Maria Cristina Frias, na Folha, sempre com dados muito objetivos, mostra que, na era Temer, menos gente está comprando moradia mas, em compensação, subiu o padrão de quem pode realizar a aquisição da casa própria.
Enquanto número de imóveis residenciais vendidos na cidade de São Paulo caiu 4,5% em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2016 – que já era um desastre – o valor médio do que se conseguiu vender subiu espantosos 13%.
Como não houve valorização do preço de imóveis no período – até aconteceu o contrário – a conclusão obrigatória é a de que se tratam de casas e apartamentos de padrão mais elevado, expelindo a antiga classe média ascendente do sonho de ter sua própria moradia.
Do ponto de vista das empresas, tanto se lhes dá: o dinheiro é o mesmo, e maior.
Já para as pessoas que querem casa…Mas, afinal, o que importam as pessoas?
View Comments (4)
A última pesquisa Ipsus foi em 30/03. Salvo pessoas inteligentes estarem cegas, a pesquisa diz que a popularidade de Lula subiu. Mas, para midiotas, Lula caiu na pesquisa. É, a mídia golpista é imbativel em enganar trouxinhas.
A época é de caça ao Lula, e está valendo tudo, inclusive mentir escancaradamente, para tentar atingir este fim supremo que os inimigos do povo e do país ensejam e aguardam ansiosos. Está pintando uma outra ofensiva tipo vale-tudo para fabricar o tal "ambiente psicológico" de que falou o delegado falastrão, que deverá "contaminar a tudo e a todos" (isto está ficando muito difícil) com fervoroso sentimento anti-Lula, para então propiciar o clima favorável à sua prisão. Já que os movimentos tipo MBL não conseguem mais levar para a rua nem o pipoqueiro, esta tarefa hercúlea vai ficar a cargo da TV Globo e de suas priminhas amestradas, dos jornalões já não mais tão fanáticos como no começo da aventura golpista, dos combatentes (de fraqueza moral e intelectual visível, mas que continuam trabalhando) remunerados, mercenários que militam entre os blogs da Internet, e também a cargo dos velhos e manjados Institutos de Pesquisas, que mentem descaradamente e têm um papel proeminente, sempre que se apresenta uma necessidade política que exija a contribuição de suas mentiras. Já não há credibilidade para tais institutos em tempos normais, imaginem em tempos onde até autoridades oficiais mentem e fazem escandalosas armações, tudo, tudo mesmo, para propiciar a prisão de Lula.
Pode-se dar por encerrada a grande ofensiva petista no sentido de diminuir significativamente o déficit habitacional do país. Quando Lula chegou à presidência, este déficit era de 10 milhões de habitações e crescia sem parar há alguns anos. Em 2014, este déficit havia baixado para 6 milhões e 200 mil habitações, com significativa extinção de moradias indignas e em situações de risco. Gente pobre só pode comprar sua casa em condições especiais, com subsídio governamental. E como isto é contra o credo da seita neoliberal globalista que agora tomou o poder, então o Minha Casa, Minha Vida vai retroagir e se transformar nas antigas Cohabs, nas quais só a partir de uma renda média será possível adquirir uma casa. Depois, nem isso.
Sinceramente minhas esperança estao se acabando, ate quando este governao Golpista estara a frente de nosso Brasil. Eu espero que sexta feira, seja realmente a grande virada do nosso povo, pois só assim, parando tudo, vamos conseguir os nossos objetivos como uma Naçao Forte.