Meirelles e Temer deixam exército “na lona” e operação militar no Rio para

A reporter Elenilce Bottari, em O Globo, revela que, há dois dias, os militares do Exército não participam de operações ditas de “garantia da lei e da ordem” para as quais foram mobilizados, com grande espalhafato, há dois meses e que, dias atrás , foi estendida até o próximo ano.

O motivo? Os cortes ordenados pelo Ministério da Fazenda, por ordem de Michel Temer, deixaram as Forças Armadas sem dinheiro.

Das quatro operações realizadas, os custos de duas não foram repostos e saiu da despesa de manutenção dos quartéis, onde já não são suficientes.

Já era constrangedor que as Forças Armadas tenha sido utilizadas de improviso, sem um planejamento que lhes permitisse serem eficientes. Agora, é humilhante fazer com que elas, agora, fiquem na posição de “passar o capacete” por algumas migalhas que lhes permitam atividades caras, como mobilizar milhares de soldados e centenas de caminhões e carros de combate.

A matéria reproduz nota do Comando Militar do Leste confirmando  a suspensão provisória das ações no estado: “O Estado-Maior Conjunto, composto por representantes das três Forças Armadas e de órgãos de Segurança Pública federais e estaduais (…) aguarda provimento de recursos orçamentários para o desencadeamento de novas operações.

Como já se disse aqui, várias vezes, os cortes impostos para cumprir a “meta de rombo” são desastrosas. Se cortam dos militares, imaginem o que se faz com os civis da saúde e da educação.

A propósito, O Hospital Universitário do Fundão, da UFRJ e um dos maiores do Rio, anunciou hoje que vai suspender o atendimento de pacientes com doenças graves, porque os recursos que correspondem à parte educacional não são repassados, porque a Universidade não os recebe do MEC.

 

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Fernando, sem falar que essa operação foi um fracasso.
    Hoje o Morro do Juramento foi invadido em plena luz do dia. Um tiroteio de deixar as pessoas presas na Estação do Metrô de Vicente de Carvalho e de Tomás Coelho.
    Até o próprio trem do Metrô foi alvejado. E a polícia nem apareceu para intervir.

  • e vai seguindo a procissão.
    o plano imposto por Washington, destruir o país, segue de vento em popa.

  • E tem mais:
    "O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, afirmou nesta segunda-feira (14) que, devido a cortes no orçamento, a situação atual das Forças Armadas é "crítica" e a segurança nas fronteiras brasileiras já está comprometida." - UOL-14/08/2017
    E o povo? Vai continuar olhando essa quadrilha acabar com nosso país?
    Acompanhe as ações do blog O Cafezinho, com o Wellington Calasans, Miguel do Rosário e Leonardo Stoppa.

  • E o País precisará conviver com mais 20 anos devido a aprovação da Pec do teto de gastos de recurso (A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo do ano anterior, e estamos em 2017, veremos então em 2037 o que sobrou do Brasil. este é o Governo do Golpe.

    • Tradicionalmente, nossas constituições são como birutas de aeroporto. Daí, novo governo, nova PEC e tudo se ajeita novamente. Supondo que consigamos derrotar o golpe em curso.

    • Se em tão pouco tempo já está tudo travando, não dá nem para imaginar como as coisas estarão após 20 anos da tal PEC!

  • Da Série 'No Brasil, não há coincidências'!

    Muito estranho o casal '-20' do 'jornal NAZIonal' não ter feito um carnaval a respeito das mais recentes declarações do Antonio Palocci!
    Nem tocou no assunto!
    Logo agora quando o Palocci disse que por 04 ou 05 vezes entregou pessoalmente pacotes de dinheiro ao presidenete Lula!
    "De quebra", o mesmo Antonio Palocci entregou documentos [documentos] que comprovam a megacorrupção de cerca de 10 grandes empresas!
    Com certeza a Globo não está neste "bolo"!
    Será que o Palloci deu o drible da vaca na Globo e no 'mor(T)o' com tudo dentro?

