Moro desmancha

A gula pecuniária de Deltan Dallagnol, já é uma certeza, derrubou o procurador e é só uma questão de tempo e de grau o seu afastamento de suas funções.

A gula política de Sérgio Moro, mais cedo ou mais tarde, também o levará à ruína e, já agora, o transformou num personagem em desagregação.

Sua maneira arbitrária e abusiva em conduzir-se na função pública, para os que não o percebiam ou fingiam não ver, por conveniência, aflorou de tal maneira neste caso Vaza Jato/hackers que o reduziu – assim mesmo a contragosto de alguns – apenas ao campo do bolsonarismo mais incondicional.

O pavão de toga agora tem pouco mais que os “pavões misteriosos” da internet.

Do futuro brilhante de potencial candidato a presidente ou a cátedra “garantida” no Supremo Tribunal Federal restam apenas saudades, talvez apenas nele próprio e nos grupos que ele reuniu em seu projeto de poder, no Ministério Público, na Justiça e na Polícia Federal.

Cevado pela mídia para construir a derrocada da esquerda, perdeu a unanimidade e só é herói nacional para os grupelhos minguantes dos camisas amarelas.

Era previsível, sendo ele a bananeira que já deu cacho – e que cacho, a prisão de Lula e a absurda eleição de Bolsonaro! – e não tem perspectivas adiante, senão a de murchar.

Moro já não é mais algo que agregue na política: um projeto de poder.

Ao contrário, virou um apêndice do bolsonarismo que pretendeu suceder.

Pior: perdeu a blindagem perdeu a capa de herói que tinha na opinião pública e na imprensa e tudo o que faz, agora, se evidencia como desespero de quem luta pela sobrevivência.

“Moro está encurralado. E homens encurralados e afoitos sempre fazem besteira. Ele está fazendo uma atrás da outra”, diz dele hoje no Painel da Folha o deputado Marcelo Ramos, do Centrão.

Moro as fez e perdeu o campo de força da quase unanimidade que o protegia.

Está sem suas vestes de herói, sem o manto que o protegia.

Não tem mais como resistir a dois ou três fatos que venham à tona, preparando o que, inevitavelmente, será o golpe de misericórdia.

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Eu gosto desse otimismo. Acabei de contar onze manchetes consecutivas no topo do G1 falando do assunto do hacker, antes de alguma notícia do Bolsonaro. Frases proferidas por Moro são dadas como absolutas, por Greenwald aparecem com "suposto" na frente. "A imprensa" pode ser uma coisa, mas a Globo é outra. Ali, Moro ainda reina - de modos que eu fixo o dia de sua ruína quando sair algo negativo sobre ele no G1. Está no futuro incerto ainda esse acontecimento.

      • agradeço o elogio e lamento a perspectiva. o silêncio de pessoas que deviam ser razoáveis tem falado muito :/

    • Mesmo assim, também estou otimista.
      Ao contrário das falácias que o G1 propagava contra Lula e o PT, que eram automaticamente assimiladas pela maioria das pessoas, os ataques a Glenn e a blindagem a Moro não estão surtindo efeito. Só estão ajudando a reforçar a índole manipuladora da Globo.
      Moro está desmoralizado perante as classes médias e essas classes são formadoras de opinião das classes baixas. Moro só vai manter o apoio dos bolsominions e dos que levam algum tipo de vantagem por conta dos atos de Moro.
      Na melhor das hipóteses, se Moro conseguir se safar da justiça (espero que não consiga) e se não fugir para os states, ele só conseguirá se eleger deputado. Para eleger mentecaptos populistas para deputados, sempre existem votos suficientes.

      • Olha, de vez em quando eu acho que é questão de tempo, mas noutras já não tenho certeza. O algoritmo dos meus feeds de notícia deu pra me dar manchetes do Antagonista e de vez em quando eu tropeço em pessoas que me pareciam equilibradas sambando na biografia do Greenwald. As pessoas médias que assimilaram o que foi propagado contra Lula pegaram tanta certeza naquilo, que enxergam a queda de Moro automaticamente como uma vitória de Lula (pudera) e isso elas não aceitam: por isso preferem fazer olhos de mercador e conservar seu prêmio, mesmo que saibam que seu herói não é muito justo.

