Glória para Moro, vergonha para o Brasil. Temos um delegado da roça dos anos 50 no poder

 

É o dia de glória de Sérgio Moro.

Com toda a cobertura legal que se autoconcede, conseguiu, numa simples vara judicial, mais do que conseguiria se dispusesse, como na frase célebre, “dos seus capangas lá do Mato Grosso”.

Meter um ex-presidente da República num camburão da política.

“Manda buscar aquele sem-vergonha e traz para a delegacia”.

E com requintes de máximo constrangimento: sexta-feira, bem cedo, bem na hora para as edições da Veja e da Época fazerem suas capas.

Porque é preciso quebrar a alma do cidadão, pretendendo humilhá-lo diante de todos.

Sérgio Moro, apontado como paladino da Justiça, é seu pior violador, porque usa a toga para tirar-lhe das mãos a balança, o equilíbrio, a ponderação.

Não fosse o fato de termos uma imprensa que age como um aparelho golpista e antidemocrático, Moro nem sequer estaria respondendo por seus atos, porque jamais teria coragem de praticá-los.

Por que conduzir aparatosamente alguém para depor  jamais foi chamado por seu tribunal a isso?

Por que, sobretudo, quando o ex-presidente acabara de ter uma ordem judicial que o protegia deste abuso mas que, como dizem os jornais “só valia para São Paulo”?

É simples.

Por que não é a prudência quem lhe guia os atos, como compete a um magistrado, mas a obsessão de poder.

Não este poder corrupto, desprezível, fisiológico que se obtém junto à malta, pelo voto.

O poder obtido pelo uso ilegítimo da autoridade judicial, em flagrante simbiose com o que há de mais autoritário e corrupto no Brasil: o seu sistema de comunicação.

Durante mais de dois anos, dedicou-se com afinco a isso, desde que conseguiu, usando o ladrão que mandara soltar – Alberto Youssef – inflitrar-se nas podridões havidas na Petrobras, claro que a partir de certa data, apenas.

E, reconheça-se, não o fez às escondidas, chegando a publicar todos os passos do projeto de demolição das estruturas que esperava alcançar em seus ensaios sobre a operação Manu Politi italiana, embora já nos falte aqui um Berlusconi.

Teve ajuda, é claro.

A mais importante delas, depois dos meios de comunicação, a ilusão do “Brasil de Todos”, que julgou que o controle remoto, as “instituições republicanas” e o equilíbrio dos homens e mulheres aos quais conduziu ao comando do Judiciário zelariam pelo equilíbrio do país.

Os versos, que não sendo dele, atribuem-se a Brecht – “um dia, vieram buscar os judeus, como eu não era judeu, não protestei…” – casam à perfeição com o que se passa no Brasil.

Curitiba imita a Baviera e, graças a esta inação, encontra a nação perplexa e a esquerda exangue.

Os tribunais, ah, os tribunais…Cunha, com todas as provas e documentos de favorecimento pessoal que existe não foi levado a depor à força, com ou sem “japonês”.

Há mil razões para uma democracia transformar-se numa ditadura, onde impera o arbítrio.

E nenhuma razão para que valentes se transformem em covardes e o aceitem.

É o dia de gl´ria para Moro e o dia da vergonha para a Justiça brasileira.

Fernando Brito:

View Comments (142)

  • Culpa única e exclusivamente do PT... da governabilidade... do medo de enfrentar uma midia golpista. Melhor tê-la enfrentado como Cristina o fez na Argentina do que correr o risco de ser expurgado sem lutar! Vergonha do PT e pena, quiçá desespero, da tamanha imbecialização que tomou conta do país... e a presidenta vai fazer reunião com Cardozo e Mercadante para ver o melhor caminho... tamufu

    • Apoiado! não tiveram coragem de denunciar e enfrentar essa policia politica.

      • Fabio, liguei para a RBA - Rede Brasil Atual- e alertei à eles e todos que estão vigilantes em São Paulo, para que não deixem o LULA sozinho num carro com a PF ! Médico coxinha e golpista pra dar um laudo fajuto tem as pilhas. É o que eu posso fazer, não tenho mandato político, assim como a maioria dos colaboradores daqui, abraço!

