Como era de se esperar, os jornais de hoje “abafam” a denúncia gravíssima de que a Polícia Federal não apenas colocou uma escuta telefônica clandestina na cela do “superdelator” Alberto Youssef, como armou uma sindicância fajuta para negar a ilegalidade absurda perante a Justiça.
Isso, como dizem os editores à moda Sérgio Moro, não vem ao caso, embora juridicamente possa até servir de base para a anulação de toda ou boa parte da investigação, isso se ainda houver alguma regra jurídica valendo neste país e os tribunais não tenham se tornado apenas “disputas de torcida”, como parece indicar a matéria do “3 a 3 “no TSE sobre as contas eleitorais de Dilma, aprovadas mas que, como diria Eduardo Cunha, “podem ser votadas de novo”
A manchete vem de uma história vaga, mais do que imprecisa, de um depoimento que dormia preguiçosamente nos autos há um mês (isso depois de um ano de interrogatórios quase diários) que contém a acusação de Youssef de que um belo dia, alguém o procurou e pediu para entregar R$ 20 milhões para a campanha de Dilma. Publico ao final a transcrição literal da Folha, mas me permito “traduzir” para algo igual e mais simples:
– Quem? Ah, foi uma pessoa de nome Felipe…
– Mas que Felipe?
– Não sei, ele me procurou uma vez dizendo isso, eu não sei quem é, sei que o conheci junto com o Charles…
– Mas que Charles?
– Ah, um que é dono de restaurante…O Felipe é filho do dono de uma empreiteira, não lembro qual…
Bom, ainda bem que não foi o Mário, para eu não lembrar das brincadeiras que se fazia com o nome, nos tempos de adolescente…
Porque um depoimento destes, afinal, não serve para nada senão para piada.
Uma pessoa que se mal conhece chega e pede para fazer uma operação de 20 milhões de reais, assim, na base do “me dá que eu vou dar para a Dilma”? Para alguém que se diz íntimo e “doador” do tesoureiro oficial do PT, como Youssef diz ser de João Vaccari?
Poxa, eu devia ter conhecido o Youssef e pedido 20 milhões a ele, em lugar de ficar perdendo meu tempo em analisar algo desta natureza virar manchete nos jornais…
Será ninguém leva em conta que o depoimento de junho destinava-se a tentar materializar um “acho que eles sabiam” sobre Lula e Dilma que quase virou de cabeça para baixo as eleições? Como ele sabia? Ah, por causa do Felipe e do Charles…
Em lugar desta baboseira para inteligências microscópicas acreditarem com este nível zero de materialidade, o que deveria ser manchete eram as afirmações, com nome, sobrenome, datas e circunstâncias, por um agente e um delegado da PF de que autoridades públicas da Polícia Federal violaram a lei e puseram em risco (repito, se não tivermos abandonado definitivamente o terreno da lei) toda a investigação.
Mais, que isso foi feito pelos chefes da Polícia Federal do Paraná, pelos responsáveis pela investigação que abalou a República e paralisou o país!
Pois isso não foi para as manchetes por duas razões.
A primeira, evidente, é que a mídia é parte deste processo de encobrimento e direcionamento político da Lava Jato e que, para ela, “isso não vem ao caso, arquive-se”.
A segunda é que o Ministério da Justiça e a direção da Polícia Federal não exercem seu dever de, feita de forma concreta e objetiva não por um “Felipe” ou um “Charles” quaisquer – podem crer, Felipe e Charles estão sendo providenciados, neste momento – mas por um agente e um delegado graduado da própria instituição.
Um ministro da Justiça republicano – não chamem a covardia e a sabujice de republicanos, por favor – deveria ter determinado que o Diretor da Polícia Federal afastasse os delegados acusados até a apuração da denúncia, que está apoiada no fato concreto e incontestado de que se achou a escuta, de fato, na cela do bandido.
Mas não… tudo fica assim e a equipe acusada da violação da lei é a mesma que investiga, o complicadíssimo caso, onde há um agente que diz que colocou o grampo, um delegado que confirma e a aparelhagem que foi achada!
E vamos acabar “descobrindo” que quem mandou violar a lei foi o Felipe, ou o Charles, ou o Mário…
– Que Mário?
PS – Transcrição literal,feita pela Folha: “”Olha, uma pessoa de nome Felipe me procurou para trazer um dinheiro de fora e depois não me procurou mais. Aí aconteceu a questão da prisão, e eu nunca mais o vi”. (…) O doleiro afirmou que Felipe não pertencia ao seu círculo de relações ou amizades, e que o conheceu por meio de um amigo chamado Charles, que tinha uma rede de restaurantes em São Paulo.Youssef disse não se lembrar do sobrenome de Felipe. “Se não me engano, o pai dele tinha uma empreiteira. Não consigo me lembrar [do nome da empreiteira]”
View Comments (54)
Mas alguém tinha a menor sombra de dúvida de que a mídia golpista iria abafar o escândalo? Ele simplesmente pode arruinar boa parte de todo o trabalho a que os golpistas-entreguistas vem se dedicando há meses.
Manchete do UOL ( site marcado pela exploração absurda de conteúdos eróticos e até pornográficos ) expõe Dilma a mais um constrangimento, Cardozo ( fazendo um favor ) decide permanecer no cargo de Ministro da Justiça.
Já havia alertado para a manobre do canalha , desgastando mais ainda a figura já extremamente frágil da Presidenta eleita pela maioria do pov brasileiro em outubro último.