        • Você tem razão neste quesito. Toda a grande mídia atacou Lula durante anos e anos e hoje isso é muito difícil de mudar de uma hora para outra. Moro está enfraquecido sim, mas tem a globo do lado e isso é o que ainda o garante. Mesmo que grande parte da população já não engula facilmente as falácias globais, ela consegue manter Moro. Até quando, não sei...

      • Gostaria de ter esse otimismo também. Mas não tenho. A esquerda está dividida e fragmentada - e.g. Thabata Amaral certamente dividirá o PDT e outros ovos de serpente devem eclodir em outros ninhos. Outros setores do campo progressista se preocupam em fazer ciranda enquanto o executivo atual endurece leis e usa o MO da lava jato novamente. Desobstruíram a pauta da reforma da previdencia que acabou passando pra ver o Glenn, etc, etc, etc. O futuro é construído a partir de hoje, e a continuar assim, acho dificil que nao repita o passado recente.

    • Que se abracem enquanto queimam na fogueira. 666 na testa, VADE RETRO SATANA, e leve seus parças juntos na volta ao inferno.

    • O dia fixo pode não ser tão incerto assim. essa semana é aniversário do ex-juizeco-de-pisus, e Glenn pode vir dar uma força para ele soprar as velinhas.

    • Perfeito. Ainda não há o menor sinal de que há alguma possibilidade de otimismo. Num país com tantos ignorantes políticos, a mídia oligopolizada faz a pauta e lava a cabeça da maioria das pessoas.

    • Não é que a Globo está apoiando Moro, ela está sendo obrigada a isso. Globo e Moro estão na mão (e, portanto, a serviço) de Trump e do atual governo profundo estadunidense. E a Globo é quem tem mais a perder, nada menos que a fortuna bilionária amealhada pela famiglia Marinho (*), quase toda ela certamente em dólares, isto é, sujeita a bloqueio e depois a confisco pelo governo do império, não faltando motivos para isso, quais sejam, os crimes dessa turma já mapeados pela justiça estadunidense, sendo a corrupção e a roubalheira da FIFA apenas um dos casos. A organização criminosa Globo deixará de apoiar o gangster Moro, não por vontade própria, mas se, e quando, receber ordens para isso do patrão do norte.

      - - - - - - - -
      (*) Dados de 2016 [1]: Os 3 Marinhos possuem uma fortuna conjunta de R$ 42 bilhões. Os três Marinho e mais outros cinco bilionários com sede no Brasil possuem juntos a mesma riqueza que mais de 100 milhões de brasileiros, que representam mais da metade da população do país. A fortuna acumulada pelos oito brasileiros mais ricos em 2016 é estimada em R$ 285,8 bilhões, segundo a revista Forbes. A conclusão foi divulgada no Fórum Econômico Mundial, na Suíça, pela ONG Oxfam.

      [1] Em https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2017/01/donos-da-globo-estao-entre-os-oito-que-tem-mais-de-metade-da-riqueza-do-pais-1/

    • Dá dó ver o vermelhinhos espernear. Esqueçam... O bandido de nove dedos vai mofar na jaula kkk. E com as recentes prisões acho quem o chefe da quadrilha vai receber companhia em Curitiba

      • Não é bem assim, Jean.....As bobagens praticadas por Moro nos ultimos dias são uma prova da afobação e desespero do mesmo....Na minha opinião, a tal licença anti stress nos EUA (quando ele foi correndo pedir ajuda pra chefia) não deu o resultado esperado. E o apoio do governo, é algo digamos "passageiro" (basta ver a defesa chocha que o presidente anda fazendo do seu ministro...). A Globo sempre fica do lado de quem tem o poder...se ela verificar que o ministro não vai ser salvo pelos masters americanos, e que o mesmo está em viés de queda, vai tirar o corpo fora...Uma coisa é certa: a popularidade do governo e do ministro Moro derretem de forma acelerada frente à opinião pública, a imagem do país despenca na comunidade internacional, bandidos de estimação continuam soltos e a economia desce ladeira abaixo.....Tendo em vista que a esquerda está fora do poder e o Lula preso, pergunta: "em quem essa turma vai jogar a culpa pelo desastre que se aproxima a passos largos?"

