MEC coloca monarquista para “vigiar” o Enem

Na já estranha “comissão” designada pelo Ministro (por enquanto) Ricardo Vélez, para fazer a triagem ideológica do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, um nome chama a atenção como “representante da sociedade civil”.

É o de Gilberto Callado de Oliveira, procurador do MP de Santa Catarina.

Ocorre que Gilberto é, há muitos anos, um dos principais líderes do (sim, isso existe) movimento de retorno do Brasil ao regime monárquico.

Coordenador, durante muitos anos, do Círculo Monárquico de Nossa Senhora do Desterro (nome de Florianópolis no Império), ele é um detrator contumar da República, para ele ” uma doença destruindo o Estado. E não apenas: destrói também a sociedade, ao contaminar seus cidadãos com a perda de valores, princípios e referências”.

É, também, um delirante “recontador” da história, que narrou, em entrevista a um site monarquista, a suposta tentativa do golpe militar de 64 de restaurar a Monarquia:

“Naquela ocasião, o general Castelo Branco foi até o Paraná tentar convencer o então Príncipe Herdeiro, Dom Pedro Henrique, a reassumir o Trono após um golpe militar. Dom Pedro Henrique recusou a proposta e armou ao general, que se tornaria o primeiro presidente do ciclo militar, que não se corrigiria o erro oriundo do golpe de 1889 com um novo golpe. E que ele apenas assumiria o Trono por aclamação popular.”

Ah, tá…

Mas o Dr. Callado tem esperanças nisso, porque, segundo ele, “”quanto mais a República apodrece, mais matura o retorno da Monarquia”.

Nem é preciso dizer que uma pessoa que acredita que Deus dá a uma família, de nascença, o direito absoluto de governar um país (sem ironias, por favor) é um fundamentalista religioso.

Portanto, é esta a visão que ele levará às provas de nossos filhos e netos, não é?

Vocês pensam que Olavo de Carvalho é o único?

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • é uma coisa impressioante
    eles conseguem se superar a cada movimento
    me dá até falta de ar...

  • Por 2 anos convivi com dois colegas de trabalho que eram líderes do Movimento Monarquista e de muitas formas tentaram fazer com que eu, Brizolista, se tornasse do Movimento... Rrarrara Tempo perdido!
    Vi e ouvi ideias e tentativas de captação de recursos com milionários paulistas, racismo e ódio ao povo e ao Brasil.
    Lembro do encontro, para captar grana pro Movimento, com um primo de Suplicy.
    Ao final da reunião em 1993, num escritório lado do Hebraica, o grande cafeicultor disse:
    "Meu primo até pode se enganar, mas não te engana". E arrematou: "mas votarei no Maluf no ano que vem"!

    E Lula preso...

    • Cafeicultores na sua maioria foram republicanos e descontentes com o fim da escravidão, razão pela qual conspiraram contra a Monarquia. Uma das mais importantes do Império era o engenheiro André Pinto Rebouças e ele era negro.

  • Esse idiota não sabe que a maioria do povo não tinha acesso à escola durante o período colonialista e monarquista? Quer voltar ao século XVII e XVIII? Como diz um humorista aqui do Sul: "vai lavar as tetas com Q-Suco".

  • E esse movimento louco só vai aumentar. O povo quer né, fazer o quê? Só falta o coiso realizar seu grande sonho: ser um ditador! É a glória. O povo vai aplaudir pois o coiso sabe o que dizer. Quanto mais boçal ele se mostra mais apoio ele tem, pois ele fala só de coisas "morais". O resto, a economia, não importa. Esperemos.

  • Ninguém ainda descobriu por quê o doutor, antes de cada palestra, lambe um pedacinho de papel que sempre carrega no bolso.

  • Cada palavra escrita nessa matéria, era uma lágrima que escorria dos olhos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Acaso você conhece a história de seu país, seguramente que não, razão de tanta ignorância.

      • Onde está a tal da "ignorância" no meu comentário? Que viagem. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • O movimento apoia o parlamentarismo monárquico pois nós monarquistas vemos ele como um modelo superior ao presidencialismo, não queremos a família imperial no poder por que eles foram escolhidos por Deus até porque esse

    • Meu caro, se não foi Deus, quem foi? Teve eleição para imperador? Herda-se um governo como quem herda um sítio ou um apartamento, "porque era do papai"? Fico preocupado de acabardos, com isso, tendo um D. Carluxo, o Feroz

  • Até porque eles nunca disseram que foram enviados por Deus, eles governavam pois tinham aclamação do povo

Related Post