Medidas econômicas só anunciam o inferno futuro. O presente tenta esperar até as eleições

O anúncio das medidas econômicas foi recebido pelo mercado com certo conformismo, sem grandes alterações na Bolsa e no câmbio. E um muxoxo: “fazer o que, né?”

Porque só se tratou do inferno futuro, não do inferno de curto prazo, que Temer quer levar para mais longe ou, preferencialmente, para depois das eleições, daqui a cinco meses.

Explico o que é o inferno futuro: estancar o crescimento das despesas obrigatórias – pessoal, educação, saúde, segurança… – a, no máximo, à variação  inflacionária quer dizer, em português mas claro, que não haverá praticamente nenhum em escolas, hospitais, postos de saúde, ações sanitárias e que os servidores (ao menos não os da base) terão nada de aumento real e lambam os beiços se tiverem alguma compensação de perdas salarais.

Como desde o ano passado, quando se adotou a política levyana de cortes e arrocho, significa praticamente zero. Se os serviços públicos nestas áreas já são deficientes, mesmo com a tendência de crescimento de gastos da última década, imagine sofrendo um decréscimo (ou, na melhor das hipóteses, uma estagnação)…

Do inferno de curto prazo, nada foi tratado.

Desvinculação do salário-mínimo ao pagamento de proventos de aposentadoria, fixação de idade mínima para ela, fim do crescimento real do mínimo, coisa alguma, isso não é para já, é para logo, logo…

A antecipação da devolução recursos em títulos do Tesouro colocados à disposição do BNDES para linhas de crédito é apenas um artifício contábil, mas cria um gargalo de recursos disponíveis para financiar qualquer eventual retomada de crescimento da economia. Mesmo esta medida, porém, foi colocada como hipótese, porque há dúvida sobre a legalidade de antecipar os prazos de devolução, por conta da Lei de responsabilidade Fiscal, que proíbe antecipação de receitas.

A rigor, a única surpresa no anúncio de hoje foi o tapa na mesa de Michel Temer, dizendo que, como foi duas vezes Secretário de Segurança, sabe tratar com bandidos.

Vai ver que é por isso que está otimista com as negociações com seus aliados no Congresso.

Fernando Brito:

View Comments (28)

    • Desculpe amigo mas a massa mesmo não tá nem aí, só se mobiliza sob o cabresto da Globo. Manifestação com menos de 500.000 pessoas não farão nem cócegas nos golpistas.

  • fora temer

    fora globo

    fora governo de corruptos

    fora mídia corrupta que apoiou esse governo de corruptos.

    JUCÀ É SÓ UMA FORMIGUINHA NO FORMIGUEIRO DO TEMER)

    O SUCATEAMENTO DO BRASIL JÁ COMEÇOU,

    AGORA SE PREPAREM QUE OS SAQUEADORES ESTÃO A POSTOS..

    Respondam com sinceridade:

    SE O MEIRELES ESTIVESSE REALMENTE COM BOAS INTENÇÕES, ELE ACEITARIA TRABALHAR NO MEIO DE UM GOVERNO CUJA MAIORIA DOS EMPOSSADOS EM ALTOS CARGOS SÃO BANDIDOS, CORRUPTOS E CANALHAS DE TODAS ESPÉCIES ? ? ? ? ?

    (esse governo tem acabar ráspidamente. Brasil não pode ser governado por bandidos)

    (JUCÀ É SÓ UMA FORMIGUINHA NO FORMIGUEIRO NO TEMER)

    • ajuste desprezível:

      ... , ao menos,... (em vez de ao 'menso'...)

      • Que ajuste?
        Tudo que foi anunciado já estava sendo feito,só que sem coletiva de imprensa para o belo,recatado e do lar bater na mesa e mostrar que quem manda em casa é ele e o viagra
        A diferença é cortar dinheiro em educação e saúde e começar a fundar a Chevronbras

  • ... O honesto, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro não permitirá que 'a ponte para o fu(tu)ro' 'vaze' a morte precoce sobre 'nois'!...
    E muito menos esperar pela próxima eleição presidencial!
    A honrada e honestíssima presidenta Dilma Vana Rousseff voltará em muito breve!
    Mesmo porque *caso os nazigolpistas triunfem, não mais haverá eleição presidencial!
    No máximo um arremedo de parlamentarismo à 'braZ$&leira' aos moldes da IMUNDA Casa Grande nativa &$ da ecumênica plutocracia genocida!

    *e não haverão de vencer!
    Ademais, se esta tragédia acontecesse, 'nois' não mais teríamos 'amanhã'!
    Complexo assim!

    Portanto, R-U-A-S, [sagradas] ruas!
    Enfim, mãos à obra!
    E JÁ!...

  • ... Nazigolpistas lesa-pátria, um "rebanho" de PORRAS entreguistas, diria o fidalgo (sic) e congênere bandido réu confesso [Romero] 'Jucá(i)'!

  • Vai ver que é por isso que seu ministério tem tantos bandidos E de tanto lidar com bandidos "ter-se-ia" tornado um deles. Il capo.

  • A verdade é que se depender dos deputados e senadores do PT tamo fu...

    Incapazes de sequer entrar com uma arguição no STF exigindo respostas sobre desde quando PGR e STF tinham o grampo do Jucá. Pedir a sua prisão. Perguntar quem prevaricou. Completamente inúteis. Não interessa que não adiante, porque o STF é golpista, mas expunham as suas contradições, obrigavam eles a meter a mão na lama pelo golpe, faziam eles assinar em baixo de uma vez por todas desse golpe, para a posteridade. Para além do mais de poder cair na mão do Marco Aurélio, atualmente o único juiz legalista. Foi o que a Marina fez em relação ao Cunha. Se ninguem tivesse entrado com uma ação, o Cunha seria o presidente da camara ate hoje.
    O PT não entende a ação política que isso representa, fazer eles assumirem esse golpe preto no branco.

    • ... É verdade:
      ah este '[tíbio] PT da Governança'!
      Os parlamentares do PT só não venham dizer que os pruridos de cuidado decorram em função da preservação da governabilidade!

      E a militância de esquerda?
      Pré-infartada em alguma maca "caindo aos pedaços" em algum corredor de UTI enquanto houver SUS!

  • “Brava gente brasileira…” Será que é só no hino da independência do Brasil mesmo? Este hino que deveria ser o hino nacional. Agora estamos dependentes de golpistas, todos envolvidos em crimes e entregando nossa soberania e dignidade. BRASILEIROS LEVANTAI-VOS. FORA TEMER.

    • É isso ai Diego. Que todos tirem suas bundas do sofá e os dedos do teclado e peguem o caminho das ruas Já! #VoltaDilma

Related Post