Em sua coluna, hoje, na Folha, Janio de Freitas gasta poucas linhas para traçar o perfil moral do juiz Sérgio Moro:
O juiz Sergio Moro ofereceu mais uma demonstração de como concebe o seu poder e o próprio Judiciário. Palavras suas, na exigência escrita de que Lula compareça às audiências das 87 testemunhas propostas por sua defesa:
“Já que este julgador terá que ouvir 87 testemunhas da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (…), fica consignado que será exigida a presença do acusado Luiz Inácio Lula da Silva nas audiências na quais serão ouvidas as testemunhas arroladas por sua defesa, a fim de prevenir a insistência na oitiva de testemunhas irrelevantes, impertinentes ou que poderiam ser substituídas, sem prejuízo, por provas emprestadas”. É a vindita explicitada.
Um ato estritamente pessoal. De raiva, de prepotência. É uma atitude miúda, rasteira. Incompatível com a missão de juiz. De um “julgador”, como Moro se define.
O Judiciário não é lugar para mesquinhez.
Ouso, concordando com a ideia, discordar de mestre Janio na realidade dos fatos.
Tornou-se, sim, o lugar da mesquinhez, onde a acusação e a prisão passaram a corresponder a uma opção político-ideológica e, a segunda, como uma afirmação moral e não um castigo legal, ao qual se antecipa.
Tanto é assim que pessoas ainda não condenadas – ou condenadas ainda sem trânsito em julgado de suas sentenças – são mantidas presas meses a fio, para forçar-lhes uma delação conveniente, sob justificativas vagas que correspondem, no fundo, aos doutores se igualando aos papos irresponsáveis de botequim, na base do “roubou (ou digo, ou suponho que), tem de ser preso.
Mas há, ainda, outra constatação que se pode fazer, ante a mesquinharia de Moro. É que, embora seu poder legal seja imenso e arbitrário, ampliado pela covardia moral dos tribunais de 2ª e da suprema instâncias, que tremem de medo de aparecerem como revogadores de suas decisões, o juiz de Curitiba e virtual dono do Brasil sofre de uma irreversível desvantagem moral.
É que Lula penetrou em sua alma e psiquê, é uma obsessão, é o resumo de sua existência medíocre e arrogante. Destruí-lo é sua razão de viver.
Já Moro é um – mais um – acidente na trajetória de Lula, por mais fatal que se possa admiti-lo.
Por isso, se me fosse perguntado que conselho modesto eu poderia dar ao ex-presidente, às vésperas de seu depoimento e ante a maratona de audiências a que Moro quer obriga-lo a presenciar, calado, sem poder se manifestar, diria que eu sigo o conselho que ouvi de Brizola. Na campanha de 1989, numa reunião com intelectuais, promovida por Gilberto Gil na casa do sempre gentil Chico Buarque de Holanda, ele disse: “na hora da dificuldade, eu vou me aconselhar com os poetas”.
Dou então, um conselho de Raul Seixas a Lula, no seu Gita, que parece ter sido escrito pensando em Moro:
Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim
View Comments (58)
Perfeito FB ! Não poderíamos acrescentar nada ao teu texto lúcido e na pinta !
Ohhh magnânima "feiosidade"..........quanta sapiência.
Nossa, o troglodita machista das cavernas tendo crise de histeria e brigando com as mulheres que ele chama de "feias" é a piada do ano no Tijolaco ! Viviane tem razão, olha só o nível das idéias do "russo", o cara escreve e ainda assina embaixo. Vergonha alheia é pouco para esse verme ambulante. Vixe ! Eh ruim demais ! Exemplo tipico da cultura faceburro onde deve ter se formado. Chamar as mulheres de "feias" é pra guri de escola primária, oh shikra ! Precisamos copiar o teu texto de agosto de 2016 para avaliação de um comitê de ética e maturidade. A tua análise é de estarrecer e ele acha que é o adjetivo "feia" que incomoda ?! Burro demais !!! Não entendeu nada o russinho; o cara não tem mesmo vergonha na cara, engoliu seu próprio EGO e nem percebe. Pobre tipo !!! Viviane, acho que o russo está mestruado porque está batendo sua própria cabeça no esgoto de sua histeria. Coitado ! Tome uma coca-cola e vá pra Rússia, tua terra adorada. Nos brasileiros não precisamos de macho troglodita não ! hehehe
Moro desmoralizou a lava jato.
Isso pouco importa aos patrocinadores do GOLPE, dane-se a moral, pois sequer bases jurídicas existem, mas quem tem a Globosta e conhece bem a cabeça dos celerados brasileiros sabe que isso não fará diferença alguma;
Convém lembrar que esse arremedo de chefete de puliça, esse tal moro, tem na conta a morte de D. Marisa Letícia, vitimada pela sua sanha persecutória.
Infelizmente nada espero do povo brasileiro, massa amorfa, tangida como bovinos ao matadouro, seguem mansos, quando muito soltam mugidos mais longos.........nos anos do PT não faltou comida, emprego, abrigo, renda, escola............mas como sempre , desde a formação, faltou leitura, debate e a tal dialética tão presente nos extintos grupos de base, tai o resultado.
hahahaha essa da dialética deixou Hegel com vontade de vomitar hahahahaha
O que o bebê esquerdolóide já leu sobre Hegel além da polêmica do Três Patetas do MP paulista ? Tadinha......tá enlouquecendo com sua histeria feminista , pobrezinha, ativista de teclado....
hahahahahaha .... o shikra se sentia solitário e aí decidiu existir nos teclado e da vida ... hahahaha fala de si mesmo o tempo todo. Queria ver o macho russo enfrentar os machos daqui que não sejam os coxas. Aqueles que qdo o enfrentam o shikrinha fala bem fininho. E ai shikra vai enfrentar os machos ou vai ficar fazendo careta para as mulheres que não sabem trocar pneu ? O cara ainda fala de Hegel como se tivesse descoberto recentemente hahahaha É hilario !!!
hahahahaha larga do teclado troglodita e não esqueça o remedinho para melhorar o único neurônio e para não cair da escada e estropiar tua cara de monstro das trevas. É um vampiro mesmo que não tem luz própria.
