Talvez por ser muito jovem, o Dr. Sérgio Moro tenha acreditado que o mundo real é igual ao mundo que a mídia constrói.
Sim, parece muito, mas não é.
Animado pelo bombardeio da “Operação Choque e Terror” dos meios de comunicação, fez seu lance mais ousado, embora não ao ponto que, intimamente, desejava.
Foi aquém do que queria, mas além do que devia.
Um depoimento civilizado de Lula e, até, uma medida de força, a de busca e apreensão no seu Instituto teriam desgastado mais o ex-presidente sem, contudo, permitir a reação de alguém que é vítima de uma violência travestida de rigor legal.
Mas Moro acreditou que podia mais, ainda que não tinha forças para o ato final: a prisão de Lula e sua condução às masmorras de Curitiba, para dali só sair com a confissão que é a única chave a abrir aquela cadeia.
Jogou com os conceitos mentais que cultiva – e que a mídia faz vicejar – de que a “meia-prisão”, representada pela “coação coercitiva” (já de si, um absurdo, que deixo para o juristas comentarem) seria a desmoralização, a execração social, a qual multidões de “coxinhas” sairiam as ruas para comemorar.
E seria isso mesmo o que qualquer marqueteiro – ele poderia até consultar o João Santana, que está ali, preso, à sua disposição – ou analista da grande imprensa lhe diria. A pesquisa, fresquinha, do Datafolha estava à mão para confirmar a conclusão: só 15 ou 20% achavam que Lula não tinha culpa no cartório.
O que deu errado, porém, e fez do todo poderoso juiz dar um tiro no pé e, aparentemente, ter despertado a primeira reação capaz de fazer a mídia gaguejar e o “sequestro” – é o nome que merece a condução injustificada por policiais, ainda que por ordem judicial arbitrária – voltar-se contra o sequestrador, sempre aplaudido?
Sérgio Moro é um homem descolado da realidade social. É natural que assim seja, ao se tornar juiz com apenas 24 anos, um dos giudici ragazzi nos quais confessadamente se inspira em seu delírio de uma Operação Mãos Limpas tropical.
É, no voluntarismo próprio dos que acham que basta um homem honrado, duro e implacável para mudar o mundo, um destes que crê que as massas servem para uivar de prazer diante da destruição dos “inimigos da moral” e as reduz àquilo a que as conduzem.
O Dr. Moro não é capaz de compreender que existe um processo social que, embora conformado ao leito que lhe desenham os meios de comunicação, o mais poderoso aparato de controle social, é um rio profundo e suas reações podem fazer com que rompa as barreiras com as quais se pretende canalizá-lo.
O povo, aparentemente tolo e dirigível, tem suas profundezas.
É por isso que ontem Moro deu seu mau passo.
Tocou no apego à democracia que remanesce no Brasil, tocou na única identidade política que sobreviveu à entrada do século 21.
Pessoas neutras e até críticas – e com muitas razões – ao PT se chocaram com a violência de seu ato e a prova disso é que já se percebe – finalmente! – reações no STF aos desbordamentos que ele pratica. (Observação en passant: não se iludam com a decisão de Rosa Weber, Moro é seu enfant gâté)
E fez muitas delas saírem de sua passividade.
Por incrível que pareça, até mesmo Lula saiu da passividade e partiu para o combate.
E as tropas transtornadas do impeachment e do “pixuleco”?
Tirando algumas dúzias de transtornados e moleques pixadores de São Paulo, não apareceram para a esperada “festa nas ruas”.
A semana será de uma tentativa desesperada de criar fatos novos e de mobilização para as manifestações do dia 13.
Não parece, porém – salvo se Lula não seguir com a disposição demonstrada ontem – que vá sair conforme o planejado.
Moro errou e seu erro pode ter sido o início do fim de seu delírio de poder.
Os golpes, embora se desenvolvam lenta e progressivamente, têm muito mais chances quando se desfecham rápida e decididamente.
Do contrário, o que parecia morto vive e desperta com uma força insuspeitada.
