Moro e o veneno nas taças onde o serviu

O quase-silêncio do The Intercept ao longo dos quatro dias que se segiram à divulgação dos primeiros diálogos ilegais entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, chefe e suchefes da Operação Lava Jato, está produzindo um efeito perigoso no ex-juiz de Curitiba: o da autoconfiança de que está blindado pela mídia e nada o atingirá.

Já atingiu, Doutor, e não adianta ficar reclamando dos métodos com que elas vieram à tona, porque são os mesmos que, ao longo de quase cinco anos, a Operação se valeu para moer reputações e dissolver o sistema de freios e contrapesos que mantinha a democracia, com todos os seus vícios, funcionando.

As capas das revistas semanais, o Dr. Moro deve se lembrar, acompanham, com outro personagem, o que fizeram ao longo deste processo.

É perceptível que se quebrou a blindagem que Moro supõe ter e de fato tinha, tanto que mesmo sua ida para o governo Bolsonaro, se fez torcer narizes entre os seus defensores na mídia – e não por razões morais, mas pelo desgaste que, supunham, isso traria – , não lhe valeu uma contestação aberta no campo conservador.

A Veja, onde sempre reinara no altar, verbaliza esta situação:

Prevalecia até agora certa benevolência com determinadas decisões do então juiz, que eram consideradas menores diante de um bem maior: seu empenho no combate à corrupção. O herói parecia inatingível, a ponto de alguns já vislumbrarem até a possibilidade de ele se engajar em projetos pessoais mais ambiciosos, como a própria sucessão de Bolsonaro. Mas essa situação começou a mudar.

Moro não tem uma estratégia de defesa, apenas a alegação de que os diálogos foram obtidos de forma ilegal e a construção precária da mídia de que as invasões foram generalizadas, como se uma quadrilha organizada estivesse atacando dezenas de celulares. Quadrilha, quem sabe, de adolescentes, pois é desconcertante que um hacker diga ao hackeado : “oi, aqui é o hacker!”.

Vai ser atropelado outra vez, provavelmente no final de semana, por outra leva de revelações – mesmo a segunda publicação do Intercept tratou apenas da primeira – e desta vez com todos à espera de que cheguem os pratos principais, com o apetite despertados pelo aperitivo surpreendente.

Moro entende deste timing, como ele próprio expressou ao pergunta se não era “muito tempo sem operação”.

 

Fernando Brito:

View Comments (47)

    • Não é somente esse Villas Boas, podemos incluir todo o Exército brasileiro nessa situação. O Exército brasileiro está fazendo um desserviço ao Brasil quando permite que bens públicos do país sejam entregues sem reclamação ou protestos aos imperialistas estadunidenses.

      • Uma das coisas que mudaria é a obrigatoriedade no serviço militar, para em seguida fazer como a Costa Rica acabar com as forças Armadas porque te-las ou não é indiferente proteção zero contra forças externas, já para coagir o povo são mestres.....

      • Sim, sempre o Exército, como em 64. A maioria dos q estão ocupando os cargos com exceção de um, se nao houver engano, são do Exército. Todos pensando egoisticamente, o poder pelo poder, ocupar cargos. Estão se lixando para a instituição Exercito, para as demais forças, Aeronáutica e Marinha q vão a reboque. O PIB negativo o Brasil país quebrado. Um incompetente doente mental no poder. O capetao do Titanic conduzindo o transatlântico Brasil a todo vapor para um enorme ICEBERG.

      • Não inclua todo o exército como culpado dessa situação. Senão, não fará sentido o que estão dizendo, que o Bolsonaro trabalhou para dividir o exército. Se ele o dividiu, então de um lado temos os de extrema direita que fazem parte de seu projeto de demolir a Nação. E do outro? Se tivermos do outro lado pelo menos alguns militares que conservem um pouquinho de juízo e de amor pelo Brasil, que não tenham fingido que acreditavam na propaganda ideológica que levou ao desastre nacional, então não devem ser incluídos no projeto olavista do Bolsonaro.

    • Acho que não sobrou um único militar de patente média ou alta que defenda a soberania do país. Só querem saber de mordomias, de disseminar o ódio e a violência, repudiar a democracia e entregar todo o patrimônio brasileiro (construído por várias gerações) às empresas privadas estadunidenses. A relação custo-benefício das instituições militares pende extremamente para o custo.

      #ForaBozo

    • Percebe-se que existe sim, uma queda na popularidade de Boçal Nato.

      Em razão deste fato, dou uma humilde sugestão aos colegas que navegam por aqui:

      Caso queiram puxar conversa com alguém, ao invés de perguntar o que acham do governo Bolsonaro, perguntem o que acham do "governo dos militares".

      Possivelmente esta pessoa demonstrará surpresa com a pergunta, então explique que o governo Bolsonaro é essencialmente todo composto por militares.

      Já está mais do que na hora de desmontar essa farsa de que são "instituições respeitáveis". A simples defesa do imoral, vendido e tirano Sejumoro já é uma ENORME evidência de que não se dão ao respeito.

  • O que ninguém ouviu foi alguém dos envolvidos neste ato criminoso desmentir tudo que o Intercept publicou. Apenas alegam que foram hackeados, mas nenhum deles quis entregar o celular à PF para que fossem feitas perícias para atestar se houve ou não ação de hackers. Sem contar que na semana passada, antes da divulgação das conversas criminosas, o próprio Moro anunciou que teve seu telefone invadido. Não foi coincidência, já era a preparação para o que seria divulgado. Lula tem razão: esses caras aprenderam a jogar bolinha de gude em carpete e a soltar pipa em ventilador. Bobinhos, como disse o Gilmar.

