Moro cumpre seu papel e condena Lula com sentença longa e vazia

Sem que fosse surpresa para ninguém, Sérgio Moro condenou o ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão, em regime fechado.

Porque ele “recebeu” um apartamento no Guarujá que nunca lhe foi transferido ou teve qualquer promessa de entrega.

Mas não vem ao caso.

Só há uma coisa indiscutível na sentença de Moro, os parágrafos de número 48 e 49:

48. Questionam as Defesas de Luiz Inácio Lula da Silva e de Paulo Tarciso Okamoto a imparcialidade deste julgador.

49. Trata-se de questão já superada.

Absoluta verdade, Doutor Moro. Está claro para qualquer rpessoa neste país e por muitas partes do mundo que o senhor não apenas não é imparcial, mas um dedicado militante da causa do delenda Lula.

Ninguém na face da Terra acredita no que o senhor escreve:

A ampla cobertura jornalística à investigação denominada de ‘Operação Lava-Jato’, bem como a manifestação da opinião pública, favoráveis ou contrárias, para as quais o magistrado não tenha não acarretam a quebra da imparcialidade do magistrado.

Não, claro, ninguém viu o senhor esparramar-se no deleite dos holofotes, dos prêmios globais, nas palestras de João Dória e nem em vídeos e mensagens às manifestações “coxinhas”.

Tudo foi muito discreto, como apropriado a um juiz “imparcial”.

(…)o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não está sendo julgado por sua opinião política e também não se encontra(sic)em avaliação as políticas por ele adotadas durante o período de seu Governo.

 Também não tem (sic)qualquer relevância suas ( de Lula  ou de Moro?) eventuais pretensões futuras de participar de novas eleições ou assumir cargos públicos.

São, como se vê, alegações às quais não se pode dar concordância, exceto a verbal, que lhe falta.

Há páginas, páginas e mais páginas onde Moro afirma sua total neutralidade e todas as “liberdades” que deu à defesa, quando qualquer um que tenha assistido seus diálogos com os advogados de Lula, autoritários e descorteses.

Defende a condução coercitiva dizendo que – ahá! – os protestos surgidos por ela são sua própria justificativa, como se não pudesse ter marcado um depoimento.

E reclama da multidão que foi à Curitiba prestar solidariedade a Lula, de forma ordeira, porque exigiu “a montagem de um imenso esquema de segurança”. Quer dizer, Lula também é responsável por ter se montado uma praça de guerra na capital curtitibana.

Mas e a prova que o apartamento era de Lula? A compra, declarada no IR, de outra unidade do empreendimento e um documento, sem assinatura, que teria o número do tal “triplex”.

Diz que Lula “não apresentou explicação concreta nenhuma” sobre o fato de que a OAS não ter vendido o apartamento triplex, como se coubesse a ele responder, inclusive, por uma propriedade da empreiteira que estava penhorada à Caixa.

Há, depois, uma colagem de depoimento de delatores, embora nenhum deles faça menção a Lula, tudo para sustentar a tese – calçada unica exclusivamente no depoimento do Léo Pinheiro – de que João vaccari teria posto o apartamento  na “conta” de eventuais acertos com a OAS.

E Delírios incríveis, quando Moro, mesmo tendo de reconhecer o avanço do combate a corrupção diz que ele não promoveu ” a necessária alteração da exigência do trânsito em julgado da condenação criminal para início da execução da pena, algo fundamental para a efetividade da Justiça Criminal e que só proveio, mais recentemente, da alteração da jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal (no HC 126.292, julgado em 17/02/2016, e nas ADCs 43 e 44, julgadas em 05/10/2016). Isso poderia ter sido promovido pelo Governo Federal por emenda à Constituição ou ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”.

Olha, é difícil não mandar um juiz a alguma parte depois de uma manifestação destas. Quer dizer que Lula é culpado de não ter mudado a jurisprudência secular do Supremo Tribunal Federal? É repugnante, imbecil, idiota alguém que usa – ainda que tresloucada – uma argumentação de natureza meramente especulativa numa sentença criminal!

Não há, em qualquer ponto da sentença, sequer uma indicação objetiva de como Lula “recebia” vantagens, exceto a palavra dos delatores que fazem uma “conta de chegar”  para reduzir suas penas nesta e em outras ações que respondem. E que conseguiram, claro.

Na parte da guarda do acervo presidencial, obvio, seria ridículo condenar e Moro, o justo, absolve Lula.

São as primeiras observações, numa leitura , ainda superficial, da imensa sentença. Aliás, sua vastidão, como costuma acontecer nas peças de Direito, é indicativo de sua fraqueza. Direito é fato e lei, não argumento e suposição, que vêm a ser literatura.

No caso de Moro, um romance policial ao inverso.  Nos tradicionais, há um crime e procura-se o criminoso. Neste, há um criminoso para o qual, de forma deliberada e prolixa, procurou-se um crime.

A sua sentença, se ainda houver equilíbrio na Justiça deste país é  que está condenada à revogação. E olhe lá, porque, num exame frio, o caso era de nulidade, mesmo.

Fernando Brito:

View Comments (68)

  • Juizeco de quinta categoria! Sinto vergonha desse estrume ser juiz no Brasil!!

  • Nada como o timing de entregar aos golpistas um alento quando ontem todos fomos roubados nos nossos direitos de trabalhador. Acho que depois que a máscara dele caiu com a liberação da mulher do Cunha, Moro só serve para discussão de bar onde não importa nada além da torcida. Pobre Brasil.

    • Isso é verdade mesmo.

      Ficou muito na cara a "condenação" do Lula no dia seguinte ao fim da CLT/GETÚLIO VARGAS.

