Merval diz que corrupção tucana é cheirosa, do bem

Essa vai ficar para os anais da história mundial do cinismo.

Em sua coluna de sábado, o principal analista político da Globo afirmou que há uma diferença entre o “petrolão” e o “trensalão”.

O petrolão é do mal, porque visava financiar partidos políticos.

O trensalão, por sua vez, é do bem, porque é uma corrupção “tradicional, digamos assim”. Ou seja, não faz tanto mal à república.

Merval, isso não existe.

Toda corrupção na política visa a preservação do poder político. Ou melhor, toda corrupção, em política, busca se preservar, por uma razão óbvia: para continuar roubando e para não ser pego.

A diferença é que alguns casos são investigados, outros não.

Além do mais, o trensalão envolveu nomes que faziam a arrecadação de recursos para o PSDB.

Então mesmo a sua hipótese cínica, mesmo a sua crise terminal de farisaísmo, não cola.

O Ministério Público já pediu a devolução de quase meio bilhão de reais roubados pelo cartel de trens de São Paulo, escândalo no qual políticos do PSDB estão profundamente mergulhados.

A diferença entre os escândalos é que ninguém jamais cogitou o impeachment de Geraldo Alckmin. Pensou-se um pouco nisso por causa da falta de investimento em infra-estrutura hídrica, mas não no caso do trensalão.

A menos, é claro, que se encontrem provas bastante concretas sobre seu envolvimento pessoal no esquema.

A hipocrisia merválica é tão suprema que ele esquece que o maior caso de corrupção visando a continuidade do poder político foi a compra de votos para a reeleição de FHC.

Havia gravação de deputado admitindo ter recebido dinheiro para votar em favor da emenda que garantia a reeleição para o então presidente Fernando Henrique Cardoso.

FHC mudou as regras do jogo com o jogo em andamento. Para beneficiar a si mesmo.

Os bolivarianistas, quando instituíram a reeleição em seus países, consultaram o povo através de plebiscito popular, elegeram novas assembleias constituintes, fizeram mudanças constitucionais sempre com a presença do voto.

FHC, não. Mudou uma regra de ouro da Constituição, instituindo a reeleição, sem fazer plebiscito, sem ouvir o povo. Preferiu fazer uma negociação palaciana à base de corrupção.

Mas isso pode, né, Merval? Porque é uma corrupção tucana, cheirosa, do bem.

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Já não existe bom censo algum nos colunistas do PIG. Agora perderam completamente o decoro, apelam para a indigência mental de quem ainda lhes dá alguma credibilidade para logo após sair em passeata pedindo golpe militar ou institucional.

  • Caramba, que a nossa grande mídia é hipócrita e cínica não é novidade alguma, mas assumir tão descaradamente esse cinismo e hipocrisia como o Merval fez, chega as raias do inacreditável... "corrupção do do PSDB é corrupção do bem..."... Aff! Manda importar óleo de peroba que o que tem no Brasil não vai dar para tamanha "cara de pau".

  • Prescrição, lembram do que se trata? Há quantos anos FHC teria comprado votos? A lei penal suportaria chegar àquela longínqua era? Não. Já o que ocorre hoje é perfeitamente alcançável pelas "malhas da lei". Eu me preocuparia com a notícia ou comentário do jornal de hoje, mesmo que escritos pelo Imortal Merval - que escreve mal pra caramba, diga-se de passagem! Hoje, de quase nada adianta falar nas peripécias de outrora do PSDB. A eleição é finda, Dilma ganhou. E precisa mais é governar do que se comparar com os principais opositores. O PSDB perdeu, diga-se de passagem, por conta do legado que construiu no imaginário popular. Imaginário que tem privataria, compra de voto para reeleição etc. O PT que se cuide para não construir imaginário semelhante...

  • A coluna do Merval é um desrespeito ao povo brasileiro.

    Alguém saberia dizer, em valores atuais, quanto valeriam os 200 mil distribuídos no congresso pelo FHC?

    • Aproximadamente uns 600.000 mil, apenas com correção monetária, sem juros. Se considerarmos que o Congresso tem uns 500 parlamentares, mas supondo que 15% eram do próprio PSDB e por isso não precisariam receber, podemos ainda jogar um pouco para baixo tirando alguns alidados e deixar uns 300 parlamentares (para ser generoso com os tucanos) há 600.000 mil por cabeça o que daria uns 18 milhões de reais atualmente.

