O atual presidente da República ameaçou, às vésperas da eleição:
– ‘Seu’ Lula da Silva, vou te dizer uma coisa: você vai apodrecer na cadeia.
Fez a mesma intimidação ao seu adversário na campanha, e disse que seus opositores ou seriam expulsos do país ou iriam para “a ponta da praia”, macabra metáfora que se refere ao assassinato de ativistas políticos e sumiço de seus corpos durante a ditadura militar.
Hoje, a substituta do juiz que havia condenado Lula sem provas, por alegados “fatos indeterminados”, impondo-lhe a condição de preso político sem qualquer
direito e encarcerado em regime de isolamento, produziu uma nova sentença contra o ex-presidente. Condenou-o a 12 anos e 11 meses, por uma acusação
ainda mais frágil do que a anterior.
Tão frágil e descuidada, que na página 114 da sentença a juíza se ampara nas acusações de “dois co-réus”, “Léo Pinheiro e José Aldemário”, ignorando que
são nomes da mesma pessoa. Léo Pinheiro é o apelido pelo qual José Aldemário se tornou conhecido.
Somadas, as condenações impostas pelo juiz que ganhou um ministério no governo estabanado de Bolsonaro e por sua substituta significariam o cumprimento literal da ameaça do presidente. Na prática, seria uma prisão perpétua, sentenciada sem provas cabais, apenas por vingança e perseguição política, e com o objetivo de interditar a cidadania do maior líder popular do Brasil, hoje cotado para o Prêmio Nobel da Paz.
A intenção evidente é destruir Lula, em todos os sentidos. Mas a cruzada do lawfare não conseguirá diminuir a força vital, a grandeza de espírito e a coragem de Lula. Ainda que jogue no lixo as garantias individuais, o devido processo legal e o princípio constitucional segundo o qual ninguém pode ser preso até que tenha recorrido a todas as instâncias a que tem direito, espera-se que a injustiça contra Lula seja enfrentada tenazmente por ele e por todos os que o admiram.
Esta infeliz conjunção de interesses entre parte do judiciário e aqueles que chegaram ao poder não deve arrefecer a determinação de Lula, assim como
não pode vencer a resistência dos que o admiram e, aos poucos, dos que começam a perceber que foram enganados por uma onda de calúnias e fake news.
View Comments (26)
Caro Fernando, sempre é bom ler aqui e em outros blogs progressistas análises corretas sobre o nosso triste momento. Mas me pergunto há muito tempo: o quanto será necessário de sofrimento a esse povo calejado de injustiças até perceberem a mentira gigantesca a que foram submetidos? Temo até que uma eventual premiação de NOBEL DA PAZ, prêmio super reconhecido no mundo inteiro, traga pouca ou nenhuma esperança à liberdade de Lula. Vivemos hoje no Brasil um tempo em que é comandado pelas piores criaturas que já pisaram esse sagrado território. Brasileiros que traíram à Pátria, prostituindo-a a interesses americanos.
Tudo depende do julgamento da ONU, prometido para o primeiro semestre. Imagine-se as pressões que devem estar rolando.
"Governo acabará com o direito a férias, ao 13º salário e ao FGTS para os jovens que ingressarem no mercado de trabalho."
Foi isso que papais, mamães, vovós e titios eleitores do Bozo fizeram pelos seus filhos, netos e sobrinhos. É por isso que a perseguição e satanização de Lula, da esquerda, dos sindicatos, etc não vai parar. Não há saída pacífica, mas o pau só vai começar na hora em que surjam líderes que tenham coragem de entender isso. Esta história de manifestação cirandeira e pacífica já deu o que tinha que dar. É questão de tempo, talvez de muito tempo, tempo suficiente para que não tenha sobrado nada do brazil e nem da América do Sul.
Pois é. Também não vejo saída pacífica, infelizmente.
Certas manifestações pacíficas são até permitidas na "democracia", mas quando chega o momento em que o bedel, digo, comandante do batalhão de capitães-do-mato, digo, batalhão de choque decide que acabou a "hora do recreio" porque ele quer chegar mais cedo em casa para ver o futebol, bombas de gás lacrimogênio começam a voar. Vi isso nas manifestações pró-Dilma aqui no RJ na época pré-impeachment, sem nenhum motivo por desordem.
Eu chamei a atenção e já escrevi: essa juizeca criminosa sequer parece ter lido a sentença excretada pelo torquemada araucariano. E ainda há imbecis e malévolos que a bajularam, alegando superioridade dos conhecimentos jurídicos dela sobre o antecessor a quem substituiu.
As esquerdas estão baqueadas, os movimentos sociais estão olhando nas nuvens, não que não haja manifestações, mas a direita ganhou essa guerra. O povão está sendo massacrado e vem mais ainda.
Não é só Lula na cadeia, é a expectativa que foi detonada.
Quanto a Constituição, essa sempre foi uma tapeação, funciona de acordo com as forças sociais. A direita entreguista está com tudo. Por enquanto.
A direita ganhou esta batalha, mas não ganhou a guerra. Esta está longe de ser decidida.
