Da Folha, hoje, lições do passado para os tempos atuais:
“A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu o arquivamento de um inquérito instaurado para investigar um suposto repasse de US$ 7 milhões da Portugal Telecom para o PT.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci eram suspeitos de terem participado diretamente da negociação do repasse.
Essa era a última investigação em curso sobre eventual envolvimento de Lula em crimes correlatos ao mensalão.
A apuração foi aberta em 2013, a partir de um depoimento do publicitário Marcos Valério, preso desde novembro daquele ano por ter sido o operador do esquema.
Interessado em obter benefício de redução de pena, Valério afirmou ao Ministério Público Federal, na reta final do julgamento do mensalão, que a transferência em questão foi acertada em uma reunião no Palácio do Planalto, na presença de Lula e Palocci.
Valério apontou as contas no exterior que teriam sido indicadas ao empresário Miguel Horta, diretor da Portugal Telecom, para realizar as transações com o PT”
As “provas” de Valério para obter os prêmios da delação eram, como muitas são agora, à base do “ele sabia”, do “houve uma reunião” ou do “ele esteve com…”. Nas contas a que se teve acesso, nada se comprovou. Ou seja, nada havia contra Lula.
Ponha-se o amigo leitor ou a caríssima leitora no lugar de um destes empresários, funcionários e lobistas apanhados em falcatruas na Petrobras. Sem ofensa, por favor, apenas como exercício mental.
Vendo todo mundo se beneficiar das delações premiadas e você em cana há meses, a quem não “delataria”? Ao Papa, até, se pudessem acreditar que ele tivesse ciência…
O papel do Ministério Público, claro, seria desconfiar das acusações e só prosseguir se apresentados fatos concretos a ratificá-las. Mas é isso o que faz o delegado que pediu para colocar Lula na condição de investigado, quando ele próprio escreve que não há tais dados concretos?
Há mais semelhanças, porém:
“A investigação ouviu cerca de 20 pessoas em mais de dois anos, entre elas Lula, que depôs em Brasília em dezembro de 2014, e Horta, ouvido no início deste ano. Ambos negaram os repasses. Também prestaram depoimento Palocci, Dirceu e o ex-deputado Roberto Jefferson, delator do mensalão.
Ao final do despacho de arquivamento, a Procuradoria conclui: “As investigações não conseguiram comprovar o desembolso de valores da empresa em favor do Partido dos Trabalhadores”.
Quer dizer, então, que não é novidade alguma Lula prestar depoimento? Houve escarcéu, manchetes, escândalos, pedidos de autorização ao Supremo, relatórios do MP para isso?
Apenas o exercício da obrigação que tem qualquer cidadão, Lula inclusive, de prestar ajuda a investigações policiais se estas são feitas de forma profissional e isenta, não espalhafatosa e publicitária.
Mas suas senhorias, procuradores e delegados, que compreendem perfeitamente o que isso causa em prejuízos às pessoas públicas, que verão seu nome ser arrastado às páginas de jornais, telas de TV e de computadores como “suspeitos”, sem que nada haja a dizer que são, senão a palavra de um criminoso interessado em se livrar da “cana”, podem ser cúmplices disso?
É certo que já ouviram falar da historia da honra ser como um travesseiro de penas, desmanchado ao vento, que não se pode mais recolher depois.
Na matéria, lá ao final, o advogado de Marcos Valério, Marcelo Caetano, diz que nunca mais interessou-se pelo assunto porque o “Ministério Público não revelou interesse de viabilizar para Marcos Valério uma delação premiada”.
É isso, assim mesmo, curto e grosso: a minha verdade depende do meu prêmio.
View Comments (10)
Mas a grande imprensa golpista, entre elas a TV Record que entrou de corpo e alma no sistema PIG, não vai se pronunciar sobre isto, pois para esses mafiosos do PIG: não vem ao caso.
Obs: o "imparcial" Heródoto Barbeiro coloca dez notícias contra o Governo Federal e uma notícia a favor do Governo Federal para mostrar que é um sujeito "imparcial", a mesma "imparcialidade" que ele tinha nos tempos de CBN, a "rádia" que troca a notícia.
Haja paciência... os agentes da desinformação vão tentar por toda a eternidade criminalizar Lula.
Tudo sem base decente. Só baseado em histeria, mesmo..
O único crime cometido por Lula é o de ser uma liderança da esquerda.
Aos olhos daqueles que querem vender nosso pré-sal e estacionar a ampliação do acesso a uma educação pública decente, Lula é algo como um anti-cristo.
E, infelizmente, esses olhos querem ganhar mais espaço nos crânios daqueles que são rápidos pra julgar e desinteressados pra compreender.
Três pontos:
- Operação Lava Lado (um só lado e à jato)
- PIG : (Globo e congêneres)- especialista em manobras diversionistas para distrair atenção da massa inculta, à qual manipula de forma cínica e escancaradamente. Sua especialidade maior é de acusar adversários daquilo que pratica (Göebbles), em conluio com a super quadrilha na cúpula dos partidos oposicionistas entreguistas e propineiros, dos quais faz total blindagem por conveniência. É, no meu entendimento, o maior inimigo da pátria Brasil, nestas horas críticas nos dias atuais por propagar e insuflar um povo desinformado. Mantém espiões e agentes sabotadores onde possa haver reação aos crimes, infiltrando "bem intencionados" trolls nos blogues independentes que apelidou de "sujos".
