Às voltas com um free-lance – destes que volta meia aparecem para o blogueiro pagar as dívidas, porque a queda do Governo do PT só lhe vai trazer lucro pessoal, porque não vai mais ter de ouvir que recebe publicidade federal sem ter recebido nunca um tostão sequer – cometi uma omissão imperdoável com os leitores do blog.
Deixei de reproduzir o excelente e premonitório artigo que José Roberto de Toledo publicou, ontem cedo e antes do imbróglio Maranhão.
Toledo, a quem não conheço pessoalmente e mais não elogio com medo que o Estadão o despeça, traça um detalhado cronograma das relações entre Cunha e Maranhão e antecipa os recados que, através dele, o ex (ex?) presidente da Câmara manda a Temer.
Leia todo o artigo. Tudo o que há de incompreensível nele é que parte da imprensa não o compreenda.
E que outra parte o esconda.
José Roberto de Toledo, no Estadão
Michel Temer é refém de Eduardo Cunha. Sinal óbvio foi a declaração do vice sobre o afastamento do presidente da Câmara dos Deputados pelo Supremo Tribunal Federal. Qual declaração? Pois é. Poucos silêncios foram tão eloquentes na história da República. Em decisão inédita, o Judiciário afasta chefe do Legislativo, e o virtual comandante do outro Poder – um declarado constitucionalista que dá entrevista a todo microfone que vê – não se pronuncia. Não falou porque não podia.
Se, como a imensa maioria da população, saudasse a decisão do STF, Temer criaria um conflito insuperável com o principal artífice de sua ascensão à Presidência da República. Mas não é por gratidão que o futuro ex-vice calou-se publicamente. Cunha, mesmo afastado formalmente, não está morto. Resta-lhe munição para bombardear adversários e aliados. Principalmente aliados que o abandonarem publicamente quando ele mais precisa.
Quem duvida da resiliência do presidente afastado da Câmara deve lembrar que faz 25 anos que ele ouviu “Fora Cunha” pela primeira vez. Foi no governo Collor. Desde então, a maioria de seus colegas ficou pela caminho. Só dois expoentes daquela breve e notória gestão prosperaram e ascenderam na escada do poder: Cunha e Renan Calheiros. Deve-se respeitar a seleção natural, até quando o selecionado se diz criacionista e rejeita Darwin.
Mesmo sem chance de retornar ao cargo que o consagrou, Cunha esforça-se para manter o protagonismo. Tenta influenciar as decisões da Câmara, sabendo que delas dependerão todas as chances de Temer ser bem sucedido no seu plano de estabilização. Para tanto, Cunha tornou-se operador de um drone político.
Waldir Maranhão (PP-MA) não virou vice-presidente da Câmara por acaso. Entre 512 deputados que poderia escolher, Cunha selecionou o que tinha menos capacidade de enfrentá-lo. Também nesse aspecto, mostrou-se mais previdente do que Dilma Rousseff. Se o político maranhense Vitorino Freire estivesse vivo, diria que cágado não sobe em árvore. Se um está trepado numa forquilha, é porque alguém o colocou lá. Na atual conjuntura, as tartarugas arboristas parecem mancas e sem casco.
Chamou a atenção como Cunha defendeu Maranhão durante a votação do impeachment de Dilma na Câmara. Na véspera, o maranhense recebera oferta mais vantajosa e pulara para o barco do governo. Discursava para justificar-se. Cunha silenciou os que esboçaram vaiá-lo. No dia seguinte, Maranhão tomou medidas que emascularam o Conselho de Ética na ação contra Cunha. Mutuamente fiéis.
Na quinta-feira, logo após assumir o lugar de Cunha, Maranhão foi assediado por deputados que queriam reabrir a sessão do plenário para comemorar o afastamento do presidente da Casa. Constrangido, Maranhão pediu três minutos para “conversar com Deus”. Cunha mudara de nome.
Após a inviabilização do governo Dilma e a subsequente aprovação do impeachment, a presidência da Câmara provou-se o segundo cargo mais importante da Esplanada – equivalendo às vezes ao de presidente da República, a depender de quem ocupa cada cadeira. Não há loteamento de ministério que compense um presidente da Câmara hostil. Logo, é condição indispensável ao sucesso de qualquer governo manter um aliado no lugar de Cunha.
L’armata Temer tentou primeiro derrubar Maranhão. O plano era declarar vaga a presidência da Câmara e convocar eleição para o cargo. Não pegou bem com Cunha e seu arsenal. Recuo tático e plano B: a ideia agora é cooptar o maranhense, por bem ou não. Todas as denúncias esquecidas – e não são poucas – contra o deputado do PP ressurgem revigoradas.