      Há! No mensalão, SEM PROVA ALGUMA se estima que os parlamentares teriam recebido 50 mil por cabeça para aprovar a reforma da previdência e a reforma tributária (quase dez vezes menos e ainda assim não tinha nenhum projeto de manutenção do poder)

      • Eduardo,
        Uma pequena correção:" atualmente daria R$ 180 milhões .."

  • E por essas e outras que o governo tem que dar uma radicalizada e nao ficar dialogandp muito tipo duperativ primario, trem bala , enem ,taxar fortunas e meter guela a baixa dessa gente.

  • A suprema piada sem graça ... O Estado Brasileiro virou a COSA NOSTRA de suas elites colonizadas !!!!! O Estado Brasileiro virou uma possessão das elites colonizas, que o transformaram num 'esquemão' para se dar bem e negar o desenvolvimento ao País e ao Povo. Chegamos ao ponto em que corrupção, mesmo não provada, com o objetivo de desenvolver o país de forma inclusiva, equânime e soberana, é corrupção do Mal, mas corrupção para favorecer a banqueiros de rapina e a voracidade de uma Malta de mauricinhos rentistas e insaciáveis da PRIVADA corrupta e inimputável, é corrupção do Bem !? 'Coidilôco ... SOCORRO POlÍCIA !! O que, a Polícia faz parte do esquema !?! ME TIRA OS TUBO !!!!'

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO de SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

    • Bravo!

      É exatamente isso, Yacov.

      Ou, noutros termos: "corrupção do bem" na visão globo-mervalesca é a corrupção que atende a interesses de prepostos a serviço da direita mais estúpida do mundo, que, por isso mesmo, e por sua vez, sempre esteve a serviço da matriz colonizadora.

      • É um Mundo paralelo.
        Tratamento paralelo.
        Poder paralelo.
        Força paralela.
        Enfrentando isto, o pobre não sobrevive.
        O lado de lá invade o lado de cá.
        Não dá folga..
        É a Mafia que bate a porta do Comerciante
        e pede uma mensalidade.
        Invadem tudo.
        Desde o interior de Um Ministério, ao interior
        das casas.
        Cobram um custo altíssimo do lado de cá..

  • Incontida "satisfação", pela certeza inquestionável da estupidez dos próprios leitores.

  • Segundo a tese do merdal, então existe traficante do bem, bandido bom, estuprador honesto, corrupto de Cristo, contanto que seja tradicional e não financie ou seja afiliado à partidos políticos!

    • E isso sem dizer que tem "um certo principal analista político da Globo" que de tanto falar asneiras acabou assim, dando bom dia a cavalo.

      O uso sofismas já se tornou tão corriqueiro e tão descolado da realidade que... deu nisso: vexatório nonsense. E o vexame além de público, é diário.

      Academia Braileira de Letras... humm... só se for de letras bélicas. Escritas a partir duma casamata, cuja própria história a coloca no patamar de a rainha do golpismo.

      Das duas uma: ou a grana que recebem é altamente compensadora, ou caras como esse confiam cegamente naquele fukuyamico "Fim da História". Bom, a não ser que vivam blefando politicamente. Sofismando, sim, vivem, com certeza, mas blefar...? Por que não? Não duvido.

  • "O petrolão é do mal, porque visava financiar partidos políticos.

    O trensalão, por sua vez, é do bem, porque é uma corrupção “tradicional, digamos assim”. Ou seja, não faz tanto mal à república."

    __________________________
    Enquanto isso...

    Supremas nádegas continuam sentadas sofre aquele processo que impede doações financeiras provenientes de empresas com destino a campanhas eleitorais.

    Houvesse um pingo de honestidade intelectual por parte dos golpistas, e seus líderes já saberiam sob qual governo e quem indicou as tais supremas nádegas para o STF;

    Houvesse um pingo de honestidade, idem, idem, e os golpistas já saberiam sobre o escândalo BANESTADO [republicaníssimo escândalo, não é Mer?], bem como a quem serve a mulher do Juiz.

Related Post