Um dos trechos mais ridículos da sentença de Sérgio Moro em que condena Lula está nos parágrafos em que ele reconhece o esforço de Lula no Governo para promover o combate à corrupção, mas diz que isso não prova nada, inclusive porque o ex-presidente não invadiu a competência do Supremo Tribunal Federal para mandar “prender logo” dos condenados, antes de esgotados os recursos – entendimento centenário de nossa Justiça .
793. É forçoso reconhecer o mérito do Governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fortalecimento dos mecanismos de controle, abrangendo a prevenção e repressão, do crime de corrupção, especialmente nos investimentos efetuados na Polícia Federal durante o primeiro mandato, no fortalecimento da Controladoria Geral da União e na preservação da independência do Ministério Público Federal mediante a escolha, para o cargo de Procurador Geral da República, de integrante da lista votada entre membros da instituição.
794. É certo que não se trata de exclusiva iniciativa presidencial, já que o enfrentamento à corrupção é uma demanda decorrente do amadurecimento das democracias, mas o mérito da liderança política não pode ser ignorado.
795. Algumas medidas cruciais, porém, foram deixadas de lado, como a necessária alteração da exigência do trânsito em julgado da condenação criminal para início da execução da pena, algo fundamental para a efetividade da Justiça Criminal e que só proveio, mais recentemente, da alteração da jurisprudência do Egrégio Supremo Tribunal Federal (no HC 126.292, julgado em 17/02/2016, e nas ADCs 43 e 44, julgadas em 05/10/2016). Isso poderia ter sido promovido pelo Governo Federal por emenda à Constituição ou ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Deus meu! É escandaloso que um juiz, numa sentença criminal condenatória, que implica em perda de liberdade, “julgue” o comportamento de um Presidente da República por não ter mandado “emenda à Constituição” para acabar com a prisão somente após o trânsito em julgado das sentenças. E muito mais ainda sugerir que “ele poderia ter agido para tentar antes reverter a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”!
Como é que um Presidente da República “age para reverter jurisprudência” do Judiciário senão interferindo em outro poder, de forma espúria? O que o Doutor Moro está sugerindo, em sua sentença, que Lula deveria ter feito é cometer um crime!
Crime de responsabilidade, nos termos do Art. 4º da Constituição Federal que elenca como um deles atentar contra “o livre exercício do Poder Judiciário”.
Como seria a “ação” de Lula, Dr. Moro? Pressionar os ministros do STF a tomarem esta decisão? Nomear para o STF apenas quem se comprometesse a mudar a tradição protetiva da Justiça brasileira? Convocar uma manifestação “bolivariana” para a porta do Supremo, aos gritos de “prende, prende, prende!”
O juiz está sugerindo que se o réu tivesse praticado crime em favor da tese encarcerante que defende poderia ser diferente e favorável a sua formação de convicção sobre sua honradez?
Bem, é apenas mais um dos inúmeros absurdos contidos na sentença, como o foi o de considerar “hostilidade” a defesa recorrer ao Judiciário contra o que considerava abusos de Moro, dado que o recurso à Justiça é direito constitucionalmente abrigado…
Há outros, vários outros momentos chocantes na sentença, como aquele que diz que o fato de diversas auditorias não terem detectado os desvios na Petrobras não serve de razão para Lula, ou só “seria esta talvez uma questão relevante se o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva fosse acusado da responsabilidade pelo esquema criminoso que vitimou a Petrobrás por omissão”. Mas como “a acusação é no sentido de que ele teria dele participado ativamente, inclusive beneficiando-se indiretamente”, embora não se prove a participação ativa, isso “não vem ao caso”.
A sentença de Moro é autoincriminatória e revela, por estas e por outras, que o juiz abordou o processo com convicções prévias e formou seus conceitos a partir da posição política hostil que guarda em relação a Lula.
Um juiz que critica e condena um Presidente da República, numa sentença, por não pressionar o Supremo a tomar tal ou qual decisão de sua exclusiva competência, teria, a rigor, de sofrer um processo no Conselho Nacional de Justiça.
Mas Moro é um deus, que tudo pode com aqueles que o fortalecem.
View Comments (49)
ESSE CARA SÓ NÃO É RIDÍCULO POR QUE É UM CANALHA ,SE ELES FAZEM A JUSTIÇA DELES TEMOS O DIREITO DE FAZER A NOSSA.
Luiz, esse cara não é ridículo , talvez canalha, mas nunca devemos esquecer que se trata de uma marionete da CIA !!
Como todas, descartável, tão logo receba seu prêmio que via de regra é a queima de arquivo.
Ridículos são seus seguidores, estes sim , dando mostras da infinita capacidade brasileira de produzir imbecis, talvez a chave esteja na existência da Globoells.
''E formoso reconhecer os esforços do ex-presidente no combate a corrupção.''
