Bernardo Mello Franco, na Folha de hoje, chama a atenção para um ponto para lá de suspeito no parecer da procuradora-geral Raquel Dodge contra a concessão de prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, o homem do apartamento de R$ 51 milhões: é que, ao apontá-lo como “líder de organização criminosa”, pela lei, Dodge fecha a porta para uma eventual delação do há décadas cúmplice de Michel Temer.
Até a posse de Dodge, o Ministério Público via o ex-ministro como integrante do segundo escalão do quadrilhão do PMDB. O novo parecer parece apontar duas mudanças importantes para o futuro da Lava Jato.
Na primeira, a Procuradoria passaria a entender que Geddel não cumpria as ordens de um chefe. Na segunda, ele perderia as condições de fechar uma delação, já que o acordo não pode ser oferecido a quem está no comando da gangue. Nos dois casos, o maior beneficiário do parecer de Dodge seria quem a nomeou.
Sim, parece, mas a nova procuradora também não amarra definitivamente suas mãos, colocando um “parece” antes da definição – algo esdrúxula, visto que Geddel, está claro, atuava dentro da quadrilha que se referenciava no poder de Michel Temer – como chefe da quadrilha:
“Mesmo em crimes de colarinho branco, são cabíveis medidas cautelares penais com a finalidade de acautelar o meio social, notadamente porque a posição assumida por Geddel parece ter sido a de líder da organização criminosa”, escreveu Dodge.
Sem os espetáculos que marcavam as manifestações de Rodrigo Janot, resta alguma esperança – sem ela, podemos viver? – de que Raquel Dodge esteja, ao contrário do que aparenta, abrindo a porta para a possível delação.
Porque, para ter direito a ela, o “banco Geddel” terá de dizer que não era o chefe, mas o arrecadador e fiel depositário do verdadeiro chefe da organização criminosa.
Cuja identidade não rende nem mesmo um romance de suspense policial.
View Comments (32)
Pizza meia calabresa meia portuguesa
Parece que o WhatsApp funciona de forma intensa nessa república de ladrões , a nova procuradora da república foi escolhida a dedo pelo SL ( super-ladrão) Temer, teve aceitação imediata por aqueles honrados senadores defensores do Aécio. Essa república que aí está só tem solução, eleições diretas para presidente da república e a convocação de uma constituinte que tenha poderes de mudar essa podridão.
... E não esquecer de que a engavetadora surgiu no escurinho do Jaburu do mafioso MT procedente de Táxi (sic) do 'miniSTÉRIO' PRIVADA, mesmo "estacionamento" dos glutões suarentos 'Robert(o) do Mentirão Gurgel' &$ 'Rodrigo Líder do Alto Comando do Golpe Vagabundíssimo Janot'!...
O país está mais DESACREDITADO que o Haiti. Muito terno, sisudos, lindas entrevistas, sorriso kollynos, prometendo coisas de primeiro mundo COMO EDUCAÇÃO, SAUDE, MORADA, EMPREGO, MAIS VERGONHA. Só falta dizer ao POVO que terão férias de 365 dias ( com o DESEMPREGO)
Canalhas! Ladrões! Eu não desisto! Todos soltos! Inclusive o Cunha. Acreditem. Sigam a zoiuda. Todos, alegres e saltitantes, né Gilmar Proletário? Maldito padrinho do ladrão mineirinho. E as panelas? Continuam enfiadas?
… Enquanto isso os inocentes João Vaccari Neto e Henrique Pizzolato mofam na cadeia!
E o grande líder José Dirceu está na iminência de retornar para a prisão perpétua, mais um preso político sob o estado de exceção desde o julgamento do Mentirão…
Insisto: somente uma guerra civil nos salvará destes monstros da direitona!
Mesmo porque não há diálogo com fascistas!
... E se na trama da *engavetadora do MT, já estiver no prelo um [indecoroso e previsível] habeas corpus expedido pelo "supremo DEMoTucano" gilMAU DANTAS?...
*Rachel Táxi!
… E se na trama da *engavetadora do MT já estiver no prelo um [indecoroso e previsível] habeas corpus expedido pelo “supremo DEMoTucano” gilMAU DANTAS?…
*Rachel Táxi!
Será que TEMER não teve uma assessoria "jurídica" de um ex AGU na escolha da nova PGR?
Essa procuradora, formada em Harvard, e obidiente feito só ela, faz o que mandam. Sabem de onde? Bingo.
Ao contrário dos ingênuos Lula e Dilma que acreditavam em "republicanismo", que também acreditavam que os membros de todo o judiciário estariam mais preocupados com o cumprimento das leis e o que era melhor para o país e não apenas para sua turma, temer tratou de arranjar uma engavetadora geral da república, como fez o também espertalhão fhc.
Carlos, infelizmente o PT adotou esse maldito republicanismo que a direita jamais adota.
Te falo mais, se o Lula for candidato e ganhar isso não mudaria, ele vai vir com a conversa fiada que vai pacificar o pais e vai novamente usar o Lulinha paz e amor e seu republicanismo
Temos um problema muito sério: como dissolver o aparelho que a dona zelite montou dentro do estado (e até na mídia) para conservar o poder, independente de quem seja o eleito? Eu não acredito que um presidente não alinhado à dona zelite, seja ele quem for, vai conseguir promover o desaparelhamento, mesmo se obtiver maioria no congresso. Vargas só cosneguiu governar como ditador e, mesmo assim, fazendo concessões. Quando os eternos donos do brasil se reorganizaram, derrubaram Vargas. Ele se elegeu e eles terminaram por leva-lo ao suicídio. Se a gente pensar bem, chega à conclusão de que o brasil é um caso perdido. Pelo menos no curto e médio prazos, enquanto a decadência dos EUA não atingir uma situação crítica.
“Parece” que nada salva ninguém na por.
É muito estranha a citação do gedeel como líder.
Será que teremos o mesmo do incriminar janot. Estamos perdidos!
Depois do golpe, o caos.
Incrível e bandidão, e não incriminar.