Quando o sujeito, diante de uma arma apontada, ouve aliviado, que o criminoso não vai mais matá-lo, mas só roubar e agradece por isso – afinal de contas era a sua vida que estava em jogo – está aceitando ser roubado a hora que o bandido bem entender.
Se for pra viver com medo, pra que viver?
Temer não tinha moral para extinguir o Ministério da Cultura por várias razões. A mais importante é sobre a legitimidade que ele não tem. A segunda pela estupidez ou cinismo (era vingançazinha contra os artistas?) de dizer que o motivo de criar um puxadinho da Cultura era por razões de economia.
Alias, o lero lero de contingenciamentos, cortes, ajustes e arrochos sempre têm, por fim, esconder a real necessidade de superávit primário, e garantir o troco dos rentistas, a partir de uma visão grosseira de particularidades de uma república. Como se fossem detalhes que não vem ao caso.
Essa turma nunca deu importância para cultura, principalmente se considerar o que eles entendem por cultura. Desconsideram que há, inevitavelmente, duas vertentes básicas que confundem.
Uma delas, a mais visível, tem relação com o mercado cultural, cuja lógica depende de viabilidade econômica que, portanto, tem caráter mais popular, reproduzindo a lógica do entretenimento (matar o tempo).
Essa lógica se baseia no número de vezes que o nome do artista, ou de seu produto, apareceu nos meios de comunicação e considera números de público, números de vendas, marketing e, por fim, a viabilidade mercadológica.
O resultado disso é uma produção repetitiva com linguagem facilitada que não desafia, na maioria das vezes, um só neurônio das cabeças já vazias de tanto entretenimento.
A outra, que podemos chamar de cultura propriamente dita, tem como razão primordial a insurgência, a insubmissão e não tem que, obrigatoriedade, agradar. Ao contrário, a razão é justamente incomodar e funcionar a partir do caráter transformador da sociedade.
Temer não está recriando o Minc por essas razões e o pronunciamento do interino da educação, Mendonça Filho, dizendo que “A decisão de recriar o Minc é um gesto do presidente Temer no sentido de serenar os ânimos e focar no objetivo maior: a cultura brasileira.” É ainda pior.
Pior porque é mentiroso. Não é para serenar coisa nenhuma, o recado já foi dado antes, quando queriam matar o MinC.
Além disso, que tipo de recriação seria essa? Dá pra imaginar quais políticas de cultura serão estabelecidas a partir de agora. Eles não entendem nem de uma nem de outra coisa.
Cultura não é boquinha,
Portanto, se for pra viver com medo de quem finge ter uma arma na mão, então, o melhor a fazer é dizer: atire se tem coragem!
View Comments (45)
A cultura está nas ruas, nos livros escritos à mão... O que está se combatendo foi o uso do dinheiro da cultura para a compra de apoio político dos artistas rouanetizados, também conhecidos como isentões, a exemplo de Chico Buarque, Wagner Moura, Letícia Sabatella.
Mas não adianta vocês chorarem que esse caminho pra Eldorado foi fechado, todos os simpatizantes do PT vão ter que buscar renda em outra paragens.
Botelho, e os globais de direita tbem captam e você não cita por que?
Eu sou contra a Lei Rouanet e favor da cultura.
Marta Suplicio, Garota de recado do Golpista Temer
Não vai demorar muito o Temer vai mandaa a garota de recado Marta Suplicio, ir nas ocupaçoes para alcamar as pessoas que estão ocupando os espaços culturais. Vamos ve se ela tem coragem. Marta Traidora Golpista.
Marta não ganha mai nem para chefe de qarteirão.
Se arrependimento matasse, eu ja tinha morrido, por ter votado nesta traidora golpista.
Marta Ingrata.
Digo quarteirão
Só lamento. Trocar o PT logo pelo PMDB. É de dar dó. Infelizmente Martinha, você fez o pior negocio político da sua vida. Acho melhor repensar a escolha. Depende de você.
Alisson, vá ler e entender a Lei Rouanet e pare de encher o nosso saco... O que você relincha só o Mendonça Filho entende...
Aliás, coxinhada, aqui é outro nível... O vosso lugar é na cocheira da Globo, na estrebaria da Veja...
Coxinhada, a vossa metafísica é um coice no espírito!
Ramiro, quero ver essa coxinhada quando chegar o "mais longo dos dias" . Pois a história vai cobrar a todos e com um "carinho" especial aos colaboracionistas do "governo" de ocupação...
iSKRA, espero que o tal "carinho" seja o voto democrático...
Alisson vai ser alienado assim lá na casa do caramba!!! Você é um midiota completo.
