Miro Borges: Dilma enfrenta Folha e conta porque não foi aos EUA

Do combativo amigo Altamiro Borges, em seu blog (e chamo atenção para a revelação de que a visita de Dilma aos EUA não saiu pela falta de um pedido de desculpas americano e o compromisso de que se suspenderia a violação de nossas telecomunicações):

Dilma refuta visão colonizada da Folha

Altamiro Borges

Sem citar a Folha de S.Paulo – “um jornal a serviço dos EUA” –, a presidenta Dilma Rousseff contestou nesta quarta-feira (6) a ideia ridícula de que o Brasil também faz espionagem ilegal e criminosa. “Não dá para comprar o que a Abin [Agência Brasileira de Inteligência] fez, até porque não violou a privacidade. Está previsto na legislação brasileira, não cometeram nenhuma ilegalidade. Se tivesse cometido, teriam sido afastados”, afirmou à agência de notícias Reuters.

Na segunda-feira (4), a Folha estampou uma manchete espalhafatosa – “Governo brasileiro vigiou diplomatas estrangeiros” – e tentou comparar a ação da Abin com a política criminosa dos EUA de monitorar telefonemas e e-mails de milhares de cidadãos no mundo. Uma matéria no portal UOL, que também pertence à famiglia Frias, chegou a afirmar que “todo mundo espiona, não há virgens”.

O Nobel da espionagem

As “reporcagens” do Grupo Folha parecem ter sido encomendadas pelo presidente Barack Obama, o prêmio Nobel da espionagem mundial. No exato momento em que o Brasil e a Alemanha se uniram para questionar na Organização das Nações Unidas (ONU) as práticas ilegais dos EUA, elas serviram para comparar duas iniciativas distintas – uma de invasão de privacidade e de ingerência imperialista; outra de defesa da soberania nacional.

Segundo a notícia da Reuters, a presidenta Dilma Rousseff fez questão de defender as atividades da Abin, que monitorou diplomatas russos, iranianos e iraquianos – durante o governo Lula –, agindo conforme a legislação brasileira. “Ela disse que essas operações não podem ser comparadas às realizadas pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que espionou cidadãos, autoridades e empresas brasileiras”.

Aparato de violação da privacidade

“Acho que não pode comparar o que a Abin fez em 2003 e 2004, até porque tem um lado dessa ação que era contra inteligência, porque estavam achando que tinham interferências em negócios privados, negócios públicos no Brasil. Foi preventivo. Não levou a nenhuma consequência de espionar ninguém na sua privacidade… No outro caso, não é isso. No outro caso, é um aparato de violação da privacidade, dos direitos humanos e da soberania do país”.

Apesar da confusão criada pela Folha, que tentou jogar na defensiva o governo brasileiro, a presidenta voltou a criticar a política imperial dos EUA. “Dilma também afirmou que a falta de um pedido de desculpas do governo norte-americano foi um dos fatores que a levaram a adiar a visita de Estado que tinha marcada para o mês passado aos EUA. Ela revelou que seu governo propôs aos EUA um acordo para que fosse mantida a visita de Estado, que incluía um pedido de desculpas e o compromisso de que as atividades de espionagem parariam”.

“A questão é a seguinte: eu iria viajar. A discussão que derivou das denúncias nos levou a fazer a seguinte proposta aos EUA: só tem um jeito de a gente resolver esse problema. Eles teriam de se desculpar pelo que aconteceu e dizer que não aconteceria mais. Não foi possível chegar a esse termo”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.

Leia mais no blog do Miro.

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/11/dilma-refuta-visao-colonizada-da-folha.html

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Esse sim é o grande problema do Brasil, os inimigos que vivem aqui, engordam aqui e trabalham sempre contra o país

  • Gostaria de ter os numeros desss edições da CC. Guardei todas como um tesouro, mas na mudança sumiram. Reproduzi dezenas de vezes essas matérias e distribuí nas campanhas do Lula e Dilma.,São fundamentais paramostrar a total sub erviencia do governo FHC aos seus patrões norte-americanos.

  • Alguma retratação deveria ser exigida. E foi isso que aconteceu: que fosse feito uma retratação formal acompanhada de compromisso de não mais espionarem a vida dos brasileiros e das nossas empresas.
    Que isso seria muito dificil de acontecer, em se tratando de EUA, já era previsível.
    O pior mesmo é ver, novamente, uma certa emissora desdenhar desta atitude de nossa Presidenta.
    Eles têm de entender que a atual Presidenta não é colonizada como eles são.
    Ela defende os interesses do Brasil, enquanto para esta certa emissora, deveriamos chamar Brazil de uma vez por todas e sermos anexados como mais um território do tio sam, assim como o Havaí o é.

  • FOLHA LIXO, IMUNDA, FEDORENTA, PODRE, PARCEIRA DO GOLPE MILITAR NO BRASIL, AONDE MORRERAM MUITOS BRASILEIROS DENTRO DOS SEUS CARROS, SUA FOLHA SUJA, PARCEIRA DOS EUA, E CONTRA O POVO BRASILEIRO !!!!!!

  • O tempo é o senhor da razão. Lembram quando a Folha dizia ser um jornal independente,sem rabo preso? Era o tempo das Diretas já. E a gente acreditou! Dissimulação. Mais uma. Seu verdadeiro slogan é mais extenso. Folha: no Brasil, casca de ferida. Nos Estados Unidos da América, um jornal para inglês ver. Tipo íntimo, como carne e unha.

  • Devia existir uma Lei de Segurança Nacional, que não permitisse que um orgão estrangeiro controla-se ou influencia-se a imprensa nacional. Da qui a 100 ou 200 anos, os futuros historiadores vão escrever sobre como os EUA dominou a America do Sul, atravez do uso da TV e dos Jornais.

  • A FolhaFalha e os Frias, bem como os irmãos metralhas Marimho e a Globo, sem deixar de mencionar os Civita e a Veja sofrem do complexo de Vira Lata, vindo de lá eles apoiam até uma nova bomba atômica ser lancada numa nova Hiroshima ou Nagasaki. O Complexo de Vira Lata é oriundo da subserviencia, onde se obtem um aparente poder, concedido por quem é servido. Obtem seguidores e constroem subservientes, (o Faustão estar na Globo é um exemplo), mim lembra aquela suburbana que estando ao lado do paquera riquinho, e de riqueza duvidosa, tratou a mãe como se fosse a sua empregada doméstica, a mãe perdoou, por certo a Presidenta DILMA tambem perdoará a FolhaFalha.

  • A Folha, o PSDB, o PCC, a GLOBO, a VEJA, o GOLPE, a DITADURA, as mortes de milhares de inocentes . Os parentes reivindicando o reconhecimento e indenizações junto ao Governo, exigindo o julgamento dos militares envolvidos na DITADURA, esses mesmos que leem a Folha, votam no PSDB, chamam o PCC de comunista, assistem a GLOBO e assinam a VEJA. Essas familias que tiveram parentes vitimas da DITADURA poderiam serem chamadas, sem ofensas, de Analfabetos Funcionais, aqueles que lê, vê e ouve mais não entendem. Não só quem executa é o culpado, aquele que omite, informa errado, omite informação, auxilia os envolvidos a desfazer vestigios e tantos outros conluios se resume a confissão dos irmãos metralhas Marinho ao confessar que o pai, o Roberto Marinho foi um dos grandes na DITADURA, e esses parentes das vitimas simplesmente aceita, sem ao menos exigir a apresentação do DARF.