Esta é uma guerra longa, e nunca antes a elite e o imperialismo tiveram que desnudar-se da forma que o fizeram. Isto não é demonstração de força. É sinal de fraqueza.
As instituições da república estão apodrecidas.
O restauração democrática só será possível com a necessária faxina nas instituições e sua subordinação à vontade popular. Isso implica que a conta dos desmandos, do arbítrio, do entreguismo e da opressão serão pagos por aqueles que deles se valeram. E nisso o exército não será poupado.
Faremos justiça, sem vingança, mas sem piedade.
Quanto mais o perseguem mais ele cresce, se Lula ganhar o prêmio Nobel da Paz o Golpe não terá mais como tampar o sol com a peneira.
https://www.change.org/p/premio-nobel-de-la-paz-para-lula-da-silva-pr%C3%AAmio-nobel-da-paz-a-lula-da-silva-nobel-peace-prize-to-lula-da-silva-friedensnobelpreis-an-lula-da-silva-premio-nobel-per-la-pace-a-lula-da-silva-nobelparalula
A convicção das pessoas é monumental. Eu percebo nelas com clareza que nenhuma autoridade poderia desfazer a certeza de que Lula precisa pagar com a vida arruinada pelo que fez, mesmo que ninguém saiba dizer o que é. Nobel, ONU, Papa, Deus e nem mesmo Reinaldo Azevedo. Se falar que o Lula está injustiçado, é automaticamente um fanático. Eu peço que, apesar de toda a mágoa, o ódio pelo Jair não seja igual em ninguém, porque é grave viver assim.
É isso mesmo, conseguiram fazer uma lavagem cerebral no povo para que este aceite tudo isso passivamente. Não vejo saída, nos mus quase 70 anos, fico pensando o que será do nosso povo, que não soube ver que estava sendo levado para o matadouro passivamente como um rebanho dócil. Muito triste.
Não compartilho seu "republicanismo" , quero que essa cambada de ladrões entreguistas sofram as piores dores possíveis ,e que a morte chegue a eles mansamente no tempo e cruel na dor.
Por que penso assim ?? porque é a o que eles estão condenando a população pobre deste Brasil.
Quero que se explodam !!!!
Confio que as desejadas explosões virão.
Não é tanto sobre republicanismo. Se você fosse juiz e tivesse a chance de condenar Jair Bolsonaro sem provas, apenas com base em delações, para que ele apodrecesse na cadeia, você o faria?
Em caso de resposta positiva, não dá para fingir que é sobre justiça. E dá para compreender um pouco melhor porque o ressentimento de alguns setores resultou nessa palhaçada triste.
O julgamento da ONU será a grande decisão de nosso futuro. Se ela avalizar a bandidagem aí estaremos pedidos e só a tragédia despertará o povo.
A empregada do CRIMINOSO sergio moro ,é mais limtada que ele ainda.
Ela não existe,é pau mandado, treinada e pressionada o suficiente para fazer o que os executores do GOLPE mandam .
Estes usam coturno e farda e respondem as ordens do tio sam.
Correu perna abaixo o estrume dos togados mais gabaritados do stf,que é que esta nulidade podería fazer????
Lula ainda sentia a dor mais profunda da morte da esposa quando foi preso. Ainda sente a perda do irmão, somada ao impedimento de poder dele se despedir, quando recebe o dobro de anos na prisão com nova sentença. Se pensava ser pouco estar preso por mais de 12 anos, numa cela isolada, saiba que agora, ao invés de mais de 12, serão mais de 25 anos. E como Lula tem 72, a fazer 73 anos neste 2019, sem progressão de pena, ou coisa que o valha, e sem que aquela solitária seja substituída por um presídio, como o de Dirceu, que podia trabalhar numa biblioteca, e falar com outras pessoas, é claro que fica insustentável a vida do nosso líder ali, naquele cubículo, e só, por mais cinco anos, quanto mais por mais de 25.
E poucos estão se dando conta de que até o tempo de prisão em cada processo é um deboche. Em ambos, tanto no caso triplex, como no de Atibaia, a dosimetria é maior que 12 anos, beirando os 13. 13 é o quê, para os petistas? É muito sadismo!
O Jurista Walter Maierowitch(?) diz que esse sítio é dividido em duas partes. Uma parte ficará para os Bittar, e a outra já é propriedade da União - será vendida. E diz ao repórter da CBN que dessa vez "há prova provada". Enche a Globo de vaidade "pelo serviço sujo e realizado". Aliás, esse jurista foi, serviu por um bom tempo ao Blogue do Nassif. Hoje serve à CBN apenas.
Ontem, ao ver o Nocaute, Fernando Morais fez questão de anotar esse escândalo, citado na sentença de Lula pela juíza, ao perceber que não há dois co-réus, mas apenas um. Isso, por si só, denota a ânsia de aumentar a prisão de Lula, mesmo sem saber o que escreveu na sentença. Tanto faz, se o velho traidor tem um nome e um apelido. Digo que ele são dois, e pronto.