Mídia deixa Marina sob a espada, mas não a executa por não crer que Aécio sobreviva

A imprensa no Brasil é muito ruim.

Mas há jornalistas muito bons em seu trabalho, que ninguém tenha dúvidas.

Eles, porém, não podem trabalhar à revelia de seus jornais e, se são conscienciosos, limitam aos fatos aquilo que publicam.

O que não quer dizer que aquilo que se publica é consciencioso, porque quando serve aos interesses políticos do jornal, vai com consciência ou sem.

Isso explica porque, mais de uma semana depois de revelado o imbroglio da compra do avião que derrubou Eduardo Campos e alavancou a candidatura Marina Silva, ainda não se revelaram os detalhes desta transação obscura.

Ninguém foi ainda perguntar aos promotores do Ministério Público Eleitoral se é legal ou ilegal – ainda que verdadeiro – um “empréstimo de boca” de uma (ou de duas) aeronaves a uma campanha presidencial, sem contrato, termo de cessão ou qualquer documento que comprove que o uso não é clandestino e escondido da Justiça Eleitoral.

Assim como ninguém foi aos aeroportos e pediu a segunda via das notas fiscais de abastecimento da aeronave.

Ou foi às viúvas e parentes próximos dos dois pilotos para saber como eram pagos.

Ou achou o misterioso personagem Apolo Santana Vieira, o “capo” do grupo que adquiriu, via empresas-laranja, a aeronave.

É límpida e clara a jurisprudência da Justiça Eleitoral em casos assim e não é preciso mais que a leitura de um dos seus acórdãos para comprovar:

A arrecadação de recursos antes da abertura de conta bancária; a realização de despesas com combustíveis e  lubrificantes sem o correspondente registro de cessão ou locação de veículos; e a ausência de documentos  comprobatórios de recursos estimáveis relacionados na  ‘Descrição das Receitas Estimadas’ constituem falhas insanáveis que ensejam a desaprovação das contas. (TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL, RESOLUÇÃO Nº 7289, publicada no Diário da Justiça Eletrônico de  16 de maio de 2011, página 6)

Desaprovação de contas significa impugnação da candidatura ou cassação de quem venha a ser eleito.

Mais: a “explicação” do PSB – sem um mísero papel que a comprove,  choca-se de frente com o estabelecido na Resolução 23.406, do Tribunal Superior Eleitoral, que disciplina os gastos de campanha nas eleições deste ano:

Art. 22. As doações, inclusive pela internet, feitas por pessoas físicas e jurídicas somente poderão ser realizadas mediante:

I – cheques cruzados e nominais, transferência bancária, boleto de cobrança com registro, cartão de crédito ou cartão de débito;

II – depósitos em espécie, devidamente identificados com o CPF ou CNPJ do doador;

III – doação ou cessão temporária de bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro.

Art. 23.  Os bens e/ou serviços estimáveis em dinheiro doados por pessoas físicas e jurídicas devem constituir produto de seu próprio serviço, de suas atividades econômicas e, no caso dos bens permanentes, deverão integrar o patrimônio do doador.

Não há recibos, não há termos de cessão, o avião não fazia parte do patrimônio dos tais empresários e suas empresas não atuavam na área de transporte aéreo.

Também não é plausível a história de que as contas seriam apresentadas “no final”.

A resolução do TSE determina que:

Art. 36.  Os candidatos e os diretórios nacional e estaduais dos partidos políticos são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral, no período de 28 de julho a 2 de agosto e de 28 de agosto a 2 de setembro, as prestações de contas parciais, com a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores, as quais  serão divulgadas pela Justiça Eleitoral na internet nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, respectivamente (Lei nº 9.504/97, art. 28, § 4º, e Lei nº 12.527/2011).

§ 1º  A ausência de prestação de contas parcial caracteriza grave omissão de informação, que poderá repercutir na regularidade das contas finais.

§ 2º  A prestação de contas parcial que não corresponda à efetiva movimentação de recursos ocorrida até a data da sua entrega, caracteriza infração grave, a ser apurada no momento do julgamento da prestação de contas final.

§ 3º  Após o prazo previsto no caput, será admitida apenas a retificação das contas na forma do disposto no § 2° do art. 50 desta resolução.

E o artigo 50 fixa como condição para retificar, após aqueles prazos, um deles já vencido, que tenha havido modificação por abertura de diligência, ou que tenha havido erro material corrigido antes do parecer de auditoria. E com documentos.

