A liberdade de expressão no Brasil está sendo executada nos tribunais.
Sobre ela, desce a lâmina inescapável do dinheiro.
O crítico literário Flávio René Kothe foi condenado a pagar R$ 8 mil, a título de danos morais, ao Sindicato Médico do RS, noticia o Conjur, por um parágrafo onde faz uma metáfora com o comportamento de médicos que são gananciosos. E no condicional, vejam só:
‘‘Como os corvos no trigal de Van Gogh, rondou-me a mente se médicos seriam como urubus dispostos a disputar a fraqueza alheia para encher o papo. A falta de saúde dos outros seria a saúde para a sua conta bancária. Decidi, porém, não ser justa a comparação. Urubus não se aproveitam de seres vivos. Só descem em círculos sobre defuntos. Quando temos o atestado de óbito, médicos não se interessam mais por nós’’.
Perto do que já se escreveu sobre o comportamento de alguns médicos e, sobretudo, perto do comportamento de alguns médicos – e não só médicos: jornalistas, advogados ou lá o que seja – parece coisa de jardim de infância dianteda famosa “Máfia de Branco” do Pasquim, nos anos 70, quando vivíamos numa ditadura.
Neste sentido, sim, talvez se possa condenar o crítico que ousou fazer a metáfora.
Urubus têm penas negras, não brancas como jalecos, mas da cor das vestes de outra corporação, que se tornou dona da liberdade de pensar e escrever.
View Comments (15)
É o fim...pobre nação.
O BRASIL se divide entre BRASILEIROS e golpistas.
Até isso, a nossa justiça desceu a escada do hospital..Não sei onde quer chegar.
O SIMERS deveria se preocupar com a maioria dos médicos que atendem pelo SUS. Vão trabalhar quando querem e não estão nem aí para os pacientes. Se a direção do Sindicato duvidar, posso acompanhá-los a alguns postos de saúde e provar o que digo. Tem médicos que sãoz criticados até por colegas que nào concordam com esse descaso. Trabalhei 28 em laboratório farmacêutico. Sempre vivi dentro de hospitais, consultórios e postos de saúde e posso provar o que afirmo. No caso do RS, o SIMERS sempre foi politizado, por isso não fico surpreso com o que ele faz.
"...A VERDADE SÓ FODE A SAÚDE DO POVÃO..."
Eta Judiciário!....Só apelando pros ladrões galinha!...
Eta Judiciário!....Só apelando pros ladrões de galinha!...
nada de bastilha melhor chamar mao tse tung
Os juízes pensam serem Deuses. Os médicos, tem certeza !
Mistura explosiva médicos e juízes! Estamos ferrados mesmo...
Pois ao respeito,eu acho que o ÓDIO DE CLASSES,gestou um filho ilegítimo,no seio da parcela PEQUENO BURGUESA DOS SERVIÇAIS MAIS FIÉIS AOS SEUS SENHORES, o ÓDIO DE CASTAS.refiro-me às duas categorias sociais,abordadas no texto.