Moro nem disfarça que faz “justiça” política, não criminal

O interrogatório, hoje, do ex-ministro e ex-governador Tarso Genro, como testemunha de defesa do ex-presidente Lula, prestaram-se para o juiz-acusador Sérgio Moro demonstrar que o que se faz em Curitiba é um julgamento político, que nada tem a ver com a sua função de juiz criminal.

O que ele faz, no final do interrogatório, ao perguntar sobre quais foram as providências tomadas pelo PT depois do julgamento da chamada ação do “Mensalão” é de um abuso à toda prova.

Não lhe diz respeito analisar atitudes de um ente partidário, muito menos as de natureza subjetiva. Justiça criminal é sobre responsabilidade objetiva, sobre alguém praticar ou encobrir um delito, não sobre o julgamento moral que faz sobre apenamentos que são de indivíduos.

Tarso não se furtou a responder, porque é um homem dócil. A defesa ainda tenta objetar as perguntas, mas Genro é adepto da tese do ser “bonzinho”.

Alguém que não o fosse responderia ao juiz, com toda a razão, com um “com o devido respeito, senhor Juiz, não te interessa “.

Com toda a razão porque Moro não é um juiz das atitudes de partidos, mas de indivíduos. Não tem jurisdição ou interesse em saber se o PT fez um ato de solidariedade aos acusados ou  se os execrou moralmente.

Isso não interessa ao processo judicial criminal e, portanto, não interessa ao juiz.

Ou melhor, só interessa a um juiz como Sérgio Moro.

Será que ele indagaria a um depoente tucano sobre quais foram as execrações morais que fizeram a Eduardo Azeredo, o precursor do “mensalão”?

Ou será que perguntaria a Michel Temer, que foi testemunha de Eduardo Cunha, se o PMDB fez uma “pajelança” de exorcismo ao ex-presidente da Câmara?

Se a Justiça brasileira se prezasse, Sérgio Moro estaria, agora, submetido a julgamento disciplinar, porque converteu um juízo criminal em tribunal político.

A Vara Criminal de Curitiba que ele comanda é um tribunal da Inquisição.

No mesmo esquema medieval: “Se você confessa, terei piedade e só o maldirei. Se não confessa, masmorra e fogueira moral”.

Reproduzo o vídeo do abuso intolerável de Moro e da docilidade de Genro, advogado experiente, que sabia da ilegalidade do que lhe estava sendo perguntado e que evitou, por “boas maneiras” a desqualificar, como merecia, o interrogatório indevido sobre as atividades exclusivamente partidárias.

 

Fernando Brito:

View Comments (35)

  • ... Esqueçam este protofascista DEMoTucano militante 'mor(t)o', caipira colonizado de piso de quinta de uma comarca qualquer de certa província agrícola do 'braZ$&l'!
    O ostracismo congênere rábula psicopata 'joaquim Mossack Fonseca Ostracismo barbosa'!..
    NOJENTO(S)!

    • O ostracismo do congênere rábula psicopata ‘joaquim Mossack Fonseca Ostracismo barbosa’ espera o 'mor(t)o', solenemente!..

  • O Tarso tem disso, gosta de costear o alambrado. No caso, fosse grosseiro com o desMoronado, talvez, o estivesse fazendo maior (pelos faniquitos que, com certeza, teria). Respondendo, deixou o bufão embasbacado em sua rapinagem-juridiquês.

  • Só pergunto uma coisa: até quando os juristas sérios deste país irão tolerar esse juiz ?

  • [MAIS] MÍSSIL NO CU(nha) do vampirão libanês nazigolpista!

    A RouboNews acabou de anunciar:
    alegando ter que cuidar do "escritório butique (sic) de Advocacia", o "Carlos 'Amigão do Peito' do 'Mineirinho' Velloso" pedir para CAGAR!

    Viu, estropício desalmado?

  • Lógico que interessa ao Juiz. Ele está julgando a tese de que o PT é uma organização criminosa, cujo suposto líder seria lula. Se nada foi feito após o mensalão, ou se eles ainda foram defender os criminosos, pode ser entendido como caracterizado o mote criminoso da agremiação, caso contrário não...

  • Como diz Emanoel Messias, o Moro não passa de um Capataz da corja golpista.

  • Com todo respeito aos homo-sexuais, mas esse moro é um VIADO enrustido, deve ter uma TARA secreta por barbudos ou por estrelas, vai-se lá saber !!

    Talvez nas noites mais frias de curitiba, busque "ver estrelas" !!!

    Carinha asqueroso ....juizinho de M*......

    • LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      ... Agora estes BANDIDOS mandaram um recado através do INFAME porta-voz do caos e reles vendedor de seguros, o [quase]defunto *henRIQUINHO Meirelles:
      "Nós vamos vender as terras do Brasil para os estrangeiros. Nos próximos dias, mudaremos a Legislação! Isto é 'facín, facín': o nosso governo tem nas mãos 88% do apoio destes 'dePUTAdos(as)' &$ [supostos] senadores(as) picaretas!"
      [Ah, o MST e o MTST que vão se...Coçar!"
      NOTA:
      o moribundo henRIQUINHO estava no Projac da Globo Organizações Criminosas!
      É o recato de conveniência, estúpido!]

      *em entrevista exclusiva concedida à jornalista Natuza Nery 'pena amestrada' a $oldo dos patrões barões Frias &$ Marín(ho)

  • Xadrez da contagem regressiva para 2018
    O XADREZ DO GOLPE
    Por ínclito e intimorato jornalista Luis Nassif
    16/02/2017 – 21:18

    Peça 1 – o jogo das expectativas sucessivas
    Uma das retóricas recorrentes dos “cabeças de planilha” é a criação das expectativas sucessivas. Monta-se uma política monetária e fiscal que mata qualquer possibilidade de recuperação da economia e vende-se o mito da “lição de casa”. Ou seja, se cortar o leite da merenda escolar, a aposentadoria dos velhinhos, as políticas de renda mínima, se atingirá a prosperidade eterna, na qual todos ganharão.
    Aplica-se o arrocho, e nada. Alega-se então que a lição de casa não foi suficientemente radical. Aplica-se nova rodada de cortes em cima dos direitos dos mais fracos, e nada. Até o momento em que o tecido social se esgarça, a paciência geral se esgota, as distorções econômicas se avolumam e o plano vai por água abaixo – por uma crise cambial, por uma crise fiscal, por terremotos sociais, por uma reação política.
    Consumado o fracasso, a culpa é atribuía à falta de vontade dos pecadores, que não ousaram cumprir a penitência até o final.
    Já se chegou a esse estágio.
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-da-contagem-regressiva-para-2018

Related Post