Mil juristas pedem voto em Haddad pela democracia

Do blog do Marcelo Auler, recolho o  manifesto de advogados, juristas e professores de Direito, divulgado ontem, pedindo o voto em Fernando Haddad “independentemente de eventuais diferenças programáticas , pelo fato de ser o único , nesse segundo turno, capaz de garantir a  continuidade do regime democrático e dos direitos que lhe são inerentes, num ambiente de paz , de tolerância e de garantia das liberdades públicas”.

Entre eles, não faltam figuras que nem de longe podem ser chamada de petistas, como dois ex-ministros de Fernando Henrique Cardoso – José Carlos Dias (Justiça) e Paulo Sérgio Pinheiro (Direitos Humanos) –  o ministro aposentado do Supremo, Sepúlveda Pertence; o ex-Procurador Geral da República, Claudio Fonteles e juristas consagrados, como Cândido Mendes, Dalmo Dallari, Eduardo Seabra Fagundes (que presidia a OAB quando um atentado na sede da entidade  matou D. Lyda Monteiro da Silva) e  muitos outros.

No texto, eles apelam para que “brasileiras e brasileiros de todos os credos, raças, etnias, profissões, filiações políticas, orientações sexuais e de gênero, damo-nos as mãos para pedir paz e, mais do que tudo, a preservação da democracia”.

“Rejeitamos o rancor e a divisão entre brasileiros. Temos a Constituição mais democrática do mundo, que diz que nosso Brasil é uma República que visa a erradicar a pobreza, fazer justiça social, reduzir desigualdades regionais, incentivar a cultura e promover a solidariedade. Este é o nosso desejo neste momento de crise. O respeito às leis, à Constituição e aquilo que não se pode tocar nem ver: a democracia.”

O texto completo do manifesto e a lista de signatários estão no Blog do Marcelo Auler.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Considerando que o universo de pessoas aptas a votar seja atualmente de 140 milhões de pessoas e que 75% desses compareçam para votar, obtemos algo como 105 milhões de eleitores. Se o percentual de pessoas que votam em branco for semelhante o a verificado no 1º turno, os votos nos dois candidatos que disputam o 2º turno devem perfazer cerca de 95 milhões.

    Raciocinando objetiva, matemática e cartesianamente, levando em conta os resultados do 1º turno, em que o ex-capitão do exército obteve pouco mais de 49 milhões de votos e considerando que 90% desses votos sejam cristalizados, ele já parte de aproximadamente 44 milhões de votos no 2º turno. Portanto, o adversário do ex-capitão precisaria acrescentar pelo menos 17 milhões de votos aos cerca de 31 milhões que obteve no 1º turno. Dada a conjuntura atual e as evidências de que Fernando Haddad disputa a eleição para perder, é praticamente impossível ele reverter a quase certa vitória do ex-militar bunda-suja, que se vale de um discurso sub-fascista, vira-lata e entreguista, para conseguir apoio das massas manipuladas e cegadas pelo ódio.

    E de que valem os 1000 votos desses juristas ou 200 mil (supondo que cada um deles possa influencia a decisão de 200 eleitores a votar contra o ex-capitão) se o candidato por eles apoiado precisa de quase 20 milhões de votos, para bater o adversário?

    Além das questões objetivas expostas, é preciso levar em conta que todo o aparato do sistema judiciário (TSE e STF) está a serviço de fraudes no sistema eletrônico de votação, de modo a favorecer o candidato oriundo das fileiras do exército.

    • E... ainda que os "Deuses humanistas" revertessem o quadro eleitoral, não vejo muito como segurar o impeto dos Generais, com a multidão de camisas amarelas nas ruas, gritando "fraude" e pedindo "intervenção".

      As pedras foram conscientemente dispostas no tabuleiro, a Democracia está em xeque, se o PT ganhar... Xeque Mate!

      * Isto está tão além do limite intelectual do Capitão, que minha ansiedade é ver se "as forças" por trás vão conseguir controla-lo, e reprimir os filhotes neo-nazistas que nasceram disso, o que demandará forte e violenta repressão, coitado dos Bolsominions se for o caso, ou o "Bobão patético" usará o apoio fanático que lhe deram de bandeja, e põe todos de joelhos, a la Hitler.