Recriar o que já existia é uma forma de enganar, aparelhar e emparedar a cultura brasileira.
Haddad Tranquilão ?@Haddad_Femando
Devolveu o MinC? É o mínimo. Agora devolve a presidência, golpista!
Esse JUDAS GOLPISTA não tem compromisso nenhum com a Cultura, vai 'recriar' um ministério só na forma, não vai servir pra muita coisa se não tirarmos esses usurpadores da Democracia. FORA TEMER! gRoubo GOLPISTA.
Coitado gente ele é apenas um menino de recado dos verdadeiros conspiradores que estão nos EUA e estão fazendo conosco exatamente o que fizeram com a Ucrânia.
A propósito, historiador estadunidense envia carta ao representante dos EUA na OEA demonstrando (quase desenhando) porquê o golpe é golpe mesmo:
http://www.justificando.com/2016/05/20/em-carta-professor-americano-pede-que-embaixador-dos-eua-favoravel-ao-impeachment-nao-repita-64-/
E quem será o ministro? Malafaia?
Malafaia não sera o Ministro, mas vai da a coordenadas.
Com o Temer vai ser Ministerrio para ingles ver.
Entendo que a população deve da todo apoio as ocupações e irem para as ruas ate a derrubadas dos golpistas.
Brasilianista dá uma catracada no embaixador americano na OEA por apoiar o segundo golpe.
Vamos todos usar os canais, sejam nas igrejas americanas, nas escolas, na mídia, para desmascarar os apoiadores golpistas. Basta de destruir paises.
REFORMAS DE BASE
... Está na hora de o Movimento dos Sem Teto (MTST) ocupar o Ministério das Cidades... E o ilegítimo interino irá assinar decreto liberando recursos para a construção de 01 milhão de novas moradias, além dos 02 milhões de novos imóveis contratados pela presidente legítima e honesta Dilma Roussff...
Está na hora de o MST ocupar o que sobrou do Ministério do Desenvolvimento Agrário, em questão de dias o ilegítimo interino irá instituir a reforma agrária sonhada por Jango...
E a banda tocando assim desfinada, o ultra-direita TEMERário/TEMERo$o implantará as reformas de base no Brasil!
O maestro brincando de ser presidente interino e ilegítimo!
ajuste
... E a banda tocando assim desafinada...
desafinada (em vez de 'desfinada')
André Moura (PSC-SE), líder do governo Temer, na Câmara, também é alvo da Operação Lava Jato, suspeito de tentativa de assassinato e réu em três ações do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o maior arquiteto moral desse governo provisório é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O Brasil precisa restabelecer a sua democracia para o bem geral da nação brasileira. O correto é trazer a presidenta Dilma Rousseff para o lugar de onde ela nunca deveria ter sido afastada.
Dilma Rousseff vai retornar com a força do povo, debaixo de uma festa popular. Estou pensando nesse filme, acho que vai ser coisa de se ver e rever. Anote a previsão !!
Até onde eu possa saber, nenhum país reconheceu o governo golpista de Michel Temer, exceto os Estados Unidos, que deu declarações através de porta-vozes. Mas, este país não conta é igual a Rede Globo, onde tem golpe eles estão dentro.
Caro Francisco Lima, talvez seja um governo com a cara da superclasse brasileira, uma cleptocracia.... Pelo menos é essa a conclusão que chego.
Desde o presidente golpista (enrolado com acusações gravíssimas de corrupção, além de ser inelegível) passando pelo E Cunha que tem forte influência no governo (esse dispensa qualquer apresentação, seus atos de corrupção e bandidagem rompem a fronteira da realidade) chegando aos ministros [Santo Deus, temos quase 10 ministros envolvidos com a lava jato (quantos eram no governo que sofreu o golpe de estado?), sendo que não é só, além de tudo há ministros da laia de serra e mendonça filho]. É isso que os plutocratas têm a nos oferecer? Não eram eles que adoravam em falar de meritocracia? (risos - só se for no mérito de roubar, ser descoberto e mesmo assim não ser preso) Se há algo bom para tirar desse momento trágico para o povo brasileiro é a lição, quem ainda tem dúvida da hipocrisia e das más intenções da globo, fiesp, e, inclusive, do judiciário brasileiro, sugiro fazer uma recordação dos discursos desses atores.
Os assaltantes do governo querem assaltar a CEF.
Desmontar a Caixa é desmontar o único sistema habitacional que há. Mal ajambrado, sim,mas que deve ser melhorado e ampliado com funções exclusivas à Caixa.
Um pais minimamente administrado tem seu sistema habitacional. E os assaltantes não perdoam.
O safado do golpista Temer tenta tirar o bode da sala. Fdp