Moro mira Lula

Quem vê a cobertura da Folha sobre a prisão do presidente da Odebrecht não tem mais o direito de ver aonde, passo a passo, está a mira do juiz Sérgio Moro.

Dizer que chega “perto da oposição”, também, é irrelevante, porque sabe-se, de experiências repetidamente provadas, que o PSDB é “inimputável”.

É Lula o céu de Moro, todos os demais são meros degraus.

Será pura coincidência que na última quinzena, a mídia se voltou para as viagens e o suposto agenciamento de negócios para a empreiteira pelo ex-presidente, com a conversa fiada sobre um veto – que não houve, aliás – à liberação de documentos diplomáticos “comprometedores” e, agora, depois de um ano de “lavajatismo” generalizado e sete meses da prisão dos outros empreiteiros, tenha saído a ordem de Moro para prender Marcelo Odebrecht?

Tudo é inverossímil, como a história de uma lancha que o tal Fernando Baiano teria pago para o empreiteiro, como forma de lavar dinheiro.

Ora, alguém duvida que o presidente de uma empreiteira que fatura R$ 110 bilhões de reais por ano não precisa que um lobista lhe dê uma lancha de R$500 mil. E que, por conta disso, não vá se lambuzar  com algo que, querendo, manda comprar meia-dúzia?

Metade do que a Odebrecht fatura é no exterior, será que é possível aos nossos “sherlocks” entenderem que, para fazer transações escusas aqui com quem vai mandar dinheiro lá para fora faz-se lá, mesmo? E ainda mais no mundo “livre”, onde praticamente não há uma grande empresa que não tenha plataformas em paraísos fiscais!

Moro caminha passo a passo, diante da covardia generalizada de gente que tem medo de cair em desgraça com um homem que pode mandar prender quem ele quiser, no dia em que quiser, porque essa pessoa será pré-julgada – ou devo dizer pré-linchada? – na mídia e os tribunais superiores vão se acoelhar diante do juiz que “faz diferença” – também aí fico a pensar se os demais, com isso, estão tendo traduzido o seu trabalho de bem julgar, com prudência e lei, como “não fazer diferença.

Não se confunda este passo a passo, porém, com falta de rumos. Isso o doutor tem, de sobra. Veja-se como manteve Alberto Youssef por mais de uma década como garantidor que, de juiz do Paraná, pudesse trazer para sob sua autoridade negócios por todo o Brasil e do poder central do país. A vara criminal que dirige é, na prática, um “tribunal superior”, com jurisdição sobre todo o país.

Reparem no olhar fixo e imóvel de Moro.

É como o de predador mirando a presa cada vez menos distante.

Seu alvo é Lula.

 

Fernando Brito:

View Comments (40)

    • Meu querido, Marcelo Odebrecht é um dos mais ativos membros do clube do milhão. Frequenta ambientes pluripartidários, trafega tanto no PT quanto no PSDB, no PMDB, no PSB; é um sujeito respeitado e admirado pelo empresariado.Pergunte, por exemplo, para o Fernando Henrique, para o Aécio Neves, para o Paulo Skaf, para o João Doria – pessoas tão empenhadas em denunciar os erros do atual governo.
      Ou seja, todos, TODOS estão envolvidos.

  • Claro que é o Lula. Eles sabem que Lula ganha de quarquer um a eleição de 18. É necessario que ele seja defenestrado, menos mata-lo, pois tornar-se-ia um heroi um martir. Isso NAO PODE ACONTECER.3

  • O direito de se defender em liberdade é a regra. O decreto de prisão preventiva é somente admissível em hipóteses excepcionais.

    A prisão de dirigentes de empresas importantes de nosso País, sem suporte legal suficiente, irá abalar, com certeza, a nossa economia.

    Já há milhares de brasileiros desempregados por força do Lavajato.

  • Lula é o alvo maior da CIA na América Latina e Moro é mero agente.
    Construiram o desfiladeiro jurídico para assaltar o poder e Moro não é o único. Ponha Gilmar Mendes nesta turma e FHC como agente obediente o nomeou para o STF.
    Faz tempo que a direita americana mirou no judiciário dentro e fora dos EUA, para fazer avançar sua agenda política, uma vez que já não consegue fazê-la avançar através no campo político-eleitoral.
    Nos EUA foi crucial para legitimar a fraude eleitoral que levou bush filho à presidência (contra Gore). Em Honduras perpetraram o golpe contra Zelaya através do judiciário, assim como convalidaram o golpe contra Lugo, no Paraguay, através do judiciário.
    Com a morte de Chavez e Ménem, sobraram Lula, Evo e Correa. Mas Lula é fundamental, pois para onde pender o Brasil penderá a América Latina.

    • Nossa! Você esqueceu de tomar o seu remedinho ou anda assistindo muito filme de espionagem. he he he

      • Parece que você é que anda assistindo a muito filme americano, e acredita que os eua são os mocinhos, os heróis como nos filmes. Não, eles são um país imperialista que se acha dono do mundo, e que interfere, de todas as formas possíveis, na política dos países mundo afora, e muito mais ainda nos que estão situados no que julga ser seu quintal - a América Latina. O Brasil e a Alemanha foram os mais espionados e a Petrobrás foi a empresa mais espionada pela nsa, por anos e anos. E o câncer que vários presidentes da América do Sul tiveram quase ao mesmo tempo, e que matou o presidente mais detestado pelos eua, Hugo Chaves, terá sido coincidência? Os golpes militares na América Latina nas décadas de 70 e 80, os próprios eua já admitiram que foram os mandantes. Hoje, não dá mais para promover golpe militar, não teria apoio nos países alvo. Então o golpismo entreguista, talvez com o apoio ou sob as ordens externas, tenta dar o golpe por outros caminhos (via protestos (como na "primavera árabe"), judiciário, terrorismo da mídia).

  • Estou convencido que o Moro cometeu seu maior erro. O PSDB não vai aceitar um Odebrecht preso. Aguardem.

  • É muito claro que os condutores da operação Lava-a-Jato tem um objetivo maior, que transcende a mera aplicação das leis, chegando ao Nirvana do ativismo-judicial: o Domínio do Fato. Parece-me que a equipe da operação está envolvida em uma aura de justiceiro-em-nome-do-povo, para o que der e vier. Um por todos e todos por um. Tudo ou nada. Para eles, o pico da pirâmide (e da tensão) está próximo. Na próxima fase, provavelmente. O ponto sem retorno foi alcançado. E, em uma sexta-feira (para fechar a Veja), em paralelo a alguma pataquada da oposição. Já está ficando manjado o script.

  • Para pegar o Lula terá que passar primeiro pelos cadáveres de FHC, que recebeu também doações de todas estas empresas, de Aécio atolado em Furnas, Serra com a Chevron, Alckmin no metrô de SP e uma fila enorme vespertina do poder. Estes 12% que odeiam o PT estão se achando maioria, não são, os outros 88% sabem que sua vida melhorou no governo de coalizão do PT.

  • Tem gente do judiciario cometendo crime de lesa Pátria, e eu pergunto aonde vai parar isso o povo brasileiro tem que ou melhor arrecadar fundos para entrarmos com proceeso contra esses que cometem essa barbarie em um tribunal internacional porque aqui não existe ninguem que tome uma providencia, é vergonha se falar em CNJ, STF STJ, E OUTROS, eu contribuo e deposito em uma conta especifica para esse fim.

Related Post