Merval Pereira tem um mérito: encontra uma maneira de mostrar sempre o que vai por trás das campanhas moralistas.
Hoje, em sua coluna, chama de “pressão” do Governo o que é um fato obvio: se não tiver autorização orçamentária para pagar obras, o governo não poderá pagar a quem as faz.
É claro que as empreiteiras, que têm um poder de “convencimento” equivalente à “amizade” da metade do Congresso a quem doou nas campanhas eleitorais, é quem pressionam para aprovação da revisão da lei orçamentária.
O genial Merval surge, então, com a “grande solução” para o problema das obras públicas no Brasil.
Importar empreiteiras!
“As principais empreiteiras brasileiras têm obras em várias partes do mundo, mas têm garantia de mercado interno, fechado para as grandes empresas internacionais de engenharia de construção civil e obras de infraestrutura. O Brasil não permite a entrada, em seu mercado doméstico, de construtoras americanas, alemãs, francesas, japonesas, italianas, portuguesas.”
Merval, em primeiro lugar, não é verdade que o Brasil não permita a entrada de construtoras estrangeiras.
Ao contrário, com a crise européia e a retomada dos investimentos no Brasil, elas já desembarcaram aqui com seus dólares e seu apetite.
Pode ser lido aqui, sem dificuldades até para Merval Pereira, que isso é um fato.
Até a “honestíssima” Halliburton, que se viu envolvida nos maiores escândalos junto com o vice-presidente de George W. Bush nos contratos da Guerra do Iraque, planeja dobrar de tamanho aqui em terras tupiniquins.
A dificuldade destas empresas não é corromper políticos e governantes brasileiros.
Elas sabem fazer isso tanto quanto as nacionais, ou melhor. E ainda têm mais facilidade em pagar lá fora, com menos rastros e sem necessidade de doleiro para cambiar em dólar.
A dificuldade é que o mercado de engenharia pesada no Brasil é tecnica e economicamente capaz de fazer as obras mais complexas.
E é assim há mais de 30 anos, registre-se.
Alguém avise o Merval para encontrar uma tese melhor, senão não o convidam mais para aquele famoso cafezinho na embaixada americana.
View Comments (32)
Toim!!!! Merval podia bem dormir sem essa !!!!!
Merval é minha mula, com todo respeito à mula.
É um sinal de salve quem puder na mídia....ou porque chegou ao PSDB, e começa aquela tática de generalização....
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/11/21/casamento-de-empreiteiras-com-poder-comecou-com-jk-e-teve-lua-de-mel-na-ditadura.htm
Esse imorrível não sabe nada de nada. Vive de militância tucana. É totalmente incompetente como jornalista. É a maior prova de boca alugada dos Marinho.
Merval, porque no te callas?
http://blogdojuca.uol.com.br/2014/11/a-verdade-acima-dos-partidos/
Por essas e outras o pessoal do PSDB preferia fazer as plataformas lá fora em vez de as fazer por aqui. Pra receber diretamente por lá, sem deixar rastros.
Merval, o ignorante, talvez nunca tenha ouvido falar em GDF Suez - empresa franco-belga, a maior do mundo no ramo de energia - que controla a Tractebel Energia - uma das responsáveis pela construção da Usina de Jirau. Nem que a Toyo Setal seja uma empresa de controle japonês - por isso, talvez, ela foi a única que aderiu à delação premiada - no cartel de empreiteiras da Lava-Jato.
Parece que Merval se esquece que a Alston e a Siemens são empresas européias, e estavam enrolads até o pescoço no cartel metroviário - vulgo trensalão. E a coisa vazou por eles terem quebrados as regras - ou seja, subornaram brasileiros quando não podiam mais - da União Européia.
Pobre Merval. Sabe de nada, inocente.
é amigo, por isso que a quadrilha do FHC não queria produzir nem prego no Brasil... O crime sendo cometido lá fora ficaria sem pistas...
ESTARRECEDOR, AJUDEM A DIVULGAR, trata-se da Ditadura em Minas Gerais, um absurdo. Fala da lista de furnas, do mensalão do PSDB, queima de arquivo, Trensalão, blindagem pela mídia, institucionalização criminosa no governo de Minas, prisões ilegais, coações, ameaças, perpetradas por autoridades de MG, um completo absurdo. Onde está o ministro da Justiça?: https://www.facebook.com/video.php?v=785957311442015
O ministério público de minas esta muito ocupado, tem coisa mais importante para fazer, preocupar o valor do ingresso do jogo do cruzeiro e atlético mineiro pela copa do brasil
Os cães ladram e a caravana passa...
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2014-11/indice-de-confianca-da-industria-avanca-39-na-previa-de-novembro
O entreguismo é o caminho natural do neoliberalismo nos países subdesenvolvidos. Primeiro, declarar incompetência do estado para gerenciar e depois privatizar. Segundo, declarar incompetência nacional para gerenciar e então entregar.