias Dilma poderia pedir ao Chico Buarque autorizacao para usar esta frase na sua campanha. "Amanhã vai ser outro DIlmA.. " ( essa frase poderia ser cantada nos acordes da original...)
Ela é fraquinha e cercada de um bando de "intelectuais" fraquinhos, que se valeram do Ctrl+C e do Ctrl+V para confeccionar um plano de governo. Já viu no que vai dar? Ou no que daria,se...
Vamos lá gente, decidir a eleição no primeiro turno. Dá-lhe Dilmais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Antes que eu me esqueça cadê o DARF do pagamento do Itaú.
Não se esqueça do DARF da Globo! Quem deve DARF não apresenta debate!
Se (ainda bem que existe o "se") Marina Silva ganhar, o Itaú não vai precisar apresentar DARF nenhum, pois tudo vai ser perdoado em razão da grana alta que a Neca vem gastando com a campanha política. Essa é a nova forma da "nova política" pagar suas dívidas, nada de caixa 2 que anda muito manjado!
A Direita tentou ser esperta e entrou em colapso :P é daí pra baixo ;p
Meus Caros, não adianta vai dar Marina
É, meu caro; mas, onde é que a Marina vai dar, nem você sabe! Mas posso lhe dizer com toda a certeza o que NÃO ACONTECERÁ...é ela colocar o bumbum dela na cadeira da Presidenta!
"É, meu caro; mas, onde é que a Marina vai dar, nem você sabe!" kkkkkkkkk. Eu ri Wladimir! É a pura verdade. Ninguém sabe.
Bem, com PIG em ação, Rede Globo em ação, Malafaia em ação, elite desesperada em ação e uma provável renúncia de Aécio (olhe quanta coisa ela precisa, além dos poderosos Itaú e Natura- em termos de dinheiro!)ela até pode chegar lá. Mas vai cair! Ou vai se tornar uma marionete dos que a elegeram (e não falo do povo!! O povo está sendo enganado!)E nós...bem, nós choraremos!
VAi dá naõ Levi, homem de pouca fé.
Vai dar nos quinto dos inferno,com coxinhas juntos.
Não meu camarada.
É você e a Blablarina que vão dar com os burros n'agua...
Com fé em Deus, marina e sua equipe das trevas jamais vai vencer.
Fernando, o vice de Marina é contra o Rio , São Paulo e Espirito Santo quanto aos Royalties do petróleo. Dissemina isto aí, é um lobo que destruirá o galinheiro que votará nele.
http://odia.ig.com.br/eleicoes2014/2014-09-04/vice-de-marina-silva-e-adversario-do-rio-nos-royalties-do-petroleo.html
Para a Globo, está valendo tudo para brecar a multa de 600 milhões. Vão colocá-la lá , tirá-la, entrará um Itamar da vida e aí sim lançarão em 2018 um candidato.
É sempre bom,ler evocações ao florentino sábio.Bom também,instigar aos hoje situação,que usem as prédicas que nos deixou,sábias de sabedoria,e que a prole do modernismo,esses partidários da FLATULÊNCIA INTELECTUAL,nem sabem quem foi,e se o soubessem,não o entenderiam e se o entendessem,reduziriam-no aos ANSEIOS NEW-ANARQUISTAS dos dias atuais!
Sinceramente creio que a onda Osmarina irá refluir, mas há um clima tenso no ar. As forças reacionárias ainda não decidiram o que farão, pois o seu grande instrumento verdadeiramente ainda se encontra em cima do muro.
A imprensa "grande" resiste ao que parece, explorar a fraude do jatinho sem dono, caixa 2 puro, que não está restrito a Eduardo Campos, que jogou no limbo o legado de seu avô, mas também a Osmarina e sua fraudulenta "novapolítica".
Há ainda flagrantes inconsistências na declaração de bens e haveres dela como candidata, 130 mil reais são incompatíveis com os valores das palestras proferidas por ela para clientela variada e ao que tudo indica, grandes proprietários do grosso capital, além do magnata do amianto, criminoso na Itália e genocida aos olhos de mlhares de famílias operárias ao redor do mundo.
Osmarina deve considera-lo seguramente um dos "bons" assim como membro da "novapolítica", tal qual José Agripino Maia, José Serra, Jarbas Vasconcelos, Bornhausen e seus financiadores que devem ao Erário algo entre milhões e bilhões de reais.
Seu ego, entretanto, além de seu fundamentalismo religiosos começa a aflorar e como se sabe, poderosos não gostam de egos maiores que seus interesses e convicções capazes de se opor aos novos tempos.
Se as novas sondagens indicarem o debacle de Osmarina frente a Dilma, as correntes reacionárias da nossa sociedade lhe tirará o chão, postergando o golpe para momento mais oportuno com um membro mais viável e menos volátil aos seus interesses reais.
A ver !