Quanto mais a gente reza, mais assombração aparece!
Em entrevista ao Estadão, Armínio Fraga, presidente do Banco Central na época de FHC, deixa bem claro o que está disposto a fazer para corrigir a economia brasileira:
“Estadão: O próprio Aécio falou que está disposto a tomar medidas impopulares…
Sim, falou. Mas o que ele não falou – e eu não tenho procuração para falar por ele – é que o custo de tomar as medidas por ventura impopulares é muito menor do que o de não tomar. As pessoas têm de cair na real.”
O engraçado é que, na visão de Armínio, as únicas medidas impopulares legítimas são aquelas que ferram o povo e a classe média (sim, a classe média em geral é a primeira a se lascar com os tucanos, e mesmo assim muitos votam neles, por masoquismo e sectarismo ideológico). Medida impopular contra os ultra-ricos, como imposto sobre grandes fortunas e bancos, nem pensar.
O problema desses tucanos é que eles querem gerenciar a economia como quem pilota um videogame. Eles parecem não visualizar a economia de um povo como um corpo sensível que deve ser manipulado com extrema delicadeza, com amor mesmo. Também parecem insensíveis ao sofrimento, à humilhação, à dor de milhões de pessoas, causada pelos insegurança econômica, pela miséria, pelo trauma de séculos e séculos de opressão.
Eu conferi. Armínio Fraga dá uma entrevista enorme, falando de economia e não pronuncia sequer uma vez os termos pobreza, miséria ou povo. Esse é o futuro ministro da Fazenda de Aécio Neves, caso o tucano vença as eleições.
Confira o vídeo abaixo, tem apenas com uns 2 minutinhos. Ele já começa criticando o salário mínimo, que estaria muito alto. E ainda desvirtua a preocupação, óbvia, dos sindicalistas com a relação entre produtividade e salários. Os sindicalistas são conscientes de que essa relação tem de ser aprimorada, mas com aumento da produtividade, e não declínio dos salários!
View Comments (66)
E como aumentar a produtividade se o salário cresce acima das expectativas? Como gerar confiança se a inflação ronda o teto da meta há alguns anos? Como distribuir renda se a receita do governo já não aumenta como antes (aumentar impostos não dá mais...). São essas respostas que o governo não consegue dar e aí a pulga começa a coçar atrás da orelha.
quem disse que aumentar imoostos nao da mais?
O grande segredo da elite brasileira é botar tudo no mesmo saco.
Os impostos no brasil nao sao altos, eles sao mal distribuidos. Falando genericamente, a elite impede um debate proficuo mas que nao interessa a esta elite.
Ha impostos que podem diminuir ( consumo, especialmente energia, telecomunicacoes, etc), mas ha impostos que DEVEM AUMENTAR POIS SAO ABSURDAMENTE PEQUENOS NO BRASIL.
Um desses exemplos: o Imposto de Renda para grandes rendimentos no brasil é muito pequeno entao devemos corrigi-los.
Sinto muito mas muito do que vc falou foi oapo da midia para impedir um bom debate no brasil. O caso dos imoostos foi so um caso que resolvi aborda.
Aqui mesmo no tijolaco tem otimos posts sobr o imposto de renda aqui e acola.
E se vc vier com "sao mal aplicados" , corrupcao, etc tb terei como te dizer que a elite aproveita isso pra impedir um debate melhor.
E os impostos sobre aeronaves de um modo geral, yates ete; Só temos ipva que é sobre veículos automotores.
E o imposto será passado para os passageiros e a inflação vai subir mais ainda.
Ai fica fácil . Você quer controle de salários e não quer controle de preços . Percebe como você é um falso liberal , mas , sim , um conservador defendendo os interesses da tua classe ?
Você está dizendo que o imposto sobre iates e aeronaves subindo, isso será repassado aos passageiros? Que bom, então deverão subir mesmo, no caso dos aviões, que tal um bom aumento no imposto dos learjets? Ou o povão agora também anda de learjets?
Será passado para os passageiros dos iates e das aeronaves particulares? Cobrar imposto dos ricos não afeta a inflação.
E qual a sua expectativa para crescimento do salário ? Zero ?
