Marina se foi, e isso não é uma ofensa. É uma constatação

Hoje, alguns leitores que (com todo o direito e que peço que respeitem) apoiam Marina Silva se irritaram quando leram que eu escrevi que ela havia se tornado um nada.

É obvio que isso não é um juízo sobre pessoa Maria Osmarina, mas uma avaliação política da candidatura Marina Silva.

Se era preciso uma prova concreta disso, ela veio hoje com a melancólica “carreata” da candidata na Tijuca, um dos bairros de classe média no Rio onde tem mais apoio.

Quase ninguém, entusiasmo algum, agitação mais por conta do grande número de repórteres e fotógrafos, muitas vezes maior que o de populares e militantes.

Nenhum candidato do PSB apareceu, apenas o candidato do PSOL Pastor Jefferson Barros, ligado ao grupo da deputada Janira Rocha, acusada de extorquir dinheiro dos funcionários de seu gabinete na Assembléia e excluída, por isso, como Barros, dos programas de TV do partido.

Romário, candidato favoritíssimo ao Senado pelo PSB – tem quase 50% nas pesquisas – não deu as caras. Miro Teixeira, seu aliado de primeira hora, escafedeu-se.

Quem quiser, pode ler, nos jornais, antes só simpatia marinista, o relato do desânimo marinista.

É por isso que disse que era o nada, não por desprezo à pessoa de Marina.

Foi por sentir que isso não é na Tijuca, não é no Rio, é em toda parte.

Marina, fora do segundo turno, será impiedosamente massacrada pelos políticos – a começar dentro do PSB – e solenemente ignorada pelo eleitorado, que vai fazer ele próprio suas escolhas, pois não reconhece nela uma liderança orgânica,  capaz de fazer alianças – às quais ela se orgulha, aliás, de maldizer – que façam vingar um projeto político.

Já disse aqui, certa vez, que ela pode ficar atrás de Aécio não por uma arrancada do mineiro, mas por sua própria decadência.

Que é, tristemente, quase tão veloz quanto sua ascensão.

Fernando Brito:

View Comments (56)

  • E ela merece cada pedacinho dessa decadência por ter abandonado o campo popular e se aliado a banqueiros, especuladores financeiros e à rede globo. Fora ex-Marina Silva e leve o Itaú junto.

    • a candidata *Marina abandonou o legado do Eduardo Campos "que dirá"!...

      *candidata Marina [Silva?! Solidária?! Companheira?! Natura?! Sustentável?! Das elites?!...]

      • Eduardo é um traíra, muito pior que Marina. Estivesse vivo estaria penando para explicar o caixa2 do avião. E agora com o escândalo do diretora da Petrobras ele estaria afundados até o pescoço.

  • Com todo o respeito a seus eleitores, ela não se tornou um nada agora.
    Esse devir nada é um processo que começou no desastre de seu ministério no governo Lula, e que por elegância foi calado. Ver observação da Dilma no debate da Globo.

    • Direitona ñ tinha candidato de peso para enfrentar Dilma. Servia qualquer um contra o PT. Nunca Dantes vislumbrou um "poste" e não é q deu certo!? Blablarina tem ódio do Lula até hoje, ela q tinha história no PT, ser trocada por alguém sem experiência das urnas, nem como vereadora essa Dilma foi. Ver se pode!

  • Maria Osmarina é um grande engodo. Dá-lhe Dilminha no primeirinho turno.

  • É por este motivo que acredito que Dilma vence já no primeiro turno, pois muitos votos que ira´perder irão para a Dilma. Não há possibilidade de todos os votos irem para o Aécio, até porque muitos que iriam votar na Marina tem muito mais simpatia pela Dilma que por Aécio. Vamos fazer militância para elegermos nossa presidenta Dilma já no primeiro turno.

  • O Itau está acreditando na Marina e não aproveitou o REFIS. A Globo pelo jeito não está acreditando nem na Marina e nem no Aécio, pois a Globo fez o REFIS e pagou o que devia.

  • CRISE NA REFINARIA ATINGE HOMEM FORTE DE MARINA

    Que a Refinaria Abreu e Lima, que está sendo implantada pela Petrobras no Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE), vem sendo alvo de uma série de denúncias feitas pelo PSB e PSDB sobre desvios de recursos e de superfaturamento na sua construção não é novidade para ninguém; o fato novo, porém, é que uma das empresas que atuam no projeto, a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A.,que possui R$ 120 milhões em contratos com a refinaria, tem como sócio João Paulo Ribeiro Capobianco, ex-secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente na gestão de Marina Silva à frente da pasta e um dos coordenadores da campanha de Marina Silva (PSB) à presidência da República; Capobianco diz que herdou 5% do controle acionário após a morte da mãe e que nunca trabalhou na empresa; depois de tanto fustigar a Petrobras, o que Marina tem a dizer?

    3 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 19:36

    (...)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/155750/Crise-na-refinaria-atinge-homem-forte-de-Marina.htm

    • Capobianco é aquele ecoentreguista que insistia para que no documento final de um evento ecológico preparatório para a Rio 92 constasse que a Amazônia fosse considerada "Patrimônio da Humanidade".

  • O Brasil dilmou!

    Por Miguel do Rosário, postado em outubro 3rd, 2014

    Pesquisas divulgadas hoje mostram mais avanço da presidenta Dilma, em todos os estados brasileiros.
    O mapa inteiro se avermelhou. E nas áreas cinzas, onde há empate técnico, Dilma se mantém com vigoroso viés de alta.
    Em São Paulo, Dilma está empatada com Marina, com 29% cada uma, sendo que a petista apresenta forte viés de alta, ao contrário da ex-senadora, que despencou.
    (...)

    - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/10/03/o-brasil-dilmou/#sthash.BoZx3B5u.dpuf

Related Post