Quando José Saramago falou, no teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), início da década de noventa, que o número de crianças mexicanas desaparecidas chegava a 35 mil, criei instantaneamente, a partir desse número assustador, um filme que nunca mais saiu de cartaz da minha cachola.
Algumas crianças eram encontradas. Porém mortas.
O médico e escritor Moacyr Scliar, cicerone e mediador do português (que ganharia o Prêmio Nobel de Literatura anos depois), teve sua expressão facial transformada, em segundos, de perturbado para terrificado.
Os transplantes de órgãos, nos Estados Unidos, feitos em clínicas clandestinas, eram operados por profissionais: médicos e enfermeiros.
Saramago falava que o capitalismo não tem limites para a desumanidade. Disse, diante de uma plateia incrédula, que o dinheiro compra a vida e paga pela morte.
O que as crianças mexicanas tinham em comum, além de seus corpos terem sido encontrados com a falta de alguns órgãos – que foram retirados – era a miséria.
Parece cruel demais? Atroz, desumano, bárbaro? Então nem leia o próximo parágrafo.
Anos depois, absolutamente por acaso, encontrei uma pessoa que confirmou essa história absurda contada por Saramago. Acho que minha cara ficou como a do Scliar.
Por que crianças mexicanas? Uma pergunta estúpida que merecia uma resposta óbvia.
Pela proximidade de um país com o outro, pela existência de uma separação definida por limites geográficos e através de muros muito altos de concreto armado?
Também, mas não só por isso.
A miséria também produz um considerável estoque de órgãos de reposição em outras regiões do planeta. Como na África.
No entanto, muitos pais, que podiam pagar pelo serviço, não queriam nos seus filhos doentes que os órgãos fossem de crianças negras.
Não sei como vou ficar depois de terminar esse texto e nem imagino como o leitor vai ficar. Talvez eu sente pra chorar. Talvez grite até perder a voz por completo.
Esse viés cruel da pobreza nunca é lembrado quando se fala em justiça social. A miséria alheia é um problema só da boca pra fora. Não rende um cartaz sequer na Avenida Paulista.
Mas já foi tema de um especial na TV Globo naquela mesma década em que José Saramago este no Brasil.
Aquele documentário que volta e meia passa na nossa timeline. Aquele documentário que mostra a miséria do nordeste. Aquele em que mulheres magras e crianças esqueléticas aparecem tomando sopa de pedra. O mesmo documentário que fez o repórter chorar de tristeza.
Era uma miséria que não tinha fim e todos queriam o fim dela. Segundo as vozes da sociedade, aqui era uma desumanidade.
Como um país como o Brasil poderia entrar nos anos dois mil com aquela vergonha?
Como o Brasil poderia se olhar no espelho?
Um país com vergonha de si mesmo.
O Brasil não foi capaz de lidar com a penúria durante 502 anos.
Precisou de um homem e de uma mulher para, em quatorze anos, fazerem o que ninguém nunca conseguiu fazer.
Criar uma forma, um jeito, uma maneira que fosse possível oferecer algum dinheiro para que crianças miseráveis pudessem comer, pelos menos, arroz e feijão.
Esses dois, que hoje são chamados de ladrão e de vaca, acabaram com a miséria extrema no Brasil. Mas isso já não vem mais ao caso.
Bom dia!
View Comments (55)
Viva o Bolsa Família!...
Viva Lula e Dilma!....
Viva o PT!...
Às ruas!...
... Ninguém de sã e liberta consciência se engane: o 'coroné' fisiológico, arrivista e não confiável Renan calheiros continuará afirmando peremptoriamente para a presidenta Dilma Rousseff e ao 'Zé Tucano' agora, pasme, na AGU:
"eu estou com vocês, fiquem tranquilos, no Senado mando eu!"
Momentos antes da votação o Renan irá conversar com o [eterno] presidente Lula, ratificando o posicionamento 'delle' contra o "golpeachment"!
Oficilamente, Jaques Wagner e José Guimarães são comunicados pela Presidência do Senado Federal!
Pipocam mensagens nas redes sociais!
O povo da mortadela festeja!
"Olê, olê, olá, Dilma, Dilma!"
Final da votação:
Lula chora copiosamente, ao lado de Dona Marisa, aos prantos!
Renan Calheiros decreta o "o golpeachment"!
E justifica:
"É a fábula do Esopo, aquela do sapo e do escorpião, estúpido!"
NOTA:
no enredo trágico acima, falta - apenas e tão somente - ser escrito o capítulo da reação popular!...
A conferir!...
... Ah, momentos antes do início da votação do nazifascista "golpeachment" no [suposto] Senado Federal o Renan Calheiros telefonara à presidente Dilma Rousseff comunicando-a que teria revertidos os votos do senadores aGRIPEno [Suína] Maia (DEMo/PSDB-RN) &$ 'Erraclitus Fracus' (DEMoTucano/PI)...
Sim, que país é esse, siô?!
"O 'CU(nha)' do mundo, quiçá!"
PQP
Os nordestinos voltarão a saquear os estoques de alimentos como no passado recente .
Caminhamos para um país dominado pelos traficantes estilo mexicano .
Só uma revolução para fuzilar uns vinte milhões de bandidos e recomeçar do zero .
Mao , salvou a China .
Quem nos salvará ???
Há um filme americano de 2010 sobre o tema: Tráfico de órgãos.
É impactante.
Como mineiro tenho certeza que não queremos ficar na parte de baixo desse muro as ultimas eleições deixaram bem claro
Concordo com você. Tenho dúvidas se o Rio de Janeiro gostaria de ser o "quintal" de São Paulo.
Poderíamos fazer aqui um exercício de como seria um país "São Paulo e os outros amigos". A primeira a chorar seria a FIESP. Onde ela iria despejar o seu excesso de produção?. Iria competir com a China com todas as barreiras alfandegárias. Hoje já precisa do governo, isentando impostos, para chegar perto dos preços Chineses.
Como gaúcho de nascimento e baiano de coração, tenho certeza que muitos "baianos" irão mudar pra o Tucanistão, mas nenhum gaúcho aceitará viver sob o tacão paulista.
Creio também ser improvável que os fluminenses e capixabas aceitem ser coadjuvantes da "elite" golpista de São Paulo. Ia sobrar apenas o Paraná, MS e MT , além de Goiás. Seria este o Tucanistão.
Não se iludam com os votos dos deputados gaúchos na sessão do dia 17/04, aqueles são eternos insatisfeitos, mesmo com tudo que Lula e Dilma proporcionaram pelo Rio Grande em todas as regiões, estão e estarão eternamente insatisfeitos, algo tosco demais, reconheço, mas verdadeiro.
Quanta a velha e boa Bahia, foram 22 votos NÃO !!! Mas claro, também houve os traíras, Aleluia ( ladrão ) , Imbassahy ( bandido ), Jutahy ( safado ) e Lúcio, irmão de Geddel ( não é necessário nenhum comentário ).
Ressalve-se ainda a quantidade imnesa de deputados do nordeste que aderiram acriticamente ao SIM, ou talvez não tenha sido um movimento acrítico, talvez pensassem como aquele famigerado médico mineiro denunciado por tráfico de orgãos, talvez necessitem do retorno da miséria extrema para garantir , além da sobrevivência política, suas respectivas sobrevivências reais, suas e de seus netos, filhos, mães, pais , avós....Deus e o diabo.
Sim FB, vamos enxugar nossas lagrimas e tomar as ruas. Esse video eu so vi no ano passado. Fiquei mais do que chocada, embora soubesse dessa miséria o documentario é um soco no estomago. Tb me pergunto como tudo isso é possivel ? Chorei qdo vi Lula chorar porque pensei nisso tudo e sei o qto ele quis e ainda quer melhorar a vida desse povo completamente esquecido durante 500 anos. Por isso não tenho estomago para criticas que em nada ajudam, como se Lula e Dilma, além de terem feito tanto, não deveriam ter esquecido nenhum detalhe, e como Deuses poderosos, deveriam ter liquidado a Globo com um golpe so !! Muito facil falar, dificil é fazer. Em nome de todas as crianças, homens e mulheres, jovens e velhos brasileiros esquecidos e vilipendiados, devemos tomar as ruas para mudar esse pais e defender nossa democracia.
Dois deputados da oposição vão a NY ¨observar¨ Dilma. São ficha-limpa ou vão servir de piada pronta?
Terão sorte se o cerimonial da ONU deixar que entrem pelo menos no pátio reservado aos turistas. E só. Nenhum jornalista vai se aproximar deles, nem vai querer saber quem eles são. Mas com certeza a rede Globo lá estará, a produzir uma matéria para tentar enganar os já superenganados coxinhas. Ela pode muito bem inventar uma novelinha e até dar um jeito de entrevistá-los como se eles estivessem dentro do plenário da conferência e fossem os heróis da "verdade". Efeitos especiais de manipulação.
PROPOSTA DE SOLUÇÃO NACIONAL
Humilde e respeitosamente,
A presidente Dilma Vana Rousseff no uso das suas atribuições Constitucionais - e legitimada mediante reeleição obtida pelo sufrágio de mais de 54 milhões de votos de brasileiros e brasileiras - constituiria uma 'Comissão de Notáveis' incluindo pensadores (sociólogos, economistas, intelectuais, artistas...), lideranças de todos os partidos políticos fiéis ao governo e às causas populares, representantes dos trabalhadores e das classes patronais, representantes religiosos, demais movimentos sociais e comunitários, UNE, blogueiros 'sujos', óbvio [Risos]...
Seria feito um diagnóstico da conjuntura nacional, resultando a elaboração de um projeto de governo de base popular, democrática, progressista, humanista e radicalmente nacionalista...
Projeto contemplando ações de curto, médio e longo prazo.
Do exposto, seria proposto à sociedade brasileira um pacto social de governabilidade objetivando restaurar a paz social, a esperança, a alegria, a retomada do crescimento/desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda...
Imperioso também ponderá à nação o fato que estamos nos dias que antecedem à realização das Olimpíadas, ressaltar a importância do evento para o país, para os(as) brasileiros(as) e para o mundo...
Em paralelo, seria também anunciada à nação a montagem de um ministério altamente qualificado e absolutamente comprometido com os problemas e demandas nacionais, contemplando, em parte, a natureza suprapartidária dos seus membros.
E proposição de uma assembleia Nacional Constituinte para a discussão da Reforma Política...
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
[Verdadeiro] Brasil
Muito bem, velho companheiro Messias, neste momento estamos de acordo, mas não imagino como viabilizar essa proposta. Um abraço.
Acho que uma boa proposta de negociação seria oferecer anistia geral aos golpistas. Mas dando a eles um prazo para encerrarem completamente suas atividades golpistas, que podem ser perfeitamente enquadradas no crime de alta traição.
Para um certo tipo de 'gente (?)' não basta ser e estar abonado, é necessário que o outro esteja na penúria, só assim essa 'gente(?)' se sente feliz. Eita pobreza de alma.
E esse muro aí da foto? Esqueceram que a direita chegou a ganhar em estados do Norte, e perdeu em Minas e no Rio de Janeiro?