Morto politicamente, Cunha segue como zumbi, até que venha a estaca no coração

É generalizada a percepção na imprensa  de que Eduardo Cunha está politicamente morto, o que não quer dizer que seja uma figura inofensiva e incapaz de fazer mal.

Por obvia, a condição de morto-vivo do presidente da Câmara saltou aos olhos de todos.

Como saltou sua fúria, com golpes desconjuntados.

Até Josias de Souza, cujas inclinações são mais que conhecidas, registra que sobrou a Cunha “ressuscitar” pedidos de impeachment assinados por Jair Bolsonaro.

Natural que a imagem do zumbi se acople à sua situação, e ela foi usada aqui e em muitos textos para descrever seu estado de putrefação política.

Poucos, porém, fizeram-no com a competência de Rodolfo Borges, do El País.

Diz ele que Cunha, agora, no “rol dos mortos-vivos da política brasileira”, ataca por instinto porque não tem uma “vida (pública) a perder”.

O ue ele diz sobre exterminar um zumbi depende, claro, da rapidez e da profundidade com que o Dr. Rodrigo vá. nos próximos dias, irá enfiar-lhe uma estaca de madeira no coração.

O ataque zumbi de Eduardo Cunha

Rodolfo Borges, no El Pais

A cultura pop ensina que a única forma de exterminar um zumbi é acertá­-lo de forma contundente na cabeça. Pode ser com um tiro, um machado ou as rodas de uma pick­up – vale tudo, pelo menos até a aprovação de um ‘Estatuto do Zumbi’. Guardadas as devidas proporções (sem armas, por favor), a informação serve para aqueles do Governo Dilma Rousseff que terão de confrontar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que passa a figurar nesta semana no nem tão seleto rol dos mortos-­vivos da política brasileira, que conta com nomes de imortais como Paulo Maluf, Jader Barbalho, Renan Calheiros e Fernando Collor.

Enfrentar um político do quilate de Cunha quando vivo já é muito difícil. Em todas as sessões da Câmara que presidiu neste ano, o peemedebista deixou bem claro que era o único a conhecer de fato o regimento da Casa, o que lhe permitiu infligir derrotas humilhantes aos indefesos governistas. Pior ainda, como ensinam seriados e filmes sem fim, é enfrentar um político zumbi, que não tem nem mais a vida (pública) ou a reputação a perder, mas segue agindo, moribundo, apenas pelo instinto de atacar.

É o que Cunha fez nesta sexta­feira ao anunciar o rompimento com o Governo Dilma. Acuado pela acusação de ter cobrado 5 milhões de dólares de um dos delatores da Operação Lava jato, o presidente da Câmara surpreendeu Brasília com uma atitude drástica. Os zumbis do cinema costumavam ir atrás de miolos – o que não é exatamente o forte no Palácio do Planalto –, mas Cunha parece apenas interessado em seguir cambaleando pelo Congresso Nacional, nem que para isso tenha de dar um fim a todos aqueles que, ao contrário dele, ainda seguem muito vivos pela Esplanada dos Ministérios.

Para seguir na metáfora, a origem do ataque zumbi geralmente ocorre por acaso. Na versão clássica, um produto químico vaza acidentalmente e contamina um cemitério. Nas narrativas mais recentes, cientistas inescrupulosos desenvolvem, com motivações bélicas, um vírus que acaba fora de controle.

Na versão brasileira, um grupo político em busca de hegemonia imagina poder suplantar todos os outros e, bem, também acaba perdendo o controle. Se os filmes de zumbi podem nos ensinar alguma coisa numa situação de crise como esta, é que, a não ser que apareça um Brad Pitt (ou pelo menos um Wagner Moura) para salvar o Governo, os mortos-­vivos ganham no final. Infelizmente para os petistas, que são o alvo preferencial do presidente da Câmara, a história da política brasileira confirma a ficção: os candidatos a herói podem até conseguir exterminar politicamente um ou outro morto-vivo, mas eles, que mantêm uma curiosa proximidade com o PMDB, sempre dão um jeito de sobreviver.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Conviver e combater os vivos,mesmos os cretinos, é mais previsível.

    Diante do que está ocorrendo, quem é capaz de prever mais alguma coisa?

    • É... esse governo Lula-Dilma-PT e seus aliados figurões do PMDB, PP e PTB veem tocando o terror nas estatais nesses treze anos. Não há novidade nenhuma no desbaratamento dessa 'fraternal' quadrilha, afinal, é histórica a deduração geral quando os 'home'da lei bota para arrepiar.
      Eduardo Cunha é só mais um delatado e se não for mais uma armação dos aloprados tem que ser destituído da Câmara e preso. A mesma regra para os demais delatados. Principalmente a presidenta Dilma delatada cotidianamente, agora sugando a Eletrobrás.
      Extirpando esses cancros, será o fim dessa larápia Aliança Para o Roubo PT-PMDB-PP-PTB, figurinhas já vistas no Mensalão. Inclusive Lula para não sofrer impeachment reacendeu e protegeu Maluf, Color e Renan Calheiros.
      - Viva São Lula, nosso padroeiro!!!

