A senadora Marta Suplicy retoma hoje seus artigos na Folha num indisfarçado discurso de ressentimento com Dilma, de quem foi Ministra até apenas três meses.
Já mandaria a boa ética, a qual ela não segue desde sua carta grosseira de exoneração, que expusesse pouco, nada – ou que nem os tivesse – rancores.
Sobretudo, quando aquela de quem era colaboradora e, em tese, companheira, está em evidentes dificuldades políticas.
Ou o que se diria de Dilma se, secretária da então Prefeita Marta, deixasse o cargo e saísse atirando na então combalida “martaxa”?
No título começa a sordidez, porque a “sexóloga” Marta sabe muito bem as conotações da palavra “vaca” em qualquer assunto que se refira a mulheres e não se acanha de usa-la, claro que metaforicamente.
Adiante, pior ainda, quando se arroga advogada de um Lula que “bradava” (alguém ouviu Lula bradar?) por mudanças e queria, de fato, o lugar de candidato em 2014.
Se houver um mínimo de verdade no que diz Marta, é de se notar que o retirante nordestino, pouco estudado, dá de dez em matéria de elegância na aristocrática quatrocentona de São Paulo.
E, finalmente, como boa hipócrita que é, pega uma “onda” nos “desmandos da Petrobras”, esquecida de que não foi com Dilma que aconteceram as roubalheiras de Paulo Roberto Costa e companhia, mas que esta os afastou da direção da empresa.
E com uma pérola, bem digna de figurar ao lado do famoso “relaxa e goza” dos tempos da crise aérea – quando era Ministra do Turismo: dizer que “não sabe” se havia corrupção no Governo FHC e dizer que é mentira que ” as elites se organizam propagando mentiras porque querem privatizar a Petrobras”.
Se a Senadora quer manter novos relacionamentos, cair nos braços do conservadorismo político, que o faça, é seu direito. A Xuxa, agorinha, assinou contrato com a Record, depois de quase 20 anos na Globo e disse, do passado: “sem mágoa”.
Mas que se comporte como uma pessoa civilizada, não como alguém que sai a espalhar, aos quatro ventos, que seus companheiros de sempre são uns imbecis mesquinhos, até porque quando a mesquinharia lhe rendia mandatos e cargos, relaxava e gozava deles.
Naquela época, que está aí, próxima e fresca na memória, ela não exercitou a “audácia e transparência que caracterizaram minha vida”, não é?
“Barraco” não lhe fica bem, Dona Marta, porque em discussões assim vale a raiva, não a verdade.
O Brasil está, realmente, uma tristeza: nem com fidalgos contamos mais.
View Comments (26)
A mídia ou não entendeu ou é cúmplice: a reação do PMDB não é contra o governo. É para proteger os seus, junto com o PSDB. Por eles, só o PT será linchado.
Marta,mesmo a contragosto,era eleita com os votos fieis dos petistas.Agora vai relaxar e gozar o ostracismo político...
Dona Marta devolva o mandato que nós lhe demos,que não é seu,é nosso e do PT.
Fidelidade e ética passaram longe da madame.
Se nem fidelidade conjugal ela observa, já está no terceiro oficial, fora os inúmeros oficiosos e corajosos. Que dirá fidelidade partidária.
Genaro
Elegem com dinheiro do PT, com votos dos militantes petistas e quando näo säo atendida em suas pretencöes, deixa o partido cuspindo fogo.
Assim fez Marina. Deu no que deu !!!!
Não te esquece de outra "ostra" Heloisa Elena...onde anda??? Carregando canga como um ser transgênico... traira cruazada com mula! Esta Marta já acertou com o "trairão psb" com a benção do Alckimin...é mole. Na reforma política -se vier, duvido- o mandato tem que ser do Partido, não dos traíras!
Marina foi täo longe que sequer deu uma palavra de apoio quando José Genoíno massacrato pela mídia , foi condenado.
Pobre Jose Genoíno que levou uma lavada do entäo presidente do Senado o rancoroso Antonio Magalhäes na época, quando Marina Silva acabara de tomar posse como senadora e queria ir para os Estados Unidos se tratar num hospital e näo tinha direito a verba do senado.
Recorreu ao José Genoíno para que ele fosse falar com o entäo presidente do senado.
Lá o Antonio Carlos Magalhäes deu a "bofetada" em Genoíno e disse um näo.
Genoíno com toda sua humildade pediu com todo jeitinho para que o Senador entendesse a situacäo de saúde em que se encontrava a nova senadora, com palavras, Genoíno conseguiu convencer o senador de liberar a verba para que a rainha da floresta ficasse por um mes se tratando num hospital americano.
E o que recebeu Genoíno de Marina ? nenhuma palavra de apoio, pelo contrário, fez uma piada numa entrevista num canal de TV:
Disse em tom de sarcasmo: preso político ? ou político preso ?
As jararacas da política brasileira !!!!
Jararacas ou "escorpiãs" se matam com a própria cola!
PT de Sâo Paulo, precisa dizer mais alguma coisa? Devolva o mandato que pertence ao PT e não a você.
Essa mulher me enche de vergonha alheia. Coitada, não deve chegar nem a ser vice da blablarina.
É patético ver uma pessoa derrotada gritando para aparecer e ninguém lhe dando atenção. Marta, politicamente, acabou.
Fernando, o ambiente político nao melhora nem piora ninguém. A pessoa é o que é aonde quer que esteja.
Marta tem a sua natureza e isso independente da sua filiaçao política ou ideológica.
Ela é o que ela é, ponto.
O preço da má escolha pelo PT, agora, cobra o seu preço, simples assim..
Aceitar dói menos. Impossível Marta ter representado 24 horas por dia durante anos e anos sem que ninguém tivesse percebido a maneira dela de ser e sentir. Desculpe, mas isso nao tem cabimento. Se a mantiveram por "conveniencia" o preço a ser pago nao poderia ser diferente. Com Marina Silva ocorre o mesmo.
Mercadante nao é pior do que a Marta. Nao demora muito ele, um dia, terá o mesmo discurso, pode esperar...
Só quem nao mudou foi Dirceu.
Lidar com o ser humano e adotar a política do "deixa disso" dá nisso.
A limpeza no PT, de lideranças "estranhas", há muito tempo deveria ter sido feita. O zé da pf é do partido dos trabalhistas?? É sério isso? Ou ele é mantido no governo como ministro por uma política de conveniencia da Dilma e do partido?? É o mesmo caso da Dna Marta. Duvida?
Nada novo até aqui..
É a Marta de sempre, só quem nao via era quem nao queria ver "por comodismo" e/ou conveniencia do momento, só isso..
É verdade Luiza, essa aí nunca me enganou. E existem outras "martas" no pt e o no governo, no ministério. Mercadante, zé cardoso...paulo bernardo, marco maia...