Marcos por favor queira corrigir - ele disse "é forçoso". E isso demonstra que o ódio é antigo, lá de trás desde do 1º mandato. É pena que o presidente LULA não conhecia o caráter partidário desse juiz, senão, o teria recomendado ao Aécio do pó, o seu aproveitamento como Secretário da Justiça de Minas Gerais no governo desastrado do mineirim meliante.Queira por gentileza comparar essa sentença do LULA com a sentença do Cunha.Alguma coisa semelhante com o nosso Senhor Jesus Cristo que teve
sua sentença bem pior do que a de Barrabás, ladrão e malfeitor de notoriedade policial naquela época.
Presidente Lula é "O Cara"! E esse Juiz não conhece seu ofício? Como poderá explicar ao mundo esta perseguição e esses escritos distorcidos e ilegais? Colegas advogados do UK estão rindo muito. Nobody believes it ! Weird ...
Era só o que faltava uma figura secundária e intelectualmente fraca do tipo Moro querer fazer a crítica histórica do Governo Lula, e ainda por cima dentro de uma esdrúxula sentença contra ex-presidente.
Jesus Cristo condenado, Tiradentes condenado, Nelson Mandela condenado, Lula condenado.... a História é assim inocentes condenados para a alegria de uma elite hipócrita.
Todos esses deram a vida por uma causa maior. Não acho que tal comparação cabe no caso de Lula.
São o mesmo e inequívoco caso. Óbvio que os fariseus achariam que Cristo não merece estar nesta lista.
ainda não estão iguais para que possamos fazer um altar para todos
Companheiros, precisamos entender que a oitava turma do TRF4 vai julgar a questão do triplex de novo e pode reformar a sentença imposta a Lula ou não. Tudo que dissemos antes disso não vai influenciar. A Veja vão escrever que a condenação tem que ser mantida; Tijolaço, Conversa Afiada e Viomundo escreverão que Lula tem que ser absolvido. O que o PT precisa fazer é construir uma nova história, sem dinheiro ilícito, sem empreiteiras, sem tráfico de influência, etc. Por uma nova história do PT no Brasil! #paulopaim2018
Só um bostanito se fingindo de petista seria capaz de insinuar que o petismo algum dia teve nas mãos um centavo que fosse de dinheiro ilícito. Se tiver prova válida disso, não apenas ilações a la morianas, mande para o diretório nacional que no dia seguinte será decretada a extinção do partido e como disse Lula nunca mais será candidato a nada quando tiver isso por verdade. Empreiteiras, bancos, etc investiram em campanhas dos outros por corrupção, mas nas petista foram por amor ao Brasil
APÓS 3 ANOS DE LAVA JATO, QUAIS OS RESULTADOS?
1. Destruíram a indústria naval,
2. Indústria bélica,
3. Plataformas de petróleo,
4. A indústria da construção civil,
5. PETROBRAS,
6. Indústria nuclear,
7. A logística brasileira,
8. A dona Marisa e o Teori...Almirante Othon
9. Diretores da Odebrecht, jornalistas e blogueiros tiveram suas vidas arrasadas.
10. O emprego dos que estão lendo esta postagem,
11. Teus direitos laborais,
12. Pequenos empresários quebrados
13. Saúde, Educação congelados.
14. Salário mínimo desvinculado do PIB
15. A tua aposentadoria... Teu futuro.
16. A DEMOCRACIA.
17. Logística brasileira,
18. O Agronegócio.
19. 20 % do PIB brasileiro,
20. Fecharam as 10 maiores empreiteiras do Brasil (quiçá do mundo)
21. Terceirização e seus 2 milhões de desempregados em menos de um ano,
22. Demissões em massa para recontratar pela metade do salário
23. Volta do trabalho escravo
24. Matança de índios
25. Acabou o conteúdo Nacional
26. Empresas estrangeiras tomam o lugar do trabalhador brasileiro
27. Transferência do FGTS p/ banca privada.
28. 25% do BRASIL A VENDA
Alguém acredita na boa fé de um juiz que destrói seu próprio país para justificar a prisão do maior presidente que o Brasil já teve?
Alguém acredita na “Glo-Glux-Klan” e seu morogolpismo midiático?
É tudo uma questão de sanidade mental!
A CIA torna seus agentes insanos!
A questão não é que o juizeco seja um deus, é outra, é que a 'justissa' se tornou uma organização criminosa comanda por alguns salafrários.
MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL É DESQUALIFICADO !
MORO É UM SALAFRÁRIO DESCARADO, INDECENTE, PARCIAL E DESQUALIFICADO !
Este cara é esdrúxulo...o que ele faz nesta sentença é ENROLAR...ENCHER LINGUIÇA...buscar conteúdo para justificar a sentença...PALHAÇO AO PÉ DA LETRA...SÓ QUE SEM GRAÇA !!!