A operação é um passeio em campo minado, porém. Pisar em Cunha é arriscar-se a uma delação mais explosiva que a de qualquer empreiteiro. Do silêncio de Temer depende o silêncio de Cunha.
View Comments (29)
O Cunholaço continua com tudo. Agora quer esconder o fato de que o Maranhão, que mudou seu voto sobre o impeachment após "conversar" com o Lula no quartinho de hotel, foi um marionete petista na tentativa de golpe mais patética da história. Mas o principal é que farra da companheirada está no fim.
Faltam 2 dias.
Quanta bobagem, Ernesto, quanta bobagem.
Em breve, muito mais cedo do que você imagina, a legião de midiotas que a mídia criou entrará em transe com saudades do PT e sem poder admiti-lo.
Mas não se preocupe....Esta mídia se dirigirá a você e seus pares e sentenciará: "Não deu prá consertar....A culpa é do PT"...
E você e seus pares sairão pelas ruas a vociferar contra tudo e contra todos... Enquanto seus mentores estarão contando a grana que conseguiram amealhar no pouco tempo que o golpe durar.
Você é apenas um jovem tolo, só isso.
Se tivesse criado uma família nos anos de 1997 a 2002 e visto o que esta turma fez com o Brasil e com o povo, com certeza você não os aplaudiria.
O suposto bem informado não viu a declaração do deputado de que seu voto não era contra ou a favor do impeachment, mas contra seu adversário direto nas próximas eleições para governador do estado.
babacão. Figurante de golpe de estado. O teu está guardado pelos próprios golpistas. Você é o prato em que eles comeram e você não escapará das cuspidas deles, esteja certo.
Mas tu és muito burro ou muito bandido. Ou os dois, sei lá... Não eras tu um dos que sempre disse que o Brito é um estatizado que recebe dinheiro do pt e do governo federal? Vamos ver agora, sem governo para "pagar as contas do Brito" se tu vais continuar afirmando que o Brito recebe dinheiro do governo e do pt. Mas, vai-se saber...
Eu nunca disse isso, até pelo contrário, é só procurar para ver. O que não impede o blog de defender o PT até o ridículo de atribuir tudo o que partido passa ao Cunha ou negar que o Maranhão foi um marionete petista neste episódio.
Quem tá na negação aqui é você, desornesto! Ainda não percebeu que o Maranhão era o escudo do Cunha no Congresso? Ele nem teve vergonha de assumir isso nas câmeras da gloebbels durante a votação do golpítima. Ainda não percebeu que, tudo que o Cunha não podia ser visto fazendo, mexendo e remexendo na Comissão de Ética, derrubando relator após relator, ele pôs seu cupinxa pra fazer?
E você vem com esse papo gordo de que foi o PT que cooptou o bigodudo? Vai procurar uma rola! Tem que ser muito burro pra não perceber o óbvio... Ou muito desornesto mesmo. Mas, já que você é ou um, ou outro, e já que você paulatinamente se recusa também a perceber o método que o Cunha inaugurou quando põe suas pautas à votação, eu vou tomar um tempinho pra te explicar. Funciona assim: se o Cunha não gostou do resultado, o Cunha manda votar de novo. Fez isso pelo menos duas vezes: na reforma política e na questão da comissão das mulheres. Queria fazer com a votação do golpe, que você jura de pés juntos que foi a melhor coisa que aconteceu no Brasil desde o golpe de 64, mas daí tem um outro bando muito interessado em que o golpe se finalize, e que não se importa realmente se o Cunha é presidente da Câmara ou não. Afinal, o espetáculo circense do domingo 17 mostrou pra gloebbels que o conteúdo da Câmara de deputados não dá pra encher nem um copinho de tequila, de tão fracos e imbecis são os fingidos que votaram "sim, pelas mãezinhas, putinhas, amantes e pelo bom povo dos cafundó da serra"
Sinceramente, não acredito no poder politico de nenhum dêles. Apenas blefe.Quem realmente, ainda detém o poder não politico mas constitucional é a presidente Dilma, pena que não tenha coragem de usá-lo.E a direita morre de medo.Por isso a pressa para tirá-la do poder.Ponto final.
Calma, na hora certa, ela usará, vamos fortalecê-la nas ruas. O problemas é que os machistas, sempre acham que as mulheres são coitadinhas, que pena, José Magno, q vc tenha pensamento parecido. Eles só esqueceram de uma coisa, dar golpe numa mulher, que governa um país, onde a população feminina é majoritária em número, mas não é de direito nem de fato, mas agora mostraremos a nossa força e a própria história nos mostra a força da nossa presidenta e ela manda mensagens a toda hora, mas os machões ñ conseguem perceber, claro, percepção ñ vem cérebro abdominal. Aguardem.