    • Desculpe, Fábio, mas a culpa não é única e exclusiva do PT, embora o governo federal e diversas outras instituições brasileiras tenham se omitido nessa pantomima shakespeareana que ameaça se tornar uma tragédia grega. O responsável maior são as forças da direita brasileira associadas ao interesse geopolítico do Tio Sam e econômico das petroleiras internacionais que querem desmontar um projeto soberano de país. Aqui tal como ocorre na Venezuela, na Argentina, na Líbia, na Ucrânia, no Irã, interesses contrários ao capital internacional são bombardeados com estratégias de desestabilização e criminalização. Não é fácil contrapor-se a tal rolo compressor, meu amigo. Mas concordo que a inação de muitos ajudou...

  • Bastava intimá-lo e se apresentaria para ser questionado. É parte do show de sabujos de corruptos que ficaram milionários com dinheiro público. Não existe justiça nesse País.

  • … Pessoal,
    hoje eu acordei com uma sensação brutal de ressaca devido ao surreal dia de ontem.
    Ao ler as primeiras notícias sobre a ação contra o [eterno] presidente Lula e a família dele, realmente, eu penso que estou ainda dormindo – e sob um forte pesadelo.
    Como foi possível o governo desde a era Lula no antanho do Mentirão, as demais instituições brasileiras e o honesto e impávido povo trabalhador brasileiro ter permitido que chegássemos a esta situação bizarra, estúpida e criminosamente hedionda?
    Somente resta ao povo ocupar as ruas!
    Imediatamente!
    Sim, eu sei, uma das etapas a ser cumprida pelos nazifasciterroristas &$ golpistas é produzir uma eventual guerra civil.
    Porém, o golpe possa ser definitivamente consumado sem reação, sem derramamento de sangue…
    Afinal, ‘nois’ estamos no Brasil festivo, do homem cordial, da ‘ellite’ mais bandida, mais impiedosa, mais infame, mais predadora, mais [mega]corrupta do mundo!

    E viva a nossa contemporânea pré-Idade Média!

    Já havíamos exortando à exaustão:
    estado de sítio!

    • ontem eu ponderei:
      ‘O Império do Norte’ intensifica as coordenadas!…

    • Quem comanda o judiciário e a midia no Brasil não é o povo, são as elites e elas querem prender Lula, desmoraliza-lo e exterminar a esquerda para que possam roubar sem serem incomodados pelos que vem do povo.
      É o que falo, é só na bala que resolve isso. O Brasil precisa de uma Revolução da esquerda!

  • Republicanismo, medo da midia, covardia e uma presidenta bundona e covarde.
    Esse é o resultado, a direita deita e rola no republicanismo petista.

    • Renato, estou alertando como posso: NÃO DEIXEM LULA SOZINHO NUM CARRO COM A PF...GOLPE É GOLPE, NÃO TEM ESCRÚPULOS !

  • Ah, é guerra!!!
    O enfrentamento será nas ruas! E deveria acontecer no mesmo dia 13 que a coxaiada midiota vai desfilar suas camisetas do Brasil pedindo o fim da corrupção ao lado de Aécio Never!

    • Prezada e consciente Érica,
      o democrático e lídimo enfrentamento tem que se dar de forma imediata!
      IMEDIATA!

  • A nomeação do novo ministro veio tarde. Deixaram esse juiz de quinta fazer e acontecer agora aguenta....Falta articulação política nesse governo há muito tempo....

  • Engraçado, não vi diferença entre a prisão do Luleco e qualquer outra na lava-jato! Mesmos dias da semana, mesma rotina.... O brahma É UM CIDADÃO COMUM! NÃO É DEUS! Mas, massa mal cheirosa, se levaram ele pra lá é pq encontraram MUITA merda desse senhor! Podem ter certeza

  • Tem horas q penso se Marina, ou até Marta, não seriam melhor escolha...

    • ... Blábláblárina &$ a outra traidora citada seriam o mesmo que o [mega]corrupto DEMoTucano 'Aécio 1/3 El Chato Furnas Forever'!...

      A luta continua!

    • Seria muito interessante saber a opinião de suas duas "princesas" a respeito de tudo isto que está acontecendo no país...farão cara de paisagem? Lembre-se que elas são, para o bem ou para o mal, o que são, em grande parte a Lula!

Related Post