  • e se tudo for jogo de cena para reconduzir o "republicano" Janot ao cargo de futuro carrasco do atual governo?
    Cunha furioso com Janot. Jano ameaça Cunha. Dilma acredita nos dois. Reconduz o Janot. Tá feita a nova cagada. Tem que apear os dois, sem dó!! (e depois aquele outro lá)

    • Vitor, eu cheguei a comentar isso aqui com um amigo.
      Quem acredita em Janot, acredita em qualquer coisa.
      Fora Cunha, Renan e Janot.
      Agora vamos partir para cima do "Moro Barbosa", aquele que não sabe prender tucano.

      • Cunha e ousado e jogador, mas nao tem historia e vida publica( ridiculo o pronunciamento ) vai ter que enfrentar as consequencias.Moro esta comprometido ou tem medo? Sabemos que e vaidoso, esta sustentado pelo psdb, esta nas maos deles, esta na cara que esta conduzindo a lava jato contra o PT, mas ja esta muito descarado, essas prisoes arbitrarias, coagindo nao combina com a democracia, tera que enfrentar as consequencias! Agora vamos saber se este judiciario fara valer a constituicao...Existe uma conspiracao querendo golpe, e uma orda de sedentos de poder!

  • SOBRE 'O SILÊNCIO DOS INOCENTES' DEMoTUCANOS EM DEFESA DO IMPOLUTO [eduardo] 'CU(nha)' "do 'Aécio Furnas Forever'"!

    Possibilidade 1

    "Vá ver" os DEMoTucanos estejam esperando "o parecer técnico" do Ives Gandra e/ou do Miguel Realy Junior, para, então, somente aí se manifestarem publicamente em defesa da "impoluta" vítima do conluio integrado pelo governo bolivariano da presidente Dilma Rousseff, PGR, TCÚÚÚ do Mensalão da UTC, 'microSTÉRIO' Público do atual procurador 'Rodrigo Moro Gurgel', PF republicana [Risos] sob a égide do 'miniSTRO' 'Zé Tucano Deus Me Livre Dessa Justiça Cardozo', 'delatores encomendados' (sic) pelo Palácio do Planalto, STF do "supremo" 'Gilmar Inimigo do CU(nha) Mendes'...
    A conspiração demoníaca contra o 'Santo CU(nha) do Never' chancelada pelo PIG!...

    Possibilidade [diametralmente oposta!] 2

    Em Convenção convocada em [falta de] caráter extraordinário, a Tucanalha DEMoníaca pode estar aguardando o resultado de uma consulta feita a um especialista pós-doctor em engenharia de tráfego marítimo:
    como os ratos devem saltar da canoa furada e IMUNDA do 'CU(nha)' do “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio 'Never'!...

    Lá isso é oPÓsição, siô?!...

    Uma lástima grotesca!

  • Só há um equívoco, os zumbis não andam nos filmes atras de 10 milhões e nem são processados. Jesus sara nossa terra! Com todo respeito, el pais é uma porcaria reaça!

  • Deixando um pouco a política de lado, não da pra neutralizar um zumbi com estaca no coração. Esse método é pra vampiro. Qualquer um que assiste Walking dead, sabe que zumbi tem que atirar na cabeça. ;)

  • Próximos passos de Cunha deverá ser: arregimentar os detentos da penitenciaria de segurança de Catanduva p/ propor o impeachment de Dilma. Proporá uma CPI p/ investigar a conduta do diretor da prisão. Tentará achacar e ameaçar os guardas do sistema prisional.

  • Ele tem a Globo por trás. Antes de morrer de vez, vai fazer um estrago.

  • Não acredito na hipótese dele (Eduardo Cunha) ser preso e/ou algo semelhante.
    Que ele é um achacador (como disse a FSP e o corajoso Cid Gomes) ninguém tem dúvidas. A questão central é que ele é um direitoso, num momento em que governo eleito/pt estão na defensiva.
    Todos sabem que o objetivo da operação "Lavajato" não passa de mais um instrumento da direita, via judiciário+PF+TCU+PGR+Mídia, de fazer política partidária. Por isso, não tenho grandes esperanças num suposto processo de "limpeza das instituições", como eles vem tentando vender.
    Em resumo: Não vai dar absolutamente em nada. Tem outro detalhe, precisamos tomar cuidado com estas "delações". Já está provado que além de seletivas, não apresentam provas. Isto não quer dizer que não seja verdade, mas, até então, para o poder judiciário, não era suficiente. Obviamente que se for contra o PT, serão todos condenados (com ou sem provas).

Related Post