Mídia mente sobre números do IBGE. Desemprego continua caindo.

O IBGE divulgou hoje a taxa de desemprego usando um novo método, que abrange mais regiões e municípios. É muito mais detalhado.

Só que a mídia, como sempre, está manipulando os números como se não houvesse amanhã. O desemprego não aumentou. O desemprego caiu. O desemprego nunca foi tão baixo no país.

A variação negativa do desemprego em relação ao fim do ano passado é sazonal. Acontece todo ano, por causa dos empregos temporários do período natalino.

O gráfico abaixo ilustra, sem tergiversação, que a tendência do mercado de trabalho no Brasil é sempre a mesma. O desemprego declina ao longo do ano, até chegar ao mínimo em dezembro.

 

 

O desemprego no primeiro trimestre do ano passado estava em 8%. Neste primeiro trimestre, está em 7,1%.  Ou seja, caiu, e não foi pouco.  Segundo a nova metodologia, temos um mínimo histórico para esse período do ano, e poderemos chegar a dezembro novamente com um recorde negativo na taxa de desocupação.

Abaixo, uma tabela com o desemprego por faixa etária. Veja que a desocupação, por exemplo, dos jovens entre 18 e 24 anos, que estava em 16,4% ao fim do primeiro trimestre de 2012, manteve-se igual no ano seguinte, e agora cedeu para 15,7%.  O mesmo tipo de movimento ocorreu em todas as faixas etárias.

A desocupação, ao contrário do que diz a nossa mídia, está caindo. E só não cai mais porque também tem crescido o número de jovens que preferem estudar por mais tempo, ao invés de entrar no mercado de trabalho.

Confira aqui a íntegra do relatório do IBGE.

 

Fernando Brito:

View Comments (7)

  • Pela manhã a Madame PIG ,cercada de mais 3 repórteres especialistas em generalidades, afirma que estamos caminhando para uma recessão, ninguém está comprando mais nada e o Caos está a caminho. Afinal de contas se a receita do governo vem subindo mês a mês, comparada com a do ano passado, de onde está saindo esse dinheiro dos impostos? E os recursos de duas ITAIPUs por ano, indo pra fora do país pra pagar passeios e comprar bugigangas, está saindo da onde?? Pior que essa turma balanga o beiço falando abobrinhas e fica por isso mesmo. São uns lesa a pátria.

  • O que os "especialistas" em coisa nenhuma falam ou projetam , não interessa , o que de fato interessa é o que o povão vê e senti nas ruas do BRASIL , fica ate ridículo as falas dessa gente do PIG.
    Na verdade uns patetas tentando enganar eles mesmos.

  • Enquanto o PiG continua seu processo diário de desconstruir o orgulho nacional o País segue firme e em frente !
    Quem se informa pelo PiG evidentemente verá somente o caos em tudo, afinal o único projeto que interessa aos donos da mídia e entregar a riqueza nacional e seu povo aos lobos vorazes do "mercado" !
    Lei de Meios neles DILMA !

  • Essa mania do PIG de querer ser primeiro mundo é um saco!
    Na Europa 20, 25, 30% de desemprego e so ficariam felizes se a desgraça estivesse aqui.
    Ao invés de ficarem felizes na diminuição de desempregados, eles acham o máximo, falar que 7 milhões estão desempregados e não que no mesmo período, diminuiu em 1 milhão o número de desempregados.
    Acho que é assim que eles enxergam a queda no Ibope, ao invés de se preocuparem com a queda, ficam felizes com a quantidade dos que ainda os vêem.

  • Na próxima reforma da língua portuguesa, valendo apenas para o Brasil, "mídia mente", passa a pleonasmo.

  • A mídia pode fazer o que bem entende que o governo não vê nada, continua financiando a Veja e o resto como sempre fez. Parece-me que a área da comunicação, Ministério e Secretaria, não está se dando mal com a campanha partidária oposicionista da mídia e a desinformação da população. Às vezes me passa pela cabeça que este governo não merece governar os brasileiros e, muito menos os brasileiros serem governados por este governo. Nesta altura, o que se tem a lamentar é que na oposição não tem nada, absolutamente nada. Ou será que não é bem assim?

  • Acho mais facil acreditar que todos mentem pois desemprego em, sei lá, 7% é a mesma coisa que dizer que a cada 100 brasileiros só 7 são desempregados, sem casa e sem sustento. Nem se levar em conta a economia informal é capaz de chegar a essa " realidade " .

    Muito provavelmente o desemprego é uns 20% e nenhum polico não importa o partido teve coragem de falar a verdade até o momento.

Related Post