O que acontecia, já, na prática, foi “formalizado” hoje pelo Estadão: Aloízio Mercadante não é mais o Ministro da Casa Civil de Dilma Rousseff.
Ou melhor, ainda é. Só que reduzido às funções administrativas do cargo, sem participar do núcleo de articulação política.
Mercadante defendeu sua posição o quanto pôde, inclusive tornando-se a fonte principal dos “vazamentos” de notícias e especulações do Planalto e dos supostos “pedidos” de sua própria substituição que teriam sido feitos por Lula.
Atitude que, por si só, mostra-lhe o “desapego ao cargo” e o grau de companheirismo e confiabilidade de seu comportamento.
Bem como sua miopia política, porque se prestar a criar qualquer atrito entre uma Presidenta acatada impiedosamente no presente e o maior líder da esquerda brasileira, contra o qual se voltam os tiros estratégicos do conservadorismo, para 2018, é, além de pequena, uma posição lá não muito bem provida de inteligência, a menos de alguém que já se veja querendo ser o “Marta Suplicy, Parte 2”.
Há tempos isso vem sendo apontado aqui, tanto que reaproveito a ilustração do post do início de fevereiro.
Se não fosse a proverbial teimosia de Dilma Rousseff, Mercadante teria voltado já para o MEC, vago desde a atitude pessoalmente louvável e politicamente destemperada de Cid Gomes. Mas ela fez o que não precisava fazer – negar mesmo uma minirreforma ministerial – e pode ser que o mantenha, mesmo esvaziado, num ministério que é peça-chave de qualquer articulação política que se deseje.
Dilma precisa de auxiliares que trabalhem para recuperar, na economia e na política, um ambiente de estabilidade.
O debate ideológico, neste momento, não tem como ser travado pelo governo precocemente enfraquecido.
Cabe às forças políticas, aos movimentos sociais e aos polemistas (coisa difícil de entender para a direita, que coloca tudo a reboque de cargos e dinheiro).
Dispensam-se, neste instante, figuras ambiciosas, que não entendem que a legitimidade de Dilma tem origens nas urnas e em Lula e a de ambos num projeto de desenvolvimento nacional que só pode seguir seu rumo se tiver contrapesos à direita e à esquerda que o equilibrem.
E uma espinha dorsal que os seja capaz de equilibrar, sem se partir.
View Comments (41)
Nunca mercadantes neste país viste algo parecido.
Torço pelo governo Dilma 2, mas está difícil se ela mesma se cerca de traíras incompetentes e outros pusilânimes. Está dificultando até a volta do Lula, que ainda é líquida e certa. Torcendo para a presidente abrir os olhos e mostrar o tal coração valente que, até agora, não passou de peça publicitária.
Atualização: Dilma mantêm Mercadante onde está. E ainda tem gente defendendo esse segundo governo da Dilma. Eu joguei a toalha. Torcendo agora para Lula ter chances de voltar em 2018 (ou até antes, sei lá...).
da onde que esse m.................esse b.................saiu do governo , quem disse isso enganou feio. eu tava assistindo a nbr e la estava o escroto traidor dando entrevista como min.da casa civil. da onde que esse poste de pres. tem peito para demitir alguem, depois que o pres. da camara demitiu o cid gomes vamos esperar o que desse desgoverno? a frente de esquerda que nao forma rapido nao para ver , e ta esperando o que?
o lula voltar em 2018 , ele que nao toma vergonha na cara nao e nao se alia a frente de esquerda que diz que vai ser formado. gente o que ele construiu esse poste de pres. ta acabando com tudo, ela nao ta nem ai depois desse mandato. ela nao vai candidatar mais, o resto que se dane. depois que a martaxa tomou o rumo que tomou , nao precisa duvidar de mais nada. ela vai entregar o brasil na mao da direita e nos que se dane, entregar nao , ja entregou.
Menos um dos vazadores, tem mais, é urgente estancar os vazadores. Até o que a Dilma pensa no WC é passado para a imprensa assim que ela sai do WC. E o Zé continuando, não muda nada no Planalto. Onde se viu um Juiz receber prêmio do maior inimigo do governo e ficar por isto mesmo. Onde se viu um advogado de bandido, dar entrevista dizendo que o objetivo da Vaza a Jato, é chegar ao Lula e nada acontece no judiciário. O mínimo que o PT poderia fazer é pedir o impedimento do Juiz e o afastamento do advogado. Golpista confesso.
