A crer no resultado do Ibope – e eu creio nos resultados do Ibope como uma antítese do poeta, onde não há distância entre intenção (de voto) e gestos políticos – estamos diante de uma “onda”.
Onda que, embora suspeite que o Ibope tenha lhe dado bóias, engoliu Aécio Neves.
Não é crível que Marina – que, segundo o Ibope não cresceu entre os indecisos e os nulos e brancos desde a pesquisa Datafolha, que os baixou de 27 para 15 , enquanto o Ibope os fixava em 24 e os baixou para os mesmos 15% – tenha tirado tanto de Dilma (quatro pontos) que de Aécio Neves.
Marina é uma candidata de oposição, e isto está claro.
De toda forma, ainda que se aceite estes números, talvez seja possível dizer que a onda tem o seu pico, que o próprio movimento de subida constrói, ainda mais porque é um movimento mais emocional (se existisse a palavra eu diria comocional) do que racional.
É o famoso “no embalo”.
O que leva, também, para a vantagem de Marina Silva num segundo turno, o raciocínio para o mesmo caminho: os votos de oposição a Dilma são os que Aécio Neves tem na simulação, não os que tem Marina, porque – salvo os Reinaldo Azevedo – os eleitores de Aécio votam em qualquer um que não seja Dilma.
Pesquisas são sempre indicadores das tendências de momento, embora muito frequentemente não sejam retratos fiéis destes momentos. Dois pontos para lá, dois pontos para cá fazem um imensa diferença.
Ouvi dizer que, neste caso, foram dois a menos para cá e quatro para lá. Ou para os dois “lás”.
Seja como for, o mais significativo, para mim, é que Marina colheu todos os bônus de duas semanas de superexposição e beatificação na mídia.
Baixou no espaço como a redenção.
Agora terá de ser candidata a Presidente, não mais a beata abençoada.
View Comments (50)
Uma coisa eu tenho certeza, o Aécio tá liquidado. Com ele o PSDB vai sair do mapa. Na proxima pesquisa ele estará empatado com Everaldo.
Quanto a Dilma fico aguando pesquisas por outros institutos com mais seriedade, que não seja objeto de manipulação pela Midia Golpista.
Será que o PSDB entrega mesmo a rapadura tão fácil?
É bom perguntar pra Roseana Sarney.
Não acredito que aécio entregue nada no primeiro turno. Depois adere a Marina mediante promessas de cargos.
Já passou da hora de FHC\Lula\Dilma\Aécio se sentarem para conversar. pois, a aliança que fizeram para prefeitura de BH mostrou que se fez a melhor administração já vista e além disso, o petismo pode, via os blogs sujos, transforma o caso do aeroporto como o melhor negócio já feito com recurso público, fazendo com Aécio fique viável para 2018
O Aécio se deu mal mesmo, mas o PSDB não.
No caso de vitória da Marina, com certeza eles vão pra base de apoio dela e boa parte das pessoas que vão "guiar" o seu governo são muito próximas dos tucanos (principalmente os de São Paulo) e de suas idéias.
No fim das contas, acho que vai ser pior ainda, pois um governo Marina vai ser um governo tucano "turbinado" pela falácia de que se deve impedir o crescimento do consumo dos mais pobres para salvar o meio ambiente (enquanto os ricos continuam esturricando o planeta e mantendo seu padrão de vida). Além disso, ela chegará no governo com um apoio popular maior que Aécio chegaria (ela é a salvadora, a diferente, a pura, etc) o que dará mais força e coragem para implementar as tais medidas impopulares que eles dizem ser necessárias para salvar o país.
O pior para o Aécio é que além de ser liquidado pela Marina Silva, de ver seu partido estraçalhado por ela, ainda vai ter que trabalhar pela vitória da mesma. Isso não tem preço. Quanto a essa perda de pontos momentânea da DILMA não me preocupa, o Ibope, deu seu jeitinho, a mídia incensou a Marina até anteontem, ela ainda não entrou na campanha como concorrente, somente como santa, vamos ver como ela vai explicar para seus eleitores como cometia um crime eleitoral, enquanto pousava de santa, de ética, de pura, estava dando uma de Demóstenes Torres, enquanto apontava o dedo para acusar os outros, cometia seus crimes achando que poderia enganar a todos o tempo todo.