Se isso se fez até com um cadáver, como o de Vargas, que dirá com um morto muito vivo, como é Lula.
View Comments (76)
Ao juiz Sérgio Moro, meu agradecimento! Conseguiu dar ao PT o maior número de filiados do que qualquer outro partido e ontem majestosamente conseguiu unir uma esquerda em pedaços. Eu estava descrente com 2018, mas com essa ajuda do Dr. Moro vejo uma luz no fim do túnel!
Não sei não ...
Acho que ainda se tentará prender Lula nos próximos dias ou semanas.
Aquilo de ontem, a tibieza das perguntas, o pouco tempo do interrogatório ... acho que foi um teste.
Sim, Sergio foi um teste, porem, eles sentiram no buraco lá de baixo, quem tem tem.
A Irresponsabilidade também tem limites.
Certeza que vão.
Aliás, sabe-se que iriam levar ele mesmo para Curitiba, ontem.
Por isto levaram para o aeroporto de Congonhas.
Só não levaram por que houve protestos dentro do aeroporto.
Mas eles não vão descansar e vão, novamente, fazer a mega-operação despropositada, com palhaços armados até os dentes, para levar o "velho" Lula e humilhar sua família.
A missão é dar combustível para a Marcha dos Coxinhas, com o PIG, pelo retrocesso no próximo dia 13.
Agora é tudo ou nada.
A Globo mandou o seu capataz pagar os prêmios e homenagens recebidas, e precisa disso para escapar da mansão privativa em área de preservação e se livrar do caso Miriam Dutra (aliás, onde está ?).
E, como "Os caras" da força-tarefa se acham com uma "missão divina", vão mesmo fazer uma missão suicida, custe o que custar.
A mídia está tentando incutir nos coxas que Lula se acha acima da lei.
Acontece que está muito claro quem se acha acima da lei agora: Os operadores da Lava-a-Jato e a mídia eternamente golpista.
O Moro acha que é Deus. Subiu a sua cabeça a fama e a falta de contraditório do próprio judiciário..
Ele é um ditador.
Um absolutista.
Qaundo manda prever uma pessoa, essa já á condenada.
Não tem mais defesa.
Um idiota que não suporta ser contrariado.
DEUS, com uma propaganda nazista por trás..
O Procurador Daghinous, parece marca de xarope, é um babaca.
Fraco de ideias, se comunica mal e sem consistência.
A farsa de Curitiba é digna da Divina Comédia.
Esse pessoal tem de ir preso por atentar contra o Estado Democrático.
Ou os ministros do STF dão um basta nisso, ou muito sangue irá rolar nas ruas...
... O "juiz" 'mor(T)o' é, apenas e tão somente, um [reles] títere sob as coordenadas dos infames golpistas nativos &$ das 'mãos invisíveis' das Sete Irmãs do Petróleo, da CIA &$ Pentágono!...
Qual consistência outra teria alguém que não domina nem o vernáculo?!
Simples assim!
E nada mais!
Não só se expressa mal (tanto falando, como escrevendo) como é um embusteiro jurídico. Foi ele quem preparou o voto de Rosa Webber cuja síntese é "não tenho provas, mas a literatura me permite condenar". Isso não é direito, não é justiça. Isto é um embuste fascista.
O embuste pretendeu dar-se ares de "lustro", invocando a teoria do "domínio do fato". Fica evidente o embuste quando o próprio formulador da teoria, Claus Rochin, desautorizou sua aplicação na forma como ocorrido no Brasil pelo golpismo judicial fascista, do qual moro é um expoente. Expoente pela militância não pela brilhatura intelectual. É apenas um servil aos interesses operacionalizados pela CIA e seus agentes internos, como a globo.