- Privataria TUCANA: o maior roubo de todos os séculos, com requintes de perfeição e com tentáculos no Judiciário que o impedem de investigar e prender os seus executores e beneficiários. Neste mega assalto à nação o PIG é totalmente cúmplice e grande beneficiário da roubalheira escandalosa. Seu papel nefasto é o de omitir o crime hediondo distrair as atenções, desinformar as massas de forma a abafar qualquer clamor para que possa ser seriamente investigado e, finalmente, transferir aos adversários a pecha de ladrões que cabe à quadrilha antinacionalista de que faz parte. O PIG trabalha para que os chefes da nefasta quadrilha entreguista e escravocrata assumam o executivo e os demais poderes a qualquer preço, com a sua cobertura e apoio logístico, meliantes que aprestam-se, mediante o instrumento de um golpe com aparência de total legalidade, para retomar o comando da nação a ser fatiada e "vendida" pelos tais embusteiros, na bacia das almas.
Eu fico impressionado com a disposição da justiça (sic) em investigar o Lula. Qualquer "Fulano acha que Beltrano disse que ele talvez soubesse" já é motivo de estardalhaço e investigações mil. Já a lista de Furnas, com todos os indícios tornados públicos de que houve desvio de dinheiro público para Aécio e outros do PSDB, nenhuma investigação é feita.
CPI do judiciário já!
Não se preocupem tijoleiros, o Lula não será preso sem provas.
A Justiça brasileira é cuidadosa quando o réu é rico.
Lula é rico. Tem status de ex-presidente. É influente na elite econômica, intelectual e cultural. Não é um Zé Ninguém.
Injustiças, erros judiciários, supressão de garantias a ampla defesa e contraditório só ocorrem com réus pobre ou em regimes como de Cuba e Venezuela.
Esse gueto deve estar assustado devido às prisões da alta camarilha Dirceu, Vacari, Vargas, Duque... de bilionários como Odebrecht e outros empreiteiros, todos ligados diretamente ao Lula.
Mas as prisões deles e vocês concordam estão de acordo e ratificadas com o sistema penal brasileiro, com provas.
Lula não foi preso ainda por não surgirem provas.
Quando as surgirem, será preso. Simples assim.
Fica então combinado.
Para quê tanto chororô? Lula pode ser candidato em 2018 e ganhar para mais um mandato. Por quê não?
Vejamos, o nosso querido Inácio somente governou por apenas DOIS mandatos, ou seja meros 8 anos.
Uma desvantagem perante outros caudilhos da América Latina.
Rafael Correa do Equador está no seu terceiro mandato presidencial e articulando um quarto quem sabe por tempo ilimitado.
Hugo Chavez da Venezuela ficou QUINZE ANOS no poder só saindo para morrer de câncer.
Maduro, substituto de Chavez, quer mandato por tempo ilimitado.
Evo Morales da Bolívia vai para o seu QUARTO mandato.
E para fechar, Fidel Castro ficou CINQUENTA ANOS (meio século) no poder de Cuba só saindo por causa do câncer passando o poder para o seu irão Raul Castro.
Logo, oito aninhos para o Lulinha é muito pouco a nível de caudilhismo latino-americano.
Afinal, ninguém é obrigado a ser um José Mujica, aclamado presidente do Uruguai, que governou sem corromper, fez sucessor e não espera nunca mais voltar ao poder.
Lula 2018,
Lula 2022,
Lula 2026
Ou quem Ele indicar....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pensei que você tava falando de Alkmin e do PSDB em São Paulo.
Tá triste porque Serjão partiu e não conseguiu realizar o projeto de 20 anos de PSDB? Ou acha que todo mundo é abestado e esquece o que vcs disseram nos verões passados? A inveja é uma merda; o PSDB planejou e o PT realizou, que dureza! Agora apelam para velhas e conhecidas táticas nazistas que poderão até funcionar, mas jamais apagarão o fato de que o PT foi eleito pelo povo para quatro mandatos seguidos. E nem sonhe que a saída do PT implica retorno do PSDB. Vamos assistir de camarote a nova derrota do PSDB, seja lá para quem for, talvez até para irmã Marina.
Essa egolatria só existe com o Lula e seus seguidores.
Quem faz o diabo para arrebanhar uma eleição é a petralha. Celso Daniel que o diga.
Collor e FHC também foram eleitos pelo mesmo povo e o PT pediu seus impeachments, por muito menos.
E a petralha continua pedindo impeachment como no PARANÁ, estado que sempre tomou pau, querem tirar o tucano Beto Richa reeleito no primeiro turno usando métodos nazistas.
Pese o que apontam para o Richa e o que apontam para Dilma, e responda:
qual dos dois são passiveis de impeachment?
Agora se em São Paulo a petralha sempre leva pau o problema são os seus candidatos, veja que todos candidato ao governo de São Paulo estão presos ou em via disso.
E quanto aos três mandatos e meio da petralha são mais atribuição aos PETROLÕES da vida do que da vontade popular.
Viva ao bolsa-família do norte e nordeste!
Atirei no que vi e acertei no que não vi,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
No mensalão ele pode ter escondido as provas, pois a lei de delação ainda não estava 100% ativa no início do processo. Mas no lava jato a história vai ser outra. Lula ladrão na cadeia em 2016.