Perdoe-me, Elza... mas você está bem das suas faculdades mentais? Dilma não fará mais nada, no máximo irá ao STF e perderá de novo porque a CIA não brinca em serviço. Tarefa mandada, tarefa executada. Se for, perderemos e teremos no máximo 3 votos. Rosa Weber (o que é aquilo?), Fux (que coisa é essa?) Facchin... que covarde, canalha. E o que dizer do "data venia" Celso de Mello? E o capanga, jagunço do Gilmar? E o fdp, traidor e crápula do Toffoli?... Barroso, Teori... você confia, Elza? Lewandowsky e Marco Aurélio podem ser nossos únicos votos. Desculpe-me, Elza, fortalecer a quem se ela própria não o fez? Vamos esperar, vamos torcer... mas quem se isolou, pisou em ovos e adotou medidas impopulares assim que tomou posse não fomos nós. Quem achava que a lava jato não iria subir a rampa e prendê-la não fomos nós, foi ela e o zé cardoso. E Lula que achava que a justiça iria prevalecer e que - mesmo sendo honesto - nada iria lhe acontecer?
Vai ser preso, Elza! Ou então, vai andar com tornozeleira para ser ridicularizado e destroçado moralmente perante a população. Prendê-lo podem fazê-lo martir, por uma tornozeleira será muito pior. Quem acreditou nisso tudo não fomos nós, foram eles, foi esse governo que indicou 8 dos 11 ministros e que hoje conta com apenas um que indicou e outro indicado por Collor. Foi este governo que colocou Ayres Brito, Peluso, Joaquim Barbosa... Gurgel e Janot na PGR. Janot tem ódio do PT, daí receber uma ordem para cassar (caçar) Lula, Dilma e o PT é um pulo.
Caro Leonardo, baseado neste seu raciocínio, Jesus foi um grande idiota em escolher Judas como discípulo.
Para vossa informação o povo não é bobo, o Lula não será desmoralizado com a tornozeleira, o Judiciário sim.
Não vou entrar nessa questão religiosa, mas em relação a comparação, tais juízes e procuradores não se diziam petistas, tais como os discípulos. Jesus teria sido traído por Judas, mas achar que esses crápulas "traíram" Lula, Dilma e a democracia, é querer ser enganado. FHC escolheu a dedo o seu capanga Gilmar Mendes; escolheu a dedo o PGR - primo do seu vice Marco Maciel e tudo rolou como quis. Tudo engavetado. Quanto a Lula, infelizmente vem sendo desmoralizado diuturnamente. Saiu com 87% de aprovação ótimo/bom e hoje tem em torno de 23% com uma rejeição infinita. Claro que quando ele falar, tudo muda, mas o estrago foi e está sendo feito. E o pior, vem chumbo grosso aí do Janot, esse canalha! E por onde anda Lula que não convoca uma coletiva? Continua achando que a justiça será feita? Vivemos tempos de arbítrio, Manrel, não de justiça. Lula e Dilma não perceberam isso ainda.
Leonardo, Elza está corretíssima! Vc mesmo cita a Cia. como força especializada em desestabilizar governos. Bem, listar os ministros e juristas escolhidos por Lula e Dilma pode até ser correto em parte, mas não é a verdade total. Ninguém cola etiqueta de traíra e de gângster na testa. Aí tem tb o povo (nós) que na tua equação tem somente a obrigação de votar e depois pode lavar as mãos, certo ? Oras, tudo o que vc exige de Dilma e Lula mostra que vc no lugar deles teria feito ainda pior se comparado a tua crítica parcial. Veja, devemos mesmo dizer que Dilma errou com as políticas Levy que ela sentiu ser a saída naquele momento, mas ela soube assumir seus erros, mudou e voltou a discutir com os movimentos sociais. Eu creio mesmo que se ela tivesse podido governar a economia ja teria estabilizado. Mas, diga-me, vc acha mesmo que ela teria tido sucesso e teria impedido os golpistas com outra política menos ortodoxa? Deve-se lembrar que ela não deixou de lado os programas sociais de inclusão, assim seu programa manteve seus princípios de base. O mimimi em relação ao Zé é tb sintomático de uma crítica que parece ter sido introjetada nas cabeças progressistas como "kit-solution" para a zorra instalada pela Lava Jato. A história que trocando o Zé teria mudado algo me parece pura retórica de kit-solution. Será mesmo? Pense bem e tente ver como vc teria lidado com aquela turma da Câmara e do Senado? E como vc teria impedido o Moro jagunço e seus capangas da PF e do MP? Tente sentir o peso de um poder conservador de 500 anos que logo após Dilma vencer em 2014 partiu com tudo pra botar PT, Lula e Dilma na Câmara de exterminio. Enfim, depois me diga se o povo vai passar ainda mais 500 anos esperando por um Salvador tipo Putin ou vai às ruas exigir que a democracia seja respeitada? A verdade é bem essa mesmo, Elza esta certíssima porque nem Dilma nem Lula poderiam governar para um povo abestado que espera que eles sejam Deuses. Aqueles que ainda não se deram conta que o Brasil não pertence à Casa Grande continuarão a fustigar sua própria alma em vez de ir à luta e agarrar na marra o que é seu. É simplesmente isso que Elza tentou dizer de maneira direta e óbvia.