Avizinha-se mais um capítulo do GOLPE, novo julgamento de contas no TSE e desdobramentos da Lava Jato.
Inferno ........deixai toda esperança, vós que entrais !
Aux armes citoyens !
É ridiculo demais, gente.
A coisa descambou de uma tal maneira que sinto nojo até de passar os olhos nas capas dos jornais e revistas que ficam expostos nos escaninhos das bancas de jornais.
Ah se eu tivesse bastante grana iria comprar esses jornais e revistas, fazer uma grande pilha e tocar fogo em tudo. Uma enorme fogueira de São João só de revistas e jornais safados....
Grampo??? Podemos tirar se achar melhor ...
O Ministro José Cardoso apesar de bem intencionado (republicano) perdeu as condições de chefia sobre PF (com grupos mafiosos), esta na hora de sair e assumir alguém de pulso firme, que baseado na legalidade restabeleça a ordem e a lei. Quem comete ilegalidade tem que ser punido como determina o código penal, principalmente funcionário público que se utiliza do seu cargo para cometer crimes, caso contrario quem deve ser responsabilizado será o superior imediato.
O bem intencionado vai por tua conta.
Meus critérios de comportamento nunca classificaram o comportamento deste pusilânime como bem intencionado. Pelo contrário, acho que está muito intencionado em que as coisas aconteçam do jeito que estão acontecendo.
Fernando,
isso só pode ser piada.
Realmente piada do Mario.
A passagem de José Eduardo Cardoso no Ministério da Justiça será para sempre uma mancha neste Ministério, o grande mistério é porque Dilma mantém o decorador de frases bonitas e auxiliar do Golpe de Estado em andamento,( auxiliar por omissão ou melhor por WO, pois agora já está confirmada a esbornia que na verdade já era pública, bom pelo menos paras quem tem dois ou três neurônios devidamente conectados: escutas ilegais dentro da Policia Federal), que irá derrubá-la e e colocá-la na cadeia?
Eu fico me perguntando até quando vamos ter que assistir a todos esses abusos da Lava Jato. Já tem um tempo que diversos analistas mostram como o poder da grande mídia tem caído nos últimos anos, e mesmo depois de todo esse tempo o PiG ainda consegue ter todo esse controle?? Até quando? Será que só trocando o Zé da justiça e fazendo a regulação da mídia?
A cada nova palhaçada da pf mais se fortalece minha convicção: se o povão não for pra rua e meter medo nessa turma seremos sempre um fazendão atrasado cheio de trabalho escravo sob o controle dos capitães do mato da vez, ou seja, os funcionários públicos que se acham socios da classe dominante. Agora eles se revezam a mando dos patrões do norte, sim porque esse povinho que trabalha para pagar o salário deles não vale nada tá sabeno!!!
Agora temos revesamento: milicos na guerra fria e judiciario armado pela policia fora dela. Sim porque pega mal pra "grande democracia do norte " armar golpes com milicos. Agora sem guerra fria tem que ser tudo legal. Tá intendeno inceleça?
A grande Canalhocracia do Norte , creio seria mais específico.
Está evidente a ingerência do EEUU e das grandes irmãs no processo de esfarelamento da garantia da ordem democrática e da soberania nacional.
Mas até agora nada, nada de povo nas ruas, nada de sindicatos, CNBB e o escambau a quatro.
Por falar em CNBB, cadê o pronunciamento em relação ao apartheid aprovado pela manobra do Cunha ? Sim, pois quem acredita que jovens brancos e da classe média vai para o xilindró ?
O constrangimento à Presidente da República Federativa do Brasil na visita à Universidade Stanford demonstra que a incompetência ou negligência extrapolou o ministério da justiça e, como metástase, ganhou todas as áreas próximas à Presidente.
Impressiona a facilidade com que o cidadão Igor Gilly conseguiu se aproximar e filmar as ofensas e ameaças que disparou, destacando que a Presidente deveria ser morta.
É o que a segurança está desejando ou esperando que ocorra?
Meu Deus. A coisa é mais grave do que se pode imaginar. Ou vamos parar com tudo isso agora, ou vamos ver o golpe acontecer. Vão tirar Dila e Temer do poder, Cunha vai assumir, chamar eleições e, advinha quem vai ser eleito???? AÉCIO (aquele do desvio de 19 bi, dos dois aeroportos em terras suas, amigo do helicóptero dos 500 kg de cocaína, e por ai vai). Var ser a desgraça do Brasil. Vamos lutar contra esse golpe imundo, articulado por parasitas do poder. Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido - está na constituição. O Povo manda e o povo elegeu Dilma duas vezes.
Mas que golpe Luiz, para com esta paranoia, vocês estão ficando loucos, quem vai querer assumir um País no caos que aí está, eu quero mais é que este governo termine seu mandato e eleja o Lula, quem estragou que arrume ou perca a arrogância que sempre foi marca destes que hora estão no poder, digo hora estão no poder porque eles não sabem que um mandato tem fim, não consigo entender porque tanto desespero, agora justiça é do outro lado a globo e demais meios de comunicação são do outro lado, os amigos são do outro lado. quando a maioria esta dum lado é hora de eu rever onde estou errado ou errando, não pode somente eu estar certo, acho que estão na contramão da realidade, melhor procurar os erros e consertar e parar de chorar.Não vi nem aqui nem em outro lugar qualquer alguém opinando como fazer este conserto.Não vi uma palavra dos defensores em favor da maquina publica dos 39 ministérios e dos milhares de cabides de emprego, se não economizar este governo nunca vai tirar o País da crise.]