      São tão intelijegues que acabam de entregar para o sindicato literalmente: Somos parte da engrenagem de um golpe a Farsa Jato,Mídia,Golpistas,Fiesp e Febraban.

  • Uma notícia velha, já que a condenação de Lula era certa, apenas Moro tinha que cumprir as formalidades jurídico-burocráticas.

    A Farsa a Jato cumpriu dois objetivos: tirar o PT do poder em 2016 (com o áudio seletivamente vazado da presidenta da república) e estigmatizar o PT em 2018.

    A Farsa a Jato nunca se preocupou de verdade com a corrupção.

    Enquanto isso, pessoas pego em flagrante com malas abarrotadas de dinheiro estão por aí - inclusive o primo de um deles (Aécio) continua senador e votou contra o trabalhador.

  • Do site NBO: Lula Humilhado Mundial Pela Imprensa Internacional
    ERRADO!
    O humilhado não foi o Lula, foi o país, o Brasil, que tem no comando uma quadrilha, da qual alguns membros já estão presos, às voltas com todo tipo de corrupção, um deputado procurado pela Interpol votando para inocentar um corrupto que se intitula presidente, uma presidente deposta sem que se provasse dela qualquer crime e um ex-presidente processado, cuja culpa esta demonstrada em um porco power point garatujado por um semianalfabeto em informática!
    Neste país a Justiça espia por baixo da venda e o juiz é cego!

  • Mudasse o foco das coisa, o fim da CLT, o julgamento de Temer na CCJ, esquece, agora é só a condenação de LULA.

  • No Brasil a Justiça vê tudo por baixo da venda que lhe cobre os olhos. Quem não vê, por ser um cego de conveniência é o juiz!

  • Sinceramente, além do nojo, tá dando vontade de fazer merda!!!

  • Começa a queda do Caudilho, canastrão, fanfarrão, ladrão que de tanto manipular os miseráveis com a bendita bolsa família e de tanto agradar aos banqueiros oferecendo-lhes juros altos e se refestelar na alcova com os empreiteiros, afundou a nação no caos, sugando a Petrobrás, as estatais, negociando, como o vendilhão do templo, as riquezas do país com seus aliados espúrios como o PMDB (que finalmente lhe deu uma rasteira), negociando sua "ideologia" com Maluff, Collor, Renan Calheiros , Temer e outros calhordas mais.
    LULA, vai pros quintos dos infernos e que Dilma e Temer te acompanhem! Brevemente alguns bloguistas terão que buscar outras fontes de renda, pois o PT será extinto, assim como o PRN do Fernando Collor.

    • CANALHA ESTÁ PREPARADO PARRA ME VER JANTANDO NA SUA COZINHA E DORMINDO COM TUA MULHER?

      • Engraçado Luiz o seu comentário, não pode discordar que vem ofensa até onde entendi o Adirson está frustrado com a política de esquerda e direita. Já que ele deseja que todos políticos vá para o quinto dos infernos.

        • O "Adirson" é um pobre diabo. Não tem a mínima ideia da estupidez que é seu comentário.

        • Frustrado com o governo de direita? Não vi indignação com tucanos e democratas. Hipócritas!

      • Voltou Leonardo, já arranjou trabalho Leonardo? Consegue pagar as contas? Já virou adulto Leonardo? Ou continua na mesma sem acrescentar nada

    • Adirson Mané, a ideologia do PT nunca vai morrer. Você, como todos os canalhas, devem ter aplaudido a absolvição do Aético. Hipócritas!

      • Você não é PT, você é Lula se fosse PT pensaria no PT, se Lula morrer você vai fazer o que? Então o PT tem que mudar para voltar ao governo novos candidatos com garra e ideologia partidária, Nina o PT na minha opinião é maior que um homem ou mulher, não sigamos o ser humano e sim a ideologia do partido se for golpe a história vai mostrar.

        • Esse Luiz deve ser a alma gêma do tal do Adirson. Ele é tão patinho da fiesp, que se percebe deste o começo, pois desde o começo ele defendeu o que o próprio patinho da fiesp escreveu como Adirson.

    • Esse Adirson não tem como disfarçar o seu tucanismo. Ele é outro patinho da fiesp. Se é trabalhador, deve ser daqueles puxa-sacos e que por isto não será demitido, mas vai aceitar trabalhar como PJ para ajudar o seu patrão a ganhar mais dinheiro.

  • Numa leitura na diagonal, tive a mesma impressão expressa por Fernando Brito nesta postagem.

  • Duas perguntas devem ser respondidas pelos defensores para afrontar a sentença:1- se o filho do Bittar não tinha nada a ver com o triplex, como afirmou lula em seu interrogatório, por que a cozinha instalada no apartamento foi adquirida em seu nome, com nota fiscal e tudo (tal qual feito no sítio)?
    2 - o que lula e cia estavam fazendo no triplex em 2014 se Marisa Letícia tinha se desligado da bancoop em 2009, como atesta documento anexo aos autos, apresentado à lula e sua defesa no interrogatório? Diga-se que, naquele momento, questionado pelo juiz, o réu não soube o que falar, atestando a contradição...se responderem adequadamente essas duas questões podem alegar inocência, senão senta e chora....

    • Isso não prova nada. E esta história do Bittar é furada. Em nenhum momento Lula ficou sem saber o que falar. Você não engana. Faz parte do bandinho de trolls que hoje foi despejados na rede, com certeza remunerados em dobro dado à ocasião especial, e devidamente capacitados para inventar pequenas lorotas e tentar distorcer o conteúdo do processo.

Related Post