Tal qual adolescente em busca de afirmação enebriou-se na própria descoberta de algo que o fascinou e construiu seu castelo de ilusões em que se via como protagonista da operação "mani pulite". Chamado a ser partícipe do golpe, encontrou a oportunidade de dar asas à fantasia e como adolescente "bobinho" cercou-se de outros "bobinhos" (o mais caricato é Dellagnol) e zarparam em sua louca cavalgada, que por ser útil aos interesses golpistas ganhou o apoio da mídia e da oposição e principalmente ganhou a guarda do aparato de agentes da CIA incrustrados nos estamentos do estado brasileiro e daqueles que, não sendo agentes, com eles se alinham por afinidades de interesses (econômicos, políticos ou ideológicos).
O resultado é a operação "Mani Puttane" - mãos prostituídas - em que vendem o corpo da nação na sargeta do entreguismo. E o petróleo é o sangue negro da nação, que oferecem como num ósculo a celar a entrega ao desfrute de seus amos.
Brito, concordo com quase tudo. Permita-me uma divergência: " ...basta um homem honrado, duro e implacável...". Um homem honrado, duro e implacável com todos, não muda o mundo, mas sempre será importante numa sociedade. Um homem duro e implacável apenas com possíveis desonestos "do mal" e leniente com comprovados desonestos "do bem" é apenas isso mesmo, duro e implacável, honesto não.
Não é honesto nem no exercício da função (que não é poder) nem no comportamento pessoal. Se fosse honesto, entre outras coisas, não receberia 77 mil reais por mes, sabendo que viola a lei do teto salarial.
É apenas e nada mais que um títere à serviço de um golpe comandado pela CIA, para beneficiar a rapina financeira internacional, as petroleiras e os interesses geopolíticos por trás destes, que cumpre tarefas a ele encomendadas pelos agentes do golpe, diretamente da CIA e seus agentes internos (globo, instituto millenium, etc) ou por aqueles que para defender privilégios se aliam ao golpismo.
Como escreve Pedro Serrano "No Twiter do editor de uma revista de ampla circulação já se sabia da operação. Emissora de TV acompanhou o inicio da operação. Ou seja, o que aconteceu não foi uma operação preocupada com a segurança do investigado ou de manifestantes, foi um espetáculo e não uma conduta conforme o direito, que estimulou manifestações e colocou em risco a integridade física do ex-presidente e de outras pessoas.
Tal conduta traz a suspeita de se tratar de ação mais política que jurídica, no sentido de ir construindo uma narrativa acusatória com a finalidade de desconstruir a imagem publica de Lula, algo absolutamente incompatível com um sistema judicial penal democrático e que agride, frontalmente, nossa legislação e os direitos fundamentais de nossa Constituição.
Esse Juiz da Globo passou a criar programas de auditório p/ Mídia, como no tempo dos Romanos, arrasta os detentos para o Coliseu para serem devorados pelos leões. Isto se tornou insuportável pois não há justiça nesse fariseu pois políticos do PSDB e assemelhados não podem ter seu nomes nem sequer pronunciados.
De novo, a referência ao Getúlio. Eu nunca tinha entendido porque o Tijolaço vive comparando o PT com ele, mas ontem finalmente eu percebi. Mas não é por nada que tenha saído no blog e sim por algo que ele evitou de todas as maneiras mencionar: o tombo de quase 4% no PIB, que se torna ainda pior quando se sabe que ele foi de 0,1% no ano passado e se vê setores como o investimento e a indústria (que está sendo destroçada pelo desgoverno lulopetista). Pois bem, acontece que o PIB vai cair mais uns 4% no próximo. Não há mais como evitar, mesmo que se tire a Dilma agora, a herança maldita do PT só poderá ser revertida a partir de 2017. E assim teremos dois anos seguidos de recessão, coisa que não acontecia desde o Gegê, que pegou o rescaldo da crise de 1929. Está aí a semelhança: o PT consegue ser pior que o pior do Getúlio. E nem precisou de uma crise como aquela, foi só se manter no governo por algum tempo.
Ernesto, como vai?
Você estudou economia? Ou é adepto da urubóloga. Tantas previsões e afirmações deveriam estar calcadas em muito conhecimento.
Mas acho que não e, se foi o caso, deve ter colado um monte na universidade.