Marina e o PSB sabem que é frágil sua situação e que uma pressão da mídia pode fazer o Ministério Público agir de ofício, pois já houve transcurso do prazo em que a movimentação de recursos em viagens do falecido candidato já deveriam constar das contas.

E não constam.

Ou que qualquer partido político ou candidato pode pedir uma investigação imediata do caso:

Art. 73.  A partir do registro da candidatura até 15 dias contados da diplomação, qualquer partido político ou coligação poderá representar à Justiça Eleitoral relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigação judicial para apurar condutas em desacordo com a legislação relativas à arrecadação e gastos de recursos.

Até agora a mídia tem mantido uma espada sobre a cabeça de Marina Silva, que sabe que pode ser destruída por três dias de manchetes de jornais.

Não o faz porque não crê que Aécio possa escapar de sua já visivel agonia eleitoral.

Por isso, há um clima tenso no ar.

E no ar, pode ocorrer o imponderável.

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • "..explicação do PSB",e não PSDB Há uma correção no texto a ser feita Fernando.

      • Sim, ficou claro como o Eduardo levou o PSD a ser um satélite do PSDB.
        Fernando, aproveitando o tema e sugiro um texto do Saul Leblon de 14 de julho.
        O título é: O candidato oculto.
        Ele foi profético!
        Todo esse acontecimento decorrente da morte do Eduardo Campos deixa evidente o candidato oculto.

  • Art. 36. Os candidatos e os diretórios nacional e estaduais dos partidos políticos são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral, no período de 28 de julho a 2 de agosto e de 28 de agosto a 2 de setembro, as prestações de contas parciais, com a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores, as quais serão divulgadas pela Justiça Eleitoral na internet nos dias 6 de agosto e 6 de setembro, respectivamente (Lei nº 9.504/97, art. 28, § 4º, e Lei nº 12.527/2011).

    Então, até 02 de setembro. Hoje ainda é dia 29 de agosto. Ainda faltam 04 dias até 02/09.

    • já venceu o de 2 de agosto e o uso do avião vem desde maio, abrangendo, portanto, o primeiro período da campanha

  • O PT TEM QUE FICAR QUIETINHO.. QUIETINHO... DEPENDE 100% DESTA MÍDIA HIPÓCRITA. SE NESTE MOMENTO BERRAR, DIRÃO QUE O PT QUER GANHAR AS ELEIÇÕES NO TAPETÃO. POIS É DONA DILMA: "NÃO EXISTE IMPRENSA PIG", NÉ?

  • Eu desço o sarrafo em Dilma constantemente, apesar de votar nela. Agora quando o assunto é economia, sou muito mais dilmista do que lulista. Dilma teve coragem de enfrentar os bancos e sabedoria de, apesar do jogo pesado, tocar aos trancos e barrancos um programa de investimentos em infraestrutura que mudaria o perfil da economia brasileira na próxima década. Porque mudaria?

    Eu já joguei a toalha. Nas ruas periféricas onde moro, Dilma e o PT são odiados. A vitória da Marina é iminente! Não adianta recorrer as ondas Roseana e Ciro em 2002 e Russomano em São Paulo em 2010. Estamos falando de uma eleição nacional após 12 anos de PT no poder. Estamos falando de um jogo pesado de uma elite social e econômica que irá enquadrar Marina para favorecê-la. Estamos falando de um projeto muito bem feito de desconstrução da imagem do PT que começou logo após vitória acachapante de 2010.

    O PT tinha duas armas para usar contra esse processo de desconstrução. Uma, era Lula o candidato, a outra era o enfrentamento pró regulação da mídia, nos moldes acordados pela Constituição. Se acovardou nos dois e agora colhe os frutos por ter acreditado numa personagem política fraca e covarde como Dilma, a mentora da "tese do controle remoto" (nunca é demais lembrar...).

    Agora com a crise internacional atingindo mais um ápice (é a mesma crise desde 2008, com altos e baixos em diversos países) fica difícil mesmo para nós militantes tentar defender Dilma depois de quase 4 anos martelando da necessidade da melhoria da estratégia de comunicação do governo, da necessidade da regulação da mídia, da necessidade da Presidente deixar de ser uma gerentona e se tornar uma política. Estudei numa PUC e é engraçado quantos "amigos de facebook" da época da faculdade eu já perdi por ser "petralha" e defender o PT.

