Moro e o “clube dos juízes”

A Constituição Brasileira prevê critérios gerais para a escolha de Ministros do Supremo Tribunal Federal e, como acontece na grande maioria dos países democráticos, nenhum deles é a indicação feita por votação dos próprios magistrados.

Por uma razão simples e de fácil compreensão: a Justiça não pode funcionar como uma corporação, sob pena dos juízes serem prisioneiros de tornarem-se reféns de confirmar ou reformar decisões de “colegas” movidos por razões políticas e não por livre convencimento.

A “eleição” de uma lista tríplice de indicações para o Supremo, pelo “voto” de juízes federais é, por si só, por isto, uma aberração.

E, claro, a maior votação obtida por Sérgio Moro é, igualmente, uma ação política, que nada tem a ver com o conhecimento jurídico do indicado ou sua experiência  nas várias áreas do Direito, uma vez que, embora atualmente não pareça, o Supremo é um tribunal constitucional, não uma vara criminal, ao que conste a única “especialidade” de Moro como julgador e, ainda assim, em crimes financeiros.

Moro é um juiz, com toda boa-vontade, “de uma nota só”.

Essa distorção, embora não oficializada, mas cada vez mais presente na Justiça brasileira é, sem dúvida, a responsável pelo distanciamento crescente entre o Judiciário e as necessidades do paós. Estimula a “ação entre amigos” dos privilégios, das vantagens abusivas e a formação de uma casta desligada dos dramas nacionais, embora sejam estes que vão sair sob seu martelo.

Os senhores juózes, faz tempo, esqueceram da frase do ex-primeiro-ministro da França, responsável para implantação da primeira cátedra de Direito Constitucional naquele país: “Quando a política penetra no recinto dos Tribunais, a Justiça se retira por alguma outra porta”

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Lula aceito lista tríplice no MPF para PGR e olha no que deu...

  • Ninguém quer ser o substituto do Teori, a não ser por sorteio. O azarado terá a missão de relatar os duzentos parlamentares envolvidos até o pescoço com falcatruas na Petrobras principalmente do PMDB e do PSDB. Ninguém quer morrer a toa e de graça. Afinal, a pergunta que não quer calar. Quem matou Teori?

    • Não está certo, ou não pelo menos ainda, se foi morte matada. Mas salvo engano, e apenas por curiosidade, um familiar da Marta Traíra, sócio da companhia que na véspera pegou e fez o seguro do avião, parece ter se ferrado com as indenizações a cobrir.

      • Além do lado humano da tragédia, muito azar para quem é da área de seguros conquistar um cliente na véspera de um sinistro.

        • Exceto o depoimento de um barqueiro que viu fumaça antes da queda, tudo até aqui parece indicar manobra de aproximação arriscada ou mal feita pelo piloto.

  • Sobre o linchamento do Eike e a perseguição morista e janota ao presidente Lula.

    Como já foi acertadamente dito, acho que cumpre uma estratégia de deixar para 2º. plano as homologações da Odebrecht. E, portanto, de dar tempo aos golpistas de plantão para que executem os serviços pretendidos (reforma da previdência, etc.). É certo, porém, que a economia se arruinando do jeito que está, alguns burgueses já pensem em abreviar o mandato do usurpador.

    Mas quero referir a uma outra estratégia, particularmente da Globo, que é a da mídia cumprir o papel de Cosme e Damião, do morde e assopra, do açúcar alternado com o chicote como instrumento de domesticação, ora humilhando com requintes de crueldade o Eike, ora o promovendo como vítima de políticos espúrios e corruptos. Finalmente, como alguém que ainda pode se salvar, se reabilitar, usufruir do que lhe restou (mesmo ilegalmente) se...entregar o Lula.

    É isso: que se apresse a entregar o Lula, mesmo em fraude, e tudo o mais será perdoado ou mitigado perante a opinião pública.

    Assim foi com os empreiteiros de elite presos, assim será com o Cabral.

  • Nas palavras do TRF 4 : " Situações excepcionais, merecem soluções excepcionais". Ou seja, virou zona e FODA-SE a Constituição Federal. Isso partindo de quem jurou defendê-la... é o fim da picada. Canalhas, canalhas, canalhas.

  • O Juiz MORO é apenas um imbecil que foi muito bem treinado, é só ver o deslumbramento com que aparece na mídia.
    Precisa desenhar?
    Como o coxinha também é um imbecil muito mal informado, é normal que se abracem.

  • Como coxinha é trouxa. Moro, no STF, não poderia julgar os casos que ele próprio julgou em 1a. instância. É difícil para vocês entenderem isso? Não tem problema, eu desenho:
    MORO não pode julgar, caso seja nomeado ministro do Supremo, nenhum caso que ele tenha julgado em outras instâncias. É lei, não tem como julgar. A lava a jato não poderia mais ser julgada por ele.
    Entenderam ou vou ter que desenhar de novo?
    Esses esclarecimentos só são necessários por que vocês são demasiadamente burros e comentam o que desconhecem por completo.
    Entenderam mesmo? Não querem pedir ajuda às cartas ou aos universitários?

  • Tirando os "delatados da Odebrecht", quem mais seria favorecido com a morte de Teori?
    -alguém que poderia ocupar o seu lugar, para "livrar a cara" do resto da quadrilha, com o argumento de que "isso não vem ao caso"?
    -alguém protegido da globo, sendo até premiado por ela?
    -alguém que passa informações da "farsa jato" para os americanos?
    -alguém que vira e mexe está lá nos states conversando com "eles"?
    -alguém que tem a cia lhe dando respaldo? Olhe que esta agencia dos eua é especialista em promover "acidentes aéreos" contra os "inimigos.
    -alguém que, com suas ações, acabou com a democracia e a industria do país?
    São algumas dúvidas que me assaltam. Tomara que eu esteja errado.

  • Ei tijolófilos, alguma noticia sobre Mr.Geoffrey Robertson QC ??

  • Que o justiciário se formou como casta, já se sabia.

    Que a macacada do justiciário quer o país só para eles, já se sabia.

    Quem matou o Teori?

    Moro é um otário. Ele é peão de obra dos poderosos. Vai chegar ao STF? O trambolho traíra temerário pode ser burro, mas não a ponto de elevar o estrelinha a algum lugar onde ele possa fazer estragos no sistema de castas políticas, ao invés de ficar lá no chão da fábrica só ajudando a foder a economia e o PT.

    Essa indicação do macaquinho Moro ao Supremo é só o justiciário dizendo "Eu tenho uma agenda própria", mas não vai prosperar. Difícil dizer qual retrocesso é pior: Moro no STF ou o Gandra... De qualquer jeito, estamos fodidos.

Related Post