    • É tudo mentira desse povo... Não teve hacker algum ... os tontos mesmo entregaram essa conversa !
      Essa história de hacker e até essas últimas montagens são apenas para jogar fumaça nas denúncias !

    • A eventual "quadrilha de adolescentes" (coisa desigual para a inteligência dessa turma, pura covardia) é a melhor figura para retratar a burrice, o despreparo, a ausência de discernimento desses vermes, mesmo para a prática do mal, para o que necessitam da anuência "dos americanos". Isso me remete àqueles romances ruins escritos por pessoas que apenas gostariam de serem escritores, que discorrem sobre temas e lugares sobre os quais nunca passaram os olhos, não conhecem e, talvez, apenas leram a respeito numa revista dessas dirigidas à classe média oca de idéias. Há alguns anos, numa audiência na fronteira, no RS, um advogado preguiçoso e sonolento, algo despreparado, ao ser interpelado pelo juiz acerca de certo aspecto da ação que patrocinava, respondeu que esquecera de consultar o "Código das Penhoras", tornando-se assunto jocoso, do foro aos cafés do centro. É esse o preparo desses calhordas, indivíduos que não dão um passo antes da consulta ao patrão, ao norte. São esses os heróis dos "cidadãos de bem" da classe média. Mas, passo a passo, eles vêm tropeçando na realidade. Ontem à tarde, andando pelo bairro, passei por um amigo, segurança de um conjunto de lojas, que conversava com certa dama, dona de uma delas. Cumprimentei o amigo e à senhora e segui, ouvindo, dela, ao me afastar, os nomes desses incapazes e o do chefe mentecapto do Planalto, tendo ela arrematado: "Não sei onde eu estava com a cabeça quando votei nesse idiota!"

  • Ouvir o que Pepe Escobar diz através de suas participações na TV 247 ajuda a compreender o que está acontecendo no mundo e como o brazil foi transformado pela elite do atraso em mero peão movimentado pelos ianques no tabuleiro da geopolítica.

  • Começara aparecer as ligações diretas com os advogados de Curitiba , " especializados em delação premiada " . As bancas favorecidas estão em polvorosa . Zucolotto na linha .

  • Começara aparecer as ligações diretas com os advogados de Curitiba , " especializados em delação premiada " . As bancas favorecidas estão em polvorosa . Zucolotto na linha .

  • Um bandido exposto.
    Antes um bandido protegido. Seus pares o abandonaram.
    Será massacrado como tanto merece.
    Farão dele uma geni, que me desculpe a geni, para criar caos e facilitar a aprovação da previdência dos bancos.
    Aquele já se foi.
    Coloquemos o olho em outro bandido: guedes.

    • Não, ainda não acabou. O leitmotiv da ação não deve se circunscrever ao rábula de Maringá. O que deve ser derrubada é a operação Lava Jato. Senão, será tarefa fácil substituir uma peça quebrada por outra que funcione. É o coração da máquina que deve ser alvejado, pois ela é a ferramenta de destruição antidemocrática disponível aos neoliberais nativos que continuarão presentes por aí. Temos de aproveitar o momento e dar à Lava Jato o destino da Castelo de Areia e da Satiagraha, senão assistiremos apenas a uma troca de timoneiro por um mais eficiente e menos idiota.

  • Os criminoso foram pegos ,e limitados que são assumiram imediatamente que as mensagens eram verdadeiras.Hoje tem uma tropa de indigentes morais nas redes tentando manter a matilha cebada ,espalhando a tese de que são falsas.
    E até poderíam ter usado esse recurso para ganhar tempo,mmas ,a confissão dos delinquentes quebrou essa jogada.
    Ficam os de sempre ,OS GOLPISTAS DE FARDA QUE GANHARAM UM GOVERNO E MERECERAM VISTO O ARDUO TRABALHO REALIZADO.
    Vilas Boas, um sujeito preso a uma cadeira de rodas não foi alcançado nem assim,pelo conceito do imediato e passageiro desta existência,em soma ,um pobre,miserável ser humano.
    O mulão defendendo os delinquentes é solidariedade de gangue.

  • POBRE SERGINHO NARCISO MORO! HEDÔNICO DOENTIAMENTE DESDE O BERÇINHO, É TARIMBADO NA ARTE DA MENTIRA E DA TERGIVERSAÇÃO!
    USA DAQUELA LÓGICA JURÍDICA TÍPICA DOS CRIMINOSOS CONFESSOS: ATACA A PARTE DO PROCESSO QUE LHE INTERESSA, A NATUREZA DOS VAZAMENTOS! TOLINHO, AINDA NÃO ENTENDEU O QUE É POLÍTICA! PRECISA MANTER A COERÊNCIA E SER TRANSPARENTE EM SUAS MANIFESTAÇÕES! AGORA, QUESTÕES JURÍDICAS ESTÃO FORA DO CONTEXTO... O QUE VALE É A IMAGEM, ESTA QUE A VEJA, EM TRAIÇÃO PÉRFIDA DO AMOR PERDIDO, POSTOU, E NA QUAL SERGINHO APARECE SE FRAGMENTANDO! UM HORROR!
    AGORA, A MÍDIA VAI CONTINUAR GANHANDO DINHEIRO COM O CADÁVER NU DO SERGINHO NARCISO, OU SEJA, VÃO VENDER TODO O CORPO FÉTIDO EM SUAVES CAPAS SEMANAIS - UM DESBUNDE PARA QUEM QUERIA FICAR FAMOSO!
    CORRE SERGINHO NARCISO... CORRE MULÉQUI!

Related Post