    Agora é tarde demais, se me perguntassem se tenho ainda um restinho de esperança eu diria que quem pode salvar o Brasil é o Nordeste. Se o PT conseguir manter na média de 35% dos votos nas outras regiões e dar uma surra eleitoral na Marina no Nordeste, a renascimento seria possível. Mas como morador de São Paulo (e da periferia, não sou dos Jardins ou Higienópolis) vejo essa possibilidade cada vez mais distante.

    Que os nordestinos voltem a morrer de fome como ocorria até 2002. Que os moradores dos morros do Rio voltem a ficar à margem da sociedade como ocorria até 2002. Que os paulistas guerreiem por subempregos nas filas de desempregados como ocorria até 2002. Vou me embora de Passárgada. Este povo covarde merece esta desgraça!

    • Alexandre, vou lhe fazer companhia, mas vou comprar passagem só de ida.

    • O povo está mesmo envenenado contra o PT. É sentido por todos os lados. Nos dias de hoje falar da Dilma é arrumar encrenca.
      O governo fracassou em matéria de comunicação e também não fez a lei para regular a mídia. Ficou refém do pig e agora a mente do povo está tomada de mentiras. O tempo de campanha é insuficiente para reverter o estrago. Nem o Lula salva esta eleição.
      O preço pela covardia vai ser alto e sem volta. Da "pilhagem" que está por vir, do que sobreviveu ao FHC, não sobrará substancia para "independência" e "soberania".
      De "nacional" restaráo somente os nossos corpos.
      O destino de uma Nação rica e com um povo "desinformado" é ser colônia. Ascenção social sem informação não dá certo.
      Seremos a fonte de riqueza de outros povos - enriquecerão com o nosso petróleo, nossas terras renderão fartura para a mesa alheia, nossa mata e os seus animais serão desabrigados aos poucos..
      O que será feito dos índios, das suas terras? Será o fim das universidades públicas, das ETCS que a Dilma teve tanto gosto em construir.
      O povo chorará lágrimas de sangue de saudades dela e do Lula.
      Que as crianças nos perdoem pelo futuro ruim que o povo está escolhendo para elas.
      A minha tristeza é que tudo isso poderia ter sido evitado. Nunca vou esquecer esse ano de 2914. Será um divisor de águas na vida dos brasileiros.

    • Alexandro, veja no blog do Nassif o programa da Marina em favor da união civil, e pela criminalização da homofobia. Seria de bom alvitre imprimir e questionar, se ela vai conseguir cumprir esse desejo com o congresso nacional que temos e com o poderio da bancada evangélica. Também é bom mostrar que ela quer atender a todos os interesses. Como será que Marina irá conciliar tantos interesses antagônicos.

      Discuta com as pessoas principalmente a tese do Banco Central independente e a ideia de taxar o consumo da carne e do leite. Como o brasileiro médio, que gosta de tomar uma dose de pinga, vai pagar tão caro pelo tiragosto?

      Não podemos desanimar!
      Agora, conscientizar sem atacar a pessoa da Marina, pois é contraproducente. Lembro-me que arranjei sem querer 10 votos para o Collor, quando falei que ele era um ladrão. O velho ferroviário a quem me dirigi, lembrando-se da figura do ''rouba mas faz'', resolveu votar no Collor, ele, a esposa, os dois filhos, as duas noras, a filha, o genro, a neta mais velha e o neto mais velho. Cedo se arrependeu, pois sofreu o confisco da poupança.

    • Prezado Alexandro.

      Vi-me um pouco em seu texto.

      Em especial, no último parágrafo.

      Um abraço deste "petralha" que também perde "amigos" por não fazer parte do pensamento único da direita reacionária.

  • infelizmente ja vimos que as coisas acontecem dependendo do partido , e se for contra um partido vale TUDO !

  • ...,QUE INVEJA DO JUDICIÁRIO DA FRANÇA...,ACORDA BRASIL!!! REFORMA DO JUDICIÁRIO(?),JÁ!!!

  • " A imprensa no Braasil é muito ruim "" . Brito, estais muito gentil .

    Não joguei e nem jogarei aa toalha . Pode estar difícil, mas a vitória será de um prazer enorme . Lula, deve se pronunciar mais nos programas de tv e bater de frente com as propostas entreguistas da osmarina . É hora de fazer política. Os tais socialistas estão dando todas as chances possíveis e imaginárias . Se o povo não ouvir paciência . Depois não podem reclamar da desgraça que se abaterá sobre o país. Mas, Dilma vencerá .

Related Post