O Getúlio é passado e os números são públicos. 2014 e 15 também. A única "previsão" é sobre 2016, mas é fácil de fazer porque já estamos nele e há uma concordância entre os especialistas nesses cálculos e quem vive no mercado, no mundo real (a minha previsão, empírica, é que 2016 será ainda pior). Se você falasse por aí com o pessoal saberia disso, ninguém vai arriscar nada enquanto o PT estiver no poder. E quanto mais tempo ele ficar pior será para o país. Infelizmente, ainda temos algumas pessoas sem patriotismo que defendem esse desgoverno.
Por que você não az como os irmãos metraláhas, v
Por que você não faz como os Irmãos Metralha, vá para Miami, se bem que a coisa lá tá preta, pois o PIBÃO dos EUA, em 2015, foi de 0,07 %. Vá pra MIAMI.
arnesto, arnesto, o anarfa que é papagaio de pirata dos analistas da grobo, aquel que não mora no Braz e nem gosta de samba. Faz assim arnesto, vai lavar latrinas nos EEUU, economia de mercado bombando, Trump presidente, guerras contra os povos mais fracos, bem ao estilo da elite do BR.
Vai lavar umas latrinas, quem sabe limpa sua alma.
A desonestidade intelectual é um monstro de muitas faces. Parece aquela quimera de um certo ministro do Supremo. Não, seu babaquinha. Nos identificamos com o Getúlio pelo que ele nos deu. A Petrobras, sob a qual os Brasileiros que têm alma nacional poderão desfrutar das riquezas do Pré-sal enquanto os vendilhões permanecerem fora do poder. As leis trabalhistas, que são hoje a alma da ascensão dos movimentos sociais no nosso país! O Pai dos Pobres (o primeiro), nos inspira a seguir o nosso Pai dos Pobres de hoje em dia, que cristaliza os sonhos nacionalistas que foram espancados para fora da alma do brasileiro com o passar dos anos.
E você, mesquinhamente, descarta isso como se tudo se reduzisse a pib e economia, que é mais volátil do que a vontade de vocês, coxinhas, de fazer comentários escrotos no blog.
Bom, ernestin, se só AGORA vc entendeu que o Tijolaço é um blog trabalhista (e isto inclui o Velho PTB de Vargas, o PDT de Brizola e o PT), então vc tem mesmo um grave problema de cognição e agora eu começo a desconfiar da sanidade de tudo que vc já escreveu aqui.
Inclusive esta pseudo-análise econômica baseada provavelmente na campanha da GNews. Ou vc é admirador do "historiador" tucano, Villas ? hahaha
Teremos recessão com Dilma ou sem Dilma. Só que pior será estar em uma recessão é assumir alguém do bando de calhordas que não fazem outra coisa desde 2014 a não ser achincalhar Dilma, tramar o golpe, elaborar pautas-bombas, e voltar contra qualquer coisa vinda do governo que possa acelerar a recuperação da economia.
Vc é um babaca, ernestin, achando que vai chegar aqui no blog e dar uma de grassroots "preocupado com o país e com o povo" e esperar que nós acreditemos. Vc é muito ingênuo em pensar que iremos dar ouvidos aos seus melhores argumentos, que no fundo, no fundo, ao analisar friamente, resume-se a tentativas toscas de incendiar a resistência, por dentro.
Vai, otário. Vai se juntar com sua turma para a Marcha dos Coxinhas, com o PIG, pelo Retrocesso.
Babaca.
Ainda vai haver muita provocação. Nossa sorte é a extrema vaidade e inexperiência pessoal desse cidadão. Homem acostumado a se encastelar talvez até por uma timidez ou por ser desconectado mesmo da realidade que não lhe importa - e o Brasil parece não lhe importar, acaba cometendo erros de tamanha expressão. Janine falou que a ação coercitiva veio de quem tem muita vaidade ou ódio. Passar da vaidade para o ódio é extremamente fácil - nossa elite mostra isso. Os Marinhos comprovam isso. Os dois sentimentos andam de mãos dadas nos dias atuais. Basta lembrar de Joaquim Barbosa, que cometeu os mesmos erros.