    • Da Série 'No Brasil, não há coincidências'!

      Muito estranho o casal '-20' do 'jornal NAZIonal' não ter feito um carnaval a respeito das mais recentes declarações do Antonio Palocci!
      Nem tocou no assunto!
      Logo agora quando o Palocci disse que por 04 ou 05 vezes entregou pessoalmente pacotes de dinheiro ao presidenete Lula!
      "De quebra", o mesmo Antonio Palocci entregou documentos [documentos] que comprovam a megacorrupção de cerca de 10 grandes empresas!
      Com certeza a Globo não está neste "bolo"!
      Será que Palloci deu o drible da vaca na Globo e no 'mor(T)o' com tudo dentro?

  • Para não esquecermos, de acordo com Jucá na conversa vazada com Sergio Machado: "Conversei ontem com alguns ministros do Supremo. Os caras dizem 'ó, só tem condições de [inaudível] sem ela [Dilma]. Enquanto ela estiver ali, a imprensa, os caras querem tirar ela, essa porra não vai parar nunca'. Entendeu? Então... Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir. Estão monitorando o MST, não sei o quê, para não perturbar".
    E o engraçado é que figuras desprezíveis vem a público dizer em alto, bom som, e nenhuma vergonha na cara que as instituições estão funcionando. É pra rir ou pra chorar? Funcionou muito bem em tirar o governo que, hoje temos certeza, não visava abafar as investigações para colocar criminosos no poder. Agora esses criminosos vendem parte estratégica do Estado, rasgam a CLT, destroem a ciência e tecnologia do país, enchem os postos chaves do poder com bandidos, etc, é tanta lama que já acho que não pode piorar. Um escândalo do governo golpista encobre o outro e assim o anão moral do asno pomposo vai matando o Brasil. Enquanto isso a empresa mais corrupta do país (plim-plim), como de costume, vem servindo a interesses estrangeiros, falando em horário nobre da importância das "reformas necessárias", e pau no pobre e em quem pode se opor à voracidade do mercado financeiro.É mesmo um triste país.

    • Pois é não deu em nada, ou em muito pouco. O delegado parece ser muito sensato, estava motivado era uma investigação importante.
      Mas analisando pela entrevista dá para ter ideia de alguns erros básicos movidos
      a uma certa ingenuidade. Primeiro que o delegado acreditou , na época, que autoridades de outros países iriam colaborar com total apoio a investigação. Os estrangeiros até podem externar, fazer convênios etc e tal, até vão ajudar a capturar um ou outro marginal. Mas com limites. Por causa da propaganda midiática muitos acreditam que a america é um grande exemplo de liberdade e justiça. Como esta operação já faz um bom tempo não havia então notícias recentes de que a america é a maior lavanderia e paraíso fiscal do mundo
      (delaware, reno-nevada-miami(imoveis-competindo com londres) para citar alguns amplamente divulgados nas mídias internacionais. https://www.theguardian.com/us-news/2016/apr/06/panama-papers-us-tax-havens-delaware
      Outra erro for externar na mídia golpista e agora com os acontecimentos dos últimos anos vimos que vários barões da mídia e do empresariado recorreram a paraísos americanos ou controlados pelo império.
      O importante para o império e ter o dolar com estatus de reserva internacional. Não importa se usam dolar para esconder, fazer lavagem ou pagar por tráfico de drogas. O importante é que o dolar se espalhe e continue seu domínio como reserva. https://journal-neo.org/2016/05/09/from-golden-dollar-to-petro-dollar-to-narco-dollar/ a dívida americana alcança os 20 trilhões de dólares
      e nada melhor do que dinheiro que venha de fora para ajudar no financiamento da economia. E quem sabe ser usada de uma outra forma para comprar ativos em outros paises pelo sistema de bolsa de valores e viver a vida a base de dividendos
      explorando privatizações de outros países

Related Post