Michel Temer: abaixo da crítica e acima da lei

Escrevo antes do voto de Gilmar Mendes consumando a absolvição de Michel Temer e antes do próximo escândalo a surgir, ainda no forno de vazamentos do Partido do Judiciário.

O que ouço agora, ao escrever, é a baboseira moralista da Sra. Rosa Weber, cujo primarismo , se tivesse boa oratória, uma boa comentarista de programa de rádio matinal.

Por inevitáveis, eles só mais alimentam a sensação do mal que está sendo feito a nosso país pelo aventureirismo judicial que o inconformismo do conservadorismo derrotado – recordem-se que a ação foi impetrada, nas palavras de Aécio Neves, para “encher o saco do PT” – que transformou o Poder Judiciário e seus satélites, o MP e a PF, em ferramentas de um projeto político.

Este processo levou à derrubada de Dilma Rousseff, mas a personalidade da mulher que era deposta ainda nos permitiu conservar valores e perceber que se perdia ali um pedaço da democracia.

Agora, diante de situações imensamente mais condenáveis do ponto de vista moral e, além disso, praticada da forma mais rasteira, vemos a sujeição dos poderes – Judiciário e Legislativo – ao micróbio que chefia, emporcalhado, o Executivo.

Tão sórdido que é difícil conter em nossas almas o desejo de que, por essa via do TSE, ele venha a ser retirado da Presidência.

Não o será, e talvez isso nos ajude a perceber que o Poder Judiciário, como expressão da elite dominante brasileira, é ferramenta não da moralidade, mas do controle do poder e da manutenção do status quo.

Michel Temer é tão pequeno que está acima da lei.

Ou você acha que, como se diz no sul, Sérgio Moro correu a mostrar as canjicas a Michel Temer, ou tagarelar, às risadas com Aécio Neves ou ainda trocar afagos com João Dória naquelas picaretagens empresariais do Grupo Lide.

Um país não se salva com tribunais, salva-se com seu povo.

Não alcança estabilidade, num país do tamanho do nosso, apoiado apenas nas elites, ainda que sejam esclarecidas – e as nossas estão a anos-luz  de o serem.

Um cone só se equilibra pela base, jamais pelo seu vértice.

 

Fernando Brito:

View Comments (9)

  • Por enquanto Janot e STF são os poderosos do mundo,os guardiões da "ética" e da ética"moral" só contra os deficientes físicos do PT.

    Estão devendo e devendo e muito contra a quadrilha do PMDB/PSDB.

    Esperamos que terça-feira,13/06,comece a"mudar"esse jogo com.a prisão de Aécio Garcia Neves.

    Mais isso também não será o suficiente para tentar moralizar a justiça no Brasil,ja que eles tem a obrigação de prender Aécio,já que Delcídio Amaral foi preso por coisas bem menores.

    • Ora José, Delcídio "estava" no PT por isso foi preso. Aécio não vai ser preso. Até agora ninguém do psdb foi preso e tampouco condenado dentro desta tragédia do golpe.

      • Você tem razão,mas vamos esperar pelo menos está última tentativa que é a prisão de Aécio Neves.

        Nos escândalos Temer e Aécio com provas irrefutáveis,de 0 a 100%, estou alimentando 20% de chances do criminoso Aécio Neves ser preso.

        Vamos esperar.

  • VEJO MUITO DIFERENTE,NÃO CREIO SER JUSTIÇA PUNIR DILMA INOCENTE PELA SEGUNDA VEZ,VEJO MAIS UMA VEZ DIFERENTE,A CULPA NÃO DE NINGUÉM ALEM DE NÓS POVO E NOSSO VERGONHOSO PACIFISMO QUE ESCONDE HISTORICAMENTE A VIL COVARDIA.NOSSA CULPA<NOSSA MÁXIMA CULPA QUE NÃO TEMOS A CORAGEM PATRIOTICA DE SE CONTRAPOR COM VIOLÊNCIA MAIOR QUE A DE GOLPE DE ESTADO.

    • Nossa Luís, vc disse o que fica sempre engasgado na garganta qdo vejo o horror crescer todos os dias diante da plácida banalização do mal. Esse é o Brasil construído por brasileiros. Aos poucos vou entendendo as palavras do Mino Carta: o Brasil não tem jeito no curto prazo e nem no médio; esse pais sofrido ainda vai sangrar e morrer muitas vezes até poder se levantar de suas ruínas. É a guerra que sobrou para a AL. Falo isso tudo me beliscando porque é tão difícil aceitar tanta canalhice em estado puro.

  • terminou mais um ato dessa farsa que vimos sofrendo inermes. nós é que estamos de saco cheio dessa desgraça, desses egos inflados. como disse seu colega debatedor em BH: não só constituinte exclusiva mas tb tribunal constituinte!

  • Parabéns, FB! Disse tudo!

    Até porque o Judiciário, ele mesmo, precisa ser investigado. Ou alguém supõe que ele é puro e imaculado?

    O do topete, no seu voto, mais parecia um daqueles do triste espetáculo de 17 de abril na Câmara.

    Gilmar, por sua vez, foi...Gilmar. Justiça à la carte é com ele mesmo. Sem disfarces. A depender das conveniências, e do quê ou quem está sendo julgado, ele dirá A ou o contrário de A. Assim, na cara de pau mesmo - e sempre super teatral. Aliás, um péssimo ator. Todos já percebem como ele é grosso e tem interesses a defender. E os defende!

    Quanto à Weber, Santo Deus que ela repete a mesma fórmula e performance do Mensalão. Agora, porém, com fraseados que, acho, nem mesmo ela entende.

  • Caro Fernando Brito.
    .
    O melhor do artigo não está no texto nem no assunto que ele fala, mas sim na figura escolhida para definir o que é a situação brasileira, as três situações de equilíbrio.
    Equilíbrio estável, instável e indiferente. Acho interessante o desenho pois como procuro estabelecer uma correlação ao que se chama modernamente a teoria do Caos (que é um desenvolvimento do desenho aí colocado) já escrevi algo sobre o assunto que coloco a sua disposição.
    O artigo que escrevi se chama "Desculpe-me, mas todo o caos tem uma lógica!" e se encontra em:
    http://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/desculpe-me-mas-todo-o-caos-tem-logica

  • Boa tarde,

    O Julgamento da chapa Dilma/temer pelo TSE é a maior evidência de que a justiça do Brasil julga por conveniência política e onde se aplica dois pesos e duas medidas... pra Dilma era crime eleitoral so pelas convicções, "pra encher o saco do PT"; e pra temer com todas as provas de caixa 2 e recebimento de propinas de campanhas como a doacao do cheque de 1 milhão ai tudo é doação legal...

    gilmar mendes ( com letra minúscula mesmo) é mais um que entra no rol do " esqueçam o que eu disse ou escrevi", iniciado por FHC e seguido por alexandre de moraes.

    E na lista dos inimigos do povo brasileiro encabecadas pela rede globo, EUA, a grande midia e a divida publica, parece ter sempre um espaco pra mais um, o TSE e o STF. O Senador juca, "o caju", ja dizia: - "colocar todos no acórdão" inclusive o STF...)

    já passou da hora da manifestação popular fazer uma visita e bater as portas escancaradas de cinismo e hipocrisia do judiciário ..."TOC TOC! Tem alguém ai?!"

    https://www.google.com.br/amp/brasil.elpais.com/brasil/2016/11/18/politica/1479478191_401105.amp.html

Related Post