Mesa usa Guaidó como porta-voz e México reage a intervenção da OEA na Bolívia

O candidato de oposição na Bolívia, Carlos Mesa, usou o “embaixador” de Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuela – lembram dele? – um certo Carlos Tarre, como porta-voz para propor, na Organização dos Estados Americanos, que haja segundo turno nas eleições presidenciais na Bolivia, independentemente do que indiquem os resultados oficiais da eleição:

“O candidato presidencial Carlos Mesa me pediu para ler uma comunicação neste Conselho Permanente e prosseguir”, disse Tarre, que junto com os representantes do Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica e Estados Unidos solicitou uma Reunião do Conselho Permanente da OEA “para considerar a situação na Bolívia” que ocorreu nesta quarta-feira. Na carta, o ex-presidente e ex-vice-presidente de Gonzalo Sánchez de Lozada destaca que “de acordo com os estudos de duas empresas especializadas em contagem rápida de votos e transmissão rápida de resultados a 100% do cálculo, a diferença de votos não excedeu 5% entre o primeiro (MAS-IPS) e o segundo (CC) – nas eleições de domingo -, portanto, o segundo turno deve ser feito inexoravelmente em 15 de dezembro de 2019. “

A partir daí, numa atitude inédita, a OEA passou a defender a realização de um “segundo turno” eleitoral, mesmo que os resultados legais digam que não deve haver.

“Caso a margem de diferença seja superior a 10%, é estatisticamente razoável concluir que será uma porcentagem muito pequena.” , diz a missão da OEA para justificar seu pedido de que haja segundo turno. 10% é o número legal de diferença que, alcançado pelo candidato vencedor – se tiver mais de 40% – diz a constituição boliviana que garante a eleição em primeiro turno.

O México reagiu duramente contra o que chamou de partidarização e intromissão da OEA na soberania eleitoral boliviana, por defender uma nova eleição antes de terminada a apuração dos votos, que está sendo refeita urna a urna.

Com 97,5 dos votos apurados – faltando 857 urnas a serem apuradas – quase todo o restante é de pequenas comunidades de maioria indígena, onde Evo Morales ganha com duas a dez vezes o número de votos de Carlos Mesa e será inevitável a ultrapassagem, A exceção fica por conta apenas de 25 urnas de Sucre, onde o candidato oposicionista ganha com folga.

 

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Já deu prá ver que a OEA também foi contaminada pelo vírus da antidemocracia.

  • Já deu prá ver que a OEA também foi contaminada pelo vírus da antidemocracia.

  • Esta palhaçada toda, evidentemente, começou a ser tramada antes da eleição já que a direita entreguista e submissa aos EUA sabia que suas chances de sucesso nas urnas eram mínimas. Os povos latino americanos (o que nos inclui) deverão realizar uma escolha: livrarem-se dos traídores e quintas colunas ou continuar se sujeitando aos interesses de "elites" que não valem o papel que usaram para se limpar.

    • Os bozos falam tanto em patriotismo, mas acham normal o Bozo bater continência para a bandeira americana e instalar uma base militar dos EUA em nosso território. Bando de cretinos.

  • Resultado das eleiçoes
    Estados Unidos
    2016

    Hillary Clinton 65.853.516 votos
    Donald Trump 62.984.825 votos

    • Nessa eleição ganhou o menos nocivo....apesar do cabelo laqueado e do banho tomado, Hillary já teria bombardeado meia dúzia de países.

      Trump é um energúmeno, mas o GOLPE contra DILMA começou com os Clinton na orquestração.

      Lembro bem do Presidente LULA falando desse traste.

    • A grande diferença entre um e outro é que a louca cadeiruda botaria fogo no mundo já nos primeiros seis meses. O energúmeno poderá estender um pouco o processo.

  • A oea mais uma vez desempenhando seu papel de Ministério das Colônias.
    Cala-se diante da repressão e mortes de manifestantes no Chile, assim como não deu um pio sobre a repressão no Equador.

  • Trump teve menos votos que um opositor e ganhou na eleição indireta. Intervenção lá.

  • Que orgulho de um México que peita interesses ilegítimos de uma canalha que insiste em hipotecar o direito de autodeterminação dos povos. Que orgulho!

  • A diferença entre os 10% e os atuais 9,91% é de menos de 5000 votos.

  • Tudo indica que o golpe boliviano estava muito bem tramado, e coisas desse tipo demandam um bom tempo para serem boladas. A ideia era tomar o poder para a direita ou na lei ou na marra, como aconteceu no Brasil em 2014/2016. Não se sabe como foi o fakenews na campanha da Bolívia, mas toda a mídia empresarial esteve agindo contra o Evo Morales, e o segundo turno provavelmente seria transformado em uma arapuca que desaguaria ou na vitória eleitoral do "aécio andino", ou na tomada do poder por alguma outra solução.

    A tormenta inimaginável vinda do Chile colocou toda a armação do golpe boliviano em um patamar de quase impossibilidade. A derrocada do grande modelo neo-liberal chileno liquidou com o moral dos neoliberais oposicionistas. As imagens dos black blocs bolivianos, com suas camisetas de listras e estrelas, ficaram muito pequeninas e insignificantes diante das poderosas imagens do enfrentamento pulsante dos chilenos diante da violentíssima repressão policial. A Bolívia foi salva pelo que ocorreu no Equador e no Chile. .

    • Essa merda deveria mudar o nome para OENA - Organização dos Estados dos NORTE AMERICANOS.

Related Post