Cara Lenita, não sei se teria feito melhor, mas o republicanismo do governo foi desastroso na escolha de juízes e dos procuradores; foi igualmente desastroso em relação a verbas para a globo e desastroso nas políticas de arrocho.
Quanto ao zé, não é retórica kit-solution. Ele deixou Moro fazer o que quisesse, deixou a PF virar uma Gestapo às avessas. Quanto a primeira crítica que fiz a Elza, pergunto: você acha que Dilma tem alguma carta na manga, Lenita? Gostaria imensamente que isso fosse verdade e que esta fosse verdadeiramente eficaz. Não acredito que seja o caso.
Leonardo, não acho que ela tenha a solução mágica na manga não, ninguém tem. Entendo tuas críticas que refletem nossa frustração. Eu não faço política, nunca fiz, e só me liguei em agosto de 2015 qdo os golpistas se articularam debaixo do nariz da Dilma e do Lula. Fiquei apavorada e tb não entendo porque não fizeram algo radical na ocasião ? Creia, acho que o plano B da Dilma é transformar esse país numa luta profunda para assegurarmos a democracia. Toda essa articulação só mostrou que o teatro era muito maior do que Lula e Dilma juntos poderiam ter imaginado. Vamos à luta Leonardo, não é possível ficarmos criticando Dilma que tem segurado essa barra como pouquíssimos seres humanos seriam capazes. O Brasil é nosso, tem aí 13 anos de governo de inclusão social, muitos sucessos e uma garotada forte e empoderada. Está na hora de fazer a lista das conquistas para que estas não sejam destruídas. Os secundaristas dizem a Dilma : "você lutou por nós, agora vamos lutar por você". Veja a inutilidade de ficar criticando o tempo todo, além do que esse tipo de crítica não leva a nada, só a ação pode entrar no circuito da vida e dar frutos. Durante essa caminhada as soluções escondidas nas mangas aparecerão, mas é preciso plantar.
Se disse isso lá atrás, quando o Cunha ainda tava esquentando o brioco na cadeira de presidente da Câmara. A Dilma tem a caneta. Mas tem mesmo? Não preciso nem falar da indicação de Lula como Ministro, que é muito fácil ver que o objetivo inicial foi rapidamente encoberto pelas desculpas para impedir a Dilma de fazer isso. Vejamos o caso do Ministério da Justiça. Como fez falta um Ministro de verdade! Ou não. Na primeira sinalização do primeiro ministro da Justiça do governo DIlma, de que se cumpriria a Lei, e se faria cumpri-la onde o Estado tem o condão de comandar - na Polícia Federal, imobilizou-se o ministro de Estado por via judicial. Será que Dilma detém o poder constitucional? Detem, mas isso é só um detalhe. O Brasil passou o ano de 2015 inteiro com o a Presidência da República para todos os efeitos vaga: se questionava a legitimidade do pleito, se imobilizava as (poucas) ações que o Governo teve como atitude, e, mais importante, se colocava lenha na fogueira da crise e na fogueira do golpe de estado. Dilma foi incompetente nesse segundo mandato. Mas mesmo a pouca competência que ela demonstrou, embora insuficiente, foi logo logo bloqueada e cerceada pelos capitães do golpe, os vários.
Que desgraça. O país está refém do Sindicato de Ladroes. E a cada dia entram novos sócios e chegam novos aspirantes.
Que vergonha.
Vc incluí aí o pt?! No sindicato de ladrões?!
Foi um jornal estrangeiro que disse isso sobre Câmara. Sindicato de ladrões. Outro jornal disse ....Assembleia de bandidos presidida por um bandido. Sua leitura parece estreita pois maioria do blog leu isso.
