Moro, o rei do Brasil. Por Juremir Machado da Silva

Do jornalista e escritor Juremir Machado da Silva, hoje, no Correio do Povo, de Porto Alegre:

O juiz Sérgio Moro saiu do nada para a glória em tempo recorde.

Desenvolto, ele não se constrange em ampliar todos os dias o seu alcance.

Ao que tudo indica, vaza ou faz vazar informações quando acha necessário.

A Lava Jato é uma associação entre ele, a Polícia Federal e o Ministério Público.

Não deveria haver distanciamento entre quem investiga e quem julga?

Moro parece fechado numa parceria com a Rede Globo.

Manda conduzir coercitivamente sem antes intimar ou convocar para depoimento.

Ao que consta vazou o famoso áudio da conversa entre Lula e Dilma que derrubou a presidente.

Incansável e original, Moro acaba de se arrogar uma nova atribuição: definir quem é jornalista.

Mandou prender o blogueiro Eduardo Guimarães, que antecipou há um ano a condução coercitiva de Lula, totalmente arbitrária, para extrair-lhe a fonte dessa informação. Criticado por atentar contra o direito de preservação da fonte, expediu nota dizendo que Guimarães é blogueiro, mas não jornalista.

Moro vai mandar conduzir coercitivamente William Bonner, o leitor de notícias do Jornal Nacional, por difundir informações vazadas todos os dias diretamente das instâncias de investigação?

Vai mandar conduzir coercitivamente o Procurador-Geral da República, o  contraditório Rodrigo Janot, que, segundo a ombudsman da Folha de S. Paulo, organizou um monstrengo chamado “coletiva em off” para vazar seletivamente sua lista de nomes a investigar com autorização do Supremo Tribunal Federal?

No popular, Moro tá se achando.

Tudo nele anda com cara de exceção.

Moro não precisa ser presidente da República.

Já é o rei do Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • "morinho" está mais para rei da elite oligarquica e da classe mérdia abominação cognitiva. Nunca será o rei do Brasil e nem do povo brasileiro !!!!!

  • Discordo, Moro não é o rei. O Brasil tem três Reis, são os irmão Marinhos. Ele é o ordenança da corte. Sem os reis a lhe apoiar, ele seria o que é, um sujeito que não sabe falar nem argumentar, autoritário, déspota, que usa a justiça em proveito do seu ego.
    Os reis depois que usam seus vassalos costumam descartá-los como fez com Cunha, para que não se achem mais do que são.

    • por isso que digo: no dia em que a sociedade brasileira for humilhada por essa gente da imprensa, será um vexame tão devastador que vamos levar anos para nos recompor. tem muita gente que não está pronta para isso.

  • Moro et caterva são estafetas . Quem manda são os filhos do Dr. Roberto Marinho ( eles tem nome ? )

    • Quem manda na força-tarefa da lavajato e nos marinho é a CIA, que através da Time esteve por trás da criação da TV globo e através de "convênios" infiltrou-se e treinou agentes, em muitas instituições do estado brasileiro, entre os quais, MP, PF, PGR, juizes, etc.

  • moro, legítimo cangaceiro togado ou.....peido abafado....iimprevisível....

  • O interessante vai ser o dia da queda. Nunca demora muito. E o tombo é sempre mais alto quando a figura se acha lá em cima. Esse aí vai ser descartado assim que terminar o serviço sujo, vai virar nota de rodapé, e lixo histórico. Mas por enquanto ele se acha.

    • O problema, Juliano, é que ele não vai terminar o serviço sujo.

  • Acho que tem que tomar um pouco de cuidado com as posições do Juremir Machado da Silva, daqui a pouco ele faz como o Leandro Karnal e tira um self com o Sergio Moro.
    Deixei de ler seus textos a tempo, mas, e foi justamente por isso que parei de ler, não me lembro de ele ter feito nenhuma critica quando das outras arbitrariedades atingindo outros alvos. Acho que tem mais a ver com solidariedade de classe com o blogueiro Eduardo Guimaraes do que com indignação com os desmandos do Juiz e sua operação.

  • Esse juiz moro está contribuindo, e muito, para mais projetar a falência do judiciário.

    Cuidados juízes: uma hora a casa cai. Os alicerces já quase não sustentam tantos e tamanhos desmandos e vantagens e privilégios.

    As gentes, aqui incluindo o boçal coxinha, quando se aperceberem do quanto foram e estão sendo enganadas, recusarão os brioches.

    O perigo maior será lembrarem do que se sucedeu!

  • Correção ao comentário anterior: "os boçais coxinhas".

Related Post