Merval perdeu o vinho, a pose e o poder indevido

O Ministro Celso de Mello prestou hoje um grande serviço, não apenas ao Direito, à ordem democrática e às garantias individuais.

O fez, também, ao jornalismo.

“Nunca antes na história deste país” viu-se uma vivandeira de tribunal como se tornou o colunista Merval Pereira.

Com toda a sua arrogância, apostava a toda hora em tudo o que pudesse representar uma inapelável conclusão do julgamento.

Prestou-se à cena insólita de, nos seus comentários na Rádio CBN, apostar até um garrafa de vinho de primeira sobre se os acusados sairiam do julgamento para a cadeia.

Passou dois meses afirmando a revogação da lei, especulando sobre uma “reflexão” do ministro Celso de Mello que o faria mudar de posição, sobre Luis Roberto Barroso silenciar, sobre a tendência de Teori Zavascki de votar contra, idem sobre Rosa Weber e Carmen Lúcia.

Deitou doutrina, analisou leis, afirmou umas e “revogou” outras, falou nas multidões no 7 de setembro exigindo “cadeia já”.

Celso de Mello, em seu voto, massacrou todas as teses sustentadas pelo acadêmico Merval e demonstrou que findaram os tempos em que a vontade manifestada pela mídia se impunha sobre qualquer razão.

Colocou-o no seu devido lugar.

O jornalista pode e deve acompanhar e opinar sobre o funcionamento e as decisões das instituições judiciais, mas não pode e não deve pretender induzi-las, muito menos alegando “clamores da multidão”.

Não somos pregoeiros da impunidade, e não devemos ser incitadores de linchamentos.

O Supremo Tribunal Federal não é mais a coluna de Merval Pereira.

E, portanto, não está vergada, como a dele, aos poderosos da mídia.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • PHA diz que Merval é, ou pretende ser, o 12º ministro do STF. Mas acho que Vivandeira de Tribunal é uma definição bem mais adequada para o que Merval vem fazendo desde o início da AP 470. Vivandeira de Tribunal, kkkkkkkkkkkkk

  • Que pena, né?
    Uma garrafa de vinho de ótima qualidade, bem envelhecida, de uma boa safra, enfiada nos fundilhos dos rapazes.

    Ô dó.

    Sanderberg, o que você foi aprontar rapaz? Você imaginou que tinha uma elasticidade maior, é isso? hummmm

    Fica assim não, o julgamento vai continuar.

  • Valeu ministro Celso de Mello. Parabens pela coragem de enfrentar esses urubus da oposição. A justiça brasileira marcou com seu voto, o iníicio da independecia do STF dessa midia tenebrosa.

  • Ouço a CBN porquê infelizmente é a única que tem noticiário intenso.Qualquer assunto eles enfiam o Mensalão no meio:receita de bolo,nutrição,música,mecânica,os caras não querem saber,tome mensalão,Dilma,Lula...

  • FB, o problema é que os mervais da vida (como o "jurista" Reinaldo Azevedo"), escrevem sem olhar para o próprio rabo (ou opinião já publicadas).
    À ventura, achei artigo escrito pelo citada (des)articulista em Veja, ed. 27.08.2008, bajulando o min. Gilmar Mendes, verbis
    "O direito deve ser achado na lei, não na rua", afirmou, no dia 6 passado, o presidente do STF, Gilmar Mendes. Muitos distinguiram na frase apenas a oposição entre o vulgo e as lentes, entre o clamor público e o rigor judicioso. Era mais do que isso. Tenho cá comigo o Livro Vermelho, que é cinza, cujo conteúdo, se aplicado, representaria a desconstituição legal do Brasil. Trata-se de um conjunto de textos, de 1988, escritos pelos partidários do "Direito Achado na Rua", uma corrente do pensamento jurídico brasileiro. (...)".
    Pausa para rir: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Esse sabujo dos marinho não passa de um tremendo babaca baba ôvo imbecilizado.

    • Abel enquanto o mervalzinho da rede globo de sonegação senta e chora tomando uma cachaça brega porque perdeu o vinho chique, nós o verdadeiro povo brasileiro vamos rir muuuuuito.

  • Senhores, imaginem a cena: O Merval dando entrada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, com ma garrafa entalada no fiofó, e aquela correria... Um grita "quebra a garraf" um outro diz "Não, vamos primeiro tirar a rolha, pra perder a pressão". "Gente, vamos logo, ele tá ficando roxo e virando olhos mais rápido que bomba de combustívéis" "Meu Deus, chegou outro paciente com o mesmo problema..."ah é um tal de Sardenberg, ele é da Globo" "É artista? não sei... se for deve ser do Globo Rural, porque é feio pra burro" Que maldade.

    "Podem preparar mais leitos, pois As Meninas do Jó também sofrerão algum tipo de surto.