O salário do trabalhador brasileiro ainda é um dos menores do mundo e este fato está, pouco a pouco sendo corrigido através, sim, de ganhos de produtividade deste trabalhador que gera mais riqueza e exige a sua parte do bolo. E os empresários já perceberam isso e sabem que é dando (aumento) que se recebe (mais lucro).
Na questão "confiança", é só ver a montanha de dinheiro que o
Brasil tem recebido nos últimos anos (daí a montanha de reserva monetária que o Brasil tem). Se não houvesse confiança isso não estaria acontecendo.
Mas, o pior é ler sua opinião sobre distribuição de renda, pois os programas sociais do Governo Dilma estão alcançando mais e mais brasileiros que entenderam o que é cidadania, e agora vai ser muito difícil pras elites tirar isso da memória nossa.
A distribuição de renda via salário mínimo é uma boa ideia nos tempos de fartura. Nos tempos de inverno o ideal é acompanhar o crescimento da produtividade. O problema é que incentiva o consumo, e para um país sem poupança suficiente isso é ruim, pois precisaremos de poupança externa (ser reféns do capital estrangeiro).
E qual seria sua ideia para distribuir renda?
Poderia começar fazendo a reforma tributária, mas não passa no congresso porque as pessoas não sabem votar.
Dizer que a carga tributária é alta no Brasil é uma desonestidade intelectual por quem entende do assunto e uma ingenuidade por parte de quem acredita.
A carga tributária é média , só que é regressiva (atinge mais em quem ganha menos ) , mal escalonada (como no caso do imposto de renda) e tem muita incidência no consumo.Sem falar na sonegação, que ano passado foi de R$415 milhões.Acabaram com a CPMF , que era um imposto fiscalizador.O FHC também acabou com o imposto sobre lucros e dividendos.Não criou o imposto sobre grandes fortunas, etc.
Você é doido, bateu com a cabeça, come caquinha ou gosta de sofrer mesmo?
Ô Dumas, a política de correção do mínimo está definida desde 2007, sempre com vistas a sua valorização. Todo mundo já sabe, não há surpresa nas expectativas. Recordo que o centro da meta inflacionária só começou a ser histéricamente exigida pelo PIG, depois que perceberam que a inflação iria ficar sempre dentro das margens nos governos Lula-Dilma, coisa rara no governo FHC.
Aliás, tenho que recordar que "metas de inflação" e outras, eram políticas determinadas de fora, pelo FMI, cuja execução ficava a cargo do comparsa deles, o FHC. Imagine se hoje alguém se intrometesse na política governamental e econômica como aconteceu na época do príncipe?
Outra coisa que mostra tua falta de informação, é que a "receita não aumenta"! Como assim cara? No mês passado rebaixaram o Brasil, que no dia seguinte batia um record de recolhimento de impostos, ridicularizando a agência, apesar do PIG não fazer nenhuma análise nesse sentido.
E melhorar a receita não tem só a ver com impostos... de repente o governo poderia definir sobre a enorme quantidade de dinheiro que as multinacionais mandam daqui para fora, ou mesmo podar os gastos dos brasileiros que viajam e gastam a todo o instante no exterior.
Dumas, leia um pouco mais do TIJOLACO e outros blogs que te explicam melhor a realidade de quanto a editora abril e a globo te deixam ver
Compara o Brasil com os países de renda média e aí sim os impostos são altíssimos. São esses países que competem com a gente. Quanto maior o imposto menor o investimento privado. Concordo co ma reforma tributária, mas por que até hoje não vi uma mobilização real do governo para isso?
Esse cara, um mega investidor do mercado improdutivo, para além de sua tremenda cara de pau, tem revelada nela o seu caráter dúbio. Observem como o lado esquerdo é completamente distinto do lado direito... o direito, remido, procura traduzir uma certa inofensividade. O esquerdo, com a sobrancelha mais arqueada, a esperteza de quem imagina seu interlocutor um otário! O Brasil, definitivamente, não merece um babaca como esse no comando de nossa política econômica... vade retro satanás!
Pois é, se tivéssemos poupança interna o suficiente para os nossos investimentos não precisaríamos pegar dinheiro emprestado desse mercado financeiro improdutivo - o que só aumenta a dívida pública e engessa o orçamento.