Sinto muito nem um nem outro assumirá o papel de dedo-duro, entregador, deleção premiada ou coisas que o valham (na realidade não assumirão a condição de bandidos). Não tem poder. O poder sempre foi privativo da casa grande. Desde 1500!
São FANTOCHES, nada mais do que isso, COMANDADOS por cordéis pelos seus senhores. Esses os verdadeiros dono do PODER!
Os cordéis estão nas mão dos autênticos donos do Brasil que é a famiglia marinho.
Ei FB, concordo com Pereira. Esse artigo aí do Estadão está mais pra novela da Globo onde o bandido-mor parece ter poderes extra-terrenos. Temer é estúpido e traíra, nada mais. Esse papo de "silêncio" parece enredo de Branca de Neve e os sete anões. E o "grande" Cunha só pôde articular bem sua trajetória política porque é um psicopata. Mas isso não lhe dá poderes excepcionais. Quem de fato parece sólido em termos de poder estrutural é mesmo o Marinho e sua máquina de propaganda eficiente. Este sim conseguiu desarticular o desenvolvimento normal dos neurônios de uma boa parte do povo brasileiro. O resto é roteiro de filme série B. Cunha atira pra todos os lados não porque seja mais corajoso ou esperto, é simplesmente porque como psicopata ele manipula na cara dura, digo $$$$... Estes golpistas têm em comum a cumplicidade de seus atos e valores de gangsters, o que lhes dá uma certa aparência de coesão. Mas tudo isso é pura ilusão de momento. Eles já estão expostos aos olhos do mundo e esse novo capítulo deverá dissolver tudo que parecia ser mas que de fato não é. Enfim, o mal é muitas vezes retrato da banalidade de nossa própria percepção. Nesse ponto Dilma e Lula pertencem de fato a outro tipo de raça humana.
Tenho a impressão que Cunhã não apita mais nada.
Suponhamos que o achacador disponha de farto material em vídeo implicando a todos, inclusive o traíra mor, os vagabundos togados e todos os picaretas que compõe as casas legislativa e senatorial.
Quem iria divulgar esse material?
Ele poderia até publicar em seu facebook, no youtube, disponibilizar via torret etc...
Dar-se-ia jeito para limá-lo da face da terra.
Decretar-se-ia sua prisão perpétua.
O PIG ocuparia 100% do tempo a desacreditá-lo. Peritos seriam contratados para afirmar com certeza subatômica que o conteúdo - os hipotéticos vídeos - eram fraudes grosseiras com o intuito de afrontar as mais ilibadas autoridades da república.
Cunha seria destruído, aniquilado, varrido.
Seu corpo seria submetido a desintegração e seu nome banido. Cunha viraria sinônimo de crime.
"Artistas" se ocupariam de arrefecer os ânimos da população.
Shows, Competições, Prêmios e toda sorte de cretinagem - já largamente utilizadas - seriam aplicadas em escala astronômica.
Alguém duvida?
.
Como é que alguém terá coragem de dizer às crianças e aos jovens que o crime não compensa a partir de tudo que se está vendo acontecer nesta republiqueta de bananas comandada pelos coronéis escrotos que controlam a mídia?
Carlos, como Catão, que sempre repetia no Senado romano a mesma frase ao final de seus discursos, vou continuar a expressar meus sentimentos diante de tudo que estamos assistindo com cinco palavras apenas: POBRE BRASIL! POBRE POVO BRASILEIRO!
O Cunha não dispõe de nada, foi apenas a alavanca de Washington, tanto é real que quando Maranhão resolveu jogar areia na engrenagem Renan partiu em defesa do plano. Em síntese, não importam os atores pois o filme será rodado e seu final será cumprido.
Voltamos, ainda que temporariamente, a ser um protetorado yankee e onde esse povo coloca as garras , além da subserviência , chegam a peste, fome, desemprego, pobreza, precarização, insegurança legal e a possibilidade real de guerra aberta, dando espaço a todo tipo de pilhagem.
Essa ação muito bem urdida e amplamente denunciada não foi rechaçada com vigor e em tempo hábil , agora o barril já estourou !! Quem ainda se ilude com a possibilidade de Dilma convocar as FFAA esqueça, Dilma nada comanda desde o resultado das eleições de outubro, demorou demais para reagir e como numa luta de boxe, quando pensou em fazê-lo as pernas não mais obedeciam.
Quanta ignorância. Desde quando a AGU não pode defender o governo ou o presidente da República? Vão ler a Constituição seus ignorantes políticos.
Falei em outra reportagem aqui. O que o Renan quis dizer com "o impeachment(golpe) seguirá conforme o planejado?