"Infelizmente nada espero do povo brasileiro, massa amorfa, tangida como bovinos ao matadouro, seguem mansos, quando muito soltam mugidos mais longos………nos anos do PT não faltou comida, emprego, abrigo, renda, escola…………mas como sempre , desde a formação, faltou leitura, debate e a tal dialética tão presente nos extintos grupos de base, tai o resultado."
Lamentavelmente ,concordo com isso.
Deveria ter sido o conhecimento,a educação política uma decisão do ESTADO BRASILEIRO.
O conhecimento de TODOS OS PENSAMENTOS POLÍTICOS (incluo nisso até a Escola Austríaca dos liberais!) ,SÓ ISSO PERMITIRÁ QUE A GENTE SAIA DESSE MARASMO,DO VAI E VOLTA.
VOTOS IDEOLÓGICOS,EVITARAM ESSAS ABERRAÇÕES DE VOTAR PARA LULA COMO PRESIDENTE E COLOCAR UM CONGRESSO CORRUPTO E DE DIREITA PARA "APROVAR" O SEU PROJETO DE GOVERNO.
Vc acredita nisso?toda ela é imoral,o morolini é só a sua cara mais evidente,mas ela toda é uma operação PODRE.
Curioso que ninguém fale do ENORME GESTO POLÍTICO que representou a medalha entregue pelo exercito ao fascista de curitiba.Logo quando mais contestada ficava a sua atuação,aparece esta "premiação".
É um evidente RESPALDO das FFAA ao processo persecutório executado pela farsa-jato contra o molusco.
É uma mensagem externa e também serve para os eventuais descontentes que as FFAA tem entre suas fileiras,as que obviamente não estão entre os "estrelados" dessa turma.
Precisamos de um Judiciário (com "j" maiúsculo) que se submeta às leis! Não que se sobrepaire a elas, comportando-se como déspota não esclarecido! Isso não é Democracia (com "d" maiúsculo). Sugiro ELEIÇÕES para o Judiciário, se quiserem fazer política, comportarem-se de forma parcial e sectária, perseguirem um partido (da esquerda patriótica) e garantirem a impunidade de outros (da direita entreguista).
Irion, quero fazer uma adaptação da famosa frase "é a economia, idiota": o problema do judiciário e seus anexos, pgr, pf, tribunais superiores, tribunais de contas e outras instâncias, é o salário. Eles entregam, oficializam, legitimam e fazem salameleques (como o Moro que tem um salário em torno de 100 mil reais mensais, beijando os pés do Temer) para garantir que nada mudará nos seus ganhos. Há também a inacreditável falta de denúncias e investigações em relação a este "poder sem voto". Imagine só um tribunal de contas ou de recursos no meio desta avalanche de corrupção. Nunca viram nada? Não detectaram nenhuma manobra corrupta? Os que recorreram das concessões sem concurso ou denunciaram concursos fajutos nunca tiveram razão? E as aposentadorias por punição de maus feitos em que os punidos conservam integralmente seus salários? O judiciário merece ser execrado pelo povo brasileiro, totalmente e para sempre.
E também querem dólar a R$ 1,50 para duas vezes ao ano irem tirar fotos abraçados ao Mickey, em Orlando.
Segundo brilhante definição de Aécio Neves: Lula é o desejo de ascensão social do povo brasileiro! Segundo pesquisas: Lula é um de nós que chegou lá! chupa essa Moro!
Essa poesia do Raul é perfeita para o momento. Trocaria o refrão "Gita, ..." por: "morô, morô, ..."
Aquele sorriso de prostituta de luxo que Moro ofereceu ao hoje poderoso coroné Temer está em perfeita sintonia com a troca de afagos e sorrisos trocados com o playboy mineiro e em total dessintonia com o hoje desacreditado Lula... Lembro a todos que as prostitutas de luxo, por mais bonitas e sedutoras, são o retrato mais bem acabado da hipocrisia: apenas fingem se entregar aos ricos e poderosos. Quando estes caem em desgraça, sofrem toda a sorte de iras e recalques dessas "profissionais"... Ah, o recado é extensivo às fernandetes da globo et caterva.
Lula desacreditado? Você viu as últimas pesquisas?
Bom dia,
só demonstra a real finalidade da LJ
No Brasil de hj não existe poder Judiciário, o que temos é um anexo do PSDB.
Concordo e acrescento, um anexo do PSDB aos aupícios das ordens recebidas da CIA e agências adjacentes.
FB, nem precisava ter escrito mais nada, só a parte final que termina citando trecho de Gita do Raulzito por si só acerta na mosca. Genial.
Não só é importante se aconcelhar com os poetas, como também usar a poesia contra essa gente que se utiliza do mau. Como eu vi Jean-Luc Mélenchon em um discurso recentemente na França. Contra o mau, poesia!
Só faltou Moro dizer que Lula lhe provoca instintos primitivos.