Meirelles diz manterá política e aprovará reformas. Cinismo ou estupidez?

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (ex-JBS, não é demais lembrar) disse, hoje cedo, que nada mudará na política econômica.

Não sei o que há mais nesta afirmação, se cinismo ou estupidez.

Talvez Meirelles se ache tão onipotente que possa acenar ao mercado com um “la garantía soy yo”, mas o fato objetivo é que que já mudou e vai mudar mais ainda.

O primeiro sinal é o aceno de hoje da Standard & Poor’s, uma das terríveis agências de classificação de risco sobre o provável rebaixamento da classificação do Brasil.

O que trava, de imediato, o ritmo que se pretendia para a queda dos juros públicos e, com isso, do custo do dinheiro (também para investimento) e do alívio das despesas com o serviço e a rolagem da dívida pública. que terá de se compensar com emissões e, consequentemente, com o aumento de seu estoque.

Logo a seguir, aumenta a incerteza de investidores que o governo pretendia trazer com as privatizações deste ano. E com menos certeza, menos interesse e disposição de injetar volumes menores na conta com que se esperava conter a explosão do déficit público.

A alta do dólar dificilmente será revertida até os patamares anteriores, de R$3,10/3,15, o que é positivo para as empresas exportadoras – as que menos sofreram com a queda da Bolsa – mas que encarece a dívida das companhias (e não foram poucas) que tomaram crédito no exterior com o período de baixa da moeda americana.

A tática do “vai de qualquer jeito” com a votação das reformas é algo que não empolga os governistas com algum bom senso. Já era muito difícil antes, eles sabem que é impossível agora, a menos que houvesse a possibilidade de uma solução rápida para a crise detonada pela delação da JBS, e não há.

Só mesmo os pit-bulls do mercado é que sonham numa cruzada suicida de Temer para aprová-las como forma de sair do embrulho em que está metido.

Meirelles, portanto, faz um exercício de arrogância, tipico dos autoritários. Ele “rifa” Temer com a sem-cerimônia dos que acham que é inamovível porque o “mercado” o bancará e fará qualquer um engoli-lo como chefe da economia.

Deveria lembrar que, como Temer, dura enquanto é útil.

Quando não for mais, será chamado de ex-executivo da JBS.

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Este senhor e um grande jogador de truco adora blefar com todo respeito sr . Meirelles vai chupar sua meia.

  • Mentes criminosas, vivem em outra realidade.
    São psicopatas.
    Esperar o que desta gente?
    Barbárie.

  • É só mais um entreguista estrebuchando. A vez dele chegará.

    Nós brasileiros colocaremos esse entreguista na lata do lixo.

  • Neto de Brizola, o vereador Leonel Brizola lembra que o avô insistia na conexão entre bancos e canais de TV

    Escrito por Miguel do Rosário

    23/05/2017

    O Cafezinho tenho a honra de publicar, com exclusividade, um artigo do vereador Leonel Brizola (PSOL-RJ). O vereador entrou em contato com o blog para divulgar um novo livro e um novo espaço na interno para divulgar a memória de seu avô: Tijolaços.
    O espaço é este: https://www.galpaoleonelbrizola.com.br/
    Aproveitemos e fizemos uma entrevista com o vereador, por email, que ele preferiu responder com um artigo, que segue abaixo.

    ***

    O que Brizola faria hoje?

    (...)

      • Laryssa Sampaio: Ocupação de Brasília, dia 24, também é contra a Globo

        22 de maio de 2017 às 23h15

        Só se ilude com a rede Globo quem é bobo

        por Laryssa Sampaio*, no Mídia Ninja
        *Comunicadora popular e militante do Levante Popular da Juventude.

        Não bastassem o apoio ao golpe militar de 1964 e ao golpe político de 2016, a Rede Globo, em aliança com setores do judiciário e da burguesia, se lança novamente como suporte de um golpe, agora o golpe dentro do golpe.
        Como quem joga um jogo de tabuleiro, manipula fatos, criando e “descriando” presidentes de acordo com os interesses seus e da classe que representa.
        (...)
        Não iremos nos silenciar diante de mais uma agenda do golpe. Daremos continuidade a Jornada de Lutas por Diretas Já, iniciada no dia 17 de maio.
        Iremos todas e todos, no dia 24 de maio, à Brasília e às capitais onde tiver atos, para defender a democracia, nossos direitos e as Diretas Já. Além disso, vamos propor também uma alternativa à crise econômica e política.
        No dia 29 de maio, em São Paulo, será lançado o Plano Popular de Emergência puxado pela Frente Brasil Popular. Só unindo às lutas pela reivindicação por Diretas, esse Plano, é que conseguiremos vencer a batalha contra o golpe.

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/politica/laryssa-sampaio-ocupacao-de-brasilia-dia-24-tambem-e-contra-a-globo.html

  • Hummm quenoitedeamor.........Uauuu

    Mas, o que quero dizer, é que o Meireles tem certeza, que poderá ser o escolhido numa provável eleição indireta e ele já tá contando, foi o que depreendi de sua fala, que o temeroso já era........

  • Aparentemente, pelo que ele diz, já está tudo certo pra ele ser eleito indiretamente.

  • Boa tarde,

    acho que nenhum dos dois, é sim que ele tem a convicção que será substituto de MT! Ou só quer foder com nós mesmo, ou seja, tem uma doença mental...

  • Enquanto a balbúrdia impera, continua o butim da Petrobrás e as riquezas do país.

Related Post