    • Na Glopista há a Coxolândia dentro de bolhas que o que ela falar será aceito como lei... E esses ainda são em grande número. Daí a blindagem a ele continuará...

  • É só uma questão de tempo para a gula de ditador absolutista de bozo levar o país a uma convulsão social.
    Duvido que ele entregue o poder espontaneamente, seja por não ser reeleito em 2022, seja pela decretação de seu impeachment antes disso.
    Na hora de sair, ele vai é fazer tudo que prometeu: fechar o Congresso, fechar o STF e colocar na rua a parte podre do exército, as milícias e os bolsominions, todos armados e com munição à vontade, adquirida por conta dos decretos de porte e posse assinados por bozo. Vai impor a ditadura absolutistas hereditária, nomeando-se bozo I, e mandar matar todos que não jurarem fidelidade ao novo governo.

    • "e mandar matar todos que não jurarem fidelidade ao novo governo."

      Pelo menos uns 30 mil, na linguagem dele.

  • O espectro do Savonarola dança por cima da cabeça do DELINQUENTE.
    Se cumprirá, o seu destino, não chegará a forca nem sequer a morrer as mãos da justiça popular ( ela já não existe ),mas,o seus antigos parceiros o evitarão como se fosse um portador de doença contagiosa.
    Aquela fotografía do delinquente com a "elite",Temer,Aécio,Alckmin,Meirelles foi premonitôria.Todos eles ,hoje são mortos políticos (sería bom se fossem políticos mortos)

    • O debacle de Moro é apenas uma questão de tempo, pouco tempo. Mas ele não vai se render à realidade, porque a enorme fama não merecida mexeu com o equilíbrio de sua estrutura cerebral. Ao tirar foto nos EEUU diante da frase do presidente Roosevelt, "A única coisa que devemos temer é o próprio medo", ele diz que está com muito medo, mas está disposto a combatê-lo através da temeridade desenfreada e da loucura desesperada. A frase foi um apelo de F.D. Roosevelt ao país, no início de uma formidável guerra. Mas para Moro, indica o formidável medo que o acomete agora diante da ruína inescapável. Moro só se salvaria com a decretação de uma ditadura sem freios e sem adjetivos. Mas não vai conseguir que a instaurem só para salvar sua pele, pagando por isso um preço elevado demais.

  • Nada como ser testemunha ocular da derrocada de um (falso) "mito"!

  • Eu queria ser mais otimista que o autor, como eu queria! Moro ainda é o herói do conglomerado mais poderoso do poder midiático nacional. E, mesmo que a Globo o descarte, ainda há o "núcleo duro" neofascista bolso-lavajatista. Espero estar equivocado, mas acredito que o governo não vai largar o osso e vai apelar para uma estratégia de repressão política ainda mais aberta e escancarada.

  • Glenn tem dito que a parte mais comprometedora dos vazamentos ainda está por vir... Estaria guardando para revelar no aniversário do marreco? Com FHHC foi assim, coincidência ou proposital? Aguardemos dia 1°...

  • Força Sergio moro o Brasileiro em maioria apoia vc, o resto e o resto, os mesmo que querem um Brasil retrogado

  • moro e bozo são apenas o que se propoem a ser, meros espantalhos....só sairão quando a classe política os expurgar. Para tanto , necessário mais uns três fatos graves e como frisou o FB, o golpe de msericórdia.
    moro cai logo e abre um rombo no casco do titanic bozonarista....bozo cai também, muito antes do que deseja nossas ansiosas consciências.

Related Post