Mello Franco e a visita imprópria de Cármen Lúcia

Bernardo de Mello franco, em O Globo, na linha do que já se escrevera aqui no domingo:

A ministra Cármen Lúcia sempre demonstrou cuidado com sua imagem pública. Por isso, é difícil entender o que ela esperava ao receber Michel Temer para uma conversa privada.

A presidente do Supremo Tribunal Federal abriu a própria casa para o mais ilustre investigado da Corte. O encontro ocorreu num dia de folga, sem testemunhas e fora das agendas oficiais.

A visita já seria imprópria em tempos de calmaria. Está longe de ser o caso. Temer voltou à mira da Lava-Jato. Sob pressão, tem aproveitado todas as oportunidades para reclamar do Supremo.

Em quatro dias, o presidente sofreu duas derrotas no tribunal. O ministro Luís Roberto Barroso quebrou seus sigilos no inquérito dos portos, que investiga o favorecimento de uma empresa do setor. O ministro Edson Fachin o incluiu no inquérito da Odebrecht, que apura o repasse de dinheiro sujo a seu partido.

O poderoso chefão do PMDB esbravejou duplamente. Seus aliados dizem que não havia motivo para a abertura das contas e que ele não poderia ser investigado por fatos anteriores à posse. As duas queixas revelam uma tentativa de colocar o presidente acima da lei.

No caso dos portos, Barroso seguiu o roteiro de toda investigação de corrupção. Se quebrou o sigilo dos coadjuvantes, não teria por que blindar o protagonista. Isso não significa que ele espere encontrar propina depositada na conta do presidente. Como diz o ministro Moreira Franco, não há amadores no Planalto.

No inquérito da Odebrecht, Fachin também fez o básico: atendeu a um pedido da procuradora-geral da República. Nomeada por Temer, ela entendeu que a Constituição impede que ele seja denunciado, e não investigado, por “atos estranhos ao exercício de suas funções”.

Para evitar constrangimentos, Cármen deveria ter evitado o encontro do último sábado. Se o investigado insistisse, a juíza poderia marcar uma reunião em dia útil e em local público, com registro na agenda oficial.

Seu colega Ricardo Lewandowski mostrou como se faz em 2015, quando Eduardo Cunha tentava emparedar o Supremo e interferir no rito do impeachment. O ministro recebeu o deputado, mas abriu as portas do gabinete e convidou a imprensa para ouvir a conversa.

Cármen Lúcia, que já está numa posição contestada por não colocar em votação o pedido de habeas-corpus para Lula poderia ter evitado esta desgaste. Ou será que, ao contrário do que parece, não foi um desgaste, mas um movimento para angariar apoio?

Fernando Brito:

View Comments (48)

  • "Com Supremo, com tudo" vai se somando as máximas da política nacional.

  • Essa falta de escrúpulo só faz aumentar o descrédito em nossa Justiça com seu envolvimento com políticos. No Congresso, via de regra, só marcam votação depois da contagem dos votos favoráveis ao governo. Que é da democracia?

    • O seu descrédito na justiça brasileira ainda está em fase de crescimento?

  • Fernando, ela só quis avisar a Globo que está tudo ok, que está fazendo a parte dela.

    • Ou indo mais além: A Globo MANDOU essa pilantra receber Temer. Ela, obediente ao patrão, atendeu. Nojo

  • A independência entre os três poderes, após o golpe, virou "interdependência". É tanta sujeira, que todos se ligam numa aliança criminosa.
    Que ninguém duvide que o judiciário é tão sujo, quanto os demais. Personagens como moro, gilmar, carmen lúcia, alexandre moraes, raquel dodge, estão aí para comprovar.

    • Triste e revoltante é perceber, que no poder judiciário o que deveria ser a EXCEÇÃO, virou MAIORIA.
      ESTAMOS MANTENDO COM NOSSO ESFORÇO E MISÉRIA ,UMA CASTA CRIMINOSA E DEBOCHADA .
      Torço pelo dia em que A JUSTIÇA DE VERDADE,impere no nosso país,e delinquentes como os que hoje nos assolam,terminem suas CRIMINOSAS VIDAS NA CADEIA.
      A maçonaria MALDITA tomou conta dos poderes da REPÚBLICA.

  • Mais interessante do que o dito e o escrito é o subentendido, que fica nas entrelinhas. Há menos de dois meses no diário dos Marinho, Bernardo Mello Franco já parece um veterano da casa. Observem para onde ele mira sua artilharia, as insinuações que faz e qual bandeira ele está defendendo. Em pouco tempo Merval Pereira estará superado.O aviso está dado. Quem viver verá.