Ouvindo "A Voz do Brasil" e postando. Com Dilma, a verdade vai vencer a mentira assim como a esperança já venceu o medo (em 2002 e 2006) e o amor já venceu o ódio (em 2010). ****:D:D . . . . 'Tá chegando o Dia D: Dia De votar bem, para o Brasil continuar melhorando!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D . . . . Vote consciente e de forma unitária para o seu/nosso partido ter mais força política, com maioria segura. . . . . ****:L:L:D:D . . . . Lei de Mídias Já!!!! ****:L:L:D:D ****:D:D ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. ****:D:D ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...:L:L:D:D
Lei da mídia só depois e dependendo de quem será a presidenta. Com Marina a Globo já deve estar reunida para arrancar compromisso de que nãos erá criada e outras promessas mais.
Sou Poliana. E prefiro Dilma x Marina no segundo turno. Vamos ver aqueles que ainda precisam dos programa sociais do governo (Classe C ) como irão votar e decidir a eleição? O fiel da balança será acho a classe C. Se votarem em Marina é porque estão satisfeitos com o que já conquistaram e com o que tinham que conquistar. E como a meu ver o tempo foi insuficiente para que essa classe já seja autônoma e independente e não precise mais do governo, será a que mais vai perder. E que não esperem NADA de um governo cujo BC será autônomo ditando a taxa de juros e o mercado ditando as normas, pois quem precisar será só ladeira abaixo. É um direito deles escolherem o futuro e devemos respeitar. E quem for podre que se quebre. Eu não dependo do governo.
Me recuso a acreditar q marina tem tudo isso. Isso e pura manipulação pros direitistas desistirem de Aécio e forçar um segundo turno com marina pra ver se Dilma perde
Concordo! A direita está desesperada porque a população se deu conta de que Aécio é isso, nada, politicamente. E, por isso jogou Marina lá em cima. É só isso, a corda para salvar o afogado. Mas, como diz Clara Nunes: "prá subir você desceu", e o eleitor não é bobo, acho.
O velho discurso tal qual se fez por muitos anos contra Lula e depois se viu que nada disto tinha fundamento. Do mesmo jeito que Lula deu continuidade e apenas fez ficar mais fabuloso alguns programas de FHC, como bolsa e ProUni, Marina fará o mesmo com a herança petista.
Não desanime Gabriel....o caldo não engrossou.
Que faz pesquisa, são aqueles que querem segundo turno.
Quanto mais politica, mais ganham com a mídia,com governos,
com jornais, com folhetos e tudo mais, que rola..
Não falando na grande lavagem de dinheiro que é..
Não se apoquente..o verdadeiro é nas urnas.
Só depois nós agimos..
O BRASIL é do povo, não do engodo!!
Vai por mim, o pessoal que mora ao lado de minha vila, vota
em Dilma, as famílias tradicionais de minha cidade votam em Aécio!!
Calma senhores, o jogo apenas começou. Creio que a pesquisa deu pelo menos 4 pontos pra marina, e tiro6 4 de dilma. Vamos ver o debate hoje, acho que o balão da marina começa a vazar hj.
Estou estranhando o comportamento do pig! O aécioporto nunca decola!
Seria um verdadeiro "problemaço" é ela chegar ao "pico" ganhando no primeiro turno. Pode acontecer. Definitivamente, não é fogo de palha. De BLÁ, BLÁ, BLÁ, com certeza, ela não tem nada. Os experts com a palavra.
Engraçado como Everaldo e os outros despencaram...não são mais úteis para fingir que vai ter segundo turno?
Eu tb vou de Dilma,mas depois dessa pesquisa,não vou entrar nem no mérito da credibilidade, mas fez um estrago para Aecio (foi enterrado hoje,só ele e os coxinhas não sabem) mas tb para nossa querida Dilma que está em estado grave ESPERO QUE SE RECUPER, depois desses números os dois candidatos começa a perder apoios, as campanhas de ambos começam a detonar com brigas etc
Unica salvação tse cassar a fadinha da floresta
Que nada, ninguém vai pular do barco. Existe pesquisa interna, todos nós sabemos que o ibope é mais falso que uma nota de três reais. Vamos a luta. Dilma 2014, com fé e coração.