  • A insanidade do companheiro PHA está cada vez maior, ao invés de postar a favor de Haddad, postou algo do irmão do Ciro deplorável. Conclusão o Bozzonaro pegou deitou e rolou. Alguém que que o conheça, por favor dê-lhe um puxão de orelhas, ou no saco que dói mais.

    • O pha. QUE TRABALHA NA EMISSORA REACIONÁRIA RECORD ? ENTENDI.

      O pha NÃO SABE O QUE É PIOR , RECORD OU GLOBO.

  • Agora é todo mundo no desespero. Desde o mensalão a maioria está caladinha, com medo de enfrentar o árbitrio. Agora que eles estão "pisando no jardim e roubando as flores" é que resolveram gritar. Agora só milagre.

  • E quantos mil pastores estão pedindo voto no Coiso desde antes da campanha eleitoral? Quantas pessoas são influenciadas pelos juristas e quantas são manipuladas pelos pastores? Do meu gosto, deveriam ser infiltradas pessoas nas igrejinhas de garagem para descobrir quem são estes pastores do capeta. Depois a gente discutiria o que fazer com esta lista negra.

  • Os juristas pela democracia assinaram. Pelo visto a democrata Dra. Janaína Paschoal assinou !

  • Depois do pessimo governo dilma qualquer eleiçao será mais dificil e desafiadora pra qualquer petista que se candidatar. O pt tem tudo pra ir pra geladeira por muitos anos, deveria ter apoiado ciro e deixado de ser o protagonista de um fiasco. A dilma esta para o PT assim como FHC esta para o PSDB, os 2 prejudicaram as respectivas siglas.

    • Acho interessante ver quem fala tanto em
      “Mea culpa” e “reconhecer os próprios erros”, por parte do PT (que Haddad e muitos outros membros já o fizeram, em diversas vezes), mas ainda assim não é capaz de olhar o próprio umbigo.

      Primeiro, entenda que para Ciro ter ido ao segundo turno, deveria ter obtido mais do que o dobro do percentual de votos diretos que teve Haddad. E se o PT retirasse sua candidatura desde o início do processo eleitoral, ia sobrar para Ciro carregar o carimbo na testa de candidato do PT, que obviamente, Bolsonaro não ia deixar escapar.

      Portanto, essa estória de que Ciro teria mais chances (principalmente quando olhamos a onda que quase deu ao Bozo o resultado logo no primeiro turno), é uma verdadeira piada de mau gosto.

      A única possibilidade de tê-lo freado, era ainda antes do episódio da facada, todos os candidatos que ainda se dizem do campo democrático feito uma “blitzkrieg” de campanha de desconstrução do fascismo e seu caráter anti-trabalhador, em todas suas aparições públicas.

      Coisa que estava MUITO longe de acontecer.

      Chega agora o segundo turno, com a situação praticamente já cristalizada, (mas, ainda havendo um candidato na centro-esquerda) e Ciro some, enquanto o Cid participa de evento que era para unir forças, e racha a militância com um impulso de sincericídio às vésperas do pleito.

      No mínimo, o que vc e todos os outros deveriam exigir, era um mea culpa de todos os que se dizem progressistas.

  • Nao precisa votar no Haddad. É so trocar Bolsonaro por nulo. Ja é meio caminho andado. Ou o tse cassar o candidato por alguma irregularidade inventada. Vai reclamar a quem?

    • Se ganharem, quero ver assumirem os ministérios junto com o ônus, que é a responsabilização solidária pelos mal feitos dos seus subordinados. Nos quartéis, eles sabem que não dá pra controlar todo mundo e há desvios de todo tipo (por exemplo, de combustível), mas lá não precisa haver transparência. Agora o domínio do fato vai se aplicar aos militares que assumirem os ministérios também, certo? Ou eles só querem o bônus a la Ricupero: "Eu não tenho escrúpulos; o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde."

Related Post