    • Uau, gostei do seu comentário, ousado e desafiador. Quero viver pra ver o velho vaidoso Merdal descer um degrau quieto.

  • Até quando vamos suportar essa tríplice aliança do judiciário, executivo e legislativo? Onde foi parar a independência dos 3 poderes? Com essa interdependência o País fica patinando ao sabor da cobiça interna e internacional. Nossas inigualáveis riquezas não são administradas em benefício de nosso desenvolvimento. Precisamos de uma revolução de preferência eleitoral para destronar nossa "Bastilha".

  • Me deu um enorme asco ver a foto em que a presidenta do stf, além de estar recebendo temer em sua própria casa, ainda sorri e acena para os fotógrafos. Isto demonstra que esta gente está vivendo num mundo diferente, com mora, ética e bons costumes diferentes. Para ela (e ele) aquilo não tem nada demais. Isto é normal para eles. A frase atribuída a Maria Antonieta, "se não tem pão, comam brioches" revelaria alienação completa da realidade.

  • - Quantos bandidos TUCANOS existem atrás das grades no BRASIL?
    - Onde estão presos os bandidos TUCANOS da famosa mundialmente LISTA DE FURNAS?
    - Onde estão presos os bandidos tucanos responsáveis pelo maior roubo do Brasil, efetuado pelo FHC e sua “QUADRILHA TUCANALHA” nos oito anos de FHC e considerada mundialmente como a maior roubalheira do erário nacional em todos os tempos?
    - Onde estão presos os corruptos TUCANOS do famoso mensalão TUCANO de compra da REELEIÇÃO de FHC?
    - Onde estão presos bandidos TUCANOS do MENSALÃO TUCANO DE MINAS GERAIS, comandado pelo governador TUCANO AZEREDO?
    - Onde estão presos os bandidos TUCANOS das roubalheiras em todos os governos de tucanos no Brasil, fartamente delatadas nas redes sociais e até mesmo na mídia que os apoia?
    - Onde estão presos os ladrões TUCANOS paulistas das roubalheiras do TRENSALÃO, do METROLÃO, da DERSA, da CPTM, do RODOANEL, MERENDA ESCOLAR, do TCE ETC... ETC..., ETC... ETC...?
    - Onde estão presos os bandidos TUCANOS da maior operação de LAVAGEM DE DINHEIRO do Brasil e quiçá do mundo, (134 bilhões de dólares) efetuada no governo do FHC e com a participação nas investigações, do também famoso juiz tucano MORO?
    - Onde estão presos os ladrões TUCANOS da compra da refinaria Argentina Perez Compec pela Petrobrás no governo FH (PSDB) que gerou propina de US$ 100 MILHÕES ao governo FHC, a maior propina envolvendo um único negócio na estatal revelada até agora nos mais de dois anos da Lava Jato?
    - Onde estão presos todos os bandidos tucanos fartamente delatados na LAVA JATO do juiz considerado como tucano, MORO, e nos MP paulista, mineiro, goiano, carioca etc ..., sendo que um deles é considerado como a maior aberração do judiciário nacional, o caso do bandido corrupto AÉCIO, que é beneficiados pelos bandidos de togas desde que entrou para a política e que continua no cargo até hoje?
    A lei há voltar a prevalecer e todos bandidos, não importa qual cargo eles ocupem, serão devidamente investigados, processados e punidos, sempre de acordo com as leis da Constituição Federal do Brasil e por outros Juizes (com J maiúsculo) probos, éticos, honestíssimos e muito honrados.

    • Perfeita a sua indignação que também é minha, e deveria ser de todo o Brasil se fosse um país sério, de toda a imprensa se fosse imparcial, de toda a justiça se fosse justa, de todo povo se não fosse um mero papagaio que só repete a globosta, de toda a sociedade se fosse unida e não inescrupulosa, egocêntrica e imbecilizada onde uma classe mérdia se acha rica, a classe rica se acha dona do mundo e a classe pobre adere ao futebol como prioridade máxima pra sua felicidade, infelizmente

  • Não posso contestar as decisões da justiça, embora elas me pareçam ilegítimas, por que isto poderia ser acusado de obstrução da justiça e coisas mais.
    Mas uma coisa em posso fazer: pedir a demissão em bloco destes stf que não garantiu a constituição e os direitos humanos. Poderia citar dezenas e dezenas de casos, como por exemplo, a gravação e divulgação de grampo da presidenta e o acorrentamento de preso indefeso.
    QUE O stf RENUNCIE EM BLOCO, para que o país possa pensar em voltar a ser um país decente.

Related Post