Você já ouviu falar em relação divida / PIB ?
O cara de PREÁ,é de um cinismo,que revolta,vem do desgoverno FHC,que só gerou coisas ruins ao POVO BRASILEIRO,este é entreguista e incompetente,como todos desta oposição sem rumo.
Qual receita do governo que "não aumenta como antes"? Todo mês a arrecadação tributária do governo federal bate recorde atrás de recorde. Se informe antes de comentar, companheiro. Não seja mais um repetidor das (des)informações do PIG. Já chega os "comentaristas" do tal feicebuque.
Quanto menos o pib cresce menos receita. As receitas com as concessões são um alívio momentâneo, mas não são recorrentes.
?pa! Vamos acertar essa frase? Faltou um CRESCE depois da palavra receita. Você quis dizer: Quanto menos o PIB cresce, menos a receita cresce.
E como resolver isso?
EIS O PONTO CENTRAL!
Temos duas propostas para resolver isso:
A do PT, que é fazer o PIB crescer, mesmo que precise financiar esse crescimento. Ou seja, fazer o negócio crescer, mesmo que precise pedir dinheiro emprestado.
E o do PSDB, que é fazer o PIB parar de crescer para demandar menos financiamento. Ou seja, fechar o negócio, vender as cuecas para pagar uma parte do que foi financiado, e entregar o que sobrou aos "donos" do Brasil, para eles poderem se divertir se ter muito trabalho.
Resgatar a memória histórica de administrações passadas do nosso Brasil, é um dever de cidadania nossa, para que desastres financeiros não venham a abater sobre nós, trazendo sofrimento, desemprego, salários baixos, poder de compra ridículo, juventude sem perspectiva de futuro, aposentados humilhados, etc. Tudo isso já vimos. Como já vimos a inflação a 12% ao ano, e juros nas alturas e o país quebrado À época concursos públicos era coisa rara. Isto tudo são fatos históricos que aconteceram, temos que estar atentos para que tais fatos não se repitam. Tomar medidas impopulares tem consequências, é com certeza agradar a banca e prejudicar o povo. Muitos países Europeus estão vivendo seus dramas de características quase Dantesca, eles estão passando hoje, o que já passamos. A queixa lá é muito grande, a crise lá está instalada. Por favor não vamos fazer esse tipo de opção !
ATENÇÃO APOSENTADOS!
Armínio Fraga, cotado para ministro da Fazenda de Aécio Neves, declarou recentemente que o salário mínimo, na era Lula e Dilma, "subiu muito" (no final do mandato de FH, o salário mínimo equivalia a US$ 70, hoje equivale a US$ 300). Isto significa que, se os tucanos voltarem ao poder, Armínio pretende REDUZIR o salário mínimo. Lembrem-se que FH chamou os aposentados de "vagabundos" e, portanto, em sua lógica deve pensar que os "vagabundos" estão comendo muito. Aposentados, vcs. pretendem que o salário mínimo RETORNE ao equivalente de US$ 70 ?
Esqueci de acrescentar em meu comentário anterior:
APOSENTADOS: TODAS as aposentadorias são referenciadas pelo salário mínimo.Isto significa que uma REDUÇÃO no salário mínimo REDUZ TODAS as aposentadorias! ATENÇÃO CLASSE MÉDIA, que se julga superior aos mais humildes, isto vale para vcs. também.
Não consigo ver uma imagem deste sujeito sem associá-la a um rato.
Arminio Fraga é além de tudo incompetente ! Economista de quinta categoria basta ver o caos em que transformou o Brasil. E deveria estar na cadeia pelo que fez quando foi diretor de um setor do BC perguntem ao Protegenes...
Eu queria entender pq medidas impopulares, inflação controladissima, emprego em alta, divida publica sob controle....
O problema não é ser incompetente, ele é muito competente, ele conduziu a economia para a minoria rentista!Ele defende os interesses da elite concentradora de renda.
Esses tucanos são lixos.
Todos, todos da época fhc, coleguinhas dele presidentes da república na américa do sul foram presos ou se savaram por conseguirem ir para cargos eletivo,Vide cavalo, na Argentina.