O Moro 'mora' acima das Leis e da Constituição?!
A Ação criminosa &$ golpista da 'PORCA-Tarefa' 'desMOROlizou' ainda mais o STF e o restante do Poder Judiciário da [IMUNDA] Casa Grande
Traduzindo:
a 'PORCA-tarefa' Golpista, nazifascista &$ Terrorista "vazou" deliberadamente uma [suposta] delação premiada do senador Delcídio do Amaral - e ainda não homologada!
A tarefa PORCA: preparar o terreno para a ação delinquente ocorrida na fatídica manhã de hoje...
Perdão aos porcos, às porcas, aos vermes, aos ratos, aos mosquitos, às bactérias, aos vírus...
A PERGUNTA FEITA PELO BRASIL DO BEM:
qual 'otoridade', respaldada na Constituição e nas Leis, expedirá o mandado de prisão do "juiz" fascista DEMoTucano sérgio 'mor(T)o'?
Ou esse mequetrefe juizinho caipira é um ser inimputável, pairando sobre as Leis, a Constituição e 'nois' mortais?
Um ser insuspeito?
(...)
'juizeco' vulgar e *tosco de uma primeira instância de uma comarca qualquer da província da 'Guantánamo do Paraná'!
*segundo o conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim "o juiz Moro não domina nem o vernáculo"!
PQP
Foi esse mesmo tenebroso "juiz" quem escreveu aquele votinho mais do que sacana da "suprema" Rosa Weber:
"Os meus olhinhos supremos não encontraram nos autos do processo atinente à Ação Penal nenhuma prova contra o senhor José Dirceu. No entanto, a literatura jurídica permite-me condená-lo sumariamente! Portanto, eu acompanho o voto deste 'fofo' relator Joaquim Barbosa!"
EM TEMPO:
esse é mais um dos 'n' episódios que demonstram cabalmente que 'nois' estamos sob as trevas da contemporânea pré-Idade Média festiva!
Onde também "juízas e juízas" estacionaram no panteão (sic) da era dos dinossauros!
Esquina com a sacrossanta (idem sic) 'Avenida da Sem-Vergonhice e do Descaro absoluto'!
(...)
E 'nois' somos ou não somos uns 'bananas'?
A conferir a nossa reação!
Seremos baratas esmagadas pelos coturnos e saltos altos desta gente estúpida ou emergirá de 'nois' um Novo Tempo?!...
ajuste desprezível - padrão 'PORCA-tarefa'!
Risos
... A tarefa PORCA: preparar o terreno para a ação delinquente ocorrida na fatídica manhã de ontem…
MAIS UMA VEZ ATENÇÃO BRASIL DO BEM
###
JN promove massacre contra Lula: a guerra total da Globo pra exterminar a esquerda
Por conspícuo e impávido jornalista Rodrigo Vianna
04/03/2016
A Globo, nesta quinta-feira, dobrou a aposta. O alvo é Lula, depois Dilma. E por fim o PT. Cercados, a esquerda e os movimentos sociais começam a travar uma espécie de batalha de Leningrado no Brasil.
(...)
O que pode acontecer?
(...)
A esquerda no Brasil (com todos seus defeitos, com todas as limitações do que foi o PT nos últimos anos) trava, a partir de agora, sua batalha de Leningrado.
Lula também está cercado. E decidiu lutar. Não é pouco.
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/geral/jn-promove-massacre-contra-lula-a-guerra-total-da-globo-pra-exterminar-o-pt/
Mas ele se deu bem! Se for verdade o que eu li, o dono do famoso "Bahamas" ofereceu um passe livre vitalício para o justiceiro das araucárias... É ao lado deste tipo de "empresário" que os adoradores deste justiceiro estão.
Brito, apenas não concordo com a aura de inocência imputada a Moro. Não é o menino inocente que sonha com o mundo perfeito e se tornou juiz correto e implacável. Ele já se lambuzou com o PIG à muito tempo. Porquê o caso Banestado ficou pela metade?