A Folha noticia que a “Corregedoria do Ministério Público Federal decidiu arquivar a investigação sobre o engavetamento de um pedido de cooperação jurídica da Suíça por quase três anos no gabinete do procurador da República Rodrigo de Grandis, responsável pelo inquérito do caso Alstom”.
De Grandis, como se sabe, disse que os pedidos foram parar “numa gaveta errada”, onde ficaram esquecidos, muito embora o Ministério da Justiça pelo menos três vezes lhe pedisse que respondesse à Suíça.
A Corregedoria do Ministério Público, pelo visto, considera dispensável o trabalho dos promotores que o integram, ao afirmar que “a demora de dois anos e oito meses para atender ao pedido não causou prejuízos à investigação”.
Ora, se engavetar a investigação por dois anos e oito meses “não traz prejuízo à investigação”, para que mandar isso ao promotor?
Não seria melhor ele devolver o expediente dizendo que não ia investigar nada?
Para que serve, então, um caríssimo promotor de Justiça, pago pelo dinheiro público, para nada?
E a promotora que usou de um ardil para tentar quebrar o sigilo telefônico do Palácio do Planalto, também “não trouxe prejuízo”, uma vez que se descobriram suas intenções antes e, então, fica tudo por isso mesmo?
Será que o Ministério Público, que tem o papel de fiscal da lei, acha que suas próprias atitudes não devem ser avaliadas pela lei?
Acabou aquela história de que a lei é erga omnes (para todos)?
View Comments (30)
E desde quando Lei é erga omnes?
Isso é aquele tal negócio que, apesar de escrito em Lei, "não pega", assim como inúmeros exemplos neste mundo juridico afora!
Em um país de tamanhas contradições e injustiças , me pergunto o que é mais revoltante:
Um "engavetador geral" ou um "engavetador geral de gavetas erradas"?
E os dois juntos , em um corporativismo só , em que se transformou o MP (sem o menor contrôle fiscal da sociedade) ?
Eu não saberia dizer em que ele se transformou, mas tenho certeza que foi em algo muito podre, como se não bastasse esse absurdo cometido pelo De Grandis, ficar sem punição, agora vem a tentativa de grampos clandestinos contra a presidenta DILMA e ainda por cima a promotora vem com aquela desculpinha fajuta, certamente pensa que fora os coniventes com o crime, o resto da população é idiota.
Qualquer trabalhador para ter controle de suas tarefas, o mínimo exigido é uma agenda. Um promotor que recebe uma solicitação de outro país e que não tenha o assunto colocado em sua agenda, tem que ser tratado, no mínimo, como incompetente.
Mas já que a corregedoria e outras esferas do poder judiciário não irão fazer nada com o promotor, por favor, façam uma pequena coisa pelo país:
NÃO PERMITAM GAVETAS, ARMÁRIOS E SEMELHANTES NOS GABINETES DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS OU QUAISQUER GABINETES DA JUSTIÇA DESSE PAÍS.
Vão ser esquecidos assim na PPPolônia QQQuênia PPPiauí!!!!!!!
Um chute no saco do Povo Brasileiro.
Se fosse nos USA, tanto o corregedor como o procurador, já estariam vestindo modelitos de macacão laranja.
O MP não é inútil, pois faz o que pode pela quadrilha do PSDB. Mil e uma utilidades...
O MP e o STF, na figura do seu atual presidente, estão se tornando o símbolo da injustiça no Brasil.
O Ministério Público é composto de uma elite que não quer nem pensar em perder os vários privilégios de que desfruta, tais como duas férias por ano, não cumprimento de jornada, diárias aos montes, licença prêmio, etc. Esse é o verdadeiro motivo do ódio deles ao PT.
Já não sei se a lei ou a justiça, ou ambas se abraçaram com o diabo.
Esta difícil acreditar numa democracia onde a Justiça esteja comprada, enlatada, e servida ao PODER PARALELO.
É um poder que nasceu corrompido...
São os eleitores do Aécio, o do Bafômetro, conforme dizem as tais pesquisas " os eleitores mais estudados estão com o candidato Aécio ", é a turma que prefere cães a ladrões, é a alta sociedade, a turma da " Caras ", os amigos e admiradores do Ministro Joaquim Barbosa, eles todos se parecem, vieram de berço, tem sobre nome, arvore genealógica de imensas raízes fincadas nas Alemanhas, nas Italias, nas Franças, nas Noruegas e por ai vai, por eles, entregariam tudo para os EUA, é tudo que eles queriam ser mickay, pateta, super homem, pluto .....