é! venho cantando essa desde que foi candidato por SP governo. ele não é um traíra é só um complexado e isto é o pior.
lembro que Lula é político de São Paulo, embora tenha nascido em Pernambuco. assim como fhc é paulista, embora tenha nascido no RJ.
a luta que conta é a luta de classes.
ela não pode ser substituída pela luta regional.
embora a abordagem regional seja importante para a compreensão do momento que vivemos.
Por quê PT tem o sangue bom para atrair tantos TRAÍRAS?
Pernilongo não vai atrás de defunto.
O problema de raiz, independente dos predicados "Contigo" de Mercadante, é que sabia-se de sua incompetência para tal função, de braço direito político do governo. É como colocarem Ronaldinho Gaúcho para ser o técnico de seu clube. É crônica de um desastre anunciado.
O que me deixou tristemente foi a campanha feita para o senhor José Dirceu arrecadar recursos para pagar sua multa a justiça sendo que ele tem recursos suficiente para isso.
Ganho menos de dois salários mínimos e contribui espontaneamente me senti traído.
João, assim como voce, eu tambem contribuí. E não me arrependo, pois o fiz de uma forma a mostrar um desagravo a perseguição que o STF, capitaneado pelo JB impetrou contra o Zé dirceu. Fiz tambem para mostrar a força da militancia petista.
Injusto vc falar isso agora. Todo mundo sabia que o Dirceu tinha bastante dinheiro... A campanha foi por causa da injustiça, não do $$...
Você não está confundindo com a campanha feita pelo José Genoíno?
Ele não enriqueceu com a política, foi preso injustamente, e não tinha como quitar a dívida de R$ 700 mil com a (in)justiça.
Mentira gente, tá cheio de Troll da direita cibernética por ai. "Sou negro e sou contra as cotas", "Sou amazonense e sou contra a copa em Manaus", "Sou homossexual e sou contra beijar em público", "sou feminista mas sou contra o aborto", "Votei em Dilma e me arrependi", essa é a nova forma que a Direita está usando desde 2010 para formar opinião.
O que deveria deixa-lo "tristemente" triste" é não ter entendido o real significado desse ato político de solidariedade, atestando ser legítimo coxinha replicante, pois apenas desavisados rolabostas das coisas da política considerariam Dirceu sem condições de obter a quantia com algumas poucas pessoas. Quanto a tua alegada contribuição é tão verdadeira quanto imparcial foi a justiça e a mídia no julgamento de Dirceu.
Prezado xará,
nossa contribuição foi pela causa e pela injustiça do STF.
No passado, o enfrentamento ao arbítrio.
No presente, o arquiteto do projeto de emancipação do povo.
Esse é Zé Dirceu!
A Folha de ontem publica um encarte maroto Orgulho Coxinha. Objetivo: desvincular os nazi-fascistas da Paulista Ex Cansei da direita. E esconde-los nos Coxinhas. Para isso cria novos conceitos para Coxinha tentando deixa-los simpaticos.Te conheço, Folha.
Pelo Amor de Deus!!!,
Não comece a promover a volta do "Mercado-antes" para o MEC!
Ele foi péssimo ministro. Por exemplo, um desastre na "negociação" com os profs das univs feds durante a greve! Conseguiu, ao final das contas, que uma categoria francamente simpática ao governo, ficasse em situação oposta, apesar de grande parte do "gasto" das reivindicações salariais ter sido feito, às custas de uma estrutura de carreira irracional. Um completo incompetente e criador de caso à toa. Péssimo político. Educação é assunto muito importante para ficar com este b... Aliás, assunto algum deveria ficar sob responsabilidade deste sujeito. Só pode, talvez, servir, para cumprir ordens burocráticas, nenhuma autonomia pode ser dada a ele. Não deveria ser político, mas já que é e querem mantê-lo em algum cargo, deixa ele só com bobagens burocráticas, sem acesso a informação relevante (parta não vazar, pois além de tudo é traíra).
O momento de vazar acabou...vamos usar fraldas.Para a Educação um Ministro leve,humilde,capaz,reservado...Celso Amorim.Por Favor!