Duas coisas parecem evidentes, com o recrudescimento das prisões da Operação Lava-Jato.
A primeira, é que – como se disse ontem – foi necessário dar manivela ao fole de uma investigação que, agora, deveria estar concentrada em tudo o que se apurou e nas responsabilidades de quem esteve envolvido.
A segunda é que o “inchaço” do PT, provocado pela chegada ao poder de Lula – como toda enchente, aliás – trouxe para ele uma maré de detritos neoliberais como os cidadãos presos hoje.
Para não parecer escrito sob encomenda depois dos fatos, traço a imagem de Delcídio Amaral – inimigo da Petrobras desde sempre, quando se filiou ao PSDB para ocupar um cargo de direção na empresa – e ajudado por escritos alheios, já de algum tempo.
“(…) “Uma coisa o Delcídio tem de entender: O PT deu tudo o que ele tem na política, que é o mandato de senador”, comentou o deputado federal Vander Loubet. O PT foi buscá-lo para os seus quadros depois de ele encontrar as portas fechadas no PFL, no PMDB e PSDB. E quando tentou sair do PT para concorrer ao Governo do Estado nas eleições de 2006 pelo PSDB, Delcídio foi vetado pela senadora Marisa Serrano, a maior estrela do partido em Mato Grosso do Sul. Rejeitado pelos grandes partidos, o único que escancarou as portas para a sua entrada foi o PT. Delcídio, na época imaginava estar filiado ao PSDB e depois descobriu que a sua ficha não tinha sido encaminhada à Justiça Eleitoral.
Na dura disputa eleitoral com grandes lideranças políticas do Estado, Delcídio saiu da lanterninha com apoio da militância do PT e de amigos para conquistar o Senado, derrotando surpreendentemente o mito da política estadual, ex-governador Pedro Pedrossian. “Hoje, Delcídio despreza a militância e jogou todos os amigos para fora”, comentou um petista, que preferiu o anonimato para não atrapalhar o esforço de mais uma tentativa de reaproximação do senador com o ex-governador José Orcírio dos Santos. (Correio do Estado, MS, 25/1/2011)
Sobre André Esteves, não é preciso ir tão longe. A coluna de Monica Bergamo de 2 de abril de 2014 mostra a quem ele apoiava e promovia: Aécio Neves.
A história rocambolesca de negociação de dinheiro e fuga que teriam mantido com o ex-diretor Nestor Cerveró mostra o espetáculo de intrigas, chantagens e baixeza em que acusados e acusadores estão metidos na Lava-Jato.
Delcídio, sobretudo, foi uma figura que o PT absorveu e integrou e, agora, paga por ele.
É um dos preços da política, o que vem com a maré montante e o que se vai com a vazante. Neste caso, diretamente pelo ralo.
O Dr. Sérgio Moro, sem querer, vai ajudando a tirar do PT a “tucanidade” que se entranhou nele.
View Comments (52)
Só há um PEQUENO detalhe...Delcídio era líder do governo no Senado, pode? Como fica, ou não fica? Indicado por quem, mesmo? Se já estava difícil, agora então...
Perguntinha que não quer calar: Por que Delcídio era líder do governo no Senado, se até o mundo mineral sabia de seu envolvimento?
Resposta 1: O gabinete de segurança institucional e o ministro da justiça não sabiam de nada.
Resposta 2: O gabinete de segurança institucional e o ministro da justiça sabiam e não alertaram a presidente.
Resposta 3: O gabinete de segurança institucional e o ministro da justiça sabiam e alertaram a presidente.
Resposta 4: A presidente, alertada, bancou a permanência, pois acostumou-se a viver perigosamente.
Resposta 5: A presidente, alertada, bancou a permanência, pois não teve coragem de substituir o líder que sabe demais.
Se foi necessário o filho do Nestor gravar para todos saberem então a resposta é NÃO. E saber, acusar de um crime é ter certeza, com provas cabais e insofismáveis. e não fazer conjecturas ILAÇÕES a respeito.
Bem que acho que o PT pisou feio na bola e Dilma mais ainda em colocar um cara que se arvora orgulhosamente em ser o mais tucano dos petistas em cargo tão importante. Tucano sabemos que é dado a mensalões mineiros, lista de furnas, tremsalões, Alstom SIemens, Privataria, PROER, SIVAM, BANESTADO, APAGÃO DE ENERGIA, etc e com garantia de IMPUNIDADE, podem TUDO. O PT, Dilma e seu governo já estão pagando caro pelo erro. Mais um erro. Pode isso Arnaldo?
Nossa!!! Como tinha e tem tucano no PT; vamos lembrar de alguns: Zé Dirceu, André Vargas, José Jenoino, Delúbio, Vacarri. É no minimo desonestidade intelectual não admitir que essas pessoas; certamente muitas outras irão aparecer nos próximos dias, não estejam a serviço do projeto criminoso de poder que o PT tenta implementar no país. E a culpa como sempre deve ser do FHC.
E eu que pensei que o Delcídio fosse um guerreiro do povo brasileiro.
A tentativa de renegar o Delcídio é ridícula, só criança (e boba) para aceitar que o Lula foi enganado ou coisa assim. Como fica claro no próprio histórico do post, o PSDB acabou por aceitá-lo a contragosto numa época, mas, tal qual os rios retornam ao leito, ele logo voltou ao partido mais adequado às pessoas do seu caráter e atingiu as mais elevadas posições dentro da estrutura petista. E o interessante é que parece que ele acabou preso por causa de um vídeo onde prometia proteção do STF ao Cerveró. Claro que, com o risco de vazar o vídeo, os ministros tiveram que correr e puni-lo. Mas isso só ilustra o que todos sabemos: o STF está tomado por pessoas "simpáticas" ao PT, permitindo que o J.Wagner prometa proteção ao Cunha em troca dele voltar a se acertar com o partido que lhe permitiu assaltar a Petrobras e coisas do gênero. Dessa vez teve o vídeo e tudo mudou. Mas normalmente, os chefes da gang petista contam com essa proteção. No Mensalão, por exemplo, deu certo, e o dedo-Lula se salvou em troca do anel-Dirceu.
Delcídio do Amaral, senador do PT, líder do governo Dilma no Senado, está preso com a devida autorização do Supremo Tribunal Federal, na figura do ministro Teori, relator da Lava-Jato.
O juiz Sérgio Moro não tem competência para decretar prisão de senador. Essa 'paranóia' conspiratória da petebada é ridícula.
O petista Delcídio ofereceu mesada de 50 mil reais por mês e plano de fuga para o Cerveró não delatar as entranhas da compra de Pasedena cuja Dilma aprovou e depois da revelação da negociata alegou 'falhas' no parecer na qual se baseou.
Como se vê, só é mais um petralha preso tal quais Dirceu, Vacari, Duque, Romano, Vargas...etc.
Globo mente descaradamente para escapar do Direito de Resposta:
http://www.vermelho.org.br/noticia/273246-1
Falando em Globo, você acha que a transcrição da gravação vai passar no início ou no final do Jornal Nacional? E será que eles vão condensá-la ou deixarão claro que o plano envolvia uma fuga para a Venezuela, de onde os irmãos bolivarianos levariam o Cerveró num avião militar diretamente para a Espanha?
Foi burrice do delcídio, se ele tivesse ficado no psdb (que é onde a alma dele sempre esteve), JAMAIS seria preso, como o aécim de Furnas (e de muitas outras maracutaias) não foi até agora e acredito que nunca será enquanto for tucano:
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas
Papai noel ta chegando e como você acredita no bom velhinho, deve pedir um logo um presentão.
O presente virá logo, esse foi apenas o primeiro Senador a ser preso. Quando começarem a prender tucanos e demoníacos ninguém poderá alegar perseguição.
Bom que seja assim..... mas os primeiros da fila estão os outros petralhas.
Ele corria atrás de qualquer ônibus! Oortunista!!
Que ninguém duvide,ter o PALADINO DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO,seu símbolo maior,o IMPERADOR DE GUANTÂNOMO, sua fichinha de filiado ao TUCANALHA DO BRASIL,bem escondida na REPÚBLICA DO PARANÁ,guardado a mil chaves,pelos delegados e procuradores do mesmo partido,que gostam mesmo,é bisbilhotar com ESCUTAS CLANDESTINAS,os adversários aqueles,que gostam de DEDURAR O ATUAL GOVERNO.
O tijolaço,concordo,é um blog super democrático e uma das minhas fontes de informação,mas abrir espaço para alguns comentários para analfabetos políticos e falsos moralistas indignados está errado.Essa gente já tem muito espaço no pig podre para agredir covardemente todo mundo.
O PT é o grande culpado de tudo o que está acontecendo. Há quanto tempo esse senador safado vem praticando bobagens e o partido simplesmente o manteve em suas fileiras. Lembram-se da CPI do Banestado? Naquela época ele já agira de maneira covarde e desonesta. Ele já era pra ter sido expulso do partido há muito tempo.
PT está pagando um preço altissimo por ter sido omisso, diante de tantas irregularidades cometidas por seus filiados.
Amanhã, todos os jornais do pais trarão estampada a foto do Delcidio na primeira pagina, e na sexta nas revistas do pig
Espero que o mais rapidamente possível o Rubens Falcão convoque o PT para definir pela expulsão do Delcídio! Terão coragem? Ou não é bem assim?
Rui Falcão, claro...
Disse TUDO. O Delcidio era aliado dos tucanos e o PT permitiu isso. Deveria ser para ontem a expulsão.
O PT ainda não entendeu que, quem vota nele, não aceita passar a mão na cabeça de safados.
Estivesse o Delcídio no PSDB você veria os trolls aí de cima defendendo-o e continuariam apoiando o PSDB, porque são da mesma laia.
Assim o PT perde eleitores, é lógico que para partidos de esquerda, pois ninguém que eu conheça que vota no PT votaria no PSDB.
O problema é que em 2018 o Lula será eleito, mas o PT será nanico no congresso.
No mínimo o conselho de ética do PT deveria abrir um processo de expulsão deste cidadão. Mas, convenhamos, ética no PT é uma palavra bastante complexa nos últimos anos. E pior é ter que ler que qualquer crítica ao PT é coisa de analfabeto político. Eta dualidade pobre, mesquinha. É impresionante